7.3.07

Jogar conversa fora pelo celular

Fofocar, bisbilhotar, falar da vida alheia, jogar conversa fora – escolha qual a melhor expressão traduz do inglês “gossip”. Interessantíssimo estudo sobre a influência do telefone celular nessa antiga forma de socialização mostra como o pequeno aparelho se transformou em instrumento vital de recriação de padrões de comunicação, estáveis desde a época pré-industrial.

Cinco principais resultados, selecionados por mim a partir de lista apresentada em artigo pela a autora:

1. Homens jogam mais conversa fora do que as mulheres: o estudo mostra que os homens usam mais os seus celulares para jogar conversa fora: 33% deles o fazem todos os dias, comparado a 26% das mulheres. Enquanto os homens dão preferência a trocar figurinhas com seus colegas de trabalho, as mulheres preferem as amigas mulheres e a família.

2. Celular como instrumento de segurança: principalmente para as mulheres, que se sentem mais vulneráveis em lugares públicos. Telefones são mais usados como barreira do que jornais e revistas.

3. SMS: mensagens de texto ajudam na manutenção do contato com uma rede social espontânea e freqüente.

4. Habilidades sociais dos adolescentes: as mensagens de texto ajudam jovens tímidos – e alguns adultos homens – a comunicar-se com mais pessoas do que fariam se dependessem apenas do contato por voz.

5. Estratégias de suspense: mensagens de texto também são utilizadas como “trailer” para iniciar uma conversação telefônica.

Nenhum comentário: