20.10.10


A Pirâmide Alimentar Brasileira foi criada em 1996 por pesquisadores da Universidade de São Paulo que adaptaram a Pirâmide Alimentar Norte – Americana de 1992 aos hábitos alimentares da população brasileira.
A pirâmide alimentar revisada e atualizada pelo Banco de Saúde e incorpora as pesquisas das últimas décadas, enfatizando duas inovações:
* O consumo de carboidratos integrais, ricos em fibras.
* O consumo de gorduras saudáveis, de origem vegetal e peixes.
A Pirâmide Alimentar Brasileira, de acordo com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, esta dividada em quatro níveis, sub-divididos em 8 grupos. Cada um desses níveis corresponde a um grupo de alimentos (energéticos, reguladores, construtores e energéticos extras). Esses grupos são divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que eles devem ser ingeridos durante o dia. Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior é a quantidade que devemos ingerir de determinados alimentos.

Confira abaixo as porções a serem ingeridas da Pirâmede Alimentar Brasileira:
- Primeiro nível (base): é composto por cereais (arroz, trigo), raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame) e massas (pães, bolos). São alimentos ricos em carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia para o organismo. Deve-se consumir de 5 a 9 porções por dia.
- Segundo nível: é composto por hortaliças (verduras e legumes) e frutas. São alimentos ricos em vitaminas e minerais, responsáveis pela regulagem das funções do nosso organismo. Deve-se consumir de 4 a 6 porções de hortaliças e de 2 a 4 porções de frutas por dia.
- Terceiro nível: é composto por leite e derivados, carnes e ovos e leguminosas. São alimentos ricos em proteínas, responsáveis pela formação e manutenção dos tecidos do organismo. Deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia; 1 a 2 porções de carnes e ovos e 1 porção de leguminosas.
- Quarto nível: é composto por óleos, gorduras, açúcares e doces. Pode-se consumir de 2 a 3 porções de cada por dia.
Cada um desses grupos de alimentos fornece um pouco, mas não todos, os nutrientes que você precisa. Os alimentos em um grupo não podem substituir os de outros. Nem um grupo alimentar é mais importante que outro. Todos os grupos de alimentos so importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivduos e manter sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas. Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivduo.

O verão está próximo e o uso do protetor solar é fundamental para proteger a pele dos raios nocivos do sol, mas nem todo mundo sabe como usar o protetor solar corretamente. O cosmético que pode ser encontrado em diversas versões deve ser usado da maneira certa para realmente surtir o efeito de proteção adequada para a pele.
O filtro solar ou protetor solar atualmente é encontrado em loções,gel, cremes e até spray. O uso do protetor solar vai além de proteger a sua pele dos raios ultravioleta, o seu uso correto reduz as queimaduras e outros males causados pelo sol. E ainda evita o envelhecimento precoce da pele .
A maneira correta de utilizar o protetor é aplicar o produto no mínimo 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas. Ou todas as vezes que sair da água  mesmo que no rótulo do produto esteja escrito que é a prova d’água.

O protetor solar também pode fazer mal a pele caso você esqueça de reaplicar o produto,  Tudo porque ocorre uma liberação de radicais livres quando passa do determinado tempo de aplicação, por isso o resultado pode ser nocivo a pele. Por isso a reaplicação não deve ser esquecida afinal a sua pele estará novamente protegida por mais algumas horas.
Vale lembrar da importância de usar o protetor solar todos os dias do ano na pele,independente da estação do ano ou se estiver com ou sem sol , vale a pena criar esse hábito e carinho com à sua pele.  Pois a maioria das pessoas só acham que devem usar o protetor solar quando estão expostas diretamente ao sol, ou em dias de verão.  Todo mundo está exposto aos raios ultravioleta, mesmo que os dias estejam nublados.

Nenhum comentário: