21.3.07

Simples Coisas da Vida

A vida é feita de escolhas...E o Amor é uma delas!
Acredito piamente que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão ininterrupta de escolhas.
Fazemos escolhas todo o tempo, desde as mais simples e "automáticas", até as mais complexas, eleboradas ou planejadas.
Quanto mais maduros e conscientes nos tornamos, melhores e mais acertadas são as nossas escolhas.

Assim, também é com o amor.
Podemos escolher entre amar e não amar.
Afinal de contas, o amor é um risco, um grande e incontrolável risco
Incontrolável porque jamais poderemos obter garantias ou certezas em relação ao que sentimos e
muito menos ao que sentem por nós.
E grande porque o amor é um sentimento intenso, profundo e, portanto o risco de sofrermos torna-se obviamente maior!...
Por isso mesmo, admiro e procuro aprender, a cada dia, com os corajosos, aqueles que se arriscam a amar e apostam o melhor de si num relacionamento, apesar das possiveis perdas
Descubro que o amor é um dom e que deve vir acompanhado de coragem, determinação e ética.
Não basta desejarmos estar ao lado de alguém...
Precisamos exercitar a nossa honestidade e superar os nossos instintos mais primitivos. E num relacionamento intimo e baseado num sentimento tão complexo quanto o amor que temos a oportunidade de averiguar a nossa maturidade.

Quando conseguimos ser verdadeiros com o outro e com nós próprios mesmo sem desrespeitar a pessoa amada?
Quando nos conseguimos colocar no lugar do outro e perceber a dimensão da sua dor?
Quando somos capazes de resistir aos nossos impulsos em nome de algo superior, mais importante e mais maduro?

Amar é, definitivamente, uma escolha que pede responsabilidade.
E verdade que todos nós cometemos erros.
Mas quando o amor é o elo que une duas pessoas,independentemente de incompatibilidade,sanguinea, familia, e obrigações sociais, é preciso tomar muito cuidade, levar muito o outro em conta para evitar estragos permanentes, quebras dolorosas demais.

O fato é que todos nós nos questionamos,em muitos momentos,se realmente vale a pena correr tantos riscos. Sim,porque toda a pessoa que ama corre o risco de perder a pessoa amada,de não ser correspondida,de ser traída,de ser enganada,enfim, de sofrer mais do que imagina que poderia suportar.

Então, apenas os fortes escolhem Amar!
Não são os medos que mudam, mas as atitudes que cada um toma perante os medos.
Novamente voltamos ao ponto: a vida é feita de escolhas.

Todos nós podemos mentir, trair, enganar e ferir o outro.
Mas também todos nós podemos não mentir, trair, não enganar e não ferir o outro.

Cada qual com o seu melhor, nas suas possibilidades e na sua maturidade, conscientes ou não dos seus objectivos, faz as suas próprias escolhas. E depois, arca com as inevitáveis consequências destas.
Sugiro então que se empenhem, que sejam fortes afim de poder usufruir os ganhos do amor, e sobretudo, evitar as dolorosas perdas. Mas se perceberem que não estão prontos, sejam honestos, sejam humildes e ao invés de jogar no chão um coração que está nas vossas mãos, apenas o deixem, apenas admitam que não conseguem retribuir, partilhar...

E então, talvez consigam compreender de fato a frase escrita por Antoine de Saint Exupéry, no seu best seller O pequeno Principe:

" Você se torna responsável por aquilo que cativa"

Porque muito mais dificil do que ficar ao lado de alguém para sempre, é ficar por inteiro,
é fazer com que seja absolutamente verdadeiro...ou então partir inteira e verdadeiramente também!

E é exatamente isso que significa sermos responsáveis por aquilo que cativamos....

Reflitam...e amem muito...mas com Verdade


ALMAS GEMEAS


Ninguém jamais conseguiu explicar como foram criadas as Almas Gêmeas, mas eu
me lembro bem dessa história...
Estavam lá no céu, todas as almas...
Umas eram somente Razão...
Outras somente Emoção...
Duas filas distintas...
Finalmente chegou a minha vez
de ser colocado em uma das filas.
Olhei para ambas e me
identifiquei com a da Razão...
Acontece que, quando avistei você
na fila da Emoção, meus olhos brilharam...
Foi como se fosse um imã a me puxar !
Aproximei-me do criador e lhe disse:
- Eu gostaria de ficar na fila
da Emoção, pode ser????
É que existe uma doce alma lá,
que me encantou !
- Está bem, me falou ele...
Você até poderá escolher seu lugar,
mas antes quero lhe explicar algo,
depois então você fará a sua opção...
- Existem Almas que são Gêmeas...
Tudo nelas é igual !
A única diferença que eu coloquei
foi a Razão e a Emoção justamente
para que elas possam se completar !
É como se fosse um encaixe...
Possuo uma grande percepção
para distinguir as Almas Gêmeas
e por isso entendi que aquela
que se encontra ali
na fila da Emoção é a sua,
daí querer te colocar na da Razão...
Caso vocês fiquem juntos, o encanto
das Almas Gêmeas se acabará...
Ao passo que se ficarem separados,
ela permanecerá !
No entanto, devo lhe contar algo...
As Almas Gêmeas nem sempre
se encontram, porém vivem sempre
unidas pelo coração e por elas próprias...
Por outro lado quando se encontram,
jamais se separam, nem mesmo eu
consigo executar esse afastamento !
Entendi naquele momento que
a Razão não sobrevive
sem a Emoção !
E a Emoção por sua vez,
precisa da Razão para viver !
Nesse instante fiz a minha escolha:
- Prefiro a fila da Razão !
Encaminhei-me para o meu lugar...
Me posicionei e nesse mesmo instante,
você que até então, não tinha
percebido a minha presença,
olhou-me e sorriu !
Hoje, eu sou a Razão...
Você a Emoção...
Eu te dou o chão
e você me leva à lua !
Hoje eu entendo o que
o Criador quis me dizer com:
É COMO SE FOSSE UM ENCAIXE...
Hoje, eu sou a Razão
correndo atrás da Emoção !
E você a Emoção
pedindo aos céus para que eu possa
pertencer a mesma fila que você !
Mas o que você não sabe é que
fui eu quem escolheu o meu lugar...
Só para ser a sua Alma Gêmea !
O que você não sabe é que,
mesmo antes de pertencer
a qualquer uma das filas...
Eu já te amei !
Quando voltarmos para o lado de lá,
você há de entender tudo isso
e se eu puder escolher
uma das filas novamente...
Eu ainda vou querer
ficar separado de você !
A única diferença é que
escolherei a fila da Emoção,
para sonhar como você sonhou !
E que você fique na da Razão,
para entender o quanto eu sofri !

Nenhum comentário: