2.12.06

Os 100 segredos das pessoas saudáveis

Os 100 segredos das pessoas saudáveis

Para ser saudável, é preciso um conjunto de esforços para manter o corpo e a mente em dia. No entanto, apesar de às vezes parecer difícil melhorar a qualidade de vida - pois não há quem não passe por momentos de estresse, noites mal-dormidas, alimentação desbalanceada etc -, são pequenas rotinas do dia-a-dia que fazem com que, no final das contas, você esteja com a cabeça tranqüila e um corpo mais forte.

O psicólogo americano David Niven juntou várias dicas no livro "Os 100 segredos das pessoas saudáveis" (Editora Sextante), que derruba mitos e oferece exemplos concretos para serem aplicados diariamente. A obra faz parte da série de sucesso que já vendeu milhões de livros com os títulos "Os 100 segredos das pessoas felizes", "Os 100 segredos das pessoas de sucesso" e "Os 100 segredos dos bons relacionamentos". Leia 10 dos segredos que tornam sua vida mais saudável.

A busca pelo corpo perfeito é uma ilusão

"Esforçar-se para adotar um estilo de vida mais saudável é excelente e vai ajudar em muitos aspectos da sua vida. Mas tentar alcançar o resultado perfeito - o corpo perfeito - não é bom, nem útil. Quando tentamos conseguir o resultado perfeito, estamos na verdade nos condenando ao fracasso. Na realidade, a perfeição não existe, porque a melhora é um processo, e cada avanço conseguido deve ser festejado, em vez de ficarmos insatisfeitos porque não atingimos o máximo".

Dê um tempo a você mesmo

"A maioria das pessoas costuma ter a sensação de que um dia é curto demais para fazer tudo o que deseja. Corremos de uma atividade para outra, só parando quando o dia termina. Dificilmente dedicamos uma parcela do tempo para nós mesmos. Dê a você mesmo um tempo para sentar um pouco, pensar, sentir, contemplar - todos os dias".

Procure ver o lado positivo

"Tudo o que acontece tem conseqüências positivas e negativas. Cabe a nós escolher a quais queremos nos apegar. Mesmo as piores experiências têm aspectos positivos em que você pode se concentrar. Em contrapartida, acontecimentos maravilhosos podem oferecer alguns aspectos negativos aos quais você pode se agarrar. A escolha que você faz revela um traço da sua personalidade e da sua maneira de encarar a vida"

Rir é mesmo um remédio

"Rir nos ajuda a lidar com a dor e com as dificuldades e revela-se de grande utilidade, porque reduz o nível de nossa ansiedade e de tensão que enrijece o corpo. Quando estiver doente ou preocupado com sua saúde, reserve um tempo para assistir à sua comédia favorita ou para ler um livro divertido".

Durma bem

"O sono é um combustível do qual o nosso organismo não pode abrir mão. Como acontece com a comida e a água, não podemos dormir pouco num dia para compensar no dia seguinte. Nosso organismo espera um suprimento constante de sono e funciona melhor quando tem uma noite de sono plena a cada vinte e quatro horas".

Hostilidade causa doença

"Vínculos positivos entre as pessoas são uma fonte de bem-estar físico e mental. Sentimentos negativos dirigidos contra aqueles à sua volta são uma fonte de tensão, tanto física quanto psicológica. Procure entender que a sua raiva vai fazer mais mal a você do que ao alvo do seu sentimento".

Aproveite as muitas utilidades da aspirina

"Até recentemente o remédio mais difundido contra as dores de cabeça, a aspirina reduz a possibilidade de obstrução das artérias e tem sido associada também a uma diminuição do risco de ocorrência de doenças cardíacas e do mal de Alzheimer".

Beba suco de uva

"Da mesma forma que o teflon impede que a sujeira grude na frigideira, o bioflavonóide encontrado no suco de uva impede que o colesterol grude nas nossas artérias. Portanto, o consumo regular de suco de uva reduz a probabilidade de suas artérias virem a ser obstruídas e diminui o risco de doenças cardíacas e derrames".

Dê um gelo no resfriado

"Abotoe o casaco ou vai pegar um resfriado!". Um velho conselho que cansamos de ouvir dos nossos pais e avós. No entanto, a verdade é que a temperatura não provoca resfriados. Resfriados são causados por vírus transmitidos de pessoa para pessoa. A melhor maneira de evitar apanhar um resfriado é lavar as mãos ao chegar da rua e tentar impedir a disseminação do vírus através do contato".

Sentir culpa faz mal a você

"Ficar se torturando a respeito de algo que você fez não é uma atitude produtiva. Isso não só vai esgotar você mentalmente como comprometer a capacidade do seu corpo de se defender das doenças. Se a culpa é relativa ao passado, não há nada que possa ser feito, a não ser desculpar-se e reparar o dano. Se é relativa ao presente, em vez de ficar remoendo a culpa, mude a situação".

Nenhum comentário: