14.1.08



14 receitas caseiras de alimentação para combater as celulites

1º. CORTAR OS CARBOIDRATOS REFINADOS. Entenda por isso doces, macarrão e pães com farinha branca. EVITE TAMBÉM OS PRODUTOS COM GORDURA SATURADA E TRANS. Isso vale para as carnes gordas, as frituras, a margarina e o biscoito recheado.

2º. NADA DE ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR E AMIDO, que têm alto índice glicêmico. Isso ajuda a emagrecer, pois as duas substâncias estimulam a rápida liberação do hormônio insulina - o responsável por estocar o excesso de açúcar na forma de gordura. Esses alimentos levam também à flacidez da pele e à celulite, por promoverem a inflamação nas células e a conseqüente liberação dos radicais livres e reduzindo a elasticidade da pele. Além disto, após uma rápida elevação, haverá queda acentuada do nível de açúcar no sangue, resultando em sensação de fome e em um ciclo vicioso de se querer comer mais e mais. Checar a todo o momento o valor calórico de produtos e alimentos também não basta, é mais importante saber o que há em sua composição.

3º. NÃO COMA ALIMENTOS INFLAMATÓRIOS E INTOXICANTES, como açúcar, gorduras trans, xarope de milho, farinhas brancas, massa folhada, mel, melaço, margarina, arroz branco, batata, fast-food, macarrão, croissants, frituras, pipoca, pizza, chocolate, pudim, queijos amarelos, tortas, geléias, bolachas, carne processada (tipo salsicha, salame, mortadela e presunto), sorvetes, alimentos industrializados cheios de aditivos alimentares (glutamato monossódico, aspartame, adoçante, corante, conservantes etc), bebidas alcoólicas e cafeína.

4º. CORTE DO CARDÁPIO ALIMENTOS QUE TE DÃO ALERGIA. Eles funcionam como uma substância tóxica não reconhecida pelo organismo. Alimentos orgânicos devem ser priorizados sempre que possível.

5º. CONSUMA BASTANTE PROTEÍNA DE ALTA QUALIDADE, para que o organismo não precise buscar energia da própria musculatura, tornando os tecidos flácidos. Experimente comer primeiro a proteína e só depois os outros componentes do prato. Isso estimula menos o apetite. Entre as fontes de proteína, opte pelo salmão, por ter DMAE (substância que age no tônus muscular), e pela quinua em grãos ou flocos, por ter baixo índice glicêmico e alta quantidade de proteínas, muito superior ao da aveia, trigo e arroz.

6º. PERFIRA AS GORDURAS SAUDÁVEIS, provenientes das sementes de linhaça (óleo ou farinha), azeite extra virgem de oliva, óleo de macadâmia e óleo de semente de uva. São ricas em ômega 3, gordura de atividade antiinflamatória essencial para manter a celulite à distância. Elas ainda auxiliam a célula no aproveitamento dos nutrientes ingeridos. Coma também amêndoas, castanha do Pará, avelãs e nozes, que tem gorduras essenciais e nutrientes antioxidantes como selênio, cobre, zinco e vitamina E, e protegem o colágeno e garantem a firmeza da pele. Outras opções: abacate, semente de gergelim e azeitonas, que, cheios de gorduras do bem, reduzem a inflamação celular. Quando ingeridas junto com outros alimentos, essas gorduras retardam a absorção do açúcar e isso acaba com a gordura acumulada na cintura. Além disso, as boas gorduras formam as membranas das nossa células, protegendo o colágeno da degradação.

7º. CONSUMA FRUTAS VERMELHAS, como cereja, amora, uva preta, açaí, framboesa e morango. São alimentos ricos em protoantocianidina, que ajuda a fortalecer os vasos sangüíneos e linfáticos. Além disso, possuem baixo índice glicêmico, alterando pouco a produção de insulina. Outras frutas imperdíveis são: maçã, pêra, grapefruit, pêssego, ameixa e cereja, pelo seu alto teor de fibras, fitonutrientes e antioxidantes com atividade antiinflamatória, que garantem o bom funcionamento do intestino e evitam a inflamação celular.

8º. ADOTE AS LEGUMINOSAS, como feijões (vermelho, preto, carioca), lentilhas e grão de bico, carboidratos de baixo índice glicêmico. Como não provocam aumento brusco na glicemia, a necessidade de insulina não é alta, o que afasta a possibilidade de inflamar as células e provocar celulite. São ainda ricos em fibras, que favorecem a eliminação de toxinas pelo bom funcionamento intestinal.

9º. ABUSE DOS VEGETAIS, como brócolis, couve flor, couve, couve de bruxelas, repolho, rúcula, folhas de mostarda e rabanete. Este grupo, quando consumido cru ou cozido no vapor por até três minutos, favorece a eliminação de toxinas do organismo e a circulação sanguínea e linfática, sendo uma estratégia interessante para aquelas que sofrem com a celulite. Outros vegetais com potencial antiinflamatório são o alho, o espinafre e os brotos, pelos seus níveis de antioxidantes e fibras.

10º. CONSUMA ALIMENTOS ANTIOXIDANTES E ANTIINFLAMATÓRIOS, como os temperos: canela, açafrão, cravo, noz moscada, louro, pimenta chilli, pimenta vermelha, orégano, salsa, alecrim, hortelã, tomilho, alho, limão.

11º. INCLUA NO CARDÁPIO NUTRIENTES ESSENCIAIS como selênio (peixe, castanha do Pará, brócolis), potássio (abacate, banana, vegetais), ferro (leguminosas, vegetais verdes escuros), zinco (cereais integrais, castanhas, leguminosas), iodo (peixes e frutos do mar), vitamina B12 (ovos, peixe), vitamina E (nozes, castanhas, óleos vegetais) e magnésio (brócolis, feijão e couve).

12º. TOME BASTANTE ÁGUA. E nada de refrigerantes, sucos em caixinha ou lata, mate, mesmo as versões dietéticas, pois todos são produtos industrializados cheios de aditivos químicos, que sobrecarregam nosso organismo gerando mais inflamação (são reconhecidos como moléculas estranhas). Aumente o consumo de suco de lima da pérsia, melão e melancia, assim como de chá de cavalinha e chá verde para melhorar a circulação linfática e reduzir o acumulo de líquidos e o aspecto ruim da celulite.

13º. EQUILIBRE A FLORA INTESTINAL COM ALIMENTAÇÃO CORRETA. As bactérias ruins e os fungos existentes no intestino podem liberar substâncias inflamatórias que favorecem a obesidade e a celulite. Ao contrário, quando há um número alto de bactérias boas (probióticas), há redução da atividade inflamatória. A flora intestinal se desequilibra por diversos motivos, tais como: uso de medicamentos ( sobretudo anti-inflamatórios, laxantes e antibióticos); consumo alto de carne, de gordura animal e de alimentos doces; baixo consumo de grãos integrais, leguminosas, frutas e hortaliças. Quando o intestino está desequilibrado, desvitalizado por dentro, muito do que comemos não é aproveitado pelo organismo. Desta forma, não há boa nutrição, mesmo que bons alimentos sejam incluídos no cardápio.

14º. FAÇA UMA ATIVIDADE FÍSICA. A prática de atividade física deve ser diária, por 30 a 45 minutos (com descanso nos finais de semana). Se não for possível esta periodicidade, tente pelo menos três vezes na semana por no máximo 45 minutos. É preciso tomar cuidado com o excesso. Gastar muitas horas na academia pode ter um efeito contrário. Em vez de oxigenar as células e promover o emagrecimento, você está, na verdade, inflamando ainda mais o seu corpo. No limite certo, os exercícios ajudam a manter o peso, a queimar gorduras, e ainda melhoram a auto-estima, a satisfação e o bom humor.


Existem alimentos como o nabo, o rabanete, o cebolinho e a cenoura que têm a capacidade de desfazer e diminuir os depósitos de gordura no corpo. Coma-os com frequência.

Em complemento pode ainda beber o seguinte chá duas ou três vezes por semana.



Receita caseira de
"Chá de cenoura com nabo"

Rale 1/4 de chávena de cenoura.
Rale 1/4 de chávena de nabo.
De seguida adicione 1 chávena de água e ferva em lume brando durante 5 minutos.


No final adicione uma pitada de sal ou, em alternativa, umas gotas de molho de soja.

Beba o líquido e coma os vegetais.



Dieta da Lua

Dieta da Lua

Como funciona?
Esta dieta de emagrecimento recomenda o consumo exclusivo de líquidos durante 24 horas, a cada mudança de fase da Lua. Os líquidos permitidos são os sumos de fruta, chás, caldos e água.
v Prometendo perder até 4 kilos por mês, esta dieta fez realmente muito sucesso no Brasil durante os anos 80.

É de salientar que não tem qualquer base científica.

Opinião nutricional
A água facilita os processos de digestão e excreção. A perda de peso depende dos alimentos escolhidos. A pessoa corre o risco de engordar se optar por ingredientes calóricos. Como não há mastigação, a pessoa poderá continuar a sentir fome constantemente, o que torna esta dieta de emagrecimento difícil de não ceder.



Dieta das Frutas e vegetais


Fibras dão saciedade e afastam o perigo da gula

As frutas contêm poucas calorias e são ótimas fontes de fibras, o que auxilia no emagrecimento. Uma dieta rica em alimentos fibrosos pode acelerar o metabolismo em até 25%. Assim, o corpo queima mais calorias que o habitual.

E não é só isso. Por causa do alto teor de fibras, associado à grande concentração de água, elas conferem maior poder de saciedade, quando consumidas com casca ou bagaço, como é o caso da maçã, pêra, laranja, etc... elas permanecem no estômago por um tempo maior e preenchem mais facilmente o vazio da barriga, afastando a fome por mais tempo e vencendo aquela vontade de comer!

Também estimulam o funcionamento do intestino, o que, como efeito visível, deixa o abdômen retinho, além de eliminar o desconforto da prisão de ventre.


Primeiro dia:
Todas as frutas, com exceção de bananas. As frutas que tem menos calorias são: Melão e Melancia.

Se você comer só melão poderá perder 1,3 Kg.

Segundo dia:
Todos os vegetais (saladas). Coma à vontade (cru ou cozido).

Terceiro dia: Frutas e vegetais à vontade.

Quarto dia: Banana e leite desnatado, coma até 8 bananas e beba até 8 copos de leite .

Quinto dia: Bife e tomate. Você pode comer 350 grs. de bife e até 6 tomates no decorrer do dia.

Sexto dia: Bifes e vegetais à vontade.

Sétimo Dia: Arroz integral, sumo de frutas sem açúcar e salada quanto desejar. Se não gostar de arroz integral não precisa comer, mas não o substitua por outro alimento.

Água deve ser ingerida em grande quantidade diariamente, excepto durante as refeições.

Pode beber também café e chá com adoçante.


Dicas de Como Emagrecer Rápido

Como visto acima, emagrecer rapidamente é um conceito relativo. No entanto, com acompanhamento e dedicação é possível emagrecer em um ritmo ideal para seu corpo e, assim, obter aquele perfil desejado.

Abaixo seguem algumas dicas para ajudá-lo(a) a manter-se dentro de seu programa de emagrecimento e emagrecer rapidamente em seu ritmo.
» Força de vontade — você não vai muito longe sem ela. Mantenha-se focado em seu objetivo e vá até o fim.
» Olho na programação — mantenha-se dentro de seu programa de emagrecimento. Evite concessões em demasia.
» Perseverança — não desista. Os caminhos para emagrecer rapidamente são duros e as tentações são grandes, mas somente com perseverança você superará estes obstáulos.
» Conheça seus limites — emagrecer rapidamente é emagrecer no seu ritmo, e ele pode não ser igual ao que você espera ou quer. Seja compreensivo com seu corpo.
» Força de vontade — não custa lembrar!
Como Emagrecer Rápido - Conclusão

Esperamos que as dicas acima o auxiliem em sua jornada para perder peso. Como vimos, emagrecer rapidamente depende mais de você mesmo do que de fatores externos e, além disso, não existem soluções mágicas sobre como emagrecer rápido. Os métodos tradicionais para emagrecer, preferencialmente acompanhados por médicos, profissionais de educação física etc. são o melhor caminho para ajudá-lo(a) a emagrecer rapidamente — no tempo exato para seu corpo!

Nenhum comentário: