6.1.09




A minissérie Maysa, Quando fala o Coração estreou na TV Globo nesta segunda, dia 5, marcando 31 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo.

Cada ponto no Ibope representa cerca de 55,5 mil domicílios na capital de São Paulo. A audiência prévia foi postada no O Planeta TV, os índices podem sofrer alterações.










Usuário de MT poderá trocar de operadora e manter número do telefone a partir de quinta
A portabilidade numérica na telefonia atenderá primeiro a região com DDD 65.


Na quinta-feira (8) a portabilidade numérica entra em vigor em Mato Grosso, em toda a região com DDD 65. No estado, 49 cidades estão dentro da área atendida pelo DDD 65. Mas a maioria dos beneficiados está nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Ocorre que no interior do estado há apenas uma operadora de telefonia fixa. Por isso a portabilidade na telefonia fixa não será possível. O serviço será oferecido apenas na telefonia móvel. A portabilidade só beneficiará totalmente a telefonia móvel no interior do estado, já que esse serviço é oferecido por mais de uma operadora em diversas cidades. Mas o poder de escolha do consumidor da telefonia fixa só poderá ser exercido em Cuiabá e Várzea Grande, onde ele pode escolher entre duas operadoras. Nos municípios com DDD 66 a portabilidade só será efetivada no dia 02 de março de 2009.

Em Mato Grosso, 49 municípios estão na área coberta pelo DDD 65 e nesses municípios estão 1.665.449 usuários. Cada usuário significa um número de telefone. Esses números são formados por 1.388.379 usuários de telefones celulares e 277.070 de telefones fixos.

Já na região coberta pelo DDD 66, que inclui 90 municípios estão 1.141.460 usuários, sendo 978.847 deles, usuários de telefones celulares, e 162.713 de telefones fixos.

A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel, informou ao site da TV Centro América que cada região do país é atendida apenas por uma concessionária, que no caso de Mato Grosso é a Brasil Telecom. Esta tem o dever de atender toda a região. Já as outras operadoras de telefonia que também atuam em algumas cidades, chamadas de 'autorizadas', como é o caso da GVT, por exemplo, que opera em Mato Grosso e em outras 31 cidades do país, não são obrigadas a cobrir toda a área. "A autorizada não é obrigada a atender todas as cidades da região onde ela opera. A autorizada pode escolher em quais cidades vai operar. Isso depende do interesse comercial da empresa e da viabilidade comercial", explicou a assessoria da Anatel.

Por isso em estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, por exemplo, um número maior de cidades e população serão beneficiados pela portabildade na telefonia fixa. Há um número maior de cidades com grande viabilidade econômica para a telefonia. Mas as autorizadas podem ampliar o atendimento e até atender toda a área da concessionária. "O objetivo da Anatel é esse, estimular a concorrência. Talvez em Mato Grosso, a longo prazo, outras autorizadas, ou a empresa que já está operando no estado possa ampliar o atendimento para outros municípios. É isso que a anatel espera", confirmou a assessoria.

As empresas são autorizadas a cobrar pelo serviço. A taxa pode chegar a aproximadamente R$ 5%, mas as operadoras não estão cobrando nesse primeiro momento.

Portabilidade

A portabilidade entrou em vigor em 1º de setembro de 2008. O serviço está sendo implantado por etapas em regiões e cidades do Brasil. A portabilidade numérica é o serviço que permite ao usuário de telefonia fixa e móvel trocar de operadora sem alterar o número de identificação do telefone.

A portabilidade foi implantada no Brasil primeiramente em oito regiões, beneficiando inicialmente os 17.488.735 assinantes de serviços de telefonia móvel e fixa que vivem em locais atendidos pelos DDDs 14(SP), 17(SP), 27(ES), 37(MG), 43(PR), 62(GO) 67(MS), 86(PI).

Usuário

O processo de Portabilidade Numérica se inicia com a solicitação do usuário de serviços de telecomunicações à operadora para a qual deseja migrar. Esta operadora, por sua vez, remete a solicitação à Entidade Administradora (ABR Telecom - Associação Brasileira
de Recursos em Telecomunicações) que irá acionar a empresa de onde o usuário deseja sair, a fim de atualizar a Base de Dados Nacional de Referência (BDR) e a Base de Dados Operacional (BDO) das Operadoras.

De acordo com as regras da Portabilidade as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

No primeiro ano de implantação do serviço, esse processo se concluirá em até cinco dias úteis, desde que todos os critérios para a mudança sejam atendidos. A partir do segundo ano de existência da portabilidade numérica, a mudança será efetivada em até três dias úteis. Ao usuário também é possível agendar a data de transferência de operadora para após os cinco dias úteis.

Dicas

Entre os critérios que devem ser atendidos para que o usuário efetive sua Portabilidade estão, por exemplo, a apresentação de documentos em tempo hábil à operadora receptora da solicitação; a consistência dos dados cadastrais do usuário solicitante, ou seja, devem coincidir, por exemplo, os números de identidade e CPF apresentados com aqueles constantes da base de dados da operadora em que estava o usuário até o momento. A ABR Telecom informa que mesmo após a solicitação de troca de operadora, o usuário ainda tem dois dias úteis para desistir da mudança e comunicar a decisão à operadora em que havia pedido para migrar.

Gestão

O modelo de portabilidade numérica, no Brasil, prevê que uma Entidade Administradora seja gestora do processo de implementação, a partir do desenvolvimento, implantação e operação da base de dados centralizada, a qual conterá todos os números portados. A ABR Telecom desempenha o papel de Entidade Administradora, exclusiva da portabilidade numérica nos termos do Regulamento Geral de Portabilidade e de acordo com a Resolução número 460, de 19 de março de 2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A ABR Telecom é a gestora do processo e administração da Base de Dados Nacional de Referência (BDR), onde estarão todos os números de telefones que foram transferidos de uma operadora de serviços de telecomunicações para outra. Esta base de dados é a integradora das informações entre as operadoras.

A ABR Telecom é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1998 com a finalidade de implementar e gerir o Serviço Nacional de Roaming no Brasil. A expansão da ABR Telecom, como prestadora de serviços de telecomunicações às operadoras em atividade no País, deu-se ao longo de 2006 com a implantação do Projeto Nacional de Combate à Fraude em telecomunicações e a integração das operadoras de serviços de telefonia fixa a seus quadros de afiliados.

Em 2007, a ABR Telecom ampliou seu espectro de prestação de serviços às operadoras de telefonia como entidade administradora escolhida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implementar e gerir a Portabilidade Numérica no Brasil. A ABR Telecom presta serviços em telecomunicações a todas as operadoras do serviço de telefonia no Brasil, seja de Serviço Móvel Celular (SMC) ou de Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Nenhum comentário: