3.1.11

 

 

Hábitos não-saudáveis deixam a mulher quatro anos mais velha


Investe em cremes, tratamentos estéticos variados e cirurgias plásticas para parecer mais jovem, mas não tem hábitos saudáveis? Pois saiba que um estilo de vida desregrado pode fazer com que as mulheres pareçam 4,25 anos mais velhas, segundo uma pesquisa do Reino Unido.

O levantamento contou com dados de 8 mil mulheres com mais de 25 anos. Entre os costumes que prejudicam a aparência estão fumar, beber, comer alimentos calóricos, usar câmara de bronzeamento artificial e não cuidar da pele. Vale dizer que os cientistas não examinaram a pele das participantes, mas levaram em conta a opinião delas de quantos anos acham que aparentam ter.

O estudo revelou que uma em cada cinco pessoas do sexo feminino não usa hidratante; 40% se expõem regularmente ao sol sem proteção; um quarto consome junk food duas a três vezes por semana; e as mulheres bebem em média 448 unidades (doses) de álcool e fumam 894 cigarros por ano. Um quarto gasta 10 minutos por dia preocupada com o envelhecimento.

Ravi Jain, da Clínica Riverbanks, em Bedfordshire, Inglaterra, disse ao jornal Daily Mail que a produção de colágeno (que sustenta a pele) diminui naturalmente com a idade, mas os hábitos não-saudáveis aceleram a sua degradação.

O amor de almas gêmeas existe ou é conto de fadas?


Homens são criados para serem heróis e as mulheres para viverem um grande amor. Nietzsche escreveu: o sexo masculino ama com o corpo e o feminino ama de corpo e alma. A mulher sabe que o amor de almas gêmeas existe, mas é bom lembrar que seu parceiro não vai cair do céu diante dos seus olhos, pronto para libertá-la de todos os problemas.

Para encontrar a cara metade é importante encontrarmos primeiramente a nós mesmos. Em termos de comportamento humano, quanto mais alguém se sente seguro dentro do mundo, tanto menos ele tentará se refugiar em algo ilusório, mas sim, real, porque o amor é real.

Muitas pessoas acreditam que o amor de almas gêmeas existe; porém os casais têm a consciência de que é difícil durar até o fim da vida.

A chave para entender o amor consiste em quatro fatores:
- Ninguém entra na nossa vida por acaso
- Esta situação tinha que realmente acontecer
- Não devemos ter medo de tomar decisões (pois está escolhendo a opção correta)
- Se a relação terminou, era para ter concluído

Para outros, o amor de almas gêmeas não passa de uma bobagem, típico de estórias de contos de fadas. Porém devemos lembrar que muito do que somos se formou quando éramos crianças e o amadurecimento é um caminho natural.

Na infância, a mente (especialmente a feminina) é povoada por expectativas quanto ao encontro do príncipe e tudo pode se tornar real à medida que se amadurece.

A mensagem é: não desista e acredite no amor; os contos nos ensinam a descoberta da identidade de comunicação e as experiências que são necessárias para o desenvolvimento do nosso caráter e personalidade.

Claro que sabemos que não existem relacionamentos divinos e harmoniosos porque não existem pessoas divinas e maravilhosas o tempo inteiro, mas dentro de cada um existe uma espécie de promessa de encontrar alguém parecido conosco, um tipo de espelhamento de alma para alma no sentido de caráter, moralidade etc.

O amor existe e está pronto para ser vivido; só não o racionalize demasiadamente, apenas deixe acontecer.

Será que é integral?


E o que é um alimento realmente orgânico? Esses produtos estão cada vez mais presentes na mesa de quem busca um modo de vida saudável. Mas nem sempre o que está estampado nos rótulos pode corresponder à realidade
Eles tomaram de assalto as prateleiras dos grandes supermercados. A oferta de alimentos integrais e orgânicos aumenta a olhos vistos no Brasil. Mas, antes de colocar um desses produtos no carrinho, vale se indagar: será que é integral mesmo? E como ter certeza de que uma carne é realmente orgânica? Para começo de conversa, são considerados integrais aqueles grãos e cereais, como arroz, trigo e aveia, que não passam por um processo de refinamento. Dessa forma, como a casca e a película não são descartadas, preserva-se boa parte dos nutrientes e das fibras. “Eles agem como uma vassourinha no nosso organismo”, diz a nutricionista Maria Aquimara Zambone, da Divisão de Nutrição e Dietética do Ambulatório do Hospital das Clínicas de São Paulo. Em outras palavras, incluir essas opções no cardápio ajuda a reduzir os níveis de colesterol, permite controlar as taxas de açúcar no sangue e contribui para o emagrecimento.

O problema é que não há nenhum tipo de regra sobre a fabricação desses produtos no país, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. E por causa da falta de parâmetros cada empresa adota os critérios que bem entender. A Wickbold, marca líder no mercado, baseiase numa resolução já revogada pela Anvisa que, em suma, define o pão integral como aquele “preparado (...) com farinha de trigo e farinha de trigo integral ou fibra de trigo e ou farelo de trigo”. Sandra Sernaglia, gerente de marketing da empresa, reconhece que a definição é meio vaga. “Utilizamos a farinha de trigo refinada, fortificada com ferro e ácido fólico e incorporamos a fibra de trigo”, diz ela.

O grupo Bimbo, das marcas Pullman, Vita Plus e Nutrella, segue os preceitos da Whole Grains Council, organização que certifica por meio de um selo produtos integrais nos Estados Unidos. De acordo com suas normas, a massa do pão integral deve conter 51% de farinha... integral. A falta de regras específicas no setor é algo possível de ser resolvido. “Uma mobilização da sociedade civil pode levar às autoridades uma proposta efetiva”, acredita a advogada Mariana Ferraz, do Instituto de Defesa do Consumidor, o Idec.


PARA AVALIAR UM PÃO INTEGRAL
A dica é sempre ficar de olho no rótulo. Quanto mais fi bra houver em uma porção do alimento, mais integral ele é de verdade. Exemplo: em determinadas marcas, há o equivalente a 4,8 gramas de fi bra em 1 fatia e meia do pão. Já em outras versões integrais, você encontrará apenas 3,4 gramas da substância na mesma porção.

• Pão branco 1,3g de fibra alimentar
• Pão integral 3,4g de fibra alimentar
• Pão integral feito com multigrãos 4,8g de fibra alimentar

Fica patente qual deles ganha nesse quesito.

A diferença nutricional entre alimentos orgânicos e convencionais não é relevante. Mas atenção! Quem precisa seguir uma dieta com restrições de colesterol deve ficar atento. A quantidade de gordura das carnes orgânicas comuns, por exemplo, é idêntica

Na Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Rio de Janeiro há até um inquérito civil que apura esse vácuo nas normas de produção dos integrais no Brasil. “O objetivo é fazer com que o consumidor seja devidamente informado sobre a quantidade de farinha integral existente nesses alimentos”, diz o promotor Pedro Rubim Borges Fortes.

Já os alimentos orgânicos são cultivados sem agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos. “Só pelo fato de não conterem produtos químicos, eles são excelentes escolhas”, diz Maria Aquimara Zambone. No caso da carne orgânica, os animais precisam ser criados em pastagens isentas de contaminantes químicos, além de receberem cuidados específicos, como tratamento homeopático. Outro exemplo são os ovos. As galinhas poedeiras precisam de um repouso mínimo de oito horas, com luzes apagadas.

A legislação para a produção desses alimentos é nova. Por isso agricultores e pecuaristas teriam até o fi nal de 2010 para se adequar às regras estabelecidas pelo Ministério da Agricultura. A partir de agora, janeiro de 2011, nenhum orgânico poderá ser vendido sem o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica — SisOrg. Para conseguir a certifi cação, o agricultor necessitará, entre outras coisas, preservar a qualidade do solo, da água e do ar. Transgênicos, nem pensar. A alimentação dos animais para abate também precisa ser orgânica — e eles devem ter um espaço físico mínimo para se instalarem. Há ainda o compromisso pela redução no uso da energia não renovável, sem falar na destinação responsável de resíduos.

Mas as exigências não giram em torno somente das técnicas agropecuárias. As condições dos trabalhadores são outro ponto observado. Todos os envolvidos no processo, da produção à comercialização, passando pelo transporte e pelo armazenamento, obedecem às mesmas regras. Caso contrário, o produto não recebe o selo. “Trata-se de uma garantia para o consumidor, um sinal de que a produção foi monitorada”, diz o engenheiro agrônomo Marcelo Laurino, coordenador da Comissão de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura em São Paulo. Com tantas informações em mãos, você, com certeza, fará boas compras!
O QUE TEM DE NATURAL......em um sanduíche natural? Somente as folhas de alface e as rodelas de tomate que entram na sua receita. De resto, esse sanduba leva, além do pão, maionese, frios, pasta de atum ou frango, que, segundo a nutricionista Lis Proença, do Instituto do Coração de São Paulo, “podem, no máximo, ser ingredientes na versão light”. Ou seja, esse sanduíche é naturalmente uma bomba de gordura e calorias.

COMO IDENTIFICAR UM PRODUTO ORGÂNICO
Agora, o alimento só recebe esse carimbo se atender a certas regras. Além do selo de certifi cação, o consumidor deve fi car atento também à lista de ingredientes. A legislação estipula uma quantidade mínima de itens orgânicos, informação que deve estar no rótulo.


DO CULTIVO AO SUPERMERCADO COMO IDENTIFICAR UM PRODUTO ORGÂNICOTudo o que é preciso para um alimento ser classifi cado como orgânico

LEIS TRABALHISTASO produtor deve respeitar todos os direitos trabalhistas, garantir benefícios e não explorar o trabalho infantil.

NADA DE AGROTÓXICOSTem de comprovar, também, que o solo está livre de agentes contaminantes, seja para o plantio, seja para pastagem.

TRANSPORTE EXCLUSIVODessa forma, evita-se qualquer risco de contaminação.

ARMAZENAMENTONos pontos de venda, os produtos orgânicos devem ficar em prateleiras próprias e identifi cadas.

+ de 95%
de ingredientes orgânicos. O produto industrializado recebe o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, o SisOrg. Ou seja, ele é orgânico.

de70 a 90%
A embalagem pode informar que o produto apenas contém ingredientes orgânicos.

até 70%
Abaixo dessa taxa, o Ministério da Agricultura não considera o produto orgânico.


SELO ORGÂNICO
A partir de janeiro de 2011, o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica (SisOrg) é obrigatório nos produtos oferecidos como orgânicos. O Ministério da Agricultura é o responsável pela certifi cação, inclusive das empresas que poderão emitir um selo semelhante.

CONFIRA SEU HORÓSCOPO PARA HOJE DIA 03 DE JANEIRO,SEGUNDA-FEIRA

ÁRIES
Sol, lua, marte e Plutão no meio do céu agilizam ações e bons resultados de investidas passadas. Cuidado com o excesso de energia e assertividade. Se mal dirigidas pode destruir ao invés de criar. Amor em baixa.

TOUROPlanetas importantes em capricórnio fazem você parar para pensar no futuro com mais seriedade. Alguns planos e projetos podem ser revistos e transformados neste período. Amor ainda em boa fase.

GÊMEOSO mergulho profundo não deve ser evitado e as mudanças emocionais acontecem uma atrás da outra. Negócios em alta, especialmente os que envolvem parcerias e grandes quantias. Amor em fase de maior seriedade.

CÂNCERAproveite os últimos dias de Venus em escorpião para estar junto dos seus e do seu amor. Em pouco tempo o trabalho será ativado e o aumento de demanda será inevitável. A saúde melhora consideravelmente.

LEÃOO trabalho é novamente ativado nesta fase, portanto, caso tenha algum novo projeto é hora de se preparar para apresentar. As possibilidades do resultado ser positivo é bastante grande.

VIRGEM
O amor começa um novo ciclo. Nesta fase você consegue enxergar com muita clareza suas fortes necessidades emocionais. Mudanças e transformações marcam o inicio de um novo ciclo.

LIBRAUma nova fase em sua vida familiar, mais tranqüila e voltada para uma nova estrutura. Algumas mudanças podem ser esperadas neste momento. O amor passa por um bom momento. Movimento e diversões.

ESCORPIÃOAproveite os últimos dias de Júpiter em peixes para colocar alguns pontos nos is em seu relacionamento amoroso. A fase ainda é boa para conversas esclarecedoras com os filhos. Diversão e prazeres continuam.

SAGITÁRIONesta fase você deve se preparar para algumas mudanças de energia que acontecerão em seu signo. Em poucas semanas seu regente trará um novo alento e muito mais força e energia até você.

CAPRICÓRNIOMuitos planetas importantes passam por seu signo nesta fase e você deve se deixar levar pelas energias. Mudanças e transformações profundas acontecem em todos os setores de sua vida, do financeiro ao emocional.

AQUÁRIOMuitos planetas em capricórnio ainda pedem paciência com suas emoções. Procure entender o que se passa em seu coração e simplesmente mude. Essa é na verdade uma FAE de preparação para um novo ciclo.

PEIXESAs amizades são um ponto forte em sua vida neste momento. Novos e antigos amigos voltam a adquirir importância fundamental em suas decisões. Contato com grandes empresas em alta.

Sete dicas úteis para transformar sua vida e casa


Você acha que sua vida anda sem graça, sem tesão, novidades e oportunidades? Acha que sua casa está sem energia ou sem atrativo? Então, os seus problemas acabaram. Com as sete dicas de Feng Shui e um pouco de bom senso, você irá mudar sua vida, transformar o astral da casa e renovar seu Ano-Novo.

Dica 1 - Afastando as más energias
Muitas vezes, sentimos que estamos tão carregados de fluidos negativos e nossa casa cheia de energias negativas, que nada novo acontece ou que tudo trava na vida. A coisa está tão ruim que até nossa sombra tira férias.
Com certeza, tem muita energia pesada no ambiente, atrapalhando sua vida. A solução é fazer imediatamente uma limpeza energética. Anote uma receita bem simples:

- Borrife toda a casa com a solução água benta + sete gotas de amoníaco de farmácia + água comum;
- Na hora que você estiver borrifando, se conecte a Deus e peça que ele limpe sua casa de todos os males;
- Na sequência, ascenda incensos de lavanda, muito bom para limpeza e atrair bom astral.

Dica 2 - Para atrair paz e tranquilidade
Se você sente que sua casa, ambiente de trabalho ou as pessoas andam intranquilas, sem sossego, nervosas e agitadas, tome as seguintes providências.

- Acenda no ambiente incenso de lótus, rosas ou de flor de laranjeira, muito bons para acalmar e equilibrar as energias;
- Coloque muitas flores brancas naturais nestes ambientes. O branco representa a paz, e as flores irão absorver as energias mais inquietas.

Dica 3 - Para atrair amor
Se você está sozinha ou com alguém, e quer atrair mais amor ou um novo amor, a dica abaixo serve para as duas situações. Só deve se tomar o cuidado de direcionar o pensamento para aquilo que deseja - se mais amor ou um novo amor:

- Na sua sala ou quarto ou escritório, você deve descobrir a área do amor deste ambiente. É muito fácil de identificar. A "área do amor" fica no canto direito superior do ambiente. Para descobrir basta você ficar parada na porta de entrada e olhar para dentro do ambiente. O canto direito superior é o "ponto do amor";
- Neste ponto é que você irá montar seu "altar do amor". Coloque muitos pares ou casais apaixonados. Um coração vermelho e muitas flores vermelhas, tudo com a intenção de atrair amor. Podemos também acender incensos de almíscar ou jasmim.

Dica 4 - Para atrair mais romance e tesâo ao relacionamento
Se você acha que seu relacionamento anda meio morno, sem graça, que falta romance, paixão, tesão, mais ardência e sexo, siga as dicas abaixo:

- As cores do romance, paixão e volúpia, em geral são rosa e vermelho. Coloque estas cores estrategicamente espelhadas pela casa, nos locais que vocês mais ficam juntos. Estas cores podem estar na decoração em geral;
- Sempre tenha rosas vermelhas em algum local da sala ou quarto. É o maior sinal que você pode dar que deseja algo mais ardente;
- O quarto do casal, o ninho do amor, é o local que você deve preparar com muito cuidado, amor e tesão;
- Coloque flores vermelhas ou rosas no quarto. Pendure na parede, quadros eróticos e sensuais. Coloque na cama, uma colcha com motivos florais (flores e romance);
- Ascenda incensos: dama da noite ou patchuli

Dica 5 - Para atrair prosperidade
Para atrair mais riqueza e prosperidade para sua vida, espalhe pelos ambientes da casa e trabalho, símbolos que para você signifique prosperidade:

- Coloque objetos dourados, vermelhos ou amarelos;
- Flores naturais nas cores laranja, vermelho e amarelo sempre trazem alegria e riqueza aos ambientes;
- Quadros com paisagem de rio, mar, peixes ou com muito verde, sol, estrelas são símbolos universais de riqueza;
- Um aquário cheio de peixes também atrai muita riqueza;
Acender incenso de benjoim ou acácia atrai prosperidade

Dica 6 - Para atrair sucesso, prestígio e fama
Esta dica é muito especial e importante para quem trabalha muito, que é um ótimo profissional, dedicado e competente. Mas, não é reconhecido pelos superiores, nunca leva a fama pelo ótimo trabalho bem feito, nunca é indicado para a promoção ou melhoria salarial. Ou seja, anda meio afastado do sucesso e prestígio:

- No seu local de trabalho, sobre a mesa ou estante próxima, coloque uma foto sua em uma situação que você estava com a autoestima e sucesso no céu. "Pode ser em festa, entrega de premiação ou sua formatura, mas tem que ser em um momento que você estava no 'pique total'";
- Coloque bem na sua frente, um animal que para você lhe passe tudo aquilo que deseja ser ou você acha que lhe falta. Por exemplo, se você acha que lhe falta astúcia, coloque a figura de uma raposa;
- Se deseja mais garra e liderança, coloque a imagem de um leão ou leoa;
- Objetos dourados, amarelos e vermelhos estimulam o sucesso;
- Coloque sempre no seu ambiente de trabalho, flores vermelhas;
- Se puder, ascenda incenso de acácia.

Dica 7 - Para atrair prosperidade espiritual
Outra forma de você se sentir bem com a vida é estimulando e atraindo energias divinas, independente de sua crença:

- Você tanto pode fazer um altar com os seus santos e santas de devoção, como pode colocar seus símbolos esotéricos em um local da casa em que se sinta bem;
- As figuras de anjos e arcanjos também podem ser usados;
- Acender velas e incensos, também atrai boas energias divinas;
- Um incenso que você pode usar na hora de sua meditação ou oração é o espiritual

Dieta de aveia aumenta em até 60% a perda de peso


Adeus ano velho, feliz Ano-Novo. Janeiro pode até estar começando, mas se você fez promessas para 2011, é hora de se planejar para cumpri-las. Se sua resolução de ano novo é emagrecer, aí vai uma dica preciosa: de acordo com especialistas, a aveia, mais do que um simples complemento alimentar, é uma grande aliada para a perda de peso.

A conclusão é de uma pesquisa realizada recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Resultados iniciais do estudo mostraram que, quando o cereal é introduzido em uma dieta de baixa caloria, a perda de peso é bem mais significativa: 60% maior.

Segundo a professora Ana Maria Lottenberg, coordenadora do estudo, nos 16 dias da fase inicial, sem qualquer outra mudança no estilo de vida além da dieta, os pacientes que consumiram aveia chegaram a perder cerca de 2,6% do peso corporal. O mesmo não aconteceu com voluntários que, durante o teste, ingeriram uma cápsula semelhante, porém, sem aveia.

"Quando as pessoas ingeriram placebo (comprimido sem aveia), a média foi menor, 1,5%. Esta diferença pode ser explicada pela sensação de saciedade daqueles que comeram o cereal", diz.

A aveia é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que, além de deixar o bolo alimentar por mais tempo no trato digestivo - o que mantém a pessoa satisfeita -, reduz a absorção de gordura e glicose, que são excretadas nas fezes, além de ajudar a baixar o colesterol ruim (LDL).

Segundo Ana Maria, essa fibra, também presente em outros grãos integrais como centeio, cevada e trigo, contribui ainda para a redução do diabetes e doenças cardiovasculares - frequentes em quem sofre de obesidade.

Embora a aveia possa ser utilizada em todas as refeições, é importante restringir a quantidade diária, adverte o estudo. Em excesso, ela pode fazer até mal à saúde.

"Mesmo que a fibra traga muitos benefícios e seja rica em proteína, vitamina E, cálcio e zinco, em excesso ela diminui consideravelmente a absorção de gordura pelo corpo, prejudicando a captação de outros nutrientes", alerta a nutricionista Renata Pigliasco.

Por isso, o recomendado, segundo Renata, são duas colheres de sopa de farelo de flocos grossos por dia. "E para completar a dieta, muita água para ajudar o intestino a funcionar regularmente e não haver prisão de ventre", aconselha a nutricionista.

Confira duas receitas com aveia:

Pudim de aveia
Ingredientes

½ xícara de açúcar
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
½ xícara de aveia
100 g de polpa congelada de cupuaçu
2 colheres de sopa de margarina

Modo de fazerPara a calda, despeje o açúcar na fôrma e derreta-o em fogo baixo até que adquira uma cor dourada clara. Adicione 1 xícara de água, aumente o fogo e espere formar uma calda homogênea.

Para o pudim, bata os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Despeje na fôrma onde está a calda. Cubra com papel-alumínio e asse em banho-maria a 180°C.

Biscoito
Ingredientes
1 colher de linhaça
½ xícara de óleo de canola
½ xícara de aveia
3 colheres de ervas aromáticas picadas
1 pitada de sal

Modo de fazer
Hidrate a linhaça em 1 colher de sopa de água. Misture com os ingredientes até formar uma massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 5 minutos. Com um rolo, abra a massa. Corte os biscoitos e disponha-os em assadeira. Polvilhe por cima aveia e leve ao forno previamente aquecido. Asse por 10 minutos.

Nenhum comentário: