25.1.10



No Verão, um dos principais objectivos de qualquer mulher é conseguir aquele bronzeado dourado que confere à nossa pele e visual geral um ar saudável e sexy. No entanto, entre os dias com raios UV especialmente elevados, a preocupação com as marcas do biquíni e alguma eventual distracção, os escaldões acontecem! Saiba como tratar um escaldão doloroso e voltar a exibir uma pele deslumbrante…



Saia do sol. Só porque já está escaldada não significa que o “pior está feito” e que pode manter-se deitada ao sol – a primeira coisa a fazer para tratar qualquer escaldão – grande ou pequeno – é sair imediatamente do sol. Caso contrário, um simples escaldão pode evoluir negativamente e tornar-se numa queimadura grave. Se tiver que abster-se da praia durante um dia ou dois, faça-o… a sua pele agradece.

Banho fresco. Mesmo fora do sol, vai sentir-se muito quente, por isso, nada de banhos escaldantes – a sua pele não vai aguentar! Tome banho com água fria ou tépida para aliviar um pouco a sensação de pele a queimar.

O poder do aloé vera. Os after-suns são sempre um bom remédio para suavizar e refrescar uma pele escaldada, até porque a maioria destes produtos contém aloé vera – uma planta milagrosa no que toca a aliviar e a sarar escaldões indesejados. Os especialistas garantem que esta é mais eficaz quando se aplica as suas folhas e seiva directamente na pele. No entanto, pode sempre comprar um gel de aloé vera para conseguir o mesmo efeito.

Soluções alternativas. Para além dos after-suns e do aloé vera, existem várias terapias alternativas para tratar escaldões. Por exemplo: para um toque refrescante na hora do banho, adicione farinha de aveia à água; acalme a pele ao passar-lhe uma pequena toalha embebida em leite gordo, vinagre ou óleo de amêndoas doces; em vez do seu habitual creme hidratante, experimente manteiga de cacau. Seja qual for o produto eleito, o mais importante é manter a pele o mais hidratada possível.

Quando a dor aperta. Quem já teve a infelicidade de sentir um escaldão, sabe que para além do seu aspecto vermelho vivo e sensação calorosa ao mínimo toque, os escaldões podem doer e muito. Neste caso, pode aliviar o desconforto com aspirina ou ibuprofeno. No entanto, se as dores persistirem, forem mais fortes e difíceis de suportar ou se a pele começar a apresentar bolhas, dirija-se de imediato ao seu médico ou centro de saúde.

Conforto total. Enquanto recupera de um escaldão, esqueça as roupas muito apertadas e opte por um estilo mais casual cool, com vestuário largo, fresco e em tecidos pouco agressivos, caso do algodão ou seda. É fundamental deixar a pele respirar e sarar naturalmente, por isso, escolha roupa que não vai irritar as zonas mais sensíveis do corpo.



O regresso à praia. Para evitar futuras queimaduras solares – depois de sentida uma, dificilmente quererá repetir tal aventura! – a palavra de ordem para o regresso à praia é: prevenir. Comece por escolher um protector solar apropriado ao seu tom de pele e com um índice de protecção elevado; aplique-o 20 a 30 minutos antes de sair de casa e depois de duas em duas horas ou sempre que sentir necessidade de o fazer – a pele avisa quando começa a ficar muito quente! Não se esqueça de um chapéu, óculos de sol e de colocar um batom também com protecção solar: os lábios queimam mais rapidamente que a pele. Por fim, evite apanhar banhos de sol nas horas de maior calor, ou seja, entre as 11h00 e as 16h00.




O Verão é um mimo para os nossos corpos, livrando-nos do branco-lixívia que os rigores do Inverno deixaram no seu rasto e pintando-nos de um castanho dourado que gostaríamos de exibir todo o ano. Saiba quais os melhores truques para poder exibir um bronzeado de deusa grega o máximo de tempo possível, sem ser sabotada por qualquer risca branca.

1. Modelo acertado. A escolha de um biquíni tem muito que se lhe diga: a cor perfeita, para combinar com o tom de pele; o corte ideal para o corpo; e, claro, como se vai portar dentro de água e debaixo do sol – ou seja, os modelos recortados, com muitas aplicações ou os trendy triquínis podem ser muito bonitos e originais, mas não vão ajudar na obtenção de um bronzeado impecável… vai apenas complicar.
2. Debaixo do sol. Antes de se estender ao sol, faça questão de aplicar, de forma igual, em todo o corpo, um creme protector com SPF elevado. Para evitar as marcas de biquíni no peito (tão indesejadas!), tenha o cuidado de desapertar as alças do soutien, deixando-as cair para o lado ou prendendo-as atrás. Quando estiver de barriga para baixo, desaperte a parte de trás do soutien e não se esqueça de prender o cabelo, pois, sem querer, pode ficar marcado na nuca e/ou costas. Para facilitar todo este processo opte por um soutien em banda, ou seja, sem alças nos ombros ou em torno do pescoço. Tente bronzear-se durante espaços de tempo iguais, alternando entre a barriga e as costas cada 15 ou 20 minutos – para não se esquecer ou evitar adormecer, coloque um alarme no seu telemóvel… afinal será por uma boa causa.
3. A nu. Fazer nudismo na praia é uma das formas mais eficazes de conseguir um bronzeado perfeito, sem qualquer marca. No entanto, nem todas temos o à-vontade para nos despirmos à beira-mar, e nem todas vivemos próximas de praias onde isso não será escandaloso. Se puder e gostar, força. Se gostar, mas não gosta de ter audiência, veja se o seu jardim ou varanda tem algum recanto resguardado onde possa desfrutar do sol sem timidezes. Qualquer que seja o cenário escolhido, tenha especial cuidado com as zonas do corpo menos expostas, ou seja, besunte-se com cremes protectores de índice SPF elevado e várias vezes ao dia.
4. Revolução solar. Existe ainda uma opção revolucionária chamada “Tan Thru Suits” que são biquínis e fatos de banho solares que permitem a passagem de cerca de metade dos raios solares por pequenos poros que cobrem um tecido patenteado e altamente tecnológico. Este tecido oferece uma protecção de cerca de 6 a 10 SPF, por isso, é só fazer contas na hora de colocar o creme nas diferentes zonas do corpo (tapado vs. destapado). O resultado? Um bronze harmonioso, sem ter de se despir, atar ou desapertar alças.
5. Solução S.O.S. Descuidou-se, adormeceu debaixo de um sol escaldante e agora não sabe como é que vai disfarçar as marcas do biquíni para arrasar no vestido cai-cai que quer levar ao casamento do próximo sábado? Se tiver tempo, procure apanhar sol a nu, colocando um SPF ligeiramente mais baixo nas zonas brancas, para tentar uniformizar todo o bronzeado. Aproveite ainda os muitos auto-bronzeadores existentes que, para além de hidratarem a pele, prolongam o bronzeado, podendo, por isso mesmo, camuflar as zonas em branco. Em casos mais graves e/ou com tempo muito limitado, pode sempre recorrer a um instituto de beleza que disponibiliza serviços de bronzeamento instantâneo, como o Jet Bronze, por exemplo. No dia do evento (e até nos dias que o antecedem), socorra-se dos tons brilhantes e maravilhosos que só os melhores pós bronzeadores oferecem e aplique-os nas zonas mais afectadas, para um look ultra-glam.
6. Marcas que não são de biquíni. No entanto, não tem de ter apenas em atenção o biquíni e as suas múltiplas posições em cima da espreguiçadeira… Há que ter ainda cuidado com acessórios que, podendo parecer completamente inofensivos à primeira vista (e até condizentes com a praia ou piscina), podem acabar por deixar marcas indesejadas. Por exemplo: a toalha de praia a tapar os pés; óculos de sol (um verdadeiro clássico); sandálias com muitas tiras; anéis e pulseiras de pé; relógios, pulseiras, colares ou brincos (ficando encostados à pele na hora de bronzear, vão fazer estragos!), lenços ou fitas de cabelo (se acabarem em cima da testa, ficará com uma linha inestética de um lado ao outro)…






Com o Verão ao virar da esquina, os nossos pensamentos são invadidos por dias preguiçosos passados na praia, na companhia do mar, do sol… e de um biquíni fabuloso! Entre o tradicional fato de banho, o ousado triquíni e o favorito biquíni, descubra qual o modelo que lhe fica a arrasar. Depois, deixe-se inspirar pelos lisos, estampados, floridos e às riscas…
Se for alta

* Pode escolher entre o fato de banho, o triquíni ou o biquíni, porque qualquer peça de swimwear fica bem às mulheres altas!
* Se tiver pernas de perder a vista e, por isso mesmo, uma cintura pouco definida, recupere-a escolhendo um biquíni com aplicações dos lados, que vão dar a ilusão de curvas!
* O triquíni também é ideal para quem for alta, porque como é recortado na cintura, vai enchê-la de curvas nos sítios certos!
* No que toca às riscas, opte sempre pelas horizontais, uma vez que as verticais vão realçar ainda mais a sua altura.
* Os biquínis com calção favorecem as mulheres altas e magras, criando o efeito de um torso mais curto, se é isso que pretende.

Se for baixa

* Quem tem pernas curtas deve escolher sempre cuecas mais reduzidas e cavadas, que vão criar um efeito de alongamento. Com o biquíni certo, pode parecer mais alta!
* Um fato de banho ou triquíni também são uma boa opção, desde que escolhidos em cores sólidas e de preferência escuras.
* As riscas verticais são perfeitas para “crescer” um pouco e rapidamente!
* Adicionalmente, use sempre uma cueca de cintura descida, para não “cortar” um torso que já é por si curto.
* Se tiver as ancas estreitas, escolha as cuecas do biquíni numa cor clara, com aplicações laterais para um visual mais curvilíneo.
* Se pretende um visual ousado e não tem receio de mostrar o corpo que tem, um biquíni reduzido funciona na perfeição nos corpos petite, porque como revelam mais do que tapam, o efeito é uma silhueta elegante.

Para quem tem uma barriguinha saliente

* Evite os biquínis, só vão chamar atenção para a zona do corpo que menos a favorece!
* Um fato de banho tradicional, com uma banda específica para “segurar” a barriga, é o ideal.
* Outra opção é escolher um fato de banho com um efeito ondulado ou em teia, dos lados ou na zona do abdómen, para disfarçar os quilinhos a mais!
* Nestes casos, deve escolher fatos de banho com padrões, também ajudam a disfarçar a barriguinha!
* Se mesmo assim não larga o seu biquíni, escolha um que tenha cuecas altas para disfarçar a barriga saliente e sem aplicações ou laços dos lados, que apenas vão contribuir com mais volume na zona abdominal.

Se o seu corpo é mais largo em baixo

* O ideal é um fato de banho com um bom decote e alguns detalhes na zona superior: para além de equilibrar a silhueta, desvia as atenções para cima!
* Se prefere o biquíni, fuja das cuecas com muitos detalhes e/ou acessórios dos lados, muito cavadas e das cuecas-calção, escolhendo um modelo intermédio, com laterais que tenham uma largura de pelo menos 7 a 8 cm.
* Outro truque é escolher um biquíni com uma cueca de cor sólida e um sutiã estampado para tirar a ênfase da parte inferior do seu corpo.
* Esqueça a cueca e junte um top de biquíni ousado e um par de calções ligeiramente mais largos para um look sexy e confortável!

Se o seu corpo é mais largo em cima

* Para uma mulher com um corpo atlético, é importante definir os ombros e criar uma silhueta feminina. Para conseguir isso, nada melhor que um modelo – biquíni ou fato de banho – tipo halter (atado por de trás do pescoço), o efeito será muito sexy!
* As alças do seu swimwear devem ser sempre mais grossas para desviar as atenções do seu torso largo e criar a ilusão de braços mais elegantes e femininos.
* Fatos de banho assimétricos – que cobrem apenas um ombro, por exemplo – favorecem muito quem é mais larga na zona superior do corpo, porque criam curvas naturais e disfarçam ombros largos.
* Um detalhe ou acessório no centro do peito é outro truque para desviar olhares dos ombros.
* Esqueça as riscas horizontais, vão conferir ainda mais largura ao seu estatuto.

Se tiver peitos grandes

* Um peito volumoso requer um sutiã com alças largas (as alças finas vão ficar perdidas e focar as atenções de quem olha onde não quer!) e com um reforço extra nas copas.
* Esqueça os sutiãs cai-cai, mesmo que tenham suporte de sutiã: vai estar desconfortável e com a sensação que os peitos estão sempre à mostra, ou seja, vai passar o tempo a puxar o cai-cai para cima!
* Por razões óbvias, o sutiã deve ser de uma cor escura e sólida, mas surpreenda com uma cueca estampada ou florida, até para desviar a atenção dos seios!
* Se optar por um fato de banho, também este deve ter “sutiã embutido” para garantir que os seus peitos ficam no sítio!
* Desvie as atenções para baixo, com umas cuecas ultra-reduzidas, com folhos ou laços, para realçar outras curvas e para mostrar as ancas!

Se tiver peitos pequenos

* Um sutiã almofadado (agora nada de exageros!) vai definir e levantar os peitos, criando, em simultâneo, um decote ultra-feminino!
* O sutiã triângulo é perfeito para quem quer “aumentar” visualmente o peito e criar um decote natural, assim como os modelos halter (atados por de trás do pescoço) que produzem um lifting instantâneo!
* Use e abuse dos tops estampados, floridos, com riscas horizontais e drapeados para um peito com mais volume!
* Escolha sempre alças finas em detrimento das grossas e detalhes como folhos ou outras aplicações, que também ajudam a criar mais volume!
* Mesmo para quem tem seios pequenos, os modelos cai-cai nem sempre são uma boa opção, porque o seu efeito até acaba por reduzir ainda mais o peito. No entanto, se este tiver uma aplicação no centro, já vai definir, e não alisar, os seios!








Acontece-lhe estar em frente ao seu armário e dizer desesperadamente “não tenho nada para vestir!”? Já todas passamos por isso, mais vezes do que queiramos admitir e sempre nas piores alturas. Ser uma mulher bem vestida (e para as quais todas as outras olham com admiração!) é tão simples como seguir estas três regras: vestir-se conforme o seu tipo de corpo, a sua idade e definir o seu próprio estilo.
O seu corpo

Por mais que sonhamos com isso, as tendências que arrasam nas colecções de Nova Iorque e Paris nem sempre ficam bem a todas as mulheres. Isto porque as mulheres são feitas dos mais variados tamanhos e feitios e para tirar o melhor partido daquilo que a moda nos tem para oferecer, há que conhecer bem o seu corpo e quais as roupas que lhe favorecem… assim, pode arrasar cada vez que sai de casa!

* Corpo de pêra – a forma mais comum nas mulheres, o seu corpo é mais largo em baixo do que em cima, por isso, há que conseguir um equilíbrio elegante e feminino. Todos os seus tops, camisas e camisolas devem ser justos e devem definir a cintura – esqueça os cortes mais quadrados. Como quer desviar as atenções para cima, escolha modelos com detalhes nos punhos, mangas e golas; sendo que o seu comprimento ideal deve ser até ao início da anca e não devem cobrir o “traseiro”, para não evidenciar as suas desproporções. O layering na parte de cima do corpo favorece-lhe, assim como todo o tipo de casacos e acessórios – a ênfase na zona superior, vai desviar atenções da zona inferior. Para disfarçar o seu “traseiro” e alongar as pernas, opte por calças bem estruturadas, com frentes simples e bainhas largas, combinadas com saltos altos de preferência! Em termos de saias, esqueça as de lápis ou em viés e vista antes as saias trapézio, sempre até ao joelho.

* Corpo de ampulheta – a inveja de muitas mulheres, este é um corpo fenomenal, com todas as curvas nos sítios certos: peito e cintura. Tire o melhor partido das suas formas ao escolher vestuário que vai acentuar as suas curvas e não escondê-las, ou seja, use e abuse dos vestidos, saias e calções. Os cintos largos favorecem-lhe, assim como qualquer casaco ou trench que seja cintado. Escolha tops simples e bem definidos (não precisa de mais detalhes na zona do tronco!) e camisas cintadas para usar por dentro das calças. Para que a parte inferior do seu corpo não pareça tão cheia quanto a superior, escolha calças e jeans de frente lisa, cinta-descida e largas em baixo, tipo flare. As saias lápis são uma aposta ganha, assim como os saltos altos para uma silhueta elegante e ultra-sexy!

* Corpo de maçã – embora bem proporcionada, possui um bocadinho de “bagagem” extra na zona da barriga, o que a deixa sem uma cintura bem definida. Para além de disfarçar o seu “pneuzinho”, há que criar a sensação de curvas, por isso, opte por camisolas com decote em V e detalhes nas mangas ou punhos para retirar atenções do centro. Fuja dos tops muito curtos e apertados que vão mostrar tudo aquilo que quer esconder! Use as camisolas por fora das calças e, no que toca a casacos, devem ter uma cintura bem definida e um comprimento até às ancas. Tanto as camisolas, como os vestidos trespasse são uma boa opção, em detrimento de peças largas ou com muito movimento. Para a parte de baixo, comece por evitar cintos e qualquer detalhe em torno da cintura. As calças e saias (até ao joelho é o ideal) devem ser simples (sem pregas!) para manter a zona da cintura o mais liso possível. Evite a moda skinny que, ao favorecer as suas pernas magras, vai realçar o volume que já tem na parte de cima.

* Corpo rectangular – uma estatura bem proporcionada, elegante, mas sem curvas, o que quer dizer que tem de se vestir no sentido de criar peito e uma silhueta mais feminina. Escolha camisolas com decotes altos (para não mostrar o que não tem!), detalhes vários ou estampados. Como tem pouco peito, compense e mostre os seus braços e as suas costas – os tops sem mangas favorecem-lhe! Em termos de casacos, esqueça os modelos muito quadrados e opte antes por aqueles com cinturas bem definidas. O layering é a sua melhor opção para criar as tão desejadas curvas – uma camisola com decote em V sobreposta a uma t-shirt de gola redonda ou um colete por cima de uma camisa. Para a parte inferior, interessa criar curvas, que podem ser conseguidas com calças mais justas (todos os cortes de jeans ficam-lhe bem), assim como calças casuais com bolsos que lhe vão emprestar o volume que procura! As saias lápis e volumosas foram feitas para si, assim como os cintos que vão acentuar a cintura da forma mais sexy possível! No entanto, não abuse nas cintas-descidas, que vão alongar o seu tronco, criando uma silhueta desproporcional.

* Corpo de triângulo invertido – a forma menos comum nas mulheres e, como os seus ombros e tronco são mais largos do que as suas ancas, a missão é suavizar a parte superior do corpo e acrescentar volume à parte inferior. Prefira tops em tecidos suaves e “movimentados” em vez de tecidos tesos e muito estruturados; os decotes devem ser em V ou em U, porque ajudam a definir a cintura, assim como as camisolas cintadas. As camisas, as túnicas e os casacos sem golas são perfeitos para estreitar os ombros, ao invés de decotes em barco, mangas volumosas e tops sem alças que vão realçar e até exagerar a sua largura de ombros. Vestidos em viés ou tipo túnica são os ideais para o seu corpo e se vestir um cardigan, não aperte os botões, para atenuar o contorno dos ombros. Como a parte inferior do seu corpo é magra e elegante, não há calças que lhe ficam mal, sendo que as jeans skinny ou com bainha larga e as calças casuais com bolsos assentam-lhe especialmente bem. Use e abuse dos calções e, em termos de saias, procure vestir as mais volumosas para um equilíbrio perfeito, fugindo das saias lápis que vão dar maior ênfase ao seu tronco já largo.

A sua idade

* O que vestimos aos 15 anos de idade dificilmente vamos continuar a usar aos 30 e quando chegarmos aos 60 a moda é definitivamente outra! Entre os 20 e os 30, a nossa beleza e juventude estão no auge, sendo a fase em que podemos experimentar tudo e quase tudo nos fica bem. Brincamos com os diferentes estilos até definirmos aquele que melhor nos assenta.

* Entre os 30 e os 40 anos, trabalhamos esse estilo, juntando-lhe uma pitada de maturidade e sofisticação – afinal de contas já somos umas senhoras! Nesta fase da vida, há que ter mais cuidado com as modas que vão e vêm, com os decotes e as bainhas, com a maquilhagem e o tipo de acessórios que escolhemos. Encare a moda de uma forma mais séria.

* Ao atingirmos os 50 e os 60 anos, não quer dizer que temos de abandonar a moda para sempre! Há que ter maior cuidado com a maquilhagem e escolher roupa de corte impecável, simples e sem grandes padrões… e não largue os seus jeans por nada! As gangas escuras vão continuar a assentar-lhe bem e a fazer jus ao seu espírito fashionista!

* Com o passar dos anos, podemos continuar a vestir-nos como jovens, sem parecer desajustada ou a tentar ser a mulher que já fomos! Sensibilidade e bom senso são as chaves para nos vestirmos e sentirmos como mulheres em todas as fases da vida.

O seu estilo

* A moda está ao nosso serviço de todas as formas e feitios imagináveis… o truque é escolher o estilo certo para si e para que faça sempre furor feminino! Com o passar do tempo, definimos cada vez mais aquilo de que gostamos e aquilo que não nos diz absolutamente nada. A nossa afirmação pessoal em termos de moda pode ser feita através das peças que escolhemos usar ou daquelas que retiramos por completo do nosso armário: preferir calças em vez de vestidos; usar saias só no Verão; adepta incondicional dos saltos altos; incorporar um lenço diferente no seu visual diário; nunca usar brincos, só pulseiras; a cor preta tem de estar presente em cada look; apenas veste calças de ganga… são estes pequenos detalhes que nos definem. No fundo, é tudo uma questão de bom marketing pessoal para uma imagem com muito estilo.

Nenhum comentário: