8.3.10






Dicas


- Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo na boca e bater no lado de fora da panela (como se faz com o ferro de passar roupa, para ver se está quente). Se a panela estalar, significa que a água já secou, se não estalar, o arroz ainda tem água.
- O frango frito fica dourado e sequinho, sem grudar na panela, se você colocar uma colher de sopa de maisena no óleo da fritura, que deve estar bem quente.
- Algumas receitas pedem creme de leite azedo. Você não encontra para comprar. Resolva seu problema da seguinte forma: coloque 2 colheres de chá de suco de limão para cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, você pode usar ½ colher de sopa de vinagre para cada xícara de chá de creme de leite fresco.
- Ovos Fritos: Para que o ovo não grude na frigideira rompendo a gemas quando tentamos tirá-lo da frigideira, acrescente ½ colher (café) de farinha de trigo na gordura, dependendo da quantidade. Se for pouca gordura use apenas uma pitada de farinha. Aqueça bem a frigideira antes de colocar gordura, óleo ou manteiga.
As claras ficarão branquinhas, sem nenhum queimado, se logo após o ovo ter sido colocado na frigideira, molhar sua mão na água fria e der uma borrifada sobre o ovo. Experimente e comprove.
- Conservando mandioca (aipim ou macacheira): Após comprar a mandioca, descasque-ao e parta em pedaços. Coloque as partes da raiz em um saco plástico e deixe armazenado no freezer. Você só poderá tirar a mandioca do freezer quando for levá-lo à panela. Esse método garante um tempo de conservação de três meses.
- Para saber se o abacaxi está maduro para ser consumido, puxe uma folha da coroa - ela deve sair com facilidade. Tem aroma adocicado quando maduro. Partes moles e escuras indicam machucados
- Para saber se o melão está maduro: Segure-o firmemente com as duas mãos. Pressione levemente a área oposta ao lado do caule; a superfície deve ceder um pouco. Também apresentará um agradável aroma adocicado.
- Para saber se o peixe é fresco: Veja se olhos estão claros e brilhantes e a pele úmida e brilhante. As guelras devem ser vermelho-claras e as escamas difíceis de remover. Quando pressionada, a carne deve voltar facilmente a sua conformação original. O peixe deve cheirar bem e estar limpo.









Dicas



Preparado para clarear roupas: 4 litros de água, 1/2 kg de sabão em pó, 1kg de bórax ou ácido bórico (compra-se em farmácias). Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax, mexa também até misturar tudo (Não há necessidade de ferver a água). Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde.
Quantidade para uso: para o tanque - 1 xícara (chá) bem cheia, para a máquina de lavar - 3/4 de xícara (chá).


Cheiro de suor na roupa: Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe a roupa numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no ultimo enxágüe.
E para os tecidos não sintéticos – basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos.
Tenha cuidado apenas com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los e também com roupas coloridas, verifique se a cor é firme.


Como tirar marca de barra em roupas: Se a marca de barra for em roupas de tecidos comuns, é só passar gelo na marca, depois passar o ferro quente e refazer a nova barra. Se as marcas de barra antiga for em seu jeans, passe uma esponja com bastante vinagre branco no local e depois passe a ferro, se necessário repita a operação até desaparecer os outros sinais.


Manchas de suor e desodorante em roupas: Manchas de suor costumam ficarem impregnadas nas roupas, assim como o desodorante misturado ao suor. Uma alternativa para retirar essas incômodas manchas é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar a roupa, depois deste tempo lave normalmente.


Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas: Faça uma mistura com amoníaco na proporção de uma colher (sopa) para 1 copo (250ml) de água. Pegue o pano branco embebecido neste líquido e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver engordurada, encardida. Depois, lave bem com a água e o sabão de coco e coloque para secar.
Poderá também, passar detergente nas golas e punhos e esperar uma meia hora antes de lavar.
Para proteger sua roupa, facilitando na hora de lavar, polvilhe um pouco de talco nestas regiões que estão em contato direto com a pele, como é o caso das golas e punhos. O talco, vai evitar que o suor e a gordura da pele deixe sua roupa encardida e na hora de lavá-la não necessitará esfregar tanto, evitando também que fiquem puídas.


Mancha de gordura ou de graxa de sua roupa: Com a roupa seca, cubra toda a mancha com sabonete branco (tem que ser branco) também seco (tipo lux luxo)
esfregando bem o sabonete, até a mancha ficar totalmente coberta pelo sabonete. Então lave a área com água fria, se necessário esfregue com as mãos, até mancha sair toda. Depois é só lavar a roupa do seu jeito de costume.

Mancha de graxa: Passe manteiga sem sal nas manchas de graxa em roupas. Deixe alguns minutos e limpe com um pano seco. Lave em seguida com detergente de cozinha incolor.
Outra opção é não deixar a graxa assentar. Assim que puder, pulverize a mancha com amido de milho e bicarbonato de sódio e deixe por 2 horas, até o pó engrossar. Raspe e repita o processo. Para finalizar, escove o pó e lave normalmente.










Depósito de água do ferro a vapor
Eliminando a ferrugem
- Coloque dentro do recipiente de água 1 colher de sopa de vinagre quente e deixe sair a água pelos orifícios. Em seguida vá enchendo o recipiente de água várias vezes e deixe-a sair, até eliminar todo o calcário nos orifícios do vapor e também a ferrugem.Você pode evitar que isso aconteça, retirando toda a água depois de usar o ferro.



Base do ferro elétrico
- O velho sistema para limpa-lo com vela funciona na hora, mas mal você acabou de passar suas roupas, já tem uma crosta de sujeira grudada na base do seu ferro.Jamais use produtos abrasivos, como palha de aço ou sapólio.Com o ferro desligado da tomada e frio, limpe a base da superfície do ferro com um pano umedecido em água e detergente neutro.Seque-o bem com um pano macio e então passe um pouco de cera incolor para automóveis, enxugando logo a seguir com pano seco.







As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas. Para evitar, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.
O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra; as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras.
Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água. Se tiver pressa, enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.
Não passe à ferro. Os tecidos das lingeries são de boa qualidade que o dispensam.
Na hora de guardá-las, coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas. Pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto; elas ficarão perfumadas.







Lavanderia


- Oriente-a a lavar separadamente roupas brancas, coloridas, roupas pretas e marinho;
- Peça que lave na mão as roupas de lã;
- Instrua-a a lavar camisetas de futebol do lado avesso;
- Peça para que as roupas sociais sejam passadas do avesso para não marcar as costuras;
- Determine que o varal de secar roupas esteja sempre limpo;
- Peça que seja feita uma pré-lavagem das roupas, antes de serem colocadas na máquina de lavar;
- Explique que tolhas de banho, meias, cuecas e lingerie não precisam ser passadas a ferro, sendo apenas dobradas após a lavagem;
- Estabeleça que as camisetas devem ser dobradas e as camisas penduradas em cabides;
- Solicite que as roupas descosturadas, sem botão, manchadas, furadas, queimadas pelo ferro de passar roupa, sem identificação e pés de meia sem pares sejam separadas;
- Peça que mantenha as mangueiras sempre enroladas;
- Especifique que toalhas de mesa e guardanapos sejam engomados.







Jantar com Mesa Arrumada.
A arrumação deve começar algumas horas antes do jantar.

* Veja se a toalha está bem passada. No caso de um jantar informal, você pode usar um jogo americano, se a sua mesa for de madeira tratada e não tiver manchas.
* Um arranjo de flores no centro da mesa valoriza o seu jantar. Elas devem estar em harmonia com todo o conjunto, nas cores e estilo. Mas atenção, escolha as de caule curto, pois floresmuito altas impedem que os convidados se vejam e dê preferência para arranjos que sigam o formato da mesa, redondo, retangular ou quadrado.
* O prato deve ser colocado a cerca de dois dedos da beirada da mesa.
* Os guardanapos podem ficar do lado esquerdo ou em cima do prato vazio.
* Se o jantar ou almoço começar com sopa, o prato de sopa deverá ser colocado dentro do prato raso e o guardanapo, dobrado, ficará sobre ele. Se não houver sopa, o guardanapo fica sobre o prato raso.
* Se a entrada for salada, o pratinho de salada deverá ser colocado à esquerda do prato raso, ou dentro dele, com o guardanapo em cima.
* Os copos ficam um pouco acima do prato, do lado direito. Da esquerda para a direita, a ordemé esta; copo de água, um menor para vinho tinto, e outro menor ainda para vinho branco. Se houver champanhe, a taça deverá ficar atrás dos copos, ao centro, levemente para a direita.
* Os talheres são colocados na ordem em que são usados, ficando os últimos mais próximos do prato. Facas e colheres são colocadas do lado direito, garfos do lado esquerdo.
* A lâmina da faca fica para o lado de dentro, em direção ao prato.
* Os talheres de sobremesa são arrumados acima do prato. Primeiro a faca, com a lâmina para dentro e o cabo para para o lado direito. Em seguida o garfo, com o cabo para a esquerda, no sentindo inverso. Por último a colher, também invertida com o cabo para a direita.

Dicas

* Não use toalha estampada com louça colorida, decorada. Neste caso, a toalha deve ser de cor lisa, vice-versa.
* Limpe os copos com álcool, eles ficarão transparenets e muito brilhantes.
* Não ponha palito na mesa, mas tenha-os a mão para caso de algum convidado pedir.
* Tenha sempre refrigerantes e água para convidados que não bebem bebidas alcoólicas.

Na Hora de Servir
Para quem tem empregada atenção para alguns detalhes:

* Os pratos devem sempre ser servidos do lado esquerdo e retirados do lado direito.
* Para tirar os pratos ela pode usar uma bandeja. Atenção, tirar só dois de cada vez. Em hipótese alguma empilhar na bandeja.
* Os pratos só começam a ser tirados depois que todos os convidados tiverem terminado.
* Se sua empregada estiver fazendo o jantar, é melhor você mesma servir. Ela certamente ficará atrapalhada com as duas funções. Neste caso, ou mesmo se você não tiver empregada adote a solução mais prática o bufê.

À Francesa
Está é uma solução para jantares muito formais só sirva à francesa se sua empregada for muito familarizada com jantares de cerimônia ou se tiver um copeiro e siga estas dicas:

1. O jantar começa à ser servido pela convidada principal, à direita do dono da casa.
2. Em seguida, são servidas as outras mulheres convidadas, terminando pela anfitriã.
3. Com os homens, servidos depois das mulheres, a ordem é a mesma.
4. Os pratos são apresentados pelo lado esquerdo, numa latura em que os convidados possam se servir.
5. Todos os pratos são passados duas vezes, exceto a sopa e os queijos.





Hoje é o dia da Mulher
Olá!

Feliz Dia da Mulher!
Aqui está uma história :

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a 8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.






Se Ingrid (Natalia do Vale) está irritada com o relacionamento entre Jorge (Mateus Solano) e Myrna (Aline Fanju), as coisas vão piorar muito nos próximos capítulos de "Viver a vida". É que o arquiteto vai assumir o romance com a prostituta e - de bom-humor e aparentemente recuperado do rompimento com Luciana (Alinne Moraes) - levará a nova namorada aos lugares que frequenta com a família.

Quando vir o filho no clube com Myrna, Ingrid ficará indignada. Jorge vai ensinar a moça a jogar tênis. Mas Ingrid não conseguirá se conter quando o filho aparecer com a prostituta para jantar em sua própria casa. Ela inventará uma desculpa e sairá da mesa, deixando Myrna constrangida

Nenhum comentário: