4.12.06

Cabelos, um trunfo feminino


Como se costuma dizer, o cabelo é a moldura do rosto, enfeita, dá movimento e alegria.

Os cabelos ganharam cor e toques especiais, há no mercado xampus colorantes, tinturas hidratantes e assim por diante.

Mas ao logo do tempo, com as mudanças hormonais e emocionais a que somos submetidas, todos os cuidados no hidratar e no proteger dos fios não são suficientes.

O que ocorre é uma diminuição na oleosidade do couro cabeludo, podendo dar a impressão de um cabelo mais quebradiço e seco, pois, obviamente, a diminuição da oleosidade reflete no fio de cabelo.

Com a chegada do climatério, por volta dos 50 anos, e da menopausa, em torno de 60 anos, há uma diminuição maior dos hormônios femininos, e pode ocorrer diminuição no volume dos cabelos, que se tornam também mais finos.

Os hormônios estão diretamente ligados a essas alterações, pois a diminuição ou a falta de estrógeno (hormônio sexual feminino) é o fator mais importante que pode levar muitas mulheres à diminuição do volume dos cabelos.

Além disso, outros fatores externos também prejudicam. Por exemplo, as tinturas, alisamentos, cigarro, estresse, poluição, entre outros, podem influenciar na aparência dos fios. E, ainda, nessa fase mais madura, quem não usou coloração nos cabelos certamente usará, pois surgem os fios brancos.

Assim, os tingimentos tornam-se freqüentes, o que pode agravar ainda mais o problema, já que a tintura passa a danificar os fios. Porém, atualmente existem produtos que ajudam a minimizar esse mal.

Alguns tipos de cabelo são geneticamente mais bem constituídos e vão sofrer menos com quaisquer variações. Entretanto, há casos que necessitam de ajuda médica especializada.

Como tratar os cabelos

• Usar xampus com proteínas e aminoácidos ou próprios para cabelos tingidos, com substâncias que permitem uma maior retenção da tintura ao fio

• Tornar menos freqüente o processo de tingimento, o que ajuda a manter o cabelo com brilho

• Utilizar máscaras com colágeno e queratina ou fazer hidratações com óleos essenciais

• Use ampolas de nutrição instantânea e ação reestruturante, elaboradas com finas partículas de nano-emulsão. Elas tratam e protegem o fio

• Fazer tratamento médico, se a perda de cabelo for muito acentuada, com anti-hormônios masculinos e loções contendo hormônios femininos

• Cortar os cabelos no mínimo a cada três meses, para suavizar as pontas duplas

• Não esquecer, na praia ou piscina, de usar os protetores solares próprios para os fios. Assim, quando terminar o verão, seu cabelo vai se manter saudável

A maneira correta para lavar os cabelos

A temperatura da água deve ser morna, em torno de 23 °C. A água muito fria estimula as glândulas sebáceas, deixando os cabelos com o aspecto oleoso. A água quente, ao contrário, danifica e resseca os fios e o couro cabeludo.

• Escolha produtos para seu tipo de cabelo

• Nunca aplique o condicionador na raiz. Use apenas no comprimento e pontas

• Na hora da secagem, evite “torcer” os cabelos com a toalha, o que pode quebrar os fios, que molhados são ainda mais frágeis

• Prefira pentear os cabelos quando estiverem úmidos e não totalmente molhados

• Enxague bem os cabelos após o xampu e retire o excesso de condicionador

• Se o seu cabelo for oleoso, não hesite em lavá-lo todos os dias. A seborréia e a caspa podem piorar o quadro de queda dos fios


Alopecia androgênica (calvície)
A calvície atinge principalmente os homens. Pode ser charmoso, atraente ou até mesmo ter estilo, mas certamente não combina de forma alguma com a beleza feminina.

Várias podem ser as razões, mas certamente ansiedade e sofrimento emocional são as mais freqüentes. Apesar de a incidência ser bem maior nos homens, geralmente a causa da queda de cabelo está relacionada à herança genética, anemia ou alterações tireoideanas.

Devido a alterações hormonais, como ovário policístico ou o hirsutismo, o quadro pode se agravar ou, até mesmo, com a chegada da menopausa, a incidência pode aumentar devido à bruta queda de produção dos hormônios femininos.

Vale lembrar que a queda de 50 a 100 fios diariamente pode ser considerada normal.

Mas caso você perceba uma perda excessiva, a primeira atitude a tomar é investigar as causas e buscar os tratamentos médicos, como a Intradermoterapia, a utilização do Minoxidil ou loções manipuladas.


Nutrição e cabelos
Existem alguns nutrientes que uma mulher deve consumir para evitar a queda de cabelos.

O Beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), a vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo.

O zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são a matéria-prima para a construção dos fios.

Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos, mas fatores com a hereditariedade, estresse, e medicamentos têm grande influência na integridade dos fios
fonte:delas

Nenhum comentário: