2.12.06

Etiqueta de bolso


Ana Vaz acaba de lançar, pela Editora Versus, o “Pequeno livro de Etiqueta – Guia para toda hora”. O simpático livrinho de bolso traz orientações para diversas situações do dia-a-dia, como comportamento em restaurantes, no ambiente de trabalho, na hora de presentear, visitar ou receber amigos. Tudo para você agir com o máximo de bom-gosto e elegância. Confira algumas dicas que Ana dá no guia.


Presentes e mimos

▒ Quando você recebe, abra o presente na frente de quem o ofertou, tomando cuidado para não exagerar na reação, de forma que pareça falsa, nem fazer cara feia, caso tenha se decepcionado.
▒ Se lhe perguntarem o que você quer ganhar, você pode, sim, dar dicas. Evite dizer “nada”. Se o fizer, depois não fique com aquele sorriso amarelo ao receber “nada” de presente!



Telefone

▒ Apesar de algumas pessoas recomendarem ligações entre 9 e 22 horas, eu particularmente recomendo que sejam feitas entre as 10 e as 12 horas e entre as 14 e as 20 horas. Você não corre o risco (ou o diminui) de acordar a pessoa, tirá-la da mesa, roubar um tempo que ela gostaria de ter para relaxar e/ou curtir com a família.
▒ Se a ligação é no fim-de-semana, tente fazê-la após as 11 horas.



Apresentações e cumprimentos

▒ Ao parar para conversar com alguém que acabou de encontrar, seja no shopping , na rua, na saída do cinema etc., sempre apresente a pessoa que está com você. É muito desagradável para seu acompanhante ficar feito estátua enquanto a conversa rola.
▒ Não beije nem estenda a mão a quem está à mesa, a não ser que a pessoa o faça.



Perguntas infelizes

▒ “Nossa, você engordou?”, “Tá ficando careca hein?” ou coisas do tipo. Ninguém quer ouvir esse tipo de comentário. Não se surpreenda com uma resposta mal-educada.
▒ “Quanto custou?” ou “Quanto você pagou?”. A não ser que você tenha muita intimidade com a pessoa, e o que ela adquiriu seja algo banal, evite. Resista bravamente. É tão deselegante quanto perguntar quanto alguém ganha.



Outras dúvidas do dia-a-dia

▒ Quem tem a preferência no caso de entrar ou sair de algum lugar? Seja do elevador, do vagão do trem, do ônibus, do metrô, enfim, de qualquer lugar, quem tem a preferência é quem sai. Então se você vai entrar, espere que os outros saiam. Ponto. Esqueça a pressa...e a falta de educação!
▒ O que dizer quando alguém espirra? “Saúde”. Simples assim.
▒ No salão de beleza, qualquer profissional pode receber gorjeta, exceto o cabeleireiro que é dono. Não precisa entregá-la diretamente, você pode deixá-la quando acertar a conta. E nem precisa dar gorjeta todas as vezes que vai ao salão, mas ocasionalmente. Uma opção é dar uma gorjeta bem gorda no final do ano.

Nenhum comentário: