8.1.07

O QUE ELES PENSAM IV


"Ninguém tem saco de procurar alguém realmente decente pra dividir o mesmo ar, então pega-se qualquer merda pra ver se rola. " (F., solteiro, 24 anos)

:::Seu relacionamento mais longo durou quanto tempo?
4 anos e um mês

:::Há quanto tempo está solteiro?
3 anos e... deixa eu ver... 3 meses

:::Por que tanto tempo sem namorada?
Não encontro ninguém que me faça crer que valha a pena dividir minha vida com ela. A última me mostrou que não valia nem um pouco meu esforço de tantos anos

:::O que te desapontou no seu último relacionamento?
Descobrir que todo meu esforço, tudo o que achava que fazia sentido, e era o que queria pra mim, era na verdade, de certa forma, uma falácia. Vi que não existia aquele amor eterno, que não era pra ficar juntos porque simplesmente fatos me fizeram cansar do relacionamento e dela. Assim pude ver que o que achava que era tão certo era, na verdade, tão errado. Fiz concessões demais e acabei por perceber que essas mesmas foram erradas pra mim, no caso.

:::Pode citar alguns desses fatos?
Me desliguei de amigos, desisti de fazer inúmeras coisas que me agradavam para agradá-la e ficar com ela o máximo de tempo possível. Me sufocava sem perceber, me privando de atividades que gostava de fazer antes de namorar. Quando saia, saia somente com ela. Não existia um 'eu' sem tê-la ao lado. Na hora era tudo tão bonitinho, mas hoje vejo o quão doentio e ruim isso era. Perdi minha personalidade.

:::Hoje faria diferente?
Claro. Não deixo de ser eu por ninguém. Isso é uma das razões pela qual não cedo nunca.

:::Você se considera uma pessoa exigente?
Demais.

:::E o que uma mulher precisa ter pra te chamar a atenção?
Simpatia. Depois beleza. Depois inteligência. Todas as etapas são eliminatórias. Beleza fica em terceiro, vai, mas é elminatória também.

:::E vale tudo no jogo da sedução? O que você é capaz de fazer para conqustar uma mulher? E o que jamais faria?
Jamais imploraria, não sou do tipo, não peço pra ninguém ficar comigo... Analiso a possibilidade e faço o jogo de probabilidade. Sou muito cauteloso e só invisto no que é certo ao meu ver... Obviamente, já levei alguns nãos mas são menos a cada vez, aprendo com meus erros e tento ao máximo explorar o que sei para conseguir não errar. Sou de fazer ofertas únicas e já rejeitei quem disse não e um tempo depois quis. E esse tempo já foi questão de minutos.

:::O que é pior: ser rejeitado ou perder alguém?
Ser rejeitado. Perder é fato da vida. As coisas acontecem, pessoas mudam e coisas mudam... Pior é ser rejeitado quando se abre, se mostra vulnerável e não se consegue o que quer. É uma merda levar um não.

:::Como você vê o comportamento das mulheres hoje em dia?
Depende do tipo, normalmente inseguras, imaturas, desonestas, defensivas...

:::Essa é a maioria?
Que eu encontro sim. Não sou de ir à boates então não me defronto com as plásticas, determinadas em pegar noventa por noite e contar para as amigas enquanto olham o orkut dos peguetes e dos ex-namorados pra ver qual baranga ele tá pegando no momento.

:::As mulheres estão agindo como homens?
Infelizmente não. Daí minhas constatações de imaturidade e insegurança. Sem contar que, devido à alguns problemas que nunca entendo, não conseguem realmente 'dar mole' e mostrar interesse. Adoram joguinhos e toques no cabelo, olhares duvidosamente sensuais e cochichos com amiguinhas que fazem papel de pombo-correio como nos tempos de 6a. série.

:::E por que as mulheres reclamam tanto do comportamento dos homens se estão agindo assim?
Porque a maioria dos homens é do tipo de fazer papel de bonachão-pegador-sarado-jiu-jitsu-micareteiro-malandrão, daqueles que agarram mulheres a força, andam com sua tchurma atrás de confusão, bebem só pra 'ficar doidão', ainda usam as clássicas 'te conheço de algum lugar', 'vc não me é estranha... sério, vc não é irmã da Claudia?' e tantas outras. E, convenhamos, ninguém tem interesse em sentar pra conversar, mesmo porque os ambientes não são propícios a isso: música alta, calor infernal, mil pessoas onde cabem umas duzentas... Não entendo como alguém quer realmente conhecer alguém numa boate. E bares, tradicionalmente lugares onde dá pra conversar e conhecer pessoas, não têm, no brasil, essa função. Sobra o amigo da amiga, o irmão da cunhada do primo, um amigo de faculdade ou alguém que se encontra na micareta e, por que não? Pega-se o telefone e depois se conhece.

:::Muitas pessoas hoje usam a internet pra paquerar. Você acredita em amor virtual?
Acredito sim que é possível encontrar pessoas online que depois venham a se transformar em pessoas queridas, sim. Tenho até casos próximos de mim onde isso ocorreu. Acredito que na internet perde-se o contato visual inicial, e isso é muito bom. As pessoas se conhecem por gostos, preferências, estilos que se assemelham aos delas. Porque o grande problema de todos nesse nosso mundo superficial é tomar a beleza como quesito fundamental para qualquer relacionamento, por mais superficial que seja. Ninguém quer saber se és uma pessoa legal, inteligente e engraçada se você não se encaixa no molde que elas têm como crucial para qualquer aproximação.

:::Você acha que para a maioria das pessoas a beleza tem sido o quesito eliminatório número 1?
Sem a MENOR sombra de dúvida. É fundamental na nossa sociedade e isso me irrita profundamente. Nossos padrões estéticos acabam por forçar comportamentos e exigências irreais. Isso acarreta em pessoas infelizes, deprimidas ou, até no caso que vimos ultimamente, moribundas por anorexia.

:::O que você acha que as mulheres querem?
Fico imaginando isso diariamente... Quando acho que sei um pouquinho, me fodo.

:::Será que nem elas sabem?
Imagino que sim daí minha percepção de insegurança. Homens também não têm a menor idéia.

:::Você acha que quer o mesmo que os outros homens da sua geração? O que você quer?
Uma pessoa madura, segura, inteligente, bonita (claro, não tem jeito), esperta, engraçada, extrovertida (mesmo que seja de uma maneira tímida), sociável, desencanada, amiga, companheira, carinhosa, gentil, educada, honesta... Honesta em todos os sentidos - sentimentalmente (ou seja, que diga o que caralhos está pensando e não faça joguinhos ou fique de merda enquanto você se mata pra tentar descobrir o porquê da cara fechada), comprometimento (até no quesito fidelidade - se traiu, avisa porra, não fica de sacanagem). Comigo não cola, acaba na hora, mas tem gente que não se importa, entende, deixa pra lá... mas que pelo menos conte a verdade sempre, e seja sincera em todos os momentos - bons e ruins,

:::O que é mais importante? Fidelidade ou lealdade?
Lealdade. Seja justo, mesmo que infiel. Pra mim, infelidade é o fim do relacionamento mas sem lealdade viro um corno sem saber e isso não dá. Lealdade é respeito e isso conta demais.

:::Você já traiu? Já foi traído?
Nunca (que eu saiba - tá vendo como sinceridade é algo que dou valor demais??) fui traído. Já traí, de certa forma, quando ainda não namorava mas 'ficava sério' com alguém mas ABOMINO traição, e no momento que decidi namorar nunca mais nem cogitei a possibilidade de trair. Pra mim, trair é normal, contanto que se conte e depois decida-se o que fazer. Não dá pra segurar sentimentos, e pessoas acabam conhecendo outras e tal, rola mas pelo menos conta.

:::Qual a motivação da traição? Os motivos são diferentes para homens e mulheres?
Falta de tesão pela pessoa com quem estás, nem que seja momentânea, descaso com o namoro, falta de respeito pela pessoa, burrice, alcoolismo...Olha, não acho não, mas existem algumas sutis diferenças. Mas acho que todos traem, no geral, pelos mesmos motivos 'centrais' e fatos normais, como descontentamento com o relacionamento, infelicidade, problemas irrevogáveis no namoro, aliados a falta de coragem de terminar tudo e ficar sozinho. As pessoas não aguentam ficar sozinhas.

:::Como você pula fora de uma paquera que não evolui pra namoro?
Paqueras são normais na vida de qualquer pessoa. Estamos todos sempre à procura de alguém. Todos querem namorar - quem diz o contrário é um mentiroso. O problema é encaixar as pessoas nos quesitos descritos acima. Normalmente, depois de pouco tempo as pessoas perdem, pra mim, o charme por não conseguirem suprir nem metade, quiçá até um terço, dos requisitos que quero de alguém. Fico cada vez menos disposto a fazer concessões porque as pessoas se demonstram completamente despreparadas para suprirem, nem que seja num futuro distante, algum dos meus requisitos principais como maturidade e segurança.

:::Você tem medo de nunca encontrar essa mulher?
Medo é uma palavra complicada mas, sim, imagino o que será da minha vida não encontrando ninguém que valha a pena. Meu grande erro é que as pessoas que não se encaixam muitas vezes ME IRRITAM por isso, e acabo por ficar com uma certa raiva por elas por não serem tão maduras, seguras, resolvidas e fico irritado e saio fora. O problema é que quero imaginar filhos, netos, reunidos em família no meu futuro. Não quero me contentar com menos mas talvez tenha que fazer isso, pelo menos no quesito de criar alguma prole.

:::Pra você vale a máxima: "Antes só do que mal acompanhado"?
Não tem jeito. É muito melhor estar envolto de amigos queridos do que com alguém que te dê mas você não suporta. Sexo é fácil demais, o resto é complicadíssimo.

:::E o ciúme?
Vixe, ciúmes me irrita! Pronto, taí algo que nunca vou entender. Acho que tudo tem a ver com a falta de segurança das pessoas, o medo de perder a pessoa, de alguém poder estar a fim da SUA pessoa. Porra, sempre achei sensacional quando estou com alguém e tem homem olhando! Meu ego vai às alturas! Fico querendo mais é mostrar a pessoa pra todos! Acho ciúmes um sentimento inútil, só serve para complicar as coisas. Se tens medo de perder a pessoa, da pessoa se apaixonar pelo primeiro camarada que aprecer na sua frente, então tens um sério problema no relacionamento que tens que mudar porque se está tudo bem não tem espaço pro medo e pra insegurança. Confie no seu taco e esqueça isso tudo

:::Mas você acha que adianta apenas confiar no seu taco? Acredita que uma pessoa só trai quando a que está com ela falha?
Existem outros motivos, claro: vontade momentânea, fogo imediato, aquelas coisas incontroláveis que acontecem. Pessoas traem por N motivos, agora o ciúmes não tem nada a ver com isso tudo. Confio demais em mim mesmo, mas se alguém me troca ou depois de um tempo pula fora e a vejo com outro (ainda não aconteceu - sempre fui eu quem pulei fora, mas suponhamos) vai doer demais, claro, mas você se ergue depois e segue a vida. Viver uma vida a dois desconfiando do outro é que não dá. Se sua confiança é traída, porra, que merda, bola pra frente. O problema é viver na dúvida, viver na desconfiança, deve ser uma merda viver assim.

:::Gostaria de acrescentar algo mais? Alguma dica ou recado...
Sei que tenho inúmeros problemas em assumir relacionamentos depois de ter me jogado, de cabeça, numa piscina que provou ser desprovida de água, mas ao mesmo tempo, no período em que estive sozinho pude perceber o quanto eu me valorizo e o quanto ser eu é necessário para minha felicidade. Alguma concessão é necessária, mas não se poder perder a identidade que tanto se define por outra pessoa. É preciso conciliar ambas as coisas. Hoje, vejo uma necessidade de todos de terem alguém, qualquer um, ao seu lado. Não pode ser assim. É preciso calma para poder peneirar a oferta, e tirar dessa oferta exatamente o que procuras. Fica difícil acomodar-se ou escolher a primeira coisa minimamente decente que aparece. É por isso que vivemos no adultério e na miséria emocional. Ninguém tem saco de procurar alguém realmente decente pra dividir o mesmo ar, então pega-se qualquer merda pra ver se rola. Acaba-se perdendo oportunidades e deixando o tempo passar enquanto pode-se descobrir tantas pessoas boas e experimentar tantas coisas boas. Por mais que seja um cético de carteirinha, ainda procuro alguém que possa suprir alguns dos meus pré-requisitos e fico na espreita, tentando achar a pessoa que, um dia, talvez, quem sabe, me deixará contente e feliz. Enquanto isso vou tentando e testando, trinchando no campo de guerra minhas marcas para tentar encontrar algo que me faça vencer a batalha. Me vejo na margem buscando alguma coisa que me atraia o suficiente para que eu tente botar o dedinho n'água pra testar a temperatura... Enquanto isso fico com um receio do cacete de mergulhar na piscina.

 

Nenhum comentário: