31.1.07

Da Agência Estado - Mulheres que dormem mais pesam menos


Em média, as mulheres que dormiam, a cada noite, cinco horas ou menos pesavam, no início do estudo, 2,5 kg a mais

EFE
WASHINGTON - As mulheres que dormem menos de cinco horas por noite pesam, em média, mais que as que dormem pelo menos sete horas regularmente, diz um estudo apresentado na Conferência Internacional da Sociedade Americana de Tórax. O estudo foi realizado pela Universidade Case western Reserve, de Ohio, e incluiu 68.183 mulheres de meia-idade.
Estas mulheres informaram, em 1986, sobre seu tempo médio de repouso, e depois, a cada dois anos, sobre o peso, durante 16 anos. O trabalho verificou que as mulheres que dormiam cinco horas, ou menos, experimentaram um ganho maior de peso, definido como um aumento de 14 kg ou mais.
As mulheres que dormem menos também tiveram uma chance 15% maior de chegar à obesidade no curso do estudo, em comparação com as mulheres que dormiram sete horas ou mais a cada noite.
Em média, as mulheres que dormiam, a cada noite, cinco horas ou menos pesavam, no início do estudo, 2,5 kg a mais que as que dormiam pelo menos sete horas, e ganharam 750 g nos dez anos seguintes.
"Pode não aprecer muito, mas estamos falando da média", disse o médico Sanjay Patel, responsável pelo trabalho. "Algumas mulheres ganharam muito mais peso do que isso, e mesmo uma diferença pequena pode aumentar o risco de problemas como diabetes e hipertensão". Os pesquisadores acompanharam também os hábitos de exercício e dieta das mulheres, para isolar esses fatores.

Nenhum comentário: