31.1.08

Receitas práticas e deliciosas para você preparar na panela de pressão



Macarrão expresso



500 g de macarrão tipo parafuso

1 1/2 xícara (chá) de molho de tomate

4 xícaras (chá) de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de margarina

Sal e pimenta a gosto

1 lata de creme de leite

100 g de mussarela cortada em cubos



Na panela de pressão misture delicadamente o macarrão, o molho de tomate, o caldo de legumes e a margarina. Tempere com o sal e a pimenta. Leve ao fogo e cozinhe por três minutos após o início da pressão. Desligue o fogo e retire totalmente a pressão. Abra a panela, misture o creme de leite e a mussarela. Sirva em seguida.



Dica: para variar o sabor, substitua a mussarela por atum.





Alcatra cozida na pressão com azeitona e amêndoa

1 peça de alcatra (1 kg)
6 azeitonas verdes cortadas em lascas
6 azeitonas pretas cortadas em lascas
6 amêndoas sem pele cortadas em lascas
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas cortadas em pétalas
1/4 de xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de molho de tomate
1/2 xícara (chá) de caldo de legumes
Salsa picada

Com uma faca faça várias incisões na carne e coloque as azeitonas e as amêndoas. Salgue e passe em toda a carne a farinha de trigo. Em uma panela aqueça o azeite e sele a carne dos dois lados. Junte a cebola e refogue por dois minutos. Acrescente o vinho e deixe cozinhar até se evaporar totalmente. Coloque o molho de tomate, o caldo de legumes, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos após o início da pressão. Abra a panela, certifique-se de que a carne esteja macia e, se for preciso, cozinhe por alguns minutos mais. Deixe sair totalmente a pressão, abra a panela, polvilhe a salsa e sirva com o molho.


Costelinha de porco com batata

1 kg de costelinha de porco magra
3 dentes de alho amassados
Sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
1/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de caldo de legumes
4 batatas grandes cortadas em rodelas
1 colher (sopa) de folhas de alecrim

Tempere as costelinhas com o alho, o sal e a pimenta. Leve à geladeira por no mínimo uma hora. Na panela de pressão aqueça o azeite e doure as costelinhas. Regue com o vinho e deixe cozinhar por três minutos. Cubra com o caldo de legumes, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após o início da pressão. Deixe sair toda a pressão, abra a panela e junte a batata. Tampe a panela novamente e cozinhe por quatro minutos após o início da pressão. Deixe sair a pressão, abra a panela e salpique o alecrim. Sirva em seguida com arroz.





Direitos de quem é admitido
Agora que conquistou o emprego desejado, tome nota de tudo o que você precisa saber na hora da contratação

Depois de uma longa peregrinação por diversas entrevistas profissionais, finalmente, conseguiu a tão sonhada vaga. A carteira já está assinada, seu salário pinga todo mês na conta e você ainda recebe alguns benefícios. Ou seja, está tudo ok, certo? Nem sempre. Muitas vezes, as empresas deixam de cumprir algumas exigências da legislação trabalhista. Isso acontece, principalmente, porque os funcionários não conhecem a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Fique por dentro para garantir o que é seu!

CARTEIRA DE TRABALHO
. O registro deve ser feito em 48 horas, a partir do primeiro dia de trabalho. Se isso não acontecer, a firma pode ser multada. Não deixe o documento com a empresa sem assinar o recibo de entrega antes.
. O assalariado tem direito a férias, 13o salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e vale-transporte, entre outros. A empresa ainda pode oferecer benefícios como vale-refeição, assistência médica, seguro de vida...

FÉRIAS
. Para folgar 30 dias, o trabalhador atua por 12 meses.
. Se o contratante não conceder esse direito no prazo determinado, corre o risco de ser obrigado a pagar o funcionário em dobro.
. Devem ser concedidas de uma única vez ou, dependendo da negociação, podem ser divididas em dois períodos – desde que nenhum deles seja inferior a dez dias.

SALÁRIO
. O INSS é o único tributo abatido freqüentemente nos vencimentos. O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) só será descontado quando o pagamento ultrapassar o valor de R$ 1.164.
. Atrasou? Faça uma denúncia no sindicato responsável e na Delegacia Regional do Trabalho. A lei não determina uma multa, porém, o empregado pode pedir a rescisão contratual.
. O 13o equivale a um salário mensal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 20 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Alguns acordos determinam que a primeira seja efetuada com as férias.

CARGA HORÁRIA
. No máximo, 8 horas por dia ou 44 semanais. O trabalhador pode fazer ainda até 2 horas extras diariamente.
. Jornada diurna urbana: das 5 h às 22 h.
. O período noturno vai das 22 h às 5 h. Nesse horário, o empregado deve receber um adicional de 20% nos centros urbanos.
. 52min30s trabalhados à noite correspondem a 1 hora da jornada diurna.
. Quem recebe por meio turno de trabalho pode atuar até 25 horas semanais.
. Há profissões com jornada diferenciada. A de bancários, por exemplo, é de 6 h por dia.

EXAME MÉDICO
. Obrigatório tanto na contratação quanto na demissão, também deve ser realizado uma vez ao ano. Os custos têm de ser pagos pelo empregador.
. Na admissão, é realizado para detectar algum problema de saúde contraído na função anterior. Na dispensa, o diagnóstico pode identificar se o empregado foi mandado embora por motivo de doença, o que é ilegal.
. Outros exames, como os periódicos, são realizados a pedido do próprio médico da companhia para analisar a aptidão física do profissional em relação ao seu cargo.

DEMISSÃO
. Nesse caso, o trabalhador deve receber aviso prévio, 13o salário e férias proporcionais e multa do FGTS.
. O acerto pós-demissão acontece entre um e dez dias após o recebimento do aviso.
. Entre outros motivos, um funcionário pode ser dispensado por justa causa quando furtar algo da empresa, comparecer ao trabalho bêbado (salvo alcoólatra), violar segredos profissionais, abandonar o emprego ou for desobediente, improdutivo, impontual e desinteressado.


Ana é encontrada encarcerada na gruta
Desejo Proibido
Henrique consegue libertar a sogra para casar com Laura
Quem diria! Depois de tanta busca e até a desconfiança de que Ana (Letícia Sabatella) estivesse morta, a obstinação de Henrique (Daniel de Oliveira) em encontrar a madrasta dá resultado. O mau-caráter cumpre a promessa que fez a Laura (Fernanda Vasconcellos) de encontrar sua mãe em troca de a moça se casar com ele.

O que ninguém poderia imaginar é que justo Chico Fernandes (José de Abreu), que se dizia tão apaixonado e saudoso da esposa, vinha mantendo a mulher prisioneira por todo esse tempo. Obcecado por uma pista sobre Ana, Henrique vai até a gruta para ver se consegue mais algum detalhe. Até que o vôo de uma pomba o deixa intrigado. Henrique olha para cima e desconfia de algo. O rapaz escala até um ponto alto, onde espia por um buraco. Para sua surpresa, ele vê Ana, abatida, bebendo a água que escorre da pedra.




Guigui trai Juvenal
Duas Caras
A secretária se volta contra o chefão da Portelinha para proteger Ronildo, o filho que abandonou
Juvenal (Antonio Fagundes) fica cada vez mais isolado. Depois de cortar relações com Evilásio (Lázaro Ramos), o poderoso chefão da Portelinha bate de frente com Guigui (Marília Gabriela). É que a secretária desobedece às suas ordens. Pois é.

Apesar de Juvenal ter deixado claro que não queria vê-la sequer conversando com Ronildo (Rodrigo Hilbert), Guigui resolve ajudar o filho, que se mete em várias outras confusões. Ronildo passa a fazer pequenos assaltos pela cidade. E acaba se dando mal ao tentar roubar a bolsa de Gioconda. Evilásio vê a cena, persegue o marginal e acaba imobilizando-o.

Gioconda, então, liga para a polícia e o bonitão acaba na prisão. Na cadeia, Ronildo se sente ameaçado, já que seus colegas de cela garantem que ele vai virar “mocinha” em breve. Desesperado, o bandido pede ao delegado que telefone para a mãe. Guigui vai à delegacia para conversar com o filho, que promete querer mudar de vida. Guigui contrata um advogado, tira Ronildo da cadeia e passa a sustentá-lo escondida de Juvenal.



Célia Mara rouba Macieira e a universidade de Branca
Duas Caras
A loira perderá seus dois amores para a eterna rival
Parece impossível, mas a guerra entre Branca (Susana Vieira) e Célia Mara (Renata Sorrah) ficará ainda mais acirrada nos próximos capítulos. Isso, graças à maldade e loucura de Sílvia (Alinne Moraes), que se mostra disposta a tudo para destruir a própria mãe. Após ter certeza absoluta de que Clarissa (Bárbara Borges) é sua irmã - por causa do resultado positivo do teste de DNA - a bruxinha dá a ela uma procuração para assumir a Universidade Pessoa de Moraes em seu lugar.

Assim, Branca passa a ter 50% do negócio, e Clarissa também, já que soma sua parte na herança deixada por Joca (Herson Capri) com a da maninha do mal. A intenção de Sílvia, claro, é apenas se vingar de Branca.

Sem imaginar que está sendo usada em um plano diabólico, Célia Mara leva Clarissa à universidade e avisa a inimiga que a filha tomará o lugar que lhe pertence por direito. Assim, dividirá com ela responsabilidades, decisões e lucros na instituição. Furiosa, a loira só não se atraca com Célia Mara porque Macieira (José Wilker) impede a briga. Clarissa, porém, não gosta das ofensas feitas à sua mãe e, mais tarde, para bater de frente com a milionária, passa a Célia uma procuração para que ela a represente no estabelecimento de ensino.

Maluca de raiva, Branca procura Sílvia achando que foi Ferraço (Dalton Vigh) quem arquitetou toda essa história. E se surpreende quando a filha tenta agredi-la e afirma com todas as letras que a odeia. Assustada, Branca aconselha a vilãzinha a buscar ajuda psiquiátrica ao ver que ela está completamente descontrolada. Em resposta, a jovem cruel expulsa a mãe da casa.

O tempo passa e, sem saída, a ricaça é obrigada a engolir a presença de Célia Mara na Pessoa de Moraes. O pior é que a até então pobretona resolve assumir seu posto no mesmo dia do retorno de Macieira ao cargo de reitor. Inicialmente, o professor tenta promover a paz entre a namorada e Célia, por quem, aliás, está fascinado. Contudo, ele não agüenta as hostilidades de Branca e rompe a relação com ela.

É tudo o que Célia precisa para se aproximar do professor e conquistá-lo de vez. Muito em breve, Branca constatará que, além da universidade que tanto adora, perderá seu grande amor (o segundo, diga-se de passagem) para a maior adversária de sua vida.

Nenhum comentário: