22.1.08



Sou maluca por Estronofe!!! Até dispenso os champignons. O tempero, ahhh, tem que ser especial. Tomate sem pele e sem sementes. Arroz fresquinho e batata palha. Feito!

Estrogonofe de Carnaval

400g de coxão mole
1 tomate
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/2 sachê de caldo de carne em pó
150 g de extrato de tomate
2 sachês de mostarda
1 sachê de catchup
200 g de creme de leite
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de cheiro-verde

Cortei a carne em cubinhos pequenos (1x1cm). Depois piquei a cebola e o alho. Retirei a pele as semente de um tomate italiano grande e cortei em cubinhos.

Leve a carne para fritar em óleo quente. Acrescente a cebola e o alho e deixe cozinhar. Adicione o tomate e o caldo de carne em pó. Deixe o tomate desmanchar.

Coloque o extrato de tomate e o sal. Deixe ferver e encorpar um pouco. Adicione a mostarda e o catchup. Coloque o creme de leite (usei de caixinha) e mexa bem. Acrescente, por último a salsinha e cebolinha picadas.

Vai bem no Carnaval ou em qualquer outra oportunidade!






O Mel e seus benefícios



Como identificar o verdadeiro Mel:
1.O mel verdadeiro é opaco.
O falsificado é, geralmente, transparente.

2.O mel verdadeiro cristaliza transformando-se numa pasta macia, uniforme e com inúmeros e pequeninos grânulos.
O falsificado endurece, fica uma pedra de açúcar desigual, aspecto arenoso e odor enjoativo.

**O mel não pode ser submetido à temperatura acima de 70ºC, porque as enzimas serão destruídas e o produto perde suas propriedades.

Tipos de Mel
O mel é classificado segundo a florada. Isto é, das espécies de flores das quais as abelhas retiram o néctar.

Silvestre
É o mel dos campos e matas, do néctar de diversas flores. Tônico, fortificante, embelezador. Contra reumatismo e astritismo.

Laranjeira (e outros cítricos)
Regulador dos intestinos, tranqüilizante, sedativo natural, contra insônia, revigorante da pele.

Eucalipto
Expectorante, desinfeta e dilata os brônquios, combate: tosse, gripes, resfriados e efeitos da poluição.

Trigo sarraceno
Rico em cálcio e ferro. Fortificante e usado para combater a anemia, acidez estomacal. Bom para o baço e coluna.

Girassol
Riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro.

Assapeixe:
Tônico e depurativo do sangue. Ligeiramente diurético, agindo nas vias urinárias.

Cana-de-açúcar
Fortificante, anti-anêmico, anti-raquitismo. Contra reumatismo e artritismo.

Cambará
Indicado para toses, coqueluches e pessoas com úlceras gástricas.

Cipó-uva
Desintoxicante do fígado, estimulante da secreção biliar, combate os efeitos do álcool. Ótimo para tratamento de hepatite.

Bracatinga
Excelente para problemas de fígado e vesícula. Vermífugo estimulante digestivo e indicado para problemas circulatórios.






Sopas geladas refrescam e mantêm a forma


da Folha de S.Paulo

Com ingredientes crus ou cozidos, as sopas --totalmente associadas ao inverno-- podem ser preparadas frias e se tornam uma boa opção às tradicionais saladas. Além de leves, são práticas: as receitas sem frutas, por exemplo, podem ser preparadas até quatro dias antes de serem servidas, se forem mantidas na geladeira. São indicadas para acompanhar qualquer prato principal, de acordo com a banqueteira e nutricionista Gislaine Oliveira, do Buffet Gislaine Oliveira Gastronomia.
Originárias da França, as receitas de sopas frias começaram a chegar ao Brasil nos anos 1950. Apesar disso, ainda são pouco consumidas por aqui. "As pessoas não estão acostumadas", diz Oliveira.
Para atrair os sentidos, a dica da nutricionista é caprichar na apresentação --em recipientes pequenos, como xícaras e copinhos de pinga. A sopa deve ser leve e pode ser tomada como se fosse uma bebida.
Sopa gelada de pepino e coalhada
146 calorias
Ingredientes
(para seis pessoas)
- 1 pepino grande
- 3 colheres (chá) de azeite de oliva
- 1 cebola pequena picada
- 3 colheres (chá) de "dill" fresco picado
- 650 ml de caldo de galinha quente
- 100 ml de coalhada fresca
- Suco e raspas de meio limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Pique o pepino e reserve. Frite a cebola no azeite até amaciar. Acrescente o pepino picado, o caldo de galinha, as raspas e o suco do limão. Deixe levantar fervura, tampe e cozinhe em fogo baixo até amaciar o pepino. Bata tudo no liquidificador e deixe esfriar. Leve para gelar. Misture a coalhada, o sal e a pimenta e sirva bem gelada, enfeitando com rodelas de pepino, com "dill" e mais coalhada.
A coalhada é fonte de cálcio e de fósforo, contém boas quantidades de vitamina A e do complexo B e de zinco e melhora o funcionamento do intestino. O pepino é um diurético natural.
Por Gislaine Oliveira, do Buffet Gislaine Oliveira Gastronomia






Os benefícios do sol para a pele

Por Cristina Amorim
Um estudo publicado recentemente na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (www.pnas.org) sugere que é melhor se expor ao sol do que se esconder dele. Segundo o estudo, os benefícios associados à produção de vitamina D, como a proteção contra alguns tipos de câncer, sobretudo os de mama, suplantam os riscos associados ao câncer de pele.
O trabalho foi conduzido por cientistas americanos e noruegueses, com base em populações escandinavas e britânicas que passam longas temporadas invernais. Eles compararam os níveis de vitamina D em pessoas que moram em regiões mais próximas do Pólo Norte com moradores da Austrália.
Ainda assim, o coordenador do estudo, o biofísico Richard B. Setlow, do Laboratório Nacional Brookhaven, nos Estados Unidos, acredita que o resultado é válido também para moradores do Brasil. "Nas muitas visitas que fiz ao Brasil, percebi que a cor da maioria dos brasileiros era ligeiramente mais escura (e mais resistente à radiação) do que a de um branco puro. Um efeito positivo seria, então, maior do que um negativo", disse.
A vitamina D, produzida a partir dos raios ultravioleta, apresenta dois efeitos aparentemente opostos. Ao mesmo tempo em que aumenta a proteção contra o desenvolvimento de tumores e doenças como osteoporose, pode levar ao surgimento de melanomas.
Setlow e outros três pesquisadores viram que os australianos se expõem mais ao sol do que moradores do Hemisfério Norte e, portanto, têm níveis mais altos da vitamina D: 3,4 vezes mais do que os britânicos e 4,8 vezes do que os escandinavos. Os australianos também são menos atingidos por cânceres de próstata, mama e pulmão.
O dermatologista Marcus Maia, coordenador do programa nacional de controle do câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que as pessoas não devem deixar totalmente a proteção de lado em prol de uma produção alta de vitamina D. O bom senso é tão importante quanto um bom filtro solar. "Nós, dermatologistas, não estamos colocando nenhuma população em risco ao pedir cuidado", diz.
Ele cita um trabalho que fez em 2005 com moradores de São Paulo. Os níveis da vitamina D são encontrados em níveis ideais tanto entre pacientes de melanoma, que usam filtro solar constantemente, quanto entre pessoas que nunca se protegem. "Claro que os fotoexpostos produzem mais vitamina, mas os dois grupos estavam na faixa do ideal e nenhum dos grupos apresentou osteoporose."





Mais sabor e mais saúde - Você já ouviu falar da alimentação biológica?
É uma filosofia que acredita que o ato de ingerir alimentos deve ter como finalidade deixar o corpo saudável,mas também agradar ao paladar e gerar prazer.

A recomendação é usar uma grande diversidade de temperos como canela, cravo, coentro, cominho, curry, páprica, pimenta, salsa, manjericão, manjerona, alho e cebola.

Esta dieta prega ainda a eliminação do álcool,de qualquer tipo de carne e ainda do fumo. Recomenda que se reduza a ingestão de café, refrigerantes, frituras, margarinas, manteigas e produtos industrializados. E indica que se utilize em larga escala as frutas, verduras, legumes, raízes, sementes e cereais.

A alimentação biológica tem como pilar, a idéia do bom senso, evitando os extremos, optando por produtos mais leves e saudáveis e deixando a mesa sempre colorida e saborosa, através da “alquimia” dos temperos.

O gosto e o poder do suco de uva

Um suco natural que é uma excelente fonte de energia para o verão.

Com a aproximação da época de temperaturas mais quentes, uma boa pedida para refrescar são os sucos de frutas. Entre eles, se destaca o suco de uva, que além de hidratar, possui nutrientes importantes ao organismo.

É um poderoso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando o excesso de ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino necessário para manter a energia do corpo.

Beber suco de uva é recomendado em dietas de desintoxicação, pois ele regenera as células do fígado e dos rins, purifica o sangue,tem ação laxativa suave ,evita a formação de gases no intestino e renova o plasma. No entanto, como possui glicose e frutose em sua composição,é um alimento que só deve ser ingerido pelos diabéticos ou pessoas com tendência à alta das taxas glicêmicas no sangue sob orientação de um médico ou nutricionista.





Batata chips
Sequinha e crocante, a batata chips faz sucesso entre crianças e adultos. Ela pode acompanhar sanduíches ou ser servida como petisco em uma festinha informal.
Ingredientes1 kg de batata
óleo de canola para fritar
sal a gosto
Modo de Preparo1. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. (Se quiser, use um ralador ou mandoline para que fiquem todas com a mesma espessura.)

2. Forre uma travessa com papel-toalha.

3. Leve uma frigideira grande com bastante óleo ao fogo alto para aquecer.

4. Quando o óleo estiver quente, frite as rodelinhas de batata sem deixar dourar demais, pois elas amargam.

5. Com uma escumadeira, retire as batatas e transfira para a travessa forrada com papel-toalha.

6. Tempere com sal e sirva a seguir.

Nenhum comentário: