27.11.09


Tratamentos simples clareiam as axilas


Volte a levantar os braços e usar blusas cavadas sem sentir vergonha





Quando passa pela vitrine, você fica encantada pelo vestido. Mas, ao notar os braços cavados, desiste. O mesmo acontece com as blusinhas de treino: todas têm manga, por vergonha das axilas escuras, problema causado pela depilação freqüente e até pelo uso de desodorantes. Mas não precisa se preocupar: para acabar com ele não é o caso de deixar os pelos crescerem demais ou ter de suportar o mau cheiro nos braços.

"Alguns tratamentos são capazes de clarear as axilas, deixando a região livre da pigmentação escura", afirma o dermatologista Cesar Cuono, especialista do MinhaVida. De acordo com ele, o escurecimento acontece quando a pele é exposta a uma série de agressões (desde o atrito das roupas e da própria pele) até o uso de produtos químicos.

"A quantidade de suor também pode causar manchas, assim como a obesidade (já que, quando há excesso de peso, o atrito é maior). Isso aumenta a produção de melanina", afirma o médico. É justamente a maior quantidade de melanina que explica as manchas mais comuns nas peles morena e negra.

Os tratamentos destinados a acabar de vez com esse escurecimento variam de acordo com o caso. "Normalmente, ele começa com produtos despigmentantes, que devem ser aplicados sobre a pele. Podemos usar, ainda, peelings e Luz Pulsada quando as manchas são mais escuras e resistem aos cremes", afirma Cesar Cuono.



Peeling
O peeling é realmente o tratamento mais eficaz, mas também o mais agressivo, já que queima a região escurecida. "No peeling, usamos uma substância ácida para queimar a região. esta queimadura superficial provoca uma descamação e conseqüente remoção da hiperpigmentação total ou parcial da pele", explica o especialista. Mas, por ser superficial, o tratamento não resolve os casos em que a área está escura demais. Durante a aplicação, você sente apenas um ardor. Mas a sensação passa em minutos e nenhum desconforto permanece (a não ser a descamação que irá acontecer).

Luz Pulsada
A luz pulsada funciona à base de raios luminosos que ajudam a diminuir a pigmentação extra da pele. "Os raios são absorvidos pela melanina acumulada e destroem este pigmento. Dependendo do tipo de pele e da concentração de melanina, pode-se sentir uma picada no disparo da luz, seguida de uma sensação de ardor. Mas o desconforto some em poucos minutos", explica o dermatologista.

Em casa
Mas, se você está no grupo de mulheres que não costuma procurar centros estéticos, pode experimentar os desodorantes que prometem ajudar a reverter o problema. São eles:

Desodorante Dove Clear Tone: formulado para não irritar a pele. O produto possui óleo de girassol e o ácido linoléico, nutrientes essenciais que ajudam a condicionar a pele e eliminar o escurecimento das axilas.







Mude a alimentação e pare de sofrer com os inchaços

Nem sempre as alterações hormonais têm a ver com a retenção de líquidos





Frio ou calor, ele atormenta a vida de muita gente: o inchaço (ou edema, como também é conhecido) deixa as roupas apertadas, dá aparência de cansaço e causa muito desconforto. Mas, a não ser em casos de desequilíbrio hormonal, é um problema bem simples de resolver. O inchaço é provocado pelo excesso de líquidos no organismo, explica a nutricionista responsável pelo MinhaVida, Roberta Stella.



Comer muitos alimentos ricos em sódio faz com que esse mineral fique em elevada quantidade no organismo, favorecendo o inchaço temporário (quando o sódio for excretado pelos rins, a retenção excessiva de líquidos é solucionada). Entre os alimentos ricos em sódio estão os embutidos (salame, mortadela, presunto), queijos amarelos, enlatados, preparações temperadas excessivamente com sal.



O sal light é composto por 50% potássio e 50% sódio. Ele é uma alternativa para reduzir a ingestão de sódio e, por isso, pode ser utilizado pelas pessoas que tem a propensão em ter uma maior retenção hídrica, substituindo o sal de mesa tradicional.



E engana-se quem pensa nisso como um mal exclusivamente feminino. Os homens também podem apresentar inchaço, principalmente se apresentarem excesso de peso, inatividade física e excesso de sódio na alimentação , afirma a nutricionista do MinhaVida.



Algumas alterações hormonais, no entanto, tornam o corpo feminino mais suscetível a esse tipo de situação. Durante a gravidez, o nível elevado de progesterona é responsável por vários sintomas, entre eles, o inchaço. Porém, o inchaço generalizado pode significar aumento da pressão arterial, principalmente, após o 5º mês de gravidez , alerta a ginecologista Juliana Horschutz, de Americana (SP).



Estudos indicam que a restrição na ingestão de sódio tem pouco efeito na redução do inchaço durante a gravidez. Para combatê-lo, os médicos recomendam a prática de atividade física leve e uso de meia elástica. É importante lembrar que a utilização de diuréticos não é recomendada durante a gestação, porque prejudicam o fluxo de nutrientes na placenta (levando o bebê à morte, em casos graves).



Já durante a tensão pré-menstrual, ocorre o aumento progressivo do nível de progesterona no sangue. A mudança traz sintomas físicos, como o inchaço e outros psicossomáticos (ansiedade, desejo por doces).





Água contra retenção de líquidos

Pode até parecer contraditório, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.



Mas cuidado com a freqüência do problema. Ter um inchaço crônico pode significar mau funcionamento dos rins, na circulação ou hipertensão. Por isso, é importante investigar as causas desse sintoma quando perceber que ele não desaparece, afirma Roberta. O uso de medicamentos, como os corticóides, também está associado à presença de edema.



Alguns alimentos estimulam o funcionamento renal, aumentando a excreção de substâncias tóxicas e a eliminação de água através da urina, são os chamados diuréticos. Muitos deles também são ricos em fibras, colaborando para o melhor funcionamento do intestino, amenizando outros sintomas como o intestino preso.



Chás, em geral, são diuréticos, assim como algumas frutas (melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa), verduras (alface, agrião) e legumes (salsão, cenoura, vagem, abobrinha). Combinados a uma hidratação adequada (cerca de 1,5 litro de água por dia), eles previnem o inchaço e ainda colaboram para que seu intestino funcione com regularidade.



5 dicas para desinchar de vez

1. Diminua a ingestão de alimentos ricos em sódio, como embutidos, conservas, picles e queijos amarelos;

2. Aumente a ingestão de frutas, legumes e verduras;

3. Beba, pelo menos, 1,5 litro de água por dia (8 copos);

4. Faça atividade física regularmente;

5. Se o inchaço persistir, procure um médico para que sejam investigadas as causas da retenção hídrica.











Sexo matinal deixa as pessoas mais belas e saudáveis




Hormônios liberados durante a relação conferem brilho para pele e cabelos



Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. Essa foi a conclusão de um estudo, realizado por cientistas da Universidade Queens (Reino Unido), que também apontou os benefícios do sexo matinal para a saúde.



De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos. Além das vantagens para a aparência, fazer sexo pela manhã melhora o funcionamento de diferentes órgãos (como pulmão e rins), reforça as defesas imunológicas, alivia problemas como dores de cabeça e cansaço, e diminui a pressão arterial.

Os especialistas explicam que os benefícios fisiológicos do sexo matutino se devem ao turbilhão de reações bioquímicas que acontece no organismo antes, durante e após um ato prazeroso, como a liberação de endorfinas na corrente sanguínea - hormônios neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.



Outra pesquisa, realizada recentemente pela Escola de Medicina de Yale (Estados Unidos), também ressalta que, nas mulheres, o hábito tem um efeito protetor contra a endometriose, doença que se caracteriza pelo crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina.









A Havaianas acaba de lançar um modelo exclusivo para o Reveillon 2010, que eu achei MARAVILHOSA!! Toda estampada com palavras pra entrar bem o ano, paz, amor, saúde, dinheiro...



O modelo possui versão feminina e masculina, mas seguindo a mesma proposta.

Para as mulheres vem no modelo Slim com as tiras fininhas na cor prata; o modelo masculino, por sua vez, apresenta o shape Top, com tiras mais grossas, na cor branca para celebrar a paz.


A novidade é que as Havaianas não virão sozinhas, junto com elas, virão fitinhas com as mesmas mensagens da estampa da sandália. São 5 fitinhas com as palavras Paz, Amor, Família, Amizade e Dinheiro, que traduzem os desejos e sonhos para um ano melhor.


Os produtos estarão disponíveis nas 60 lojas distribuídas no país e nos pontos de venda, ao preço médio de R$ 32,90. A edição é limitada.








Mulheres que usam salto chegam mais facilmente ao orgasmo
Uso do salto ajuda a contrair a musculatura da perna e ativa a região pélvica, diz estudo


O salto alto garante elegância ao visual, mas também é apontado como o vilão das pernas cansadas, da calosidade nos pés, das varizes, da inflamação no tendão de Aquiles, entre outras desvantagens. Mas pelo menos a vida sexual parece sair ganhando com o uso do sapato ultrafeminino? E não tem nada a ver com fetiche. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Verona, na Itália, revelou que o uso do salto alto, acima de três centímetros, fortalece os músculos da perna e da região pélvica, o que faz com que as mulheres sintam contrações mais intensas durante o ato sexual e alcancem o orgasmo em menos tempo que as demais mulheres

Os testes foram feitos com 66 mulheres, com menos de 50 anos. Elas foram colocadas, em pé e paradas, em uma rampa que simulava a altura e a inclinação de um salto com 5 centímetros de altura. Após testes intercalados, mudando a altura e o tempo de exposição, os pesquisadores perceberam que para cada variação de situação, havia um reflexo diferente na musculatura da região pélvica.


De acordo com a pesquisa, publicada na revista especializada inglesa European Urology, o efeito positivo não é maior se o salto for mais alto; deve haver uma proporção entre o tamanho do pé e a altura do sapato. Para os pesquisadores, o estudo pode ser um ponto de partida para a descoberta de exercícios e técnicas que estimulem a região pélvica e ajude as mulheres a se realizarem na vida sexual.

Nenhum comentário: