5.11.09



A cena em que o ônibus de Luciana (Alinne Moraes) capota, que vai ao ar nesta quinta-feira (5) na novela global Viver a Vida, será acompanhada por uma telespectadora especial: a jornalista Flávia Cintra, de 36 anos. Cadeirante há 18, quando sofreu um acidente de carro na Rodovia Anchieta em São Paulo, ela dá consultoria ao autor Manoel Carlos para que ele escreva sobre o drama de Luciana, que ficará tetraplégica como a jornalista.

"Aceitei o convite para mostrar como é a vida de um cadeirante, sem estigmas. Na maioria das novelas, a deficiência física é um castigo para o vilão, ou, no final, o mocinho precisa voltar a andar para viver feliz", argumenta Flávia, uma das fontes de inspiração do autor.

"Sou o referencial técnico do Maneco. A história da Luciana é também a minha e a de várias mulheres cadeirantes ou não", explica ela, que, na última segunda, acompanhou a gravação da cena em que Luciana está no hospital e diz não sentir braços nem pernas.

"No estúdio, eu me emocionei e perguntaram se era por lembrar da minha história, mas me emocionei foi com a interpretação dela", conta a jornalista, que ainda ajuda a atriz na elaboração da personalidade de Luciana.

"Eu a ajudo a se posicionar na cadeira, mas também na questão da feminilidade e da sexualidade. "A personagem passará por um momento de negação, que acha que daqui a pouco vai ficar boa. Depois a revolta, porque é mimada. Se angustia com a situação, até descobrir seu potencial e se reencontrar", enumera Flavia, em total sintonia com Maneco.

"O papel está nas mãos de uma grande atriz, que faz um trabalho primoroso. Luciana terá momentos de total depressão e outros de reação, lutando contra a fatalidade", diz o autor. Depois de vencer as etapas acima, Flavia enfrentou o despreparo médico ao engravidar. Um deles a desaconselhou a seguir com a gestação. Hoje, ela é mãe de Mateus e Mariana, de 2 anos.

"Essa é a maior realização da minha vida. Mas encontrei médicos mal informados. Muitas mulheres cadeirantes sequer são examinadas por seus médicos, o que aumenta os índices de câncer de colo de útero", denuncia







Mesmo separados, Fabiano (Fábio Lago) e Ivonete (Suzana Pires) ainda vão provocar muita confusão em "Caras & bocas". Depois de descobrir que estava sendo traído pela mulher, Fabiano sairá de casa e irá morar na pensão com os filhos. Já Ivonete ficará com Adenor (Otaviano Costa), mas os dois não terão como se sustentar, já que o amante nunca quis nada com o trabalho.

Para não deixar a mãe dos seus filhos passando fome, Fabiano então deixará que ela trabalhe de garçonete no bar de Gabriel (Malvino Salvador). Vem muita confusão por aí.








Taís Araújo e Alinne Moraes gravaram, ontem, as cenas em que Helena, culpada pelo acidente, vê Luciana, paralisada, na cama de um hospital em “Viver a vida”. Quando acordar e perceber que perdeu os movimentos, a jovem vai expulsar a madrasta do quarto.










Ao descobrir que Luciana (Alinne Moraes) se acidentou, Helena (Taís Araújo) vai entrar em desespero na novela "Viver a vida". Ao se aproximarem do local da tragédia, Osmar (Marcello Vale) e Helena - que seguiam logo atrás do ônibus, num carro particular - ficam atônitos com o que vêem e logo percebem que Luciana está sendo resgatada. A modelo então entra na ambulância para acompanhar a enteada. Essas cenas devem ir ao ar nesta sexta-feira.

Junto com a sirene da ambulância, muita coisa azucrina a cabeça de Helena. Vítima da própria consciência, pensa nos sonhos e esperanças de uma garota em pleno vigor da juventude, de casar e ter filhos. Misturado a isso, se lembra da voz e do olhar de Tereza (Lilia Cabral) lhe entregando a filha para que cuidasse com todo zelo.

Tem também Marcos (José Mayer) , marido e pai, que era contra essa viagem em todos os sentidos, e de quem teve uma despedida morna. Agora, todos eles vão receber de volta uma garota bem diferente daquela que deixou o Brasil pouco tempo atrás. Luciana jamais será a mesma: ela ficará tetraplégica.











Depois de ser atropelado, Fabiano (Fabio Lago) sofrerá um outro golpe em "Caras e bocas". Gabriel (Malvino Salvador) mostra a foto que Xico tirou de Ivonete (Suzana Pires) e Adenor (Otaviano Costa) se beijando, e o baiano, enfim, tem a comprovação de que o vendedor de biscoitos não é irmão de sua esposa.

Desorientado, ele vai para casa tirar satisfação com os dois. Adenor tenta se safar e alega que a foto é uma montagem feita no computador, mas Fabiano não acredita e fica ainda mais furioso com o casal. Preocupados com a possibilidade do funcionário do bar fazer uma loucura, Socorro (Elizabeth Savalla), Dafne (Flávia Alessandra) e Gabriel tentam acalmá-lo.

Ivonete então desbafa. Ela confessa que tem um caso com o falso irmão há anos e, para piorar a situação, conta ainda que Valdemir (Gabriel Kaufmann) é filho de Adenor. Depois da revelação, Vanessa (Sophie Charlotte), muito decepcionada com a mãe, e Fabiano ( Fabio Lago ), arrasado, saem de casa e vão morar na pensão. A cena em que Fabiano confronta Ivonete e Adenor deve ser exibida na sexta-feira.






Após passar a noite procurando Julieta (Suely Franco) e Ferdinando (Pedro Paulo Rangel), Davi (Ângelo Antônio) encontra os pais na delegacia. O casal foi encontrado dormindo em uma praça, pois fugiram da residência de Verônica (Paola Oliveira) exaustos das ordens de Kátia (Nívea Stelmann), sem saber que a própria nora a contratou para tirá-los de lá.

Davi os leva para o apartamento de Adalgisa (Yoná Magalhães), onde mora com a família, mas a proprietária não disfarça sua insatisfação com a presença do casal e faz questão de que eles saiam de lá o quanto antes. Julieta e Ferdinando decidem, então, morar na casa de repouso, pois lá têm amigos, tranquilidade e liberdade para fazer o que querem. Preocupado com a decisão, Davi se ressente por não ter como oferecer que morem todos juntos, mas acaba aceitando e oferece ajuda para o que for preciso. As cenas vão ao ar a partir de quinta-feira, dia 05.






O ator Fabio Lago mal voltou ao batente desde que foi atropelado e passou por cirurgia no ombro e já enfrentou uma das cenas mais importantes para seu personagem em "Caras e bocas": a confirmação de que sua mulher Ivonete (Suzana Pires) tem um caso com o falso irmão Adenor (Otaviano Costa). O clima da cena que vai ao ar na sexta foi de final de campeonato para o intérprete de Fabiano.

- Gravar a cena foi como fazer uma final de campeonato de futebol. Fiquei com um pouco de medo de estar fora de ritmo ou do braço me atrapalhar e não ter o melhor desempenho. Mas no final das contas, o acidente da vida real me deu a energia necessária para passar por essa fase do Fabiano. Agora, é ligar a turbina para a virada do personagem - comenta Fabio, que na cena dispensou o dublê e deu um murro em Adenor.

Na trama, o personagem sai de casa e quem passa a sentir falta do nordestino são justamente Adenor e Ivonete. E na opinião do ator, o ajudante de bar poderia dar o troco na mulher:

- Eu ia gostar que o Fabiano arrumasse um rabo de saia e passasse em frente à Ivonete.

A descoberta da traição, no entanto, pode colocar fim nas divertidas cenas em que Fabiano se fantasiava a fim de descobrir se a mulher tinha ou não um caso com o irmão.

- Acho que o Fabiano não sentirá falta de se fantasiar, nem eu. Até hoje estou com a cola da unha postiça da fantasia da mulata. Mas do Walcy Carrasco (o autor) você pode esperar tudo! - brinca Fabio.

Nenhum comentário: