7.3.07

Mulheres - De olho na segurança



Cada vez mais o sexo frágil mostra que é forte, mas as mulheres ainda são vítimas potenciais da violência. Na semana do Dia Internacional da Mulher, uma pesquisa da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostra que a cada 15 segundos, uma mulher é objeto de agressão no Brasil. E esses abusos custam também aos cofres nacionais – geram uma despesa de 80 bilhões de reais, aproximadamente 10,5% do PIB.

Para evitar a violência, estar muito atenta e tomar certas medidas de segurança é fundamental. Veja a seguir algumas medidas recomendadas pelo Grupo CR, empresa de segurança patrimonial e pessoal.



Em casa:

* Procure variar seus horários e fazer rotas diferentes para se deslocar para o trabalho ou escola, e esteja alerta à presença de suspeitos nas imediações de sua casa ou condomínio, nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.

* Providencie iluminação para as áreas externas da casa, mas não deixe luzes acesas durante o dia.

* Faça poda periódica em árvores e arbustos para manter a visão de dentro para fora livre, e para que não sirvam de esconderijo.

* Se o interior de algum dos cômodos da casa ou apartamento pode ser visto da rua, mantenha as cortinas ou persianas fechadas.

* Antes de permitir a entrada de prestadores de serviços, como funcionários de empresas de água, luz e telefonia, solicite a identificação dos mesmos. Caso tenha alguma dúvida, não permita a entrada e ligue para a empresa para confirmar as informações do funcionário.




No dia-a-dia:

* Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente.

* Evite ir às compras sozinha e prefira pagar com cheque ou cartão.

* Evite usar jóias, relógios, roupas e outros objetos que possam demonstrar ser de valor.

* Evite carregar grandes quantias em dinheiro. Se achar necessário, divida o dinheiro em várias partes da roupa.

* Mantenha as chaves do carro e da casa em chaveiros separados.

* Em ônibus com poucos passageiros, sente-se perto do motorista.

* Ande na calçada em direção contrária ao fluxo dos carros. Assim, não será pega de surpresa.

* Sempre suspeite dos telefonemas solicitando determinadas informações, como nome dos moradores, notícia sobre viagens, promessas de prêmios ou negócios em geral.

* Evite usar a maleta tradicional de notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.




No trânsito:

* Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação.

* Não deixe os seus documentos no porta-luvas. Também não deixe à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.

* No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifique o local onde você mora ou costuma freqüentar.

* Nos semáforos, vá reduzindo a velocidade devagar, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver abrindo. Se for preciso parar, fique sempre com a primeira marcha engatada.

* Caso perceba que está sendo seguida por outro veículo, aja com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.

* Se ocorrer uma leve colisão na traseira do seu veículo, não pare. Vá até um local movimentado, procure uma viatura ou posto policial.




No caixa eletrônico:

* Quando precisar de ajuda no caixa eletrônico ou na agência bancária, dirija-se somente ao funcionário do banco. Não procure ajuda de estranhos.

* Ao sacar, coloque o dinheiro em vários bolsos.

* Evite abrir carteiras ou bolsas na frente de todo mundo.

* Prefira os caixas eletrônicos em shoppings ou dentro de agências bancárias, sempre localizados em ruas ou locais bem iluminados.

* Evite fazer saques à noite.

* Certifique-se de que não há alguém suspeito por perto antes de entrar em um caixa eletrônico.

* Mantenha o corpo próximo à máquina e cubra o teclado com as mãos, evitando que outras pessoas vejam as informações na tela, sua senha e o valor retirado.

* Verifique sempre se o equipamento está funcionando antes de inserir o seu cartão no caixa eletrônico.




Na rua:

* Ao caminhar, mantenha sua bolsa ou pasta à sua frente. Procure mantê-la sempre firme entre o braço e o corpo, com a mão sobre o fecho e posicionada do lado da calçada.

* Não use bolsos traseiros para carregar carteira, celular ou dinheiro.

* Quando andar sozinha na rua, procure estar próxima a grupos de pessoas. Ou seja, ande no mesmo compasso.

* Sempre que sentir necessidade, ande com objetos na mão como um guarda-chuva, que pode auxiliá-la em sua defesa.

* Prefira andar de cabelos soltos a usar rabo-de-cavalo ou tranças, que podem ser usados para que o bandido a segure.

* Caso sinta que está sendo seguida, entre em algum estabelecimento como uma loja, um shopping ou uma guarita de segurança de algum condomínio.

* Quando tiver que gritar por ajuda, nunca grite "Socorro!" pois isso assusta e afasta as pessoas. Chame por um nome forte como "João" ou "Tião".

Nenhum comentário: