29.1.07

Como apresentar o pretê pra família


Existe momento mais constrangedor do que aquele que você tem que apresentar o seu pretê (paquera, namorado ou marido) pra família? Você tenta esconder que está namorando, finge que não é nada sério, mas em algum momento a sua mãe vai começar a perguntar insistentemente: "Quando nós vamos conhecer o fulano? Traz ele aqui!" E o pior: esse nós inclui ela, o seu pai, os seus irmãos, a sua prima, aquela amiga da família e a moça que faz congelados na sua casa. Ah, esqueci de incluir o gato.

O detalhe é que sua mãe vai querer preparar um almoço pra recepcionar o moço. E vai obrigar todos os seus irmãos a ficarem, mesmo contra a vontade. Então, na hora em que todos estiverem sentados, com o prato cheio de estrogonofe, ela vai virar e perguntar: "E aí, fulano, você trabalha com o que?". Momento esse, que todos ficarão muito sem graça (incluindo o seu pretê, que não trabalha com nada) e você vai querer se teletransportar para um ambiente bem distante. De preferência pra África.

Se você mora sozinha, a apresentação de pretês pode ser algo ainda mais complicado. Porque você só vai na casa do seus pais de vez em quando, o que torna a possibilidade de você ir acompanhada por ele uma coisa muito difícil. E mais formal, tipo temos um compromisso sério e agora quero que você conheça os meus pais. Então, a possibilidade da sua mãe preparar aquele almoço e incluir sua vó na lista de convidados aumenta. Pois todos da família vão querer conhecer o novo namorado da menina que nunca apresenta os namorados. Argh!!!!!!

Para tornar as apresentações de pretendentes à família uma coisa mais cool (e com menos chances do dito cujo fugir), seguem algumas dicas. Mas se der, faça as apresentações apenas no dia do casamento. Ou do divórcio.

 Combine de ir ao shopping com a sua mãe.
E marque do seu pretê passar lá, uma coisa bem casual. Daí, quando você avistar o fulano, fale assim: "Ih, mãe, olha quem tá ali, o meu namorado". As apresentações serão rápidas e você tem a desculpa de que comprou ingressos pro cinema e não pode se atrasar.

 Tire uma foto do pretendente.
Leve pra sua mãe ver e faça uma descrição da personalidade do figura. Se algum dia ela quiser, deixe-a falar um pouquinho com ele no telefone. Seria o mesmo tipo de apresentação feita no caso dele morar no exterior. Você não precisa contar que vocês moram no mesmo bairro.

 Se você mora com os pais, peça pra ele te pegar um dia antes de vocês sairem.
Mas peça pra ele buzinar quando chegar. Sua mãe vai falar pra ele subir, mas você vai usar o argumento de que está atrasada. Leve-a até a janela e ele vai dar um adeuzinho. Isso já vale como apresentação, pelo menos visual.

 Obrigue o seu pretendente e a sua mãe a entrarem num chat.
Eles podem conversar entre si, e depois até trocarem e-mails. Não, isso já seria íntimo demais e sua mãe poderia mandar correntes de piadas pra ele, o que seria uma coisa horrível, até pior do que o almoço.

Nenhum comentário: