25.1.10


Existem muitos gestos diários que devemos pôr em prática para assegurar uma pele fantástica e um deles passa por aquilo que colocamos no prato. Sabia que existem alimentos que fazem maravilhas à pele, garantindo o seu aspecto liso, firme e luminoso dia após dia? Agarre num papel e caneta e faça esta lista de compras, a bem da sua pele.

1. Amêndoas: recheadas de vitamina E – um antioxidante potente – as amêndoas actuam nas diversas camadas da pele, beneficiando-a de dentro para fora. Ao proteger as células dos efeitos nocivos dos raios UV, radicais livres e outros poluentes ambientais, as amêndoas abrigam a pele de várias agressões exteriores, caso dos escaldões, por exemplo.
2. Atum enlatado: sim, quem diria que um alimento enlatado era vantajoso para a pele? Devido ao selénio, um nutriente que trabalha para assegurar uma pele firme e suave, o atum é presença obrigatória na sua dieta alimentar. Se isso não chegasse, também tem propriedades anti-oxidantes, ou seja, protege a pele de factores exteriores agressivos.
3. Batata-doce: inundada de vitamina C – que no caso da pele podia ser a “vitamina colagénio” – o consumo da batata-doce torna-se ideal para manter uma produção contínua de colagénio e, consequentemente, uma pele sem rugas.
4. Cenouras: um legume essencial para a pele, principalmente na prevenção e combate ao inestético acne. Tendo como principal ingrediente a vitamina A, esta trabalha no sentido de evitar a produção excessiva de células na superfície da pele, ou seja, assegura que os poros não sejam entupidos e produzem borbulhas e espinhas. Estudos recentes revelam ainda que a cenoura também reduz a produção de células cancerígenas.
5. Chá verde: já todas conhecemos os mil e um benefícios do chá verde, um líquido precioso que também não esqueceu a pele. Quando bebido quente, o chá verde liberta catecol, um antioxidante muito forte com características anti-inflamatórias e anti-cancerígenas. Adicionalmente, ajuda a eliminar os efeitos nocivos dos radicais livres provocados pela poluição e exposição solar excessiva.
6. Chocolate preto: existe uma ideia errada no que toca a culpar o chocolate pelo aparecimento de acne, até porque o chocolate preto é inocente! Rico em flavonol, um poderoso antioxidante presente no chocolate, este actua directamente na pele, protegendo-a contra os raios solares e assegurando a sua suavidade.
7. Espinafres: estas verduras são, sem dúvida, o melhor amigo do seu ADN, na medida em que incentiva as próprias células a rejuvenescerem vezes sem conta. Para além de permitir a manutenção de uma pele hidratada e lisa, combate a formação de células cancerígenas.
8. Óleo de cártamo: os ácidos gordos de ómega 6 presentes neste óleo podem ser um bom remédio para quem sofre de pele extremamente seca, que escama, provoca comichão intensa ou até mesmo eczema. Esta maravilha culinária mantém as paredes das células hiper-hidratadas, permitindo uma melhor absorção do tão necessário H2O.
9. Ovos: os ovos encerram em si uma poderosa vitamina – a biotina – que assegura a hidratação total da pele, evitando um aspecto seco e pouco saudável.
10. Romã: a riqueza das propriedades nutricionais deste fruto manifestam-se sobre a pele de uma forma sublime, ou seja, ao dinamizar a produção de colagénio, não só previne o surgimento de rugas, como actua sobre as existentes.
11. Salmão: importante fonte de ómega 3, este peixe, para além de conferir luminosidade e juventude à pele, contém um carotenóide que actua no sentido de aumentar a elasticidade da pele.
12. Sementes de linhaça: contendo ácidos gordos de ómega 3, estas sementes garantem que o corpo repele irritações e atraia água para as células. O resultado? Uma pele hidratada, lisa, sem rugas, livre de manchas e vermelhões.
13. Tomates: a cor vermelha do tomate provém do licopeno, um fito-químico existente neste legume e que ajuda a eliminar os radicais livres que ameaçam a pele – nomeadamente o seu envelhecimento precoce – na forma de raios UV ou poluidores ambientais.

Nenhum comentário: