15.3.12


























Confiram alguns looks florais para inspirar...






























INSPIRAÇÕES!
















A DUQUESA KATE!


Eu adoro os looks da Kate Middleton, ela é super elegante e no dia internacional
 das mulheres não poderia ser diferente. Kate acompanhou a rainha Elizabeth em uma
 visita oficial á cidade de Leicester na Inglaterra.



Kate usou um conjunto azul-turquesa (vestido +casaco)  assinado por L.K. Bennett e 
um cinto preto na cintura. Nos pés scarpins pretos de veludo e o chapéu combinando
 com os sapatos.








C&A E MARIA FILÓ!

Que delícia a C&A e a Maria Filó agora são parceiras, em comemoração aos 15 anos
 da marca.

A estilista Roberta Ribeiro, se inspirou  em peças como: Saias, tricôs, vestidos, 
camisas (que estão super na moda) e muitos acessórios.










Um mimo esse short!


















USE TRANÇAS!
















Praia da Barra sofrerá com furacão





O autor Aguinaldo Silva revelou detalhes do último capítulo de “Fina estampa”, que vai ao ar no dia 23 de março. O bairro da Barra da Tijuca sofrerá com a passagem de um furacão na novela. A cena só será gravada horas antes de ir ao ar e promete muitas surpresas.
“No capítulo final vai soprar um furacão na Barra da Tijuca!”, adiantou Aguinaldo no Twitter, “Claro, essa ultimíssima cena, guardada a sete chaves numa das minhas casas, só será gravada horas antes de ir ao ar...”.
Aguinaldo já manifestou, também no Twitter, que pensa em escrever uma fuga de barco de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Pereirinha (José Mayer) em meio a uma tempestade. Será que ele realmente optou por este final para a Rainha do Nilo?












Repaginada e cheia de planos, Kelly Key está com a corda toda. A cantora, que já contabiliza 10 anos de carreira e vendeu milhões com o hit Baba Baby, logo em sua estreia, agora se firma na carreira de apresentadora.
Kelly é contratada da Record até 2013 e vai ganhar uma atração em setembro.
“Será muito legal, toda a família poderá ver. Em maio, terei mais detalhes”, disse a cantora.
A música, contudo, não ficará de lado. Ao menos por enquanto. A nova turnê do disco Shaking inicia dia 23, com um show na boate The Week, no Centro do Rio.










Novelas para esta quinta-feira, dia 15

MALHAÇÃO
Moisés se surpreende com a postura de Cristal e decide combinar uma nova entrevista com Juninho. Guido fica desapontado quando Laura o apresenta para Fabiano como seu amigo. Filipe confessa a Betão que está apaixonado por Isabela.
AMOR ETERNO AMOR
Miriam desconfia das intenções de Pedro ao conversar com ele. Fernando não atende ao telefonema da noiva. Miriam e Pedro chegam a Marajó. Tobias se irrita ao ver Pedro de volta à Vila dos Milagres. Fernando pensa em Miriam. Valéria procura os desenhos que Carlos fez de Elisa. Gabi implica com Clara. Gil volta de Nova York. Fernando finge acreditar na volta de Rodrigo para Verbena. Valéria tenta intimidar Miriam por causa de Carlos. Gil chega na sede da revista e todos ficam animados. Carlos e Miriam se encontram e se encantam um com o outro.
AQUELE BEIJO
Joselito conversa com o espírito de Iara e conclui que a prima não sobreviveu ao acidente. Henrique sugere que Grace Kelly pode se tornar a única proprietária da Comprare. Felizardo acha que com a morte de Iara sua maldição acabou e resolve voltar a vestir terno marrom. Joselito aconselha Iara a atravessar o portal de luz, mas ela hesitaOlavo registra a filha com um nome escolhido por ele e Marieta não aceita.
FINA ESTAMPA
René e Tereza Cristina trocam ofensas. Griselda pede a opinião de Guaracy sobre o pedido de Marilda. Danielle produz Enzo para seu ensaio fotográfico. Pedro Jorge implora que Danielle o tire da casa de Celina. Juan Guilherme e Vilma comentam sobre o clima entre Fábio e Carolina. O casal marca a data do casamento. Deborah experimenta o biquíni escolhido por Esther e Paulo para patrocinar o concurso. Crô conta para Tereza Cristina que Marilda trabalhará na casa de Griselda.





Griselda sofre atentado





O último capítulo de “Fina estampa”, que vai ao ar no dia 23 de março, terá fortes emoções para Griselda (Lilia Cabral). A Pereirão sofrerá um atentado e será salva da morte por seus dois pretendentes: Guaracy (Paulo Rocha) e René (Dalton Vigh). Quem adianta é o autor da novela, Aguinaldo Silva.
“A pergunta que não quer calar: quem vai ficar com Griselda, Renê ou Guaracy? Os dois vão salvá-la juntos da morte no último capítulo”, informou no Twitter, neste domingo.
Ao Extra, Aguinaldo já havia revelado que o último plano de Tereza Cristina (Christiane Torloni) será matar Griselda. O que será que a vilã vai aprontar?







A Praia da Barra foi palco na tarde desta quarta-feira de uma disputa para decidir quem era a “Sereira do pedaço”. O concurso faz parte da gravação de “Fina estampa” e, na trama, é organizado pelo quiosque de Álvaro (Wolf Maia). As atrizes Ana Carolina Dias, Michelle Martins e Janine Salles estavam entre as concorrentes. As cenas vão ao ar no dia 19.
Álvaro é organizador do concurso de beleza
 A vitoriosa é Deborah (Ana Carolina Dias), que toda feliz, ganha a faixa do concurso.
Malvino Salvador, o Quinzé, aparece entrando em um táxi. Quem também estava no set de filmagem eram os atores Dan Stulbach e o português Paulo Rocha, que, aliás, parecia bastante apressado e passou correndo entre a equipe com algumas páginas de textos na mão.








É assim que Isis Valverde vai aparecer em "Avenida Brasil", próxima novela das nove, que estreia dia 26. A atriz será a sexy Suelen, uma personagem com a libido aflorada e usa sensualidade o tempo todo. Para dar vida ao novo papel, a atriz criou uma puxada rotina de exercícios para ganhar massa muscular e ficar com um corpão.
"O corpo é a principal arma que ela tem. Estou fazendo uma malhação especial para ganhar massa muscular. Tenho facilidade para emagrecer, então faço musculação, além de 12 horas de dança semanalmente. A personagem tem bundão, pernão, cabelo grande e unha comprida. Também estou fazendo tratamento ortomolecular. Tomo proteína e óleos essenciais para intensificar a queima de gordura e o ganho de massa muscular, mas como de tudo. Malhando desse jeito preciso comer o que quiser", disse a atriz ao site da novela.
Dançarina de balé clássico, Isis, que está com um aplique para alongar o cabelo, acrescentou um novo ritmo aos seus prediletos: o charme, música que estará muito presente na trama. "Estou amando as aulas de charme. É divertidíssimo", falou ao site de "Avenida Brasil".








Thalita Carauta: da fogosa Janete à recatada Santinha no 'Zorra'. Foto



Thalita Carauta, que faz sucesso como a Janete no "Zorra total", surgirá praticamente irreconhecível no novo quadro do humorístico, previsto para estrear no próximo dia 7. A atriz agora será D. Santinha no vagão feminino do programa, que será comandado por  Lady Kate (Katiuscia Canoro).
O quadro terá ainda Índia Tapioca (Caike Luna) e Salsichona (Ataíde Arcoverde), que ficarão perturbando a recatada Santinha.








Bullion stitch


(1) Enfie a agulha no ponto A e puxe a linha. Insira a agulha no ponto B e faça ela sair do ladinho (esquerdo) do ponto A, mas não puxe a linha. (2) Esta é a parte mais delicada: segure a agulha e enrole cuidadosamente o fio na agulha. (3)Empurre delicadamente, faça com que as voltinhas fiquem bem próximas ao tecido, sem embolar. Pesquise qual é a posição mais confortável para você, procure trabalhar com as duas mãos. (4) Segure a molinha entre seus dedos (sem apertar muito senão a agulha não passa e sem deixar frouxo, para as voltinhas não bagunçarem) e puxe a agulha. É importante que a molinha esteja segura bem próxima do tecido. (5) Pronto, você está quase lá! Se algum fio estiver mais repuxado que outro, ajuste-os com a cabeça da agulha.(6) Insira a agulha bem ao lado (direito) do ponto B e puxe para baixo. Sua molinha está pronta! IMPORTANTE: Repare que a distãncia entre A e B é que vai determinar o tamanho da molinha. Quanto mais voltas você der na agulha, maior vai ficar a molinha, com o formato de um arquinho.

Montando a Rosinha: (7) faça 3 molinhas paralelas (enrole o fio na agulha até você sentir que a molinha está do mesmo tamanho da distância entre A e B). Faça uma molinha mais folgada na transversal. (8) Faça outra transversal, desta vez bem mais arqueada (dê mais voltas com a linha na agulha).(9) Faça a última transversal. As setinhas indicam somente a direção em que você deve enfiar a agulha no tecido quando for fazer as molinhas transversais.










Mudanças na prova do líder na reta final do 'BBB'. Boninho conta

Kelly será a última líder desta edição do "Big Brother Brasil" a ficar impedida de disputar a próxima prova pela liderança. Esta é uma das mudanças que Boninho prometeu fazer no jogo nesta reta final.
- A partir da semana que vem, tudo muda - avisa Boninho. - O líder participará das provas.
Na semana passada, ele adiantou também que promoverá uma sucessão de paredões e a final contará com apenas dois jogadores
















Amigo cálcio

O consumo diário de aproximadamente 1200 mg do mineral ajuda adultos e idosos a afastarem o fantasma da osteoporose

Por Leonardo Valle e Jéssie Panegassi


Amigo cálcioO consumo diário de aproximadamente 1200 mg do mineral ajuda adultos e idosos a afastarem o fantasma da osteoporose. Confira agora o ranking das principais fontes de cálcio para cada 100 g* de alimento e não as perca de vista na hora das refeições:

foi o aumento da eficiência
do sono nas pessoas que
consumiram suco de cereja.
Segundo pesquisa
da Universidade Nothumbria, na
Inglaterra, a bebida aumenta
os níveis do hormônio
melatonina e garante 25
minutos a mais na cama
DE OL

HO NOS ALIMENTOS
E o pano de prato? 
Ele é um item que faz parte do cotidiano de quem trabalha na cozinha, seja ela profissional ou doméstica. Muitos o usam de forma errada e acabam contaminando os alimentos. Usá-lo no ombro, na cintura, sobre a pia, ou como pegador de panelas pode contaminá-lo. Se isso acontecer, o pano de prato repassa as bactérias para outros locais, incluídos os alimentos, o que ocorre quando alguém o coloca em cima de uma travessa ou das refeições, para impedir o pouso de insetos, bem como para proteger os pratos já lavados e limpos no escorredor. Mas é bom lembrar: o pano de prato deve ser trocado, no mínimo, uma vez ao dia.




Troca esperta
Qual a melhor bebida para aquecer o corpo no outono? A nutricionista Andrea Alterio, da Nutrein (SP), dá a dica:
Chocolate quente 
Seu valor calórico pode atingir até 210 kcal se feito com leite integral, achocolatado e açúcar, o que dispara os níveis glicêmicos e exige mais insulina, despeja gordura no sangue e predispõe o organismo ao aumento de peso e problemas circulatórios.
Capuccino light 
Feito com leite desnatado, cacau e uma dose de café, a bebida fornece cerca de 185 kcal. O café é a estrela da bebida, pois estimula a queima de calorias e é rico em antioxidantes. Uma pitada de canela tem ação termogênica.


Fotos: Shutterstock.
UVA PARA PREVENIR A CEGUEIRA
O jornal Free Radical Biology and Medicine publicou um estudo que indica que o consumo de uvas ajuda a prevenir o começo da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que pode levar à cegueira. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes presentes na fruta são os responsáveis por esse feito. Os testes foram realizados em ratos de laboratório que, divididos em três grupos, ingeriram uma dieta rica em uvas, em luteína ou uma alimentação comum. Depois de um tempo, aqueles que se alimentaram da fruta estavam mais protegidos contra danos de oxidação da retina, evitando a cegueira. Segundo a análise dos animais, que tem uma estrutura bastante parecida com a humana, incluir antioxidantes naturais - como as uvas - na alimentação desde cedo é diretamente beneficial para a saúde dos olhos.

Faxina geral
Com o excesso de agrotóxicos e aditivos nos alimentos, a necessidade de limpar o corpo de resíduos tóxicos se tornou ainda maior. Para completar, as tensões do dia a dia também favorecem o acúmulo de toxinas, que, entre outras coisas, prejudicam a imunidade. Contra o problema, a química Conceição Trucon sugere receitas poderosas no livro Alimentação desintoxicante (Alaúde). À venda por R$ 30
(Betacaroteno previne o envelhecimento precoce e é precursor da vitamina A. "Para as mulheres, a dose diária recomendada é 4,8 mg, que pode ser obtida em 100 g de cenoura ou 200 g de manga", Thomas Taylor nutricionista do Oba Hortifruti)
Fotos: Shutterstock.
benefícios da taioba
1. O consumo de 100 g da verdura supre as recomendações diárias de vitamina A para adultos, que são 0,9 mg para homens e 0,7 mg para mulheres.
2. Extraída da raiz, a fécula da taioba possui 85% de amido, sendo uma boa opção de alimento energético.
3. A taioba é ótima fonte de vitamina C, nutriente que tem a capacidade de neutralizar radicais livres. Mas uma pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) evidenciou que a versão orgânica dessa verdura é ainda mais rica no nutriente.
4. A taioba também combate a prisão de ventre: cada 100 g do alimento fornece 4,5 g de fibra, sendo 25 g a dose diária recomendada.
5. A verdura nunca deve ser consumida crua, já que possui oxilatos de cálcio que são capazes de irritar a garganta. Apesar disso, seu cozimento não prejudica a oferta de minerais importantes como o magnésio e o ferro.
FONTES: ( NOTA) ALINE DE CASTRO PIMENTEL, GLORIMAR ROSA E WÂNIA LUCIA ARAÚJO MONTEIRO, PESQUISADORAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ); (5 BENEFÍCIOS) TABELA NUTRICIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), EMBRAPA E ANA CAROLINA DAL BIANCO GARCIA, NUTRICIONISTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP).












Horóscopo dia 15, quinta-feira

ÁRIES
Na carreira, busque o sucesso que merece e se aproxime dos seus superiores para mostrar sua competência. Ótimo astral para ter seus talentos reconhecidos.

Cor: branco.
TOURO
Não tenha medo de mostrar o quanto é competente, principalmente se trabalha por conta própria. A independência profissional vai elevar sua autoestima neste dia.

Cor: amarelo.
GÊMEOS
No trabalho, não tenha receio de cobrar as tarefas de outras pessoas. Demonstre firmeza e determinação em suas atitudes. Se deseja fazer novos planos para sua vida profissional, aproveite esse momento.

Cor: pink.
CÂNCER
Dia ideal para tratar de assuntos que considera importantes, como trabalho, documentos e negócios. Como as finanças estarão protegidas, você poderá notar um incremento nas suas economias.

Cor: roxo.
LEÃO
Você vai revelar novas habilidades no seu emprego e poderá se destacar entre os seus colegas. Clima favorável para cobrar uma antiga dívida.

Cor: tons claros.
VIRGEM
No trabalho, sua produtividade tende a aumentar, pois conseguirá colocar em prática os aprendizados. Em casa, não seja tão exigente com os familiares, cada um tem seu jeito para cumprir as tarefas.

Cor: tons pastel.
LIBRA
No ambiente de trabalho, aposte em seus talentos. Saiba que isso poderá destacar a sua imagem profissional. Um dinheiro inesperado deverá entrar na sua conta em breve.

Cor: amarelo.
ESCORPIÃO
É possível que receba um dinheiro que julgava perdido. Na carreira, poderá se desentender com chefes: tenha calma e confiança! Cor: rosa.
SAGITÁRIO
Procure economizar e rever suas contas a partir de agora. Aprenda também a distinguir desejos de necessidades. Em casa, preste atenção na saúde familiar e incentive bons hábitos.

Cor: lilás.
CAPRICÓRNIO
Reforce os seus objetivos na carreira. Cuidar do visual lhe dará confiança para mostrar toda a sua capacidade de realização. Equilibre bem as responsabilidades familiares. Sua ambição falará mais alto.

Cor: amarelo.
AQUÁRIO
Nos assuntos profissionais, guarde segredo se for preciso. Informações confidenciadas a você não devem ser espalhadas a quatro ventos. Se precisar desabafar, procure um parente próximo. Notícia relacionada a dinheiro a receber poderá chegar.

Cor: branco.
PEIXES
Trabalhar em grupo será produtivo e trará resultados mais sólidos. Conte com colegas confiáveis e amigos próximos.

Cor: verde.






Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 5 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.371 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (14), em São Paulo. A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (17), é de R$ 5 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 03 - 04 - 08 - 11 - 47 - 49.
A Quina vai premiar 101 apostas com R$ 12.265,25 . A Quadra registrou 7.421 apostas certas e cabe a cada uma delas R$ 238,47





Angelina Jolie faz dieta para engordar

A atriz precisa cuidar melhor de sua alimentação se quiser engravidar outra vez

Angelina Jolie faz dieta para engordar - Getty Images

Segundo a revista In Touch Weekly, se Angelina Jolie quiser mesmo engravidar do quarto filho biológico, terá de cuidar melhor de sua saúde, já que a atriz estaria abaixo do seu peso ideal.
Uma fonte contou à publicação que Jolie - que ultimamente aparece muito magra - começou a fazer um tratamento para engordar e nutrir melhor o corpo.
"Ela está abaixo do peso, e começou até a ter problemas nos rins, mas já mudou completamente sua alimentação e passou a tomar mais líquidos", contou o informante.


Lilia Cabral liga para Aguinaldo Silva chorando. Saiba por que!

O ator ainda elogiou algumas atrizes de sua novela Fina Estampa

Lilia Cabral liga para Aguinaldo Silva chorando. Saiba por que! - Divulgação/TV Globo

Faltando só 10 dias para a exibição do último capítulo de Fina Estampa, da Globo, Aguinaldo Silva já está entrando no clima de despedida. Na tarde desta quarta-feira (14), o autor usou o seu Twitter para elogiar o desempenho de Carolina Dieckmann, Lilia Cabral e Helena Rinaldi na trama. Ele ainda contou que recebeu um telefonema emocionado da intérprete de Griselda na trama.
Segundo Aguinaldo, Lilia Cabral ligou para ele chorando ao ler sua última cena na trama. Para o novelista, a personagem Griselda (Pereirão) ficará na memória dos brasileiros, assim como a viúva Porcina, da novela Roque Santeiro.







Uso diário de filtro solar, hidratação e limpeza contribuem para pele jovem

Do G1, em São Paulo,BEM-ESTAR


Ter sempre a aparência jovem e a pele esticada é o sonho de todas as pessoas. Para isso, elas recorrem a diversos tratamentos, produtos ou até mesmo cirurgias. O Bem Estar desta terça-feira (13) recebeu a dermatologista Dra. Márcia Purceli e o cirurgião plástico Dr. Pedro Vital para explicar esses procedimentos e dar dicas de como cuidar da pele do rosto.
O conceito de “esticadinha”, usado antigamente por médicos, já não é mais usado pelos cirurgiões plásticos porque atualmente as mulheres não esticam mais a pele, elas transformam as retas do rosto em curvas. E essa mudança é mais profunda porque é preciso mexer no músculo.
A pele envelhece junto com o ser humano. Os “fibroblastos", pequenas ferramentas que produzem o colágeno, chegam aos 30 anos de vida intactos, mas a partir daí começam a envelhecer e vão perdendo a força, produzindo menos colágeno, que é uma substância que dá firmeza à pele. Quando ele diminui, a pele fica mais flácida. É um processo normal da evolução humana, assim como a contração e relaxamento dos músculos da mímica facial, o que deixa a pele enrugada com o tempo.
Linhas e marcas de expressão podem virar rugas e pregas com o tempo porque os fibroblastos reduzem a produção de colágeno e com isso a pele perde parte da sustentação. A dica dos especialistas para deixar a pele jovem é protegê-la, hidratá-la e limpá-la diariamente. Em casos mais extremos como a cirurgia, é necessário cuidados antes do procedimento.
Cirurgia plástica no rosto - Arte Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Para realizar as operações no rosto, os médicos usam regras matemáticas que se aplicam a qualquer mulher. Veja:
Lábios: os inferiores devem ser menores. A regra é: lábio superior = 1,6 vezes lábio inferior


Nariz x olhos: a largura do nariz na altura das narinas deve ser igual à distância entre os olhos

Nariz x testa: o comprimento do nariz deve ser igual ao comprimento da testa
Lifting (ritidoplastia)
É a mais comum cirurgia plástica de fase. Ele levanta as estruturas musculares, agindo no sentido contrário dos vetores do envelhecimento, e produz um efeito generalizado no rosto, porque mexe na musculatura.
Há diversas formas de realizar o lifting, de acordo com as diferentes regiões do rosto. É possível provocar alterações nos olhos, bochecha, boca, pescoço e queixo. No lifting, você fixa o músculo acima da orelha, sutura e amarra a musculatura.
Quem decide fazer a cirurgia precisa se preparar bem antes. É preciso fazer hidratação e limpeza de 15 a 20 dias antes da cirurgia para preparar a pele para o procedimento, além de visitar um clínico antes para que ele peça os exames preparatórios. Outro fator que pode prejudicar a cirurgia é o fumo porque o cigarro altera a circulação, então é recomendável eliminá-lo por, pelo menos, três semanas antes do procedimento.

Após a cirurgia, no mesmo dia, os médicos recomendam compressas com água fria com gases ou toalhas. Não se deve colocar gelo na pele porque há o risco de queimaduras. Além disso, é preciso tomar corretamente antibióticos e analgésicos indicados pelo médico para evitar reações.
Outra recomendação é evitar tomar sol por dois meses para proteger a pele de manchas e edemas e fazer drenagem linfática de duas a três vezes por semana na região do rosto. O mais importante é o paciente descansar por, no mínimo, dez dias.
Toxina botulínica
Quando fazemos expressões com o rosto, movemos um grupo muscular específico e, com o tempo, eles vão ficando vincados e causam as marcas de expressão. Então, a toxina botulínica é injetada no músculo e bloqueia os receptores, fazendo com que as fibras fiquem paralisadas, aliviando a tensão muscular e deixando a expressão facial mais leve e menos marcada.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não há comprovação científica de que a reaplicação excessiva da toxina botulínica possa trazer danos à saúde. No entanto, por questões de segurança, a entidade recomenda no máximo três aplicações ao ano por pessoa.
Alguns fatores reduzem a durabilidade da aplicação da toxina butolínica, como antiinflamatórios, aceleradores de metabolismo e estresse. O médico pode aplicar uma dose de complementação da toxina botulínica de duas a quatro semanas depois da primeira, caso o resultado não tenha ficado satisfatório.
Preenchimento
É a injeção nos sulcos da pele de uma substância que tem como base o ácido hialurônico, que é fabricado pelo fibroblasto e já existe no corpo humano. Ele estufa e nivela a ruga, deixando a pele mais firme e reduzindo as marcas. O resultado é instantâneo e pode ser visto na mesma hora.
Creme de semente de trigo
Feito a base de um agente “tensor” de origem vegetal, extraído das proteínas da semente do trigo, o creme também funciona para “esticar” a pele. Ele provoca um efeito imediato que dura aproximadamente 8 horas ou até o rosto ser lavado. O produto funciona porque cria um filme que estica a pele e diminui a profundidade das rugas, deixando o rosto liso e brilhante.
É importante alertar as mulheres para não realizarem nenhum destes procedimentos no período da gravidez até 6 meses depois do término da amamentação. A restrição inclui grávidas, lactantes e mulheres que amamentaram recentemente porque as substâncias ou cirurgias podem prejudicar o bebê. Apenas o creme de semente de trigo é liberado.











Anvisa proíbe uso de aditivos para dar sabor ao cigarro

  • Para especialista em tabagismo, os aromatizantes tornam o cigarro mais atraente aos jovensPara especialista em tabagismo, os aromatizantes tornam o cigarro mais atraente aos jovens
A indústria do cigarro sofreu mais um golpe nesta terça-feira (13). A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou por unanimidade a resolução que proíbe o uso de aditivos que dão sabor a produtos derivados de tabaco, como mentol e cravo. O uso do açúcar, porém, continua permitido.
A indústria terá 18 meses para adequar os cigarros à nova regra. No caso de outros derivados de tabaco, como os fumos para cachimbos, o prazo é de 24 meses. A decisão não vale para produtos exportados para outros países.
De 2007 a 2010, subiu de 21 para 40 o número de marcas de cigarro com aromatizantes, segundo a Vigilância Sanitária. Uma pesquisa feita em 13 capitais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica que o cigarro com sabor é o preferido entre adolescentes brasileiros que começam a fumar.
"O cigarro da década de 60 e 70 não era agradável, mas havia uma propaganda que incentivava o consumo", explica a cardiologista Jaqueline Issa, do Instituto do Coração (Incor). "À medida que houve uma restrição da publicidade, a indústria precisou criar um produto mais atraente." De 15% a 17% da população brasileira é fumante hoje em dia. "Para alcançarmos um dígito, o caminho é difícil e essas coisas que parecem pequenos detalhes passam a ter uma importância enorme", comenta.
O texto original, colocado em consulta pública em novembro de 2010, previa a retirada, ainda, do açúcar. A sugestão seguia os princípios da Convenção Quadro do Tabaco, um acordo internacional com regras para prevenção e combate ao tabagismo do qual o Brasil é signatário.
Mas produtores alegaram que o aditivo é indispensável para um determinado tipo de fumo, o Burley, o que causaria um problema para as famílias que dependem da produção de tabaco.
Demissões
Associações patronais e sindicatos de trabalhadores da cadeia produtiva do tabaco, além de entidades públicas de municípios produtores, divulgaram nos últimos dias na imprensa um manifesto conjunto em repúdio à resolução. No texto, o grupo alega que não há nenhum estudo que aponte uma relação entre a incidência de fumantes na população e a participação de cigarros com sabor no mercado.

De acordo com os representantes da indústria do tabaco, a proibição vai desestruturar a cadeia produtiva do setor, provocará demissões e incentivará o comércio ilegal de cigarros. O açúcar, portanto, ficou fora da proposta da Anvisa e o tema deve voltar a ser discutido futuramente.
(Com Agência Estado e Agência Brasil)












Nenhum comentário: