29.1.07

O melhor (e o pior) da volta às aulas

Depois de alguns meses de pura vadiagem, chegou a temida volta às aulas. Pânico! Melancolia! Depressão! Mas calma: a verdade é que vida de estudante é uma moleza, porque depois fica muito pior. Muito mesmo. Por isso, tomada por um saudosismo, lembramos do melhor e do pior deste dia (quase) traumático.

A compra do material escolar. Mais do que o Natal e a Páscoa, a Compra de Material Escolar é a data mais importante do ano, pelo menos quando você é criança! É um momento mágico, que começa com a entrega da lista secreta de material escolar. Depois, você vai com sua mãe até uma grande papelaria, e compra mi-lhões de coisas novas: réguas, estojo, resmas de papel. É emocionante, pelo menos quando você ainda é do primário. Depois perde um pouco da graça (Se bem que, quando você está na quinta série, ocorre outro momento marcante que é a compra do caderno de dez matérias!). Hum, cadernos novinhos e uma agenda toda nova! Para nós, mulheres com tara por papelaria, isso sempre foi e sempre será uma dádiva.

>>Só que... Sempre tem um pretê novo na sua turma. Os melhores são aqueles com passado misterioso, tipo um garoto que veio de norte e que ninguém conhece e por quem você logo se apaixona! Ou então aquele que veio de uma outra escola e que tem fama de arruaceiro. Esse, você logo se apaixona e todas as outras garotas da turma também, e todas as garotas da série anterior a sua. Essa parte das outras séries se apaixonarem é um saco.

>>Só que... Cantina de colégio sempre tem umas coisas totalmente trash, que você adora e fica saudosa. Tipo assim, no meu colégio tinha um cheeseburger que você pedia com casquinha. E o cara da cantina ia lá e raspava aquelas casquinhas de queijo da chapa e colocava no seu cheeseburger. Eca!!!!!! Agora eu acho horrível, mas na época todos os alunos ficavam disputando essas casquinhas-engordativas.

>>Só que... Depois de uma da tarde, a maior parte de suas obrigações já foi concluída. Só que... Você teve que acordar num horário insano, tipo seis da manhã, com um despertador irritante. E nas férias você acordava meio-dia!

>>Só que... O futebol do recreio. Você vai com as suas amigas para a arquibancada e fica tecendo comentários sobre os garotos bonitinhos, que muitas vezes são de séries mais velhas. E muitas vezes, o garoto mais gato que você é totalmente afim vai bater um corner perto do lugar que você está na arquibancada. (Esse cantinho da arquibacada sempre é um lugar privilegiado e disputado!). Só que... você também é obrigada a ir na aula de ginástica, o que é uma tortura, principalmente se você é ruim em esportes. A aula de ginástica se transforma numa humilhação e você fica pensando em planos infalíveis para escapar (atestado fácil, fingir indisposição, etc), planos estes que sempre dão errado!

>>Só que... A primeira semana, muitas vezes, é uma espécie de semana-café-com-leite, sem muitas matérias, para que os alunos possam se adaptar lentamente! Então, muitas vezes, você pode ficar olhando para o além imaginando no que você vai fazer quando chegar em casa. Por exemplo, ler o 02 Neurônio!

>>Só que... Surge um professor novo gato para você se afundar num tipo de amor platônico. Por mais que amor platônico não seja a melhor das sensações.... faz parte da vida. E no fundo, é até divertido.

>>Só que... Uniforme novo. Em alguns colégios, aliás, o uniforme foi até abolido! E você pode ficar planejando os diversos tipos de modelos, de mochilas, de detalhes tão pequenos de nós dois que fazem toda a diferença da sua roupa. Só que... na maioria das vezes, aquelas blusas de colégio amassam com uma facilidade absurda. E quando você acorda percebe que esqueceu de passar a blusa. Socorro!

>>Só que... Se você parar pra pensar, vida de estudante é uma moleza: não tem que se preocupar com trabalho, só tem que no colégio e dar uma estudadinha básica. Fala sério! Só que .... o seu amor de verão ficou na praia. E amor de verão não sobe a serra! Droga!

Nenhum comentário: