6.8.10

Selecionei varias receitinhas faceis e gostosas para voce acrescentar em seu cardapio



Refogado de maxixe















Maxixe refogado no azeite, alho e sal. Pra quem não conhece maxixe, é um legume cujo sabor lembra um pouco o pepino.



Cebolas e pimentões assados ao curry









Cebolas e pimentões fatiados grande temperados com basten curry, um pouco de sal e um poquinho de azeite. Assa-se cobrindo com papel alumínio e retirando-o somente no final. Serve sobre folhas rasgadas de alface comum, pois assim a alface "rouba"o tempero do assado, ficando saborosa e diferente.



Mandioca na manteiga















Mandioca salteada na menteiga, com um pouquinho de sal e cebolinhas frescas. Simples, mas dá um gosto todo especial para a mandioca.



Pra completar o cardápio do dia, arroz integral e feijão



Maxixe ao gengibre















Alho e cebola refogados em óleo, seguidos por rodelas de maxixe temperado com gengibre ralado e sal. Surpreendente



Salada colorida de repolhos









Repolho roxo e verde picados bem fininhos, talos de salsão, e maça verde ralada. Para temperar, um pouco de limão, sal, azeite. Como o limão deixa um pouco azedo, para amenizar, servi um molho de azeite balsâmico com mel e pimenta do reino moída.



Cebolas recheadas
















Receita inspirada numa que estava no livro de verduras da coleção A Grande Cozinha da Abril.
Cozinha-se as cebolas no vapor sem a tampinha até elas ficarem bem macias. Depois retira-se o miolo das cebolas e junta-se parte desse miolo no processador com cenouras cozidas, um pouco de leite, queijo cottage e orégano. Pegua-se esse processado e coloca-se dentro de cada cebola. Em seguida, leva-se ao forno por alguns minutos.

Servi com folhas de agrião em volta.


Batatinhas assadas com orégano









Batatas congeladas pré-prontas colocadas em uma travessa com sal, uma colher de sobremesa de oléo e orégano seco. Coloque no forno alto e deixe assar. Ficam crocantes como as fritas, mas sem a bagunça e o excesso de gordura da fritura.


Salada de feijão verde















Feijão verde cozido, com pedacinhos de pimentão verde e vermelho e alho poró, tudo temperado com sal e azeite.



Fatias adocicadas de abóboras assadas









Corta-se a abóbora em fatias, com a casca. Em seguida, unta-as com azeite e salpica um pouco de adoçante culinário (ou açucar, quem preferir. o resultado é o mesmo) nos dois lados da fatia. Por fim, cobre cada uma das fatias (pelos dois lados também) com folhas de sálvia fresca e põe tudo no forno para assar.




Salada crocante de acelga









Acelga picada fininha, champignon em conserva e pimenta de cheiro de Conceição da Barra, sal e azeite.



Batatas soutés com brócolis









Bastante alho em fatias refogado em azeite, seguido por batatas da terra miúdas inteiras previamente cozidas e descascadas (num ponto de cozimento onde elas não podem ficar muito moles, pois ainda devem ser refogadas), e galhos de brócolis (o brócolis também havia previamente sido cozido no vapor, mas não é obrigatório). Por fim, sal.



Penne com Beringela















Penne cozido ao dente (este estava especialmente durinho, como gosto) refogado com alho poró no azeite, fatias de beringela e de pimentão, temperados com sal e um pouco de orégano seco



Rodelinhas de bananas com canela









Rodelas de banana nanica com canela assada, até que soltasse bastante o doce da banana (ficou levemente caramelizada). Algumas gotinhas de limão antes de assar equilibraram o doce e garantiram a boa aparência das rodelinhas. Simples, mas bastante adequado ao inverno.



Sopa de abóbora com milho









Comece refogando cebola, alho, e um pouco de pimenta dedo de moça fresca picadinhos em um pouco de óleo. Em seguida, acrescente a abóbora, com a casca. Coloque um pouco de água e deixe cozinhando, até que a abóbora amoleça. Quando estiver macia, jogue tudo no liquidificador ou bata com um mixer (bater é importante por conta da casa, que não irá se dissolver totalmente sem essa ajuda). Volte com creme batido para panela e acrescente os temperos: sal, orégano e alecrim frescos. Junte a isso um pouco de grãozinhos de milho cozido e sirva bem quentinho.



Arroz à grega









Fica mais de sugestão do que uma "receita". Essa é uma maneira simples de transformar a comida do dia-a-dia. Para fazer o arroz à grega, fiz assim:

Dourei alho em fatias na panela com um pouco de óleo, colocando o arroz em seguida, para torrar. Quando o arroz mudou de cor (fica levemente mais esbranquiçado), coloquei água, sal e a vagem e a cenoura, ambos crus. Tampei a panela e deixei a água secar. Quando estava quase pronto, coloquei as passas. Pronto!



Torta mineira









Massa:
Cozinhe a mandioca, até ficar bem macia. Escorra e amasse com as mãos ou um garfo. Em seguida, coloque manteiga (não muito, cerca de 1 col de sopa e meia) e um pouco de água. Leve essa massa a uma panela. acrescente um pouco de farinha de trigo enquanto mexe. Você deve tirá-lo do fogo e parar de colocar farinha quando a massa começar a se soltar da panela. Nesse ponto você usa a massa para forrar toda a travessa, deixando uma parte mais grossa na borda.

Recheio:
À parte, preparei o recheio. Piquei quiabo em rodelas, pimenta dedo de moça fresca e bastante salsa. Temperei com sal e um pouco de manteiga.

Montagem: Jogue o recheio no centro da travessa previamente forrada com a massa de mandioca. Arremate pincelando manteiga derretida por toda a bora da travessa. Leve ao forno e deixe assar. Ficará pronto assim que o quiabo estiver cozido e tiver se formado uma leve casquinha crocante na borda. Bom apetite!



Pepinos ao molho de mostarda

. Os pepinos foram fatiados fininhos, e em seguida temperados com um molho de mostarda com azeite, algumas poucas gotinhas de limão, sal e salsa mascerada.



Salada de feijão de corda

Feijão de corda verde cozido, misturado com tomates cereja cortado em quartos, temperado com orégano fresco, azeite aromatizado com alho caseiro (eu fiz, depois tenho que ensinar a receita!), e sal. Uma saladinha básica e agradável.




Repolho adocicado

Comece refogando as cebolas à julienne (em tiras) na manteiga. Quando estavam douradas, acrescentei vinho branco, seguido do repolho picado (suficiente para dois) e meia cenoura ralada. Deixei que cozinhassem um pouco para acrescentar meia maçã gala também ralada, duas colheres de sobremesa de açucar e sal a gosto. Especialmente saboroso!

Nenhum comentário: