17.3.07



AMOR,VAMOS DISCUTIR A NOSSA RELAÇÃO?

Mário Prata



DISCUTIR: defender ou impugnar (assunto controvertido); questionar.
RELAÇÃO: comparação entre duas quantidades mensuráveis. (Aurélio)


Há alguns anos, eu e minha mulher (hoje ex-) fomos convidados pelo cantor e compositor João Bosco para assistirmos ao show dele no Teatro Municipal de Santo André. Como não sabíamos o caminho, João Bosco, que ia com a Kombi da gravadora, ofereceu-se para uma carona. Pegamos ainda o genial jornalista policial Otávio Ribeiro (Pena Branca) e sua noiva no Hotel Cineasta no centro de São Paulo e lá fomos nós. Pena tinha acabado de escrever um livro chamado Barra Pesada.

Quando chegamos, o teatro estava superlotado, não havendo mais espaço nem no chão. O produtor do João nos arrumou quatro cadeiras e lá ficamos nós num cantinho do palco. No centro, com foco de luz, apenas o João, o banquinho e o violão.

Foi quando tudo se deu. Pena Branca e a noiva começaram uma discussão no palco. Lá no cantinho, para constrangimento meu e da Marta, enquanto João Bosco reclamava de "um torturante bandeide no calcanhar". Da discussão partiram para um bate-boca de baixíssimo nível. Altos brados e baixos calões. Começaram a se xingar. O que aconteceu é que as mais de mil pessoas que lotavam o teatro começaram a desviar os olhos do centro do palco para o canto. Ali, naquele pequeno espaço cênico, estava acontecendo um outro espetáculo. Um casal DISCUTIA A RELAÇÃO, com o João Bosco fazendo um mero e distante fundo musical. Foi um sucesso, para desespero meu e da Marta, meros figurantes sem fala, porém boquiabertos. Não sei se o meu saudoso Pena Branca continuou com a moça depois daquele dia. Sim, porque quando se começa a DISCUTIR A RELAÇÃO é, quase sempre, porque não existe mais relação. Apenas discussão.

DISCUTIR A RELAÇÃO é um ato recente. Antigamente, lá pelos anos 60, não se fazia isso. Quando o namorado ou a namorada chegava para o outro e dizia: "Sabe, eu estive pensando...¿ Pronto, o ouvinte já sabia que era o fim. Não havia mais o que discutir. Saía cada um para o seu lado dizendo que houve (que saudades) uma "incompatibilidade de gênios". Isso resolvia tudo.

E os nossos pais jamais discutiram a relação. Nem mesmo a relação sexual. Dava-se uma porrada e não se falava mais naquilo. As mulheres (infelizmente) sabiam do seu lugar ao lado do fogão, sem o fogo do amado.

Mas o mundo girou, a lusitana rodou, vieram os psicanalistas e as feministas. Sim, foram eles que instigaram as mulheres a DISCUTIR A RELAÇÃO. Sim, são sempre as mulheres que começam (e acabam) as discussões e as relações. Os terapeutas, porque colocam na cabeça da gente que devemos dizer tudo que pensamos da pessoa amada para ela e não para o melhor amigo. E as feministas, bem, as feministas...

Mas, antes de surgir a expressão DISCUTIR A RELAÇÃO, tivemos outros nomes para a mesma desgastante peleja. "Vamos dar um tempo' não durou muito. Depois surgiu "Nossa relação está desgastada". Por que não "gastada"?

Hoje, modismo ou não, não há casal que não DISCUTA A RELAÇÃO, pelo menos uma vez por semana, igualando ao número de atividades sexuais. DISCUTE-SE A RELAÇÃO nos mais variados lugares. Alguns sombrios, outros perigosos.

O melhor lugar para se discutir a relação é na sala. Está-se próximo do uísque, da televisão que pode ser ligada a qualquer momento e mesmo da porta, para uma saída furtiva e quase sempre covarde. E é ótimo DISCUTIR A RELAÇÃO andando em círculos, com um copo na mão, um ouvido na fera e um olho no futebol. Sim, as mulheres adoram esta atividade aos domingos. Eu tenho um amigo que, quando quer sair sozinho com os amigos, diz: "Vou até lá em casa e dou um jeito de DISCUTIR A RELAÇÃO com a patroa, ela fica irritada e eu tenho um motivo para voltar aqui para o bar'.

DISCUTIR A RELAÇÃO no quarto só tem duas saídas. Tudo terminar numa belíssima e lacrimejante cena de amor (às vezes, até com uns tapinhas carinhosos) ou a ida de um dos meliantes para o outro quarto. No quarto, é impossível se tratar deste assunto impunemente. Principalmente se os dois atletas estiverem deitados. E nus. E se houver alguma faca por perto. Vide Robbit.

No carro, é um perigo. Deveria haver multa para esses casais que colocam em risco não apenas a vida deles, como também dos transeuntes e demais carros. DISCUTIR A RELAÇÃO dentro do carro sempre acaba em trombada na cara. E quem está dirigindo leva sempre a pior. Ou então propor um rodízio. Segunda, não discutem casais com final 1 e 2. Terça, 3 e 4. E assim por diante.

Agora, não há nada mais desagradável do que DISCUTIR A RELAÇÃO por telefone. É um horror. Geralmente é de madrugada. Longos silêncios... "Você está me ouvindo? Você está aí?" A gente não vê os olhos da outra pessoa, o sarcástico sorrisinho, a pequena lágrima rolando. Sem falar na conta do telefone.

E no restaurante, vocês já repararam? Sempre tem alguns casais que chegam calados, comem calados e calados saem. Um não dirige a palavra para o outro. Ledo engano. Eles estão, em silêncio, DISCUTINDO A RELAÇÃO. Acho uma covardia DISCUTIR A RELAÇÃO em silêncio. Eles não falam nada. Ela fica quebrando palitos e ele rasgando o guardanapo de papel. Imundando o restaurante.

Já os mais modernos DISCUTEM A RELAÇÃO via Internet. Ele digita um disparate para ela na Vila Madalena, o texto vai para um satélite, dali vai para Columbus (Ohio, USA), volta ao satélite, baixa na central do Rio de Janeiro e, finalmente, entra no computador dela em Pinheiros, a uns 500 metros de distância. Depois é a vez dela fazer o mesmo. Coitado do satélite que tem que decifrar aqueles palavrões todos. Em português, é claro!

Mas o pior não é DISCUTIR A RELAÇÃO. O pior é pagar fortunas a um profissional, sentar-se numa poltrona ou divã e ficar ali, durante 50 minutos, por intermináveis semanas, meses a fio, anos seguidos, repetindo tintim por tintim como foi a nossa última conversa com o ser amado, fazendo um esforço danado para lembrar fala por fala, todos os diálogos. E o terapeuta lá, com aquele olho de peixe morto, caído, quase bocejando, ouvindo, pela oitava vez, naquela mesma tarde, a mesma nauseante história de amor.

Sim, porque com ele a gente não DISCUTE A RELAÇÃO. Discutimos, no máximo, o preço. Da nossa dor.



VALORIZE-SE!

Era uma vez uma patroa chamada Marta que ligou para a empregada.
- Marinete, por favor, pegue aquele camarão do freezer e prepare um prato bem gostoso para hoje à noite.
- O que é vai acontecer hoje, dona Marta?
- O Armando e a Geórgia vão jantar aí em casa. Limpe e arrume bem o apartamento. Ponha também aquela toalha com renda na mesa. Use aquele conjunto de porcelana, o faqueiro dourado e as taças que estão guardadas na despensa. Pelo amor de Deus, muito cuidado quando for lavar tudo isso.
- Pode deixar, dona Marta, vou ter cuidado com seu conjunto para visitas. Mais alguma coisa?
- Sim, ia me esquecendo. Tire aquelas colchas novas, que estão guardadas na rouparia e arrume minha cama e a do quarto de hóspedes com elas.
Ah, ponha também aqueles saches cheirosos nos banheiros e troque as toalhas por aquele conjunto novo, com rendinha.
- E pra que horas?
- Vou passar no cabeleireiro e fazer uma escova. O Haroldo está indo pegá-los e deve chegar aí por volta das 8h. Aproveite e veja se o zelador pode trocar as lâmpadas da sala que estão queimadas.
- Finalmente, dona Marta. Já tem mais de um mês que elas queimaram.
- Deixa eu desligar. Ainda tenho que comprar uma roupinha nova para você. Mas, não vá se animando, não. É para usar só quando tiver visita, hein?
- Eu sei , dona Marta, eu sei!
O telefone desliga e a Marinete fica pensando, sozinha, enquanto começa a preparar tudo: "Ah, como seria bom se eles recebessem mais visitas! A gente comeria melhor, usaria o melhor, e eu ainda me vestiria melhor!"

É possível que você já tenha visto essa cena ou vivido.
É comum viver em função dos outros, de suas expectativas, de como impressioná-los.
O que temos de melhor, o que suamos para conquistar, guardamos para os outros. É como se usar algo de bom consigo mesmo fosse um desperdício.
Quando alguém lhe perguntar: "Por que está usando o melhor conjunto de talheres ou a melhor roupa de cama?", diga: "Porque vou usá-los comigo" ou "Por que está arrumando ou limpando sua casa?", diga "Porque vivo nela".
Quer melhor razão que essa?
Se você acredita que algo deve ser guardado para ser usado somente com o outro, é possível que, por trás da tentativa de impressionar, você esteja dizendo para si mesmo: "Não sou digno, não mereço usufruir o que proporciono ao outro, não valho o suficiente para impressionar a mim mesmo".
Portanto, vista sua melhor roupa, desembale suas colchas e toalhas, arrume sua casa, use sua melhor louça, seus melhores talheres, suas melhores taças.
Quer uma razão para isso? Você!





CARTA À AMANTE DO MEU MARIDO
(Enviado por e-mail)

"Cara sócia,

Há uns oito anos eu venho fingindo que não sei da sua existência. Claro, isso até agora foi bastante desagradável, mas ao mesmo tempo, muito conveniente pra mim.

Como você deve saber, meu marido sempre teve um excelente salário. Imagina, lógico que você sabe, afinal uma mulher bonita como você e com trinta anos só ficaria mesmo com um homem de cinquenta e sete anos desde os seus vinte e dois, por dinheiro. Afinal, convenhamos, ele é careca, barrigudo, chato, lerdo e caso você não saiba, não toma banho todos os dias. Isso sem falar que ele ronca como um urso e sofre de bronquite asmática crônica, o que faz com que ele produza sons ensurdecedores, principalmente à noite.

É óbvio que quando nos casamos, tudo era bem diferente. Ele era esbelto, tinha uma cabeleira invejável, não roncava, a bronquite ainda não existia porque ele não fumava quatro maços de cigarros por dia. Peguei, portanto, o filé, você ficou com a muxiba.

Recentemente, encontrei uma carta sua no bolso do paletó dele, onde você dá um ultimato no infeliz. Ou eu ou ela! (a ela sou eu).

Bem que eu tenho notado que o pobre coitado tem estado nervoso, ansioso e desesperado. Imagina, se uma peça de museu como ele vai querer perder essa mamata de desfilar por aí com uma mulher como você?

Mas a boa notícia vem agora. Prepare-se, você vai se emocionar!

Eu resolvi facilitar as coisas para vocês. Hoje, pela manhã, pedi o divórcio.

Aliás, não sei se você já sabe, agora no final da tarde ele me ligou desesperado contando que foi demitido. Coitadinho, não é mesmo? Há, exatamente, oito anos ele era presidente daquela multinacional. E você sabia que ele foi demitido por justa causa? Menina nem te conto, aqui entre nós, meteu a mão no que não devia.

Bem, mas você deve estar se perguntando por que eu não estou tão desesperada quanto você está agora.

É o seguinte, querida: algumas coisas bastante interessantes têm acontecido na minha vida nessas últimas semanas.

Primeiro, ganhei na mega-sena, sozinha, quarenta milhões! Estava acumulada. Claro que quem foi receber esse dinheiro foi minha irmã, pessoa da minha mais alta confiança, para que o seu barrigudinho não tenha direito a um centavo sequer, e ele, obviamente, ainda não sabe disso.

Mas não fique triste, nem tudo está perdido para vocês. Eu procurei me informar e descobri que você tem um empreguinho de secretária num escritório fajuto de advocacia, assim, poderá comprar o viagra de que ele tanto precisa.

Quanto a mim, cara sócia, já estou com um gatão de vinte oito anos que nunca viu um comprimido desses azuis, exatamente porque não precisa deles.
Ah...ouvi dizer que tem uma farmácia que está fazendo promoção, os remédios em geral estão bastante em conta, depois mando o endereço certinho pra você.

Cara sócia, quer dizer, ex-sócia, uma vez que não dividimos mais o mesmo ...homem, desejo, de coração, que vocês sejam felizes e até dou minha mão à palmatória que o amor venceu, o seu. Afinal eu já não aguentava mais aquela praga vivendo ao meu lado, mas me acomodei por causa dos nossos filhos e, também, porque boa ou ruim tínhamos uma história de anos.

Caso você não saiba, eu tenho quarenta e oito anos e ainda dou um excelente caldo, haja vista que o meu gato tem vinte e oito e nem imagina que eu ganhei na mega-sena, portanto não está comigo por dinheiro.

Felicidades!

PS - Nunca esqueça de colocar gorro e meia no seu barrigudinho na hora de dormir. Ele cisma que assim tosse menos durante a noite. (Pura ilusão!)" ...KKK!








Ginástica Espiritual

Entregue ao Pai Celestial todas as tuas cargas,
preocupações e tristezas.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e orpimidos,
e Eu vos aliviarei. Porque o meu jugo é suave
e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28,30)


Ginástica Respiratória
Respire apenas a atmosfera de paz, amor e felicidade.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém
verá a Deus." (Hebreus 12:14)


Ginástica Ocular
Veja somente o bem em teus semelhantes.
"O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos
ao bem." (Romanos 12:9)


Ginástica Auditiva
Escute a voz de Deus
"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e
elas me seguem." (João 10:27)


Ginástica para a Mente
Exercite exclusivamente idéias construtivas.
"Finalmentem irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é
respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que
é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há, e se
algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
(Filipenses 4:8)


Ginástica para a Língua
Pronuncie apenas palavras edificantes e caridosas.
"Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu
próximo, porque somos membros uns dos outros." "Não saia da
vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for
boa para edificação, conforme a necessidade e, assim,
transmita graça aos que ouvem." (Efésios 4:25, 29)


Ginástica Facial
Sorria, sorria, sorria o dia inteiro.
"Regozijai-vos sempre" (I Tessalonissenses 5:16)


Ginástica para as Pernas
Ande sem temer pelos caminhos que Deus te guiar.
"Não to mandei EU? Sê forte e corajoso; não temas, nem te
espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde
quer que andes." (Josué 1:9)


Ginástica para as Mãos
Una-as diariamente para uma oração especial.
"Quero pois, que os homens orem em todo lugar, levantando
mãos antas, sem ira nem contendas." (I Timóteo 2:8)


Ginástica para o coração
Irradie sentimentos de amor.
"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor procede
de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece
a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque
Deus é amor." (I João 4:7,8)


Ginástica para a Alma
Tenha todos os dias contato com Deus.
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor
requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência
e andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6:8)

Nenhum comentário: