31.1.07

A beleza é mesmo fundamental???


"Agora é moda, sair nua em capa de revista
(...)
Agora é moda, bionicar o corpo inteiro
(...)
Agora é moda, ter vocação pra ser famoso
(...)
Agora é moda, coroa e cara de menina
(...)"

Agora é moda - Rita Lee



Se Vinicius de Morais imaginasse que a frase "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental" fosse ser levada tão a sério, talvez voltasse atrás e dissesse: "As que não se aceitam como são que me perdoem, mas auto-estima é fundamental", rs. Ou também poderia dizer: "As somente belas que me perdoem, mas inteligência é fundalmental".

Cada dia fico mais assustada com o que as mulheres estão sendo capazes de fazer só pra se adequarem ao estereótipo de "mulher perfeita". Não sei onde inventaram que para alguém ser bonita ela tem de ser assim e assado. O resultado é a loucura que vemos por aí. Não vou nem discorrer do caso da modelo linda que morreu de anorexia. Se for possível tirar algo de positivo dessa tragédia (ô paradoxo), será o fato de a sociedade estar acordando para essa doença e repensar os conceitos que têm imposto a todos.

Uma vez eu falei aqui sobre os obesos que fazem piada de sua condição de gordos e não cuidam da saúde. De forma alguma, estava sugerindo pra galera deixar de comer e se transformar na Olívia Palito, mas cuidar para que o coração continue funcionando o máximo que puder não é mal algum. E gordura em excesso só atapalha o coração.

Um dia desses na MTV passou um programa chamado "I wanna be a famous face" (or something like that, rs). Em cada programa conta pelo menos a história de duas mulheres que querem se parecer com alguém famosa. Olha a doideira! Tinha uma menina bem bonita já, sarada, mas que queria parecer uma tal de Broke Burk (nunca ouvi falar) e tinha o sonho de ser vencedora de concurso de bíquini da cidade dela. Pra conseguir ser parecida com a desconhecia e ser rainha do biquini, ela entendeu que tinha de fazer lipo nas costas, na parte interior e posterior das coxas, além de, claro, colocar silicone nos seios. Depois que passou a faca em tudo (a cirurgia é horrível, Deus me livre), a menina até ficou um pouco mais bonita, mas não tão diferente de como estava antes. Foi concorrer no tal concurso de bíquini e, coitada, não chegou nem a ser classificada.

Outra história era da mulher que tinha o sonho de sair na playboy (prestem atenção no sonho desse povo!), mas foi recusada várias vezes porque parecia muito artificial. Pudera!! Acho que ela só não tinha feito plástica nos cílios, rs. O seio dela tava todo murcho porque o silicone murchou, uma coisa horrível. Fez cirurgia para corrigir e ainda continou murchinho. Ai, ai...

Então, acho que as pessoas devem se cuidar sim. Se querem melhorar, ficar bem consigo mesmas, que corram atrás, mas tudo tem limite. Fazer disso uma obsessão e achar que só pode se aceitar se não for como é, é um exagero. Eu confesso que de vez em quando fico confusa: às vezes me acho gorda... Mas procuro não ficar bitolada. Faço exercícios (caminhada duas vezes na semana) e cortei as gorduras perigosas pra saúde. Fora isso, procuro ler bastante e não perder a consciência crítica de até onde se pode venerar a aparência física.

Pois, é preferível ser "feia" a ser burra. Porque feia e burra, aí sim, não dá mesmo!!! E transplante de massa cinzenta nenhum médico do mundo consegue fazer! rs.

Nenhum comentário: