20.3.07


PRA QUE SERVE UMA RELAÇÃO?


Por
Dr.Drauzio Varela, médico cancerologista e escritor


Definição mais simples e exata sobre o sentido de mantermos uma relação?
"Uma relação tem que servir para tornar a vida dos dois mais fácil".
Vou dar continuidade a esta afirmação porque o assunto é bom, e merece ser desenvolvido.

Algumas pessoas mantêm relações para se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça. Todos fadados à frustração.Uma armadilha.

Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo, enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio, sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada,uma pessoa bonita a seu modo.
Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro, quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro no médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.


PRA QUE SERVE UMA RELAÇÃO?


Por
Paulo Rufino, escritor e sonhador

Primeiro penso que definir relação é de uma complexidade enorme. É fácil de definir e ao mesmo tempo indefinível, indecifrável.
O velho Aurelião define relação como capacidade de relacionar-se, conviver, ligação, vinculação.
Mas daí o coração diz que relação é coisa que não se explica assim tão facilmente.
Relação é friozinho na barriga e fogaréu no coração...

É calma num abraço e vulcão de desejo que se deseja conter...

É mão que se dá e alma que se abraça. Tolo é o que pensa que relação é só coisa de pele, coisa de carne. É isso também, mas é muito mais. Relação é vínculo de alma!

É joelho que bambeia cedendo no início da paixão e vontade que se tem que ceder muitas vezes depois...abnegação...

É romântica sem ser exacerbadamente romântica. Porque pode se ser romântico sem ter uma visão romântica da vida com seus ¿des-romances¿ da cotidianidade. Parece paradoxo, mas ser romântico e ter uma visão romântica da vida são coisas distintas. Ser romântico é crer e ter convicção do romantismo que se está em si e do que romance que vive com a vida. Já ter uma visão romântica da vida é crer no suposto romantismo de outros e isso pode ser armadilha. Simplismo que mata. Ingenuidade que vê romantismo naqueles que estraçalham as flores da existência...

Portanto entenda! Relação pode ser mel, mas pode ter seus momentos de fel. E nem por isso deixar de ser romântica quando os dois românticos não têm a tal visão exacerbada de romantismo vivencial ¿ o que faz com que pensem que o romance deixou de ser romance devido a um ¿des-romancezinho¿ frugal do dia-a-dia, da TPM e da TPP( Tensão Pré-Pagamento).

Relação é pipoca no cinema e ¿empipocar-se¿ como pessoa, mostrar o que há por dentro da casca exterior. Isso porque relação nos deixa nus, nos desnuda, devassa as nossas capas...

Ninguém entra numa relação pra se manter no escuro, pra permanecer incógnito. Relação acaba por revelar quem nós somos, quem-é-quem, mesmo que alguns queiram se esconder.Tolice. Pode não revelar no claro, mas sem dúvida revela nas sombras. Quem pensa que engana numa relação é que se engana num enganar desenganado. O maior engano é o engano que não confessa seus des-enganos, que pensa que está enganando quando é o maior enganado.

Prefiro uma relação pra mostrar quem sou sem enganos! Des-enganando-me a mim mesmo!

E veja! Tamanha a indefinitude de uma relação é que só ela em certo estágio contraria todas as físicas fazendo de duas pessoas uma só. Fazendo de duas uma só carne. Fundindo duas identidades. Amalgamando duas almas...

Doce e intrigante metafísica!

Coisa física que leva ao metafísico. Coisa terrena que leva ao céu. Coisa abstrata que concretiza a plenitude do ser. Coisa forte que leva à boa-fraqueza que é a renúncia e coisa aparentemente frágil que faz brotar as maiores forças do âmago!

E diz Salomão, relação é dupla recompensa, é mão que levanta, é sarrafo que sustenta, é junção que aquece o frio e arrefece a solidão.

É duplicidade de ideais, é força que prevalece, é batalha que se vence, é laço que dado em Deus não se rebenta, assegurando perpetuação, mas que fora d¿Ele pode ser nó-cego que esgarça a alma e encravelha, dilacera o coração.

Ó céus! Partilho da perplexidade de Agur:

Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo:
o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na rocha, o caminho do navio no meio do mar, e o caminho do homem com uma moça¿.

Posso chegar à conclusão então, de que relação que é relação talvez seja caminho que não deixa vestígios, que vence os obstáculos, as crises, as brigas, as solapadas da vida sem deixar marcas, assim como o vôo da águia, o caminho do navio e o meneio da serpente. É caminho gracioso. Caminho que se delicia em seu próprio caminhar e que delicia quem o vê!

Algo pode ser mais belo? Mais sutil?
Talvez seja o caminho idílico do amor, cujas flores precedem deixando cheiro de graça no ar e cujo romance implode as pedras que obstaculizam a caminhada...
Relação é coisa que não se entende direito em suas complexidades e vicissitudes porque é coisa maravilhosíssima! E essas coisas não se devem buscar entender, e sim viver!




Fico Assim Sem Você - Adriana Calcanhoto

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim
Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, namoro sem amasso
Sou eu assim sem você
To louca pra te ver chegar
To louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço, retomar o pedaço
Que falta no meu coração
Eu não existo longe de você
E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo Porque? Pooooooorque?
Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim sem você
Carro sem estrada, queijo sem goiabada
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim
Eu não existo longe de você


E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver
Mas o relógio tá de mal comigo











Para Declarar Um Grande Amor...


Sabe aquele alguém que ocupa cada centímetro


do seu pensamento...


Que é a ultima coisa que você pensa antes de


dormir...e que é o primeiro


pensamento que vem à mente ao acordar.


Sabe aquele alguém que te faz


perder qualquer vontade


para qualquer coisa que não seja ele.


Aquela pessoa cuja a presença se faz


tão necessária quanto


o ar que você respira... este mesmo ar


que te falta quando pensas nele.


E quando você pensa nele, ele te faz


sentir uma dor sufocante no peito,


que mais parece uma vontade de


algo que você não sabe o que é,


mas que no fundo é apenas saudade,


vontade de estar perto.


E que em noites de insônia, horas que


não passam, dias sem fim,


te faz também sentir vontade de voar,


vontade de gritar,


vontade de sorrir, vontade de chorar.


Vontade de se pôr e nascer só pra ele,


todos os dias...vontade de ser seu dia,


sua noite, de fazer parte de cada instante,


de lhe observar cada sorriso,


cada gesto, cada olhar...para nele


chover eternamente,


todas as sentimentalidades que a


ternura da lembrança


dos seus beijos te dá, ao ver toda felicidade


nos olhos da pessoa que se sente amada.


Você é essa minha pessoa, o meu alguém.




Nenhum comentário: