16.11.09


São muitas as mulheres que já colocaram o blush de parte, reclamando que as maçãs do seu rosto têm cor suficiente ou porque se sentirem calor na cara ao longo do dia depressa se vão tornar num tomate, especialmente se aplicaram blush. Fique a saber que o blush pode ser uma amiga, deixando o seu rosto com um ar muito natural e fresco.

O blush é o produto de eleição para realçar as maçãs do rosto – descubra as suas esboçando um sorriso de orelha a orelha! O próximo passo é escolher a cor certa para o seu tom de pele: se tiver uma tez mais “fria” ou pálida, opte por cores mais claras (rosa, pêssego, bege, castanho); se tiver uma tez mais “quente”, pode escolher cores mais escuras (fuschia, lilás e tons mais carregados dos habituais beges e castanhos).

A regra é, nem de mais, nem de menos, por isso, quando em dúvida, leve para casa um blush num tom acima (não mais do que um tom!) ou abaixo da sua tez. Se tiver uma pele com tendências rosadas, muito vermelha ou extremamente pálida, escolha sempre o blush em castanho ou bege – uma vez aplicado vai conferir às maçãs do seu rosto um tom rosa muito agradável.

Existem vários tipos de blush com texturas distintas e com as quais pode experimentar até descobrir uma preferida: blush em pó ou compacto (o mais conhecido e talvez o mais popular); blush em creme (fácil de aplicar, tem um efeito muito natural); blush em pérolas (uma excelente alternativa ao convencional blush em pó); blush em gel (em forma de stick, aplica-se directamente, espalhando com os dedos para um efeito espectacular – no entanto, seca muito rápido, por isso, tem de ser já uma profissional nesta matéria!).

A escolha do pincel para o blush é igualmente importante – deve ser constituído por pêlos muito suaves (para não acumular muito blush) e ligeiramente inclinado para facilitar a aplicação.

Para não exagerar, é importante controlar a quantidade de blush que coloca no pincel, ou seja, experimente esta dica: antes de aplicar o blush no rosto, passe o pincel nas costas da sua mão para retirar o excesso.

Depois, aplique o blush directamente nas maçãs do rosto no sentido horizontal, esbatendo para cima, em direcção à linha de nascimento do cabelo. Pode ainda fazê-lo ao contrário, desenhando um arco que vai desde a orelha até ao centro do rosto, para um visual impecável. Se quiser um look mais fresco e natural, sorria e com o pincel aplique a cor (de preferência clara) nas maçãs do rosto, num gesto rápido e circular. Tenha cuidado para não “descer” abaixo das maçãs do rosto, se não o efeito será tudo menos natural!





As dicas de beleza nunca são demais: para colocar em prática em momentos de emergência ou simplesmente para incluir no seu ritual de cuidados diários, assumem-se como um importante trunfo para as mulheres, por isso, tome nota!

1. Não consegue controlar aqueles pequenos cabelos que insistem em manter-se de pé? A solução é simples: vaporize um pouco de laca numa escova de dentes e penteie essas mechas de cabelo mais rebeldes. Como as cerdas da escova de dentes são mais curtas e compactas do que as de uma escova de cabelo, torna-se mais fácil alisar os pequenos fios que nascem junto ao couro cabeludo e que são difíceis de controlar.
2. De forma a prevenir que o verniz lasque rapidamente, na hora de fazer a manicura ou pedicura aplique uma camada de verniz em ambas as direcções, junto ao topo da unha.
3. Se acha que é prejudicial aplicar amaciador sempre que lava o cabelo, engana-se! Independentemente do tipo – seco, oleoso, frisado – para ter um cabelo fabuloso e garantir a sua flexibilidade, deve usar um bom amaciador em cada lavagem.
4. Sofre com olheiras escuras e profundas e já não sabe o que fazer mais para as disfarçar? Experimente aplicar um corrector em tons de alperce, espalhando-o bem nas zonas afectadas – esta cor é perfeita para disfarçar o tom azulado das olheiras.
5. Para criar um visual fresco e renovado – mesmo que acorde com o rosto pálido e adormecido! – experimente aplicar um blush em creme directamente nas bochechas, antes de espalhar a base. Para conseguir essa tonalidade jovem e saudável, quem tem uma pele clara deve optar por um blush em tons de rosa e pêssego; quem tem uma pele média a escura, deve escolher um blush em tons de malva e framboesa.
6. Conseguir o efeito de dentes mais brancos, sem qualquer tratamento dentário é tão simples como aplicar um pouco de gloss transparente idêntico à cor dos lábios. Em adição, se utilizar uma maquilhagem de lábios neutra, disfarça sempre qualquer tonalidade amarelada que os dentes possam ter.
7. Se é daquelas mulheres que necessita de aplicar gel, cera ou espuma no cabelo molhado, antes de o fazer passe o secador durante cerca de 5 minutos pelo cabelo e só depois é que aplica o produto de eleição. Ao remover primeiro um pouco de água, a aplicação de um produto de cabelo torna-se mais homogénea, deixando-o mais suave.
8. Depois de aplicar uma base em creme, o passo seguinte deve passar sempre pelo pressionar de um lenço de papel contra o rosto – ao absorver qualquer excesso de maquilhagem, este gesto assegura ainda a fixação da cor por mais tempo.
9. As marcas brancas que a exposição solar muitas vezes deixa no rosto podem ser combatidas com uma aplicação fina de base ou creme hidratante com cor. Para casos mais graves, opte por uma base maioritariamente composta por água.
10. Para uma pele impecável, corte o topo de um morango e esfregue-o sobre um rosto seco e acabado de limpar. Deixe actuar durante 10 minutos antes de lavar com água tépida. Uma forma simples e económico de purificar a pele do rosto.






Os dias de calor e as roupas de praia estão a ficar para trás e, em termos de moda, concentramo-nos cada vez mais na organização do guarda-roupa para os meses mais frios do ano. Entre o espírito rock, o glamour da década de 40, a inspiração anos 80 e o casual chique, as tendências para o Outono-Inverno 2009/2010 têm algo especial para acrescentar ao estilo de qualquer mulher.
As peças chave

* Blusão de cabedal (estilo motard)
* Boyfriend blazer (casaco de corte masculino)
* Casacos estilo militar/aviador
* Casacos XL
* Capas
* Sobretudos
* Coletes de pêlo
* Saia lápis
* Mini-vestidos
* Mini-saias
* Leggings/Treggings (estampados, em ganga, pele…)
* Jeans rasgados
* Boyfriend jeans
* Calças clássicas e calças cigarette
* Camisas em algodão
* Malhas grossas

Formas, texturas e padrões

* Silhuetas futuristas
* Silhuetas masculinas
* Ombros marcados/enchumaços
* Cinturas demarcadas
* Decotes assimétricos
* Decotes cai-cai
* Volumes
* Pele (em look total)
* Camurça
* Veludo
* Malha tricotada
* Fazenda de lã
* Feltro
* Lamé
* Licra
* Ganga deslavada (calças, camisas, blusões)
* Tachas
* Fechos
* Rendas
* Folhos
* Laços
* Pregas (laterais ou diagonais)
* Lantejoulas
* Metalizados
* Transparências
* Estampados florais, abstractos, psicadélicos, gráficos
* Estampados animal (zebra, leopardo, tigre)
* Pele croco e piton

Moda nos pés: calçado

* Calçado em camurça
* Botas acima do joelho
* Botas e botins com atacadores
* Biqueira arredondada
* Sapatos masculinos
* Stilettos compensados
* Mary-janes de salto alto
* Sandálias usadas com collants opacos
* Solas de borracha
* Aplicação de fivelas, atilhos, tachas, lantejoulas, pedras
* Aplicação de verniz, pêlo, borracha, presilhas, virolas…

O toque final: acessórios

* Jóias/bijutaria de inspiração vintage, glamour dos anos 40, influência gráfica tipo art deco
* Colares curtos, mas com várias correntes e aplicação de pedras
* Brincos chandelier
* Aplicação de penas em bandoletes, ganchos, chapéus e pins
* Ganchos para o cabelo
* Aplicação de flores (não só nos acessórios, mas também nas roupas)
* Chapéus de inspiração vintage, anos 40
* Boinas
* Carteiras XL rígidas e de mão
* Carteiras com pêlo ou padrões animais
* Carteiras em verniz, com tachas, pedras ou franjas
* Clutches XL moldáveis
* Clutches pequenas e rígidas
* Luvas em pele ou camurça
* Cintos largos
* Collants estampados

As cores da estação

* Preto (em look total, ou seja, dos pés à cabeça)
* Branco
* Cinzento
* Azul
* Beringela
* Rosa velho
* Amarelo claro
* Dourado
* Prateado
* Tons vibrantes (laranja, rosa-choque, encarnado, púrpura, verde, verde-azulado)









Lançado recentemente, “Why women have sex” é um livro da autoria de Cindy Meston e David Buss, dois professores de psicologia da Universidade do Texas, que perguntaram a mais de mil mulheres o porquê de terem relações sexuais. Os resultados do estudo produziram cerca de 200 respostas distintas – algumas das quais muito originais – e, por isso mesmo, foram compiladas num livro.

Mais de um milhar de mulheres participaram no estudo de Cindy Meston e David Buss que resolveram descobrir, de uma vez por todas, quais os reais motivos pelas quais as mulheres se entregam aos prazeres da carne. O que certamente não esperavam foi o conjunto de respostas que obtiveram e que os possibilitou elaborar uma lista com mais de duas centenas de motivos completamente díspares.

Curiosamente, as razões supostamente mais “óbvias” como “por amor” ou “por paixão” ficaram no fim da lista e “procriar” no 55º lugar. Muitas das outras respostas à pergunta “porque é que tem sexo” são, no mínimo, curiosas:

* Aliviar uma dor de cabeça/enxaqueca (esta não costuma ser a desculpa?)
* Para melhorar o desempenho sexual
* Para ter prazer
* Por vingança
* Por romantismo
* Por pena
* Por rotina
* Por motivos financeiros (“ele pagou o jantar…”)
* Por estar aborrecida/entediada
* Em troca de um presente
* Em troca de um favor/tarefa (principalmente as lides domésticas!)
* Para sentir-se mais próxima de Deus
* Para evitar chatices ou discussões
* Porque é divertido
* Porque traz sentimentos de poder
* Porque a vida é muito curta para não fazer sexo!






O que seria da maquilhagem sem uma pincelada de cor e um toque de brilho? Embora não seja adequada a todo o tipo de ocasião, uma maquilhagem colorida pode rejuvenescer e tornar qualquer visual instantaneamente divertido e girly ou conferir um ar de glamour criativo ao rosto.

1. O primeiro gesto passa pela aplicação de uma base translúcida, espalhada a partir do centro do rosto em direcção às suas extremidades.
2. Com os dedos, aplique um blush em creme, harmonizando o tom na sua pele de cima – a partir das têmporas – para baixo, até às maçãs do rosto.
3. Com a ajuda de uma esponja, a aplicação de um pó leve e solto por todo o rosto é o ideal para fixar toda a maquilhagem.
4. Os olhos são os protagonistas desta maquilhagem, por isso, comece por delinear o interior do olho, junto às pestanas superiores e inferiores, com um lápis de olhos azul-turquesa.
5. Segue-se a aplicação de uma sombra líquida e de tom verde metálico nas pálpebras e sobrolhos. Utilize um pincel próprio e movimentos circulares para uma aplicação homogénea e ligeiramente desvanecida.
6. O segundo passo é a aplicação de um pouco de sombra líquida e de tom dourado metálico directamente no centro das pálpebras, ponto a partir do qual se mistura esta sombra com a primeira.
7. Dê mais volume às pestanas com um enrolador e, de seguida, aplique um rímel preto às pestanas superiores e um rímel azul-turquesa às pestanas inferiores.
8. Para terminar, uma maquilhagem de lábios extremamente simples –delineie e preencha os lábios com um lápis próprio num tom cor de pele. Termine com uma aplicação de gloss vermelho transparente.
9. Para esta maquilhagem colorida, utilizamos como exemplo a combinação entre o verde e o dourado, mas pode e deve experimentar com todo o tipo de cores.






Quando o divórcio é uma benção
O número de divórcios está crescendo dramaticamente na sociedade, mostrando que hoje muitos casais o consideram uma opção importante quando um casamento não vai bem. No Brasil, um de cada quatro casamentos acaba em divórcio e nos Estados Unidos o problema atinge quase metade dos casamentos.

Conheça a história de quatro mulheres que recomeçaram a vida depois de sofrer muito em relações problemáticas.

Traição com final feliz
Marina*, 34 anos, relutou muito para terminar seu casamento, e hoje agradece por ter tomado essa decisão. As brigas constantes sempre tivemos já deviam ter me alertado de que eu não deveria me casar, mas eu insisti, conta a moça que ficou com o ex-marido quatro anos e se separou há três. Eu amava esse homem demais. Era maluca... Eu tinha certeza que era traída. Por isso, o seguia, vivia fuçando nos bolsos dele e no celular. Até que, um dia, descobri que ele realmente saía com outra.

A descoberta foi terrível. Entrei em uma depressão profunda. Mal conseguia cuidar do meu filho ou trabalhar, mas consegui largar dele, conta Marina, que voltou para a casa dos pais. Foi difícil conviver com a minha mãe de novo. Mas logo aluguei um apartamento e tudo ficou melhor. Hoje, minha vida é normal, tranquila. Não vivo mais aquele inferno com um homem que desprezava e me maltratava.

Dedo podre
Quem também se livrou de um relacionamento doentio foi Luciana*, 29 anos. No caso dela, o marido tinha dois defeitos: não era fã de trabalho e, ainda, bebia demais. Eu vivia pagando tudo. Não tinha a mínima distração, passeios, viagens, pois vivíamos endividados. Eu ficava irritada de saber que eu trabalhava e ele bebia com o meu dinheiro. Ou com o pouco que ganhava fazendo bicos.

Desconfiada da agressividade excessiva do marido, Luciana resolveu investigar. Em suma, descobriu que o problema não era apenas o álcool, mas também a cocaína. Tivemos uma briga feia e eu saí de casa num rompante, que acabou sendo definitivo. Foi difícil, pois eu acreditava que jamais superaria. Engano meu: hoje, não consigo me imaginar com uma pessoa como ele: irresponsável, imaturo e agressivo. Agradeço por não termos tido filhos.

O erro foi dela
Claro que nem todos os homens são carrascos. Aline*, 31 anos, concorda que o inferno da relação era ela. Sou ciumenta. Com ele, era doente. Achava que ele era bonito demais e não conseguia imaginá-lo um minuto sozinho. Sempre dava um jeito de estar com ele em tudo, e isso foi desgastando nossa relação, conta a moça.

Aline considera que o ex é uma ótima pessoa e, além de tudo, fiel. Eu não conseguia enxergar isso. Estava doente de paixão... Transformei nossas vidas em um inferno. E foi ele que colocou um fim na relação. Achei que fosse morrer. Perdi o emprego e emagreci 10 kg – sendo que eu sempre fui mais magra do que o normal. Hoje, sei que minha imaturidade e insegurança estragaram tudo.

Mas o fracasso do casamento foi uma lição de amadurecimento. Dou graças a Deus por ele ter tido a coragem de terminar nossa relação, senão seria infeliz para o resto da vida. E ela garante que mudou. Continuo ciumenta, mas me controlo muito mais. Não me permito mais perder o controle, amar mais um homem do que a mim mesma.

Virada de mesa
Joana*, 29 anos, também teve um casamento que preferia esquecer. A única coisa boa foi a minha filha. A mulher, que nunca foi magra, engordou ainda mais na gravidez. Meu marido me humilhava. Descobri que ele me traía quando estava grávida, e o argumentou dele foi que não tinha tesão em uma mulher como eu, se referindo ao meu peso.

Separada, quase passou fome por estar desempregada e grávida. Tive depressão pós-parto e perdi 20 kg, mas isso me estimulou a mudar. Resolvi me alimentar melhor e acabei emagrecendo quase 50 kg, no total, diz. Fui capa de uma revista por causa disso e, como contei essa história sobre meu ex, ele me procurou, fez ameaças e quis me processar. Mas isso não a abalou. Foi ótimo imaginar a cara dele quando me viu nas bancas.




Violência contra mulheres dobra na TV americana

Segundo relatório realizado pelo Parents Television Council (PTC), órgão dedicado a vistoriar o conteúdo da televisão norte-americana, os atos violentos contra os personagens femininos aumentaram 120% desde 2004 – enquanto a exibição de cenas violentas no geral cresceram apenas 2% no mesmo período.

Dentro das descobertas feitas com a pesquisa, as principais informações expostas foram:

- Os tipos mais frequentes de violência contra a mulher na televisão foram espancamento (29%), seguido de ameaças de violência (18%), vítimas de tiros (11%), estupro (8%), esfaqueamento(6%) e tortura (2%). 19% das referentes agressões resultou em morte.

- A violência para com os personagens femininos – ou as consequências de tais atos – foi representada visualmente em 92% dos casos. Apenas 5% de demonstrações violentas contra elas ficaram implícitas, e 3% foram apresentadas ao público na forma de uma descrição, sem apelo visual.

- Embora as vítimas femininas sejam, principalmente, adultas, houve um aumento de 400% na representação de adolescentes atingidas pela violência entre todas as emissoras, nos respectivos anos de pesquisa.

- De 2004 a 2009, houve um aumento de 81% de incidentes de atos de violência realizados por parceiros íntimos.

Com todos os aspectos da violência apresentada contra papéis femininos, com o aumento da representação de típicas adolescentes como vítimas, da violência doméstica e da mulher como bode expiatório em seriados de comédia, o PTC começa a chamar a atenção de todos os cidadãos. Segundo Winter, “num país em que mais de 60% das crianças são expostas à violência diariamente em suas próprias vidas (de acordo com o Departamento de Justiça norte-americano), temos que tomar muito cuidado para não normalizar o comportamento violento, principalmente contra as mulheres, pela programação televisiva”.

Mesmo sem contar com uma equipe de especialistas no assunto, a atriz Nicole Kidman também reparou no mesmo problema em Hollywood e, no dia 21 de outubro deste ano, afirmou frente ao Congresso norte-americano que a indústria cinematográfica provavelmente também tem contribuído para a violência contra a mulher por retratá-las como frágeis objetos sexuais.





Toda mulher acaba se transformando na própria mãe

Pode haver alguma verdade no ditado que diz que toda mulher acaba se transformando na própria mãe. Um estudo norte-americano descobriu que as filhas costumam envelhecer e enrugar como as mães.

Os cirurgiões plásticos usaram imagens faciais e modelos em computador 3D para estudar o processo de envelhecimento, e descobriram que os rostos das filhas tendem a seguir o de suas mães em termos de flacidez e perda de volume, principalmente ao redor dos olhos e nas pálpebras.

"Até o presente, estudos de envelhecimento facial eram em grande parte subjetivos e observadores", disse a equipe do Centro Médico da Loma Linda University, na Califórnia, em um estudo publicado pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS). "Esse estudo aplica imagens faciais a modelos tridimensionais de computador para medir as mudanças no envelhecimento da face feminina."


A pesquisa, apresentada em uma conferência da ASPS em Seatlle no fim de semana, foi baseado no exame de 10 pares de imagens de mães e filhas dos 15 aos 90 anos para medir as mudanças no envelhecimento dos rostos das mulheres.

Obs: Pesquisa baseou-se no exame de 10 pares de imagens de mães e filhas dos 15 aos 90 anos de idade.





Por que cada vez mais trintões não saem debaixo das asas dos pais?
O tal sonho de ser dono do próprio nariz parece estar em segundo plano para muitos filhos. Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que continua a viver na casa dos pais, mesmo depois dos 30 anos. Os motivos são muitos. As vantagens e as desvantagens também, inclusive para os pais, que ora não querem ver os filhos independentes, ora gostariam de ver o filho ganhar o mundo.

- Abrir mão da mamata também é difícil. “A vantagem de morar com os pais é ter mais segurança, com menos gastos. Chegar e encontrar a casa sempre arrumada, roupa limpa e passada, jantar pronto”,
- “Gosto de morar com eles, mas já não me sinto tão à vontade. Aí reside outro problema: sou filho único, e todas as vezes que falei em sair de casa, minha mãe considera como se eu estivesse a abandonando”.
- “Se você mora sozinho, a namorada passa os finais de semana lá, dorme alguns dias da semana, deixa umas peças de roupas... Quando perceberem, casaram”.

Mas para Margareth dos Reis, psicóloga, viver com os pais não é tão cômodo assim. “A pessoa se mantém no papel de filho. Acaba não vivendo o papel principal nunca. Quando você sai de casa, assume outros papéis: pode ser o administrador da casa, o pai de família, o marido”, explica.

Algumas vezes, a escolha de permanecer sob a segurança dos pais pode ser o medo de assumir esses novos papeis, segundo ela. “Pode, também, sinalizar a dificuldade de afastamento, de assumir responsabilidades, o medo do contato com uma vida diferente e tudo aquilo que cerca essa nova vida”.

Além dos filhos, a psicóloga lembra que muitos pais também têm dificuldade de se desligar e pressionam os filhos a ficarem. “As escolhas fazem parte da vida adulta. E muitas dessas escolhas não incluem a família toda. Permanecer na casa dos pais por pressão limita muito a vida, assim como é limitador achar que o filho é responsável pelo bem estar dos pais”, diz ela. Conversar, então, é a solução. “É preciso mostrar à família que o vínculo vai continuar e isso pode fazer muito bem para todo mundo”.

Mudança de gerações
Na opinião da psicóloga, a mudança na criação dos filhos tornou mais comum o fenômeno dos trintões que não saem do ninho. “Acho que essa é uma geração mais insegura. No passado, os pais criavam os filhos para se acertarem profissionalmente e serem independentes”, diz a psicóloga. “Houve uma mudança e os pais passaram a ser cobrados para proteger ao máximo e dar tudo que os filhos precisam”.

Por outro lado, Margareth afirma que se os filhos demoram mais para serem independentes é porque a convivência, atualmente, é mais fácil do que antes. “Hoje, os jovens podem ter a vida deles. Podem ter muita coisa que no passado só poderiam viver depois que saíssem de casa. É mais simples ter liberdade”, compara. Ainda assim, ela apoia a decisão de se desabrigar das asas familiares.






Casamento dura mais com mulher jovem e inteligente

Uma pesquisa britânica publicada nesta segunda-feira (26), no site da BBC, afirma que o segredo para os homens conseguir um casamento feliz e duradouro é escolher uma esposa mais inteligente e, no mínimo, cinco anos mais jovem. Essa escolha específica, segundo pesquisadores da universidade de Bath, na Inglaterra, leva a uma maior probabilidade de o casamento vingar, especialmente se nenhum dos dois tiver um divórcio no currículo.

Para Emmanuel Fragniere, o pesquisador que conduziu o trabalho, homens e mulheres escolhem seus parceiros "com base no amor, atração física, semelhança de gostos, crenças e atitudes, e valores em comum", mas fatores como idade, educação e origem cultural também podem ajudar a diminuir os casos de divórcio.

A pesquisa baseada em 1.500 casais casados ou com relações estáveis foi publicada na revista científicaEuropean Journal of Operational Research. Após cinco anos, os pesquisadores checaram quais casais ainda estavam juntos.

As respostas surpreenderam. Em casamentos cuja esposa era no mínimo cinco anos mais velha do que o marido, as chances do divórcio aumentaram em três vezes. Se o homem era mais velho do que a mulher, o casamento mostrou ter mais possibilidades de sucesso.

A educação da mulher também foi outro fator que influenciou no resultado da pesquisa. Quanto maior a escolaridade da mulher, maiores são as chances de o casamento ser duradouro.

Se nenhum dos dois tem histórico de divórcio, o casal tem mais chance de ficar junto por mais tempo. Isso nem sempre se aplica, no entanto, se apenas um dos dois for divorciado.




Já vivemos oficialmente a temporada Outono-Inverno 2009/2010 e, depois das tendências de moda e de cabelo, há que saber como se vão usar as unhas. O que está in e out, nas pontas dos dedos…
Formato

Respeitar o formato natural da unha que se assemelha a uma forma oval-quadrada; a unha redonda também é uma opção muito chique para este Outono-Inverno.
Comprimento

Ligeiramente acima da ponta dos dedos, as unhas devem ser, acima de tudo, elegantes e moderadas… e, claro, combinar com o seu estilo pessoal.
Texturas

* Mates, sem brilho e com uma textura aveludada
* Metálicas
* Brilhantes
* Efeito degrade, com o uso de dois tons

Cores

* Ameixa escura
* Azul-marinho
* Branco
* Bronze
* Carvão
* Castanho-escuro
* Cinza
* Cobre
* Dourado
* Grafite
* Laranja escuro
* Lilás
* Nus opacos
* Prateado
* Preto
* Púrpura escura
* Verde
* Vermelho escuro
* Vermelho vivo

Nenhum comentário: