7.3.07

DIA INTERNACONAL DA MULHER


A decisão de se instaurar a data de 8 de março como Dia Internacional da Mulher está vinculada à luta feminina por melhores condições de trabalho e uma sociedade mais igualitária. A inserção das mulheres no processo produtivo, durante a Revolução Industrial, explicitou uma série de distorções.
Elas trabalhavam até 17 horas diárias, eram submetidas a ameaças sexuais constantes e recebiam salários até 60% menores que os homens.
Depois da segunda metade do século 19, as manifestações por condições dignas de trabalho ocorreram em todo o mundo, dos Estados Unidos à Rússia. Os enfrentamentos com a polícia eram violentos.
Uma referência histórica a essa data, embora controversa, é a manifestação das tecelãs em Nova Yorque, em 8 de março de 1875. Em greve, as operárias foram reprimidas pela polícia e se refugiaram dentro da fábrica. Os patrões trancaram as portas e atearam fogo. Asfixiadas, elas morreram carbonizadas.
O Dia Internacional da Mulher foi oficializado apenas em 1975, pela organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento à luta das mulheres.
A data reconhece o passado de luta feminina e faz pensar sobre os desafios que ainda precisam ser enfrentados.
(Revista do Correio - Correio Braziliense - 05/03/2006)

"Toda mulher
Tem no seu íntimo uma magia própria
De fazer acontecer
De dar um jeito
De dar o peito
Dar um colo"

Nenhum comentário: