3.1.07

Os 15 pequenos segredos desse verão













Tudo bem que não foi uma estação de grandes rupturas na moda feminina. Tudo bem que foram as coleções masculinas que tiveram seus dias de glória neste verão. Tudo verdade. Mas, assim mesmo, fiquem de olho nas pequenas mudanças que aconteceram porque elas é que vão fazer a diferença entre um visual novo e um com cara de ontem.

Por exemplo: uma bata de cintura alta usada com jeans justo é incrivelmente ontem. Essa mesma bata, 20 ou 30 centímetros mais comprida, passa a se chamar “vestido curto” e é totalmente 2007. Por isso, lembrem-se de que, como disse um dos maiores arquitetos do séc. XX, Mies van der Rohe, Deus está nos detalhes! Duas gotas de colírio, três flexões para relaxar e, com paciência e delicadeza, mergulhem nas águas fresquinhas desse novo verão.

O que tem de mais novo:

1. Vestidos – Podem ir se preparando. A proporção de vestidos nos guarda-roupas vai ser de 70% contra 30% do resto.
2. Salopetes – Vai ter salopete short, vestido, calça comprida, salopete para o dia e para a noite. É uma roupa que tem um leve toque “kidult”.
3. Macacões – Ao contrário da salopete, uma peça que veste bem qualquer idade. Delícia de roupa!
4. Macaquinhos – Versão curta e mais jovem do item 3.
5. Pantalonas – Não são muito fáceis de usar, não são muito comerciais. Mas para quem tem altura e carão, são lindíssimas!
6. Camisetões – Os únicos longos que vão ter cara de novo no próximo verão (para substituir o vestido da Claudia-Vitória-Abreu).
7. Túnicas – Substituem as batas e também passam por vestidos. Uma ótima volta.
8. Branco – é o pretinho do verão. A cor que não pode faltar.
9. Estampas africanas – Tema do SPFW, a África não ia passar em branco. Está presente com todas as suas cores em muitas coleções.
10. Degradês – Começa de um jeito acaba de outro! Muitas marcas usaram esse colorido para suas roupas esportivas ou mesmo festeiras.
11. Xadrezes – Um verão quadrado? Nada disso: quadriculado! Desde o madras até o ingênuo Vichy.
12. Metalizados – Pode ser num acessório, pode ser numa roupa, pode até ser no maiô. Pode ser uma peça inteira ou apenas uma pincelada ou um bordado. Pode também ser dourado, bronze ou, o mais novo, prata.
13. Moda masculina em geral – Entra nos meus destaques pois foi mais ousada, mais provocante e mais inovadora do que a feminina. Destaque para três coleções em especial: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Maxime Perelmuter.
14. Verniz – Tem gente que nunca viu um sapato de verniz na vida. Faz tempo mesmo que ele não anda na moda. Pois voltou.
15. New Sexy - Dizem que as roupas sexy estão sob controle nesta estação. Não acredito nisso. Alias, é só ver para crer

Nenhum comentário: