28.1.10




Sexo: demasiada intimidade pode ser perigosa!


Por muita proximidade que tenha com o seu namorado/marido há coisas que não se fazem, sob pena de quebrar o encanto do amor. Conheça os limites.


Podem:
- Massajar os pés um do outro
- Falar sobre as suas amigas
- Mandar mails picantes
- Falar, vagamente, do seu ex
- Passar creme no corpo um do outro
- Oferecer pijamas de ursinhos
- Dividir o lavatório enquanto lavam os dentes
- Maquilhar-se ao pé dele, enquanto ele se barbeia

Não podem:
- Cortar as unhas dos pés um do outro
- Falar sobre as neuras pré-menstruais das suas amigas
- Partilhar o mesmo endereço de e-mail
- Apresentá-lo ao seu ex, de quem é amiguinha
- Espremer os pontos negros um do outro
- Usar os ditos pijamas de ursinhos em noites românticas
- Fazer chichi de porta aberta








Em caso de separação, o que nunca deve fazer!
Acabou a sua relação. E, claro, senta-se no sofá a chorar e a pensar "onde é que errei". Pois, é, nem sempre sabemos tomar as decisões e ter os pensamentos mais sábios em momentos de grande tensão emocional. Mas há coisas que não podemos mesmo fazer!


*Culpar-se da situação: Reconheça que há situações que simplesmente fogem ao nosso controlo, sem que existam necessariamente culpas a ser atribuídas. Afinal, é impossível controlar os sentimentos ou o comportamento das outras pessoas. Se fez ‘asneiras', aprenda com elas e recorde-se que foram de ambas as partes porque, afinal, ninguém é perfeito.

*Pedir-lhe que volte: isto é mais comum nas 48 horas que precedem o momento da ruptura, por isso esteja atenta para não lhe telefonar ou enviar uma mensagem, por muito desesperada que esteja. Se sentir esse desejo, pense no lado menos positivo do seu companheiro e na dor que lhe causou. Até pode escrever num papel uma lista dos seus defeitos, para não se sentir tentada.

*Fechar-se em casa: passados os primeiros dias, é preciso ter consciência que a vontade de sair e estar com outras pessoas não vai voltar de forma natural. Tem de haver um esforço da sua parte, mas, mesmo que não lhe apeteça, arranje programas para as sextas e sábados à noite.

*Não ir trabalhar: o seu emprego obriga-a, antes de mais, a ter de sair da cama todos os dias de manhã, o que já é muito bom quando a sua vontade é ficar deitada com um monte de lenços de papel ao lado. Por outro lado, obriga-a a estar concentrada noutros assuntos além da sua separação.

*Não corra para outra relação: antes de assumir outro compromisso, dê tempo a si mesma para se curar.

Por outro lado, o que deve fazer...

*Aceitar que a dor é natural. Lembre-se que, segundo os especialistas, esta divide-se em três fases: a da negação ou do choque, em que tem dificuldade em acreditar que o que está a acontecer é real; a do medo, da raiva e da depressão e, por fim, o início da aceitação que a relação acabou e que vai ficar bem. Viver esses sentimentos é uma forma de não os guardar dentro de si e de se libertar mais rapidamente.

*Não queira ficar amiga do seu ex: antes de mais, tem de tratar de si, reflectir no que sucedeu e retirar lições que lhe sejam úteis no futuro. A questão do lugar que ele ocupará na sua vida futura deve ficar em segundo plano. Quando se recompor, a resposta chegará de forma natural.

*Comece a arrumar a casa decorridos alguns dias. Coloque as fotografias e outros objectos pessoais longe do seu olhar, inclusive a prenda que ele lhe deu no último Natal.

*Esteja com os seus pais e os seus amigos. Afinal de contas, eles amam-na incondicionalmente e é isso mesmo que precisa de sentir.

*Fale do assunto: é a melhor forma de ter outras perspectivas, mais objectivas, do que realmente sucedeu.

*Mantenha uma agenda relativamente ocupada, onde inclua coisas que lhe dêem prazer, seja ir ao cinema, ao ginásio, andar de bicicleta ou aprender danças de salão.

*Mime-se com massagens, chocolates, roupas ou idas ao cabeleireiro. Você está em primeiro lugar!

*Saia com outras pessoas. O que não significa que tenha necessariamente de ‘acontecer' alguma coisa. Mas, antes de mais, é óptimo para o ego.







Sucos Poderosos soltam o intestino e refrescam
Três receitas deliciosas para acabar com a prisão de ventre


Suco Refrescante
Ingredientes
- 2 pires de rúcula picada
- 2 laranjas sem sementes -
1/2 copo de água
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Saiba mais!
A rúcula contém poucas calorias e muitas fibras. É uma hortaliça rica em vitaminas A e C, além de ser uma boa fonte o cálcio, ferro, enxofre, potássio e ômega 3. A laranja contém fibras e é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes. Ela apresenta propriedades antiinflamatórias e inibe a formação de coágulos no sangue.

Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)
Calorias: 228 Kcal
Carboidratos: 56,1 g
Proteínas: 3,8 g
Gorduras: 1,9 g
Fibras: 7,8 g

Vitamina Deliciosa
Ingredientes
- 1 unidade média de mamão papaya
- 2 laranjas sem sementes
- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.

Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo)
Calorias: 401,2 Kcal
Carboidratos: 81,9 g
Proteínas: 7,8 g
Gorduras: 8,1 g
Fibras: 16,9 g

Saiba mais!
A laranja é rica em fibras e o mamão papaya possui uma substância chamada papaína que estimula a mucosa intestinal de maneira natural, facilitando os movimentos de expulsão das fezes. A linhaça, além de ótima para o intestino, previne o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Vitamina cremosa
Ingredientes
- 2 ameixas pretas sem caroço
- 1 pote de iogurte desnatado 0% de gordura
- 1 colher (sopa) de aveia
- 1 colher (sopa) de açúcar

Refresque-se neste verão e fique em forma. (Começar minha dieta)

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. De preferência, tome sem coar.
Rendimento: 1 copo
Análise calórica e nutricional (por copo) Calorias: 199,1 Kcal Carboidratos: 35,2 g Proteínas: 10,3 g Gorduras: 2,0 g Fibras: 13,7 g

Saiba mais! A ameixa é laxativa graças ao seu conteúdo em fibra, especialmente pectina. A pectina tem ação cicatrizante, diminui o colesterol e ajuda na digestão. A aveia é rica em fibras e aumenta o bolo fecal, facilitando a expulsão das fezes. Dicas de saúde A adição de linhaça, aveia, lecitina de soja e fibras solúveis pode ser feita em qualquer uma das receitas para aumentar a quantidade de fibras e, portanto, a eficácia dos sucos. Prefira ingerir os sucos sem coar, para que todas as fibras dos alimentos sejam aproveitadas pelo organismo. O iogurte pode ser substituído por leite fermentado (Yakult, Chamyto). Entre em forma neste verão.





Antes que a gripe chegue; coma mais frutas cítricas
Elas não combatem nenhuma doença; mas dão força extra ao sistema imunológico


Mal dá o primeiro espirro e você já começa a ouvir as recomendações para chupar laranja ou tomar o suco da fruta. Rica em vitamina C, ela é a mais lembrada das frutas cítricas quando o assunto é lutar contras gripes e resfriados. A lembrança é boa, mas o momento não é o mais adequado. "Os cítricos não agem no combate de doenças, mas sim no fortalecimento do sistema imunológico", afirma a nutricionista Maria Eliza, do hospital São Luiz.

Segundo ela, os minerais contidos nas frutas cítricas (e não apenas a vitamina C) oferecem reforço extra para as nossas células de defesa. Com isso, as doenças em geral passam longe do seu organismo. A recomendação diária indica o consumo de duas a três porções e há uma dica para aproveitar ainda mais os nutrientes.

"A laranja lima, por exemplo, fica amarga após uma hora de partida, o ideal para aproveitar ao máximo é comer logo após descascar. E não sinta culpa pelo desperdício da casca", afirma. Segundo ela, com isso você só perde fibras (também presentes na polpa, desde que você não jogue o bagaço no lixo).Mas os efeitos destas frutas, tão consumidas no inverno, vão muito além. Antes que a gripe se instale e assuste você, veja mais motivos para colorir a sua fruteira.

Dando fim ao colesterol
As fibras presentes tanto na casca quanto no bagaço das frutas cítricas ajudam na redução do colesterol e também melhoram o funcionamento do intestino.

Artifício de saciedade
O consumo do bagaço de frutas cítricas proporciona mais saciedade. Com elas você come menos e nem sente falta de comida.

Chega pra lá na anemia
As frutas cítricas ajudam o organismo a absorvem melhor o ferro. O efeito é resultado da ação da vitamina C. Por isso, sempre que comer carne, tente comer alguma fruta cítrica ou tomar um suco na mesma refeição.

Combate aos radicais livres
A vitamina C, presente nas frutas cítricas em maior quantidade que em outros alimentos, combate os radicais livres e o envelhecimento da pele.







Enlatados exigem cuidados no consumo
Siga nosso roteiro e fique livre de diarréia e intoxicação alimentar

Sua despensa deve estar repleta deles. Práticos e acessíveis, os alimentos enlatados dominam a rotina alimentar de muita gente. Mas, por trás de tanta praticidade, escondem-se algumas ameaças à sua saúde: de desarranjos intestinais ao botulismo, tipo grave de intoxicação alimentar. (aprenda a se proteger da intoxicação alimentar)

Mas, tomando alguns cuidados, é possível lançar mão desses alimentos sem medo ou preocupação, tranqüiliza a nutricionista da Unifesp, Ana Maria Figueiredo Ramos. Com a ajuda dela, Minha Vida preparou um roteiro cheio de dicas para você passar longe de qualquer risco -- depois dele, no máximo, você vai poder reclamar dos arranhões causados pelo abridor de latas. (a dieta ideal inclui alimentos práticos e gostosos) Boicote as latas amassadas.
Muitos dizem que as latas danificadas não têm influência alguma na qualidade dos alimentos, que a informação não passa de mito. Porém, Ana Maria afirma que é melhor prevenir. Ela explica que, ao ser amassada, algumas substâncias tóxicas presentes na parede interna da lata podem se desprender e se misturar com o alimento.

Além disso, latas amassadas são mais propensas à formação de bactérias. Pode haver um pequeno furinho na embalagem, que deixa o alimento exposto à luz e poeira das prateleiras, exemplifica Ana Maria, falando sobre a proliferação de bactérias. Quando vemos latas estufadas, significa que existem microorganismos fermentando lá dentro, completa. (antes de comprar, leia os rótulos)

A especialista da Unifesp lembra ainda que é importante ficar atento ao prazo de validade do produto. Se a idéia é fazer estoque, certifique-se que a data de validade é extensa, aconselha (aprenda a conservar bem os seus alimentos)

Os cuidados não param por aí
Segundo a nutricionista, antes de abrir a lata, é fundamental que ela seja higienizada. A limpeza pode ser feita com água corrente e uma buchinha. Latas que não passam por esse procedimento de lavagem podem causar doenças como a leptospirose . Ela alerta que a bucha de lavar louça não deve ser a mesma da limpeza das latas. Para fugir dos resíduos, tenha uma bucha específica para cada uso.
E, se sobrar algum restinho, nada de mantê-lo na embalagem. (Aprenda a guardar os alimentos e conserve os nutrientes por mais tempo). Se permanecerem na lata, por serem muito condimentados, os alimentos acabam criando fungos. Dá, inclusive, para notar a levedura que se forma ao redor da lata.

Ana Maria conta que vasilhames de plástico são boas opções para preservar alimentos que restaram nas latas. Uma boa idéia é usar sempre os mesmos potinhos para cada tipo de alimento. Guarde os molhos à base de tomate em um recipiente e os pêssegos em calda, em outro, repetindo o procedimento e o pote, em outras ocasiões.

Fazendo isso, você evita que os gostos se misturem, já que o plástico adere facilmente às partículas dos alimentos. Vale lembrar também que a água que acompanha alguns enlatados não deve ser reaproveitada.

Alimentos frescos X enlatados
Os conservantes são participantes de peso na produção dos alimentos enlatados, já que, sem eles, os produtos não durariam. A nutricionista da Unifesp afirma que não existem métodos para driblar a quantidade de substâncias químicas usadas na fabricação dos produtos.

Você pode até lavar ou ferver determinados alimentos, mas os conservantes não vão sofrer nenhuma diminuição. Por terem sido produzidos juntos, não é possível retirá-los dos alimentos depois de prontos. (alimentos orgânicos são alternativa saudável)

A melhor alternativa para controlar a quantidade de conservantes, segundo a especialista, é procurar marcas de qualidade. Assim, é mais garantindo que você esteja consumindo alimentos que seguem os padrões de conservantes estipulados pelos órgãos de fiscalização.

Quando o assunto é valor nutricional, os enlatados ficam em desvantagem, comparando-os com os alimentos frescos. Entre os que mais apresentam diferença de nutrientes se colocados lado a lado com suas versões naturais, estão a carne, as frutas e as compotas. Mas isso é bem variável, pois também depende da idoneidade do fabricante, ressalta Ana Maria. (se não gosta de carne, escolha outra proteína).






Você tem intolerância ao glúten?
O tema é cercado de diversos mitos e faz com que muitas pessoas desconheçam a doença

O glúten é uma proteína encontrada em quatro tipos de alimentos. Esses alimentos são o trigo, a cevada, incluindo o malte que é um subproduto da cevada, a aveia e o centeio. Qualquer receita ou produto alimentar que apresenta, na composição, um desses alimentos, vai possuir o glúten mesmo que em pequenas quantidades. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, o que acarreta em prejuízos para a saúde. Essa doença é chamada de doença celíaca.

O que é doença celíaca?

A doença celíaca é uma desordem do sistema imune, ou seja, é uma doença auto-imune, que provoca danos na mucosa do intestino delgado. O intestino delgado possui vilosidades, algo semelhante a pregas, que faz com que a área de absorção de nutrientes obtidos através da alimentação seja maior. O intestino do celíaco que ingere glúten apresenta uma diminuição das vilosidades, acarretando na dificuldade de absorção de nutrientes, principalmente gordura, cálcio, ferro e ácido fólico. O que é o sistema imune?

O sistema imune é o processo de defesa do corpo. Ele detecta corpos estranhos no organismo e trabalha para combatê-los. É o que acontece, por exemplo, com o vírus da gripe. Quando ele entra em nosso organismo, o sistema imune produz células de defesa, chamadas de anticorpos, para curar a gripe. Mas o que o glúten tem a ver com isso? Pois bem, nos celíacos quando o glúten é ingerido, o sistema imune entende que essa proteína é um corpo estranho e, assim, começa a produzir anticorpos específicos que prejudicam a mucosa intestinal, provocando os danos descritos acima. É um erro do sistema imune em reconhecer o glúten como um corpo estranho e atacar as células do próprio corpo, por isso, a doença celíaca é conhecida como uma doença auto-imune.

O que causa a doença celíaca?

Acredita-se que a doença celíaca seja desenvolvida por pessoas geneticamente suscetíveis. Nessas pessoas, por exemplo, algum tipo de infecção viral ou por bactérias pode dar início à doença. Também, indivíduos com parentes de primeiro grau (pais, irmãos, filhos) possuem risco maior de tornarem-se celíacos.

Quais são os principais sintomas?

Os principais sintomas são:

- diarréia; gases; vômito; perda de peso; fome intensa; fraqueza; fadiga; ausência de menstruação; infertilidade; irritação; depressão.

Devido à má absorção de nutrientes, algumas conseqüências podem surgir em celíacos, entre elas:
- osteoporose; anemia; infertilidade; defeitos no nascimento; deficiência no crescimento em crianças.

Todas as pessoas apresentam os sintomas?

Nem todas as pessoas apresentam sintomas. Estima-se que 50 a 60% dos celíacos têm pouco ou nenhum sintoma. A doença pode ser descoberta após intervenção cirúrgica gastrointestinal, estresse, gravidez, infecção viral ou bacteriana.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da doença celíaca é feito através de testes de anticorpos sangüíneos, biópsia do intestino seguida de uma dieta livre de glúten para analisar os sintomas e observar se há melhora nas vilosidades do intestino. De acordo com os resultados, principalmente da biopsia, é confirmada a presença da doença celíaca.

Tratamento da doença celíaca

A doença celíaca é crônica e, quando confirmada, uma alimentação sem glúten deve ser seguida por toda a vida. Após duas semanas de dieta é possível observar a melhora através da diminuição dos sintomas. Além da alimentação livre de glúten, inicialmente, é indicada a eliminação de leite e seus derivados até o intestino voltar ao normal. Com o passar do tempo, os leite e seus derivados serão gradativamente reintroduzidos, conforme a tolerância individual a esses alimentos.

A alimentação do celíaco:

Alimentos proibidos e que devem ser eliminados da alimentação
- Trigo; aveia; centeio; cevada.

Qualquer produto industrializado, inclusive bebidas, e receitas que contenham esses alimentos não podem ser ingeridos, mesmo que seja em quantidades muito pequenas. Assim, é preciso observar que carnes e legumes empanados não devem ser consumidos. Até mesmo, o óleo de fritura onde foram imersos alimentos contendo, por exemplo, farinha de trigo, deve ser descartado. Deve-se até evitar compartilhar pratos onde foi servida alguma preparação contendo os alimentos proibidos.

A farinha de rosca comumente não é vista como um alimento que contém glúten. Como ela produzida a partir do pão e este contém farinha de trigo, conseqüentemente, a farinha de rosca contém glúten.
Nos restaurantes e festas de amigos, é necessário pedir informações para certificar que o alimento está isento de glúten. É importante explicar para as pessoas próximas a necessidade de não ingerir os alimentos proibidos para que haja a compreensão de todos que convivem com o celíaco.
O cuidado deve ser tanto que não pode polvilhar fôrmas com as farinhas feitas dos alimentos proibidos.
Se há alguma dúvida ou suspeita da presença de glúten no alimento, ele não deve ser ingerido.

Alimentos permitidos
Arroz e creme de arroz; milho: farinha de milho, fubá, amido de milho ou maisena, flocos de milho, canjica, pipoca.
Batata: fécula de batata.
Mandioca: farinha de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo.
As bebidas alcoólicas permitidas são o vinho, aguardente, espumante ou champagne e saquê.

É possível encontrar diversas receitas que substituem a farinha de trigo pela farinha feita a partir dos alimentos permitidos como, por exemplo, a utilização de amido de milho.

Advertência: Não contém glúten

Em 2004, entrou em vigor, no Brasil, a lei que obriga todos os alimentos industrializados a advertir sobre a presença ou não de glúten, através da indicação Contém Glúten ou Não contém Glúten , conforme o caso. É muito importante o celíaco se munir dessa ferramenta e sempre buscar no rótulo do alimento a informação sobre a presença ou não de glúten. Se não houver nenhuma inscrição, não consuma o alimento.






Maracujá - calmamente saudável
Prepere receitas deliciosas com esta fruta tipicamente tropical


O maracujá é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas do Brasil. Devido as suas propriedades terapêuticas, tem valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Entretanto o seu principal valor está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Está maduro, bom para consumo imediato, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca. O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco. Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Receita Mousse Maracujá
Suco (concentrado de maracujá 140 ml)
Chocolate branco para cobertura 200 gr
Creme de leite fresco 250gr
Folhas de gelatina 06 unidades (misturar em água fria para amolecer e depois misturar em água quente para dissolver). Antes de jogar na água quente espremer as folhas.

Calda de Maracujá
Açúcar 100 gr
Polpa de maracujá 05 unid.
Suco de maracujá 100 gr

Modo de preparo:
Misturar o açúcar, a polpa e o suco de maracujá em uma panela em fogo baixo, deixar reduzir. Modo de Fazer - Derreter o chocolate branco em banho maria, em seguida misturar o suco de maracujá e as folhas de gelatina dissolvidas. Deixar na geladeira. - Bater na batedeira o creme de leite fresco. Em seguida misturar, com o pão duro, delicadamente a mistura do suco de maracujá com o creme de leite fresco batido. Deixar na geladeira para firmar. - Quando for servir, espalhar por cima a calda de maracujá e decora

Nenhum comentário: