4.12.06

Etiqueta - Boas maneiras no trabalho


O trabalho é, provavelmente, o local onde passamos a maior parte de nosso dia. Não esqueça que também aí as regras de boas maneiras devem ser aplicadas. O respeito entre as pessoas deve ser uma constante, mantendo um clima harmônico e favorável aos negócios.

Nada mais desconfortável do que um local onde não há respeito entre os funcionários e com clima pesado.

Para evitar isso, algumas regras devem ser observadas.

São deveres do funcionário:

• Ser pontual e assíduo.
• Ao chegar e sair do local de trabalho deve cumprimentar os colegas.
• Deve se vestir com elegância sem exageros.
• Deve ser discreto.
• Não é necessário levantar-se para os diversos chefes, apenas para os mais idosos.
• Não deve se ficar reclamando de tudo o tempo todo.
• Evitar o mal humor.
• Não deve tratar o patrão com intimidade.
• Ter espírito de coleguismo.

São deveres dos chefes:

• Deve cumprimentar a todos.
• Não precisa mostrar a toda hora sua posição de superioridade.
• Não deve reclamar de tudo e por tudo.
• Deve exercer sua autoridade de chefe sem contudo ser arrogante.
• Deve ter atitudes firmes e coerentes
• Deve estar aberto para receber sugestões e reconhecer seus erros.

Se você estiver participando de algum processo de seleção, antes de mais nada procure se informar sobre a empresa, qual sua atividade principal, o mercado onde atua, o perfil de seus funcionários.
Na primeira entrevista lembre-se:

• Não é só o currículo que pesa.
• Sua aparência vai mostrar que está de acordo com o cargo e tipo de atividade.
• Mostre sua personalidade de forma discreta.
• Use maquilagem leve.
• A roupa deve lembrar o cargo.
• Deixe suas curvas para horas mais adequadas.

Nenhum comentário: