26.11.09



Com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas “pulam” o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, sem se preocupar com a qualidade e quantidade do que estão ingerindo.

A maioria das pessoas não da à primeira refeição do dia, a importância que ela merece. O café da manhã é muito importante e faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite ele fica lento. Dessa forma ele gasta as calorias que o corpo necessita.

O café da manhã deve ser completo com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. E comer bem logo cedo, traz inúmeros benefícios. A nutricionista funcional, Daniela Jobst, lista alguns deles:

1º) É a primeira e principal refeição do dia

2º) Nos dá energia para gastarmos ao longo do dia

3º) Nos dá energia para praticar exercícios físicos

4º) Evita a perda de massa muscular

5º) Faz com que não haja exageros na hora do almoço

6º) Faz com que não sintamos tanta fome ao longo do dia

7º) Ativa o nosso metabolismo

8º) Evita o depósito de gordura localizada

9º) Ajuda nas atividades intelectuais

Muitas pessoas acham que não comer pela manhã, pode ajudar na dieta, mas isso não é verdade. Muito pelo contrário, ter uma alimentação balanceada, comer a cada 4 horas é que ajuda a perder peso, e começar pelo café da manhã, é imprescindível.

Agora, o que comer logo cedo?

Alimentos como: pães integrais, aveia em flocos, quinua em flocos, frutas, sucos de frutas e vegetais misturados. Tudo isso para nos dar mais energia para o dia que começa, além dos outros inúmeros benefícios.





Colocar menores quantidades de alimento na boca e mastigar por mais tempo pode ajudar no controle do peso, segundo estudo publicado esta semana na revista especializada Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Segundo os pesquisadores, comer mais rapidamente pode atrapalhar a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de satisfação, fazendo com que as pessoas comam em excesso.

A pesquisa avaliou 17 homens saudáveis que tiveram que, em duas ocasiões diferentes, comer 300 ml de sorvete em cinco e 30 minutos. Analisando amostras de sangue, os pesquisadores observaram que, ao comer mais devagar, os voluntários tinham maior resposta do peptídeo anorexigênico, o que leva a uma redução do apetite.

Os especialistas explicam que o estudo oferece evidências importantes para entender aspectos da atual epidemia de obesidade. “Muitas pessoas, pressionadas por trabalhos e condições de vida demandantes, comem mais rapidamente e em maiores quantidades do que no passado”, ressaltou o pesquisador grego Alexander Kokkinos. “Nosso estudo oferece uma possível explicação para a relação entre a velocidade em comer e a alimentação em excesso, mostrando que a taxa na qual alguém come pode afetar a liberação de hormônios gastrointestinais que sinalizam para cérebro parar de comer”.





A reação da modelo começa
Luciana mexe o braço em 'Viver a vida'

Após a fase de luto, aquele primeiro momento de negação, como se não acreditasse que de fato está tetraplégica, Luciana (Alinne Moraes) vai começar a reagir em “Viver a vida”. O primeiro grande passo nesse longo processo de recuperação será dado no capítulo previsto para ir ao ar neste sábado. Com muito esforço, e graças às sessões de fisioterapia, a modelo conseguirá mexer o braço esquerdo.

Ainda é um movimento fraco, e ela precisará da ajuda de Miguel (Mateus Solano) para voltar à posição inicial, mas já representa um enorme avanço: pela primeira vez depois do acidente, ela mexe um músculo abaixo do pescoço, sem ajuda.

— Exercitando o músculo deltoide, você pode ganhar força para mexer um pouco o braço, empurrar a mão, pegar algumas coisas através de encaixe. Assim, Luciana fará pequenos movimentos — explica Alinne sobre os avanços que sua personagem terá: — Mas para me transferir da cadeira de rodas para outros lugares, por exemplo, vou precisar da ajuda de todo mundo: da Taís Araújo (Helena), do José Mayer (Marcos). Terei que confiar plenamente neles para que me coloquem nos lugares.
Feliz com seu primeiro movimento voluntário, Luciana espera Tereza (Lilia Cabral) e Miguel chegarem para mostrar-lhes a surpresa. A mãe se emociona profundamente e o médico elogia o avanço da paciente. Depois, a modelo repete a façanha para Marcos, que lhe traz flores e fica emocionado. Mas a evolução não para por aí. Num teste de sensibilidade rotineiro feito por Miguel, Luciana sente a sola do pé. Todos ficam radiantes, especialmente Tereza, que acha que a filha logo voltará a andar. Mas Miguel explica que isso não significa que as pernas passarão a responder a estímulos.

Porém, nada de desânimo: mais tarde, Luciana aceita o desafio de Larissa (Patrícia Carvalho-Oliveira) e consegue se manter sentada na beira da cama. “Nunca imaginei que tão pouco fosse me deixar tão feliz. É como redescobrir o mundo”, comemora Luciana.

Nenhum comentário: