5.1.07

As únicas duas coisas que as pessoas compram

Você já parou para pensar o que as pessoas estão realmente comprando

quando se decidem por um produto ou serviço?

Ainda que pareça uma pergunta tola , é uma das mais básicas e importantes

questões que todos nós, profissionais envolvidos no meio publicitário, deveríamos

saber responder. E a resposta não é tão óbvia quanto você possa achar.

Os consumidores não compram diretamente o que seus clientes vendem.

Eles compram o que aqueles bens e serviços podem fazer por eles.

Para exemplificar, leia o texto abaixo, de um autor anônimo, encontrado em um envelope

na recepção de uma agência americana alguns anos atrás.



Não me venda Roupas.

Venda me uma aparência elegante, estilo e atração com o sexo oposto.

Não me venda Seguros.

Venda me paz de espírito e um futuro tranqüilo para mim e minha família.

Não me venda uma Casa.

Venda me conforto, um bom investimento e o orgulho de ser proprietário.

Não me venda Livros.

Venda me horas prazerosas e os benefícios de adquirir conhecimento e cultura.

Não me venda um computador.

Venda me as facilidades de acesso às novas tecnologias.

Não me venda Pneus.

Venda me liberdade de preocupação e baixo custo por quilometragem.

Não me venda Passagens Aéreas.

Venda me uma rápida, segura e pontual chegada em meu destino.

Não me venda coisas.

Venda me ideais, sentimentos, auto-respeito, vida doméstica, felicidade.

Por favor, não me venda Coisas.



A despeito dos incontáveis milhares de produtos e serviços disponíveis nos

mercados do mundo todo, as pessoas só irão gastar seu dinheiro apenas por

Duas Coisas:

-Bons Sentimentos

-Solução para Problemas



O sucesso ou fracasso de qualquer empresa, produto ou serviço depende de como

atenderão às expectativas dos consumidores sobre as Duas Coisas.



Este texto foi traduzido e adaptado do original em inglês “How To Win Customers

And Keep Them For Life”, de Michael Leboeuf, considerado um clássico entre

os livros de administração e negócios.

O autor é um conhecido e bastante requisitado consultor empresarial no mercado americano e professor de Management na New Orleans University.

 

Nenhum comentário: