9.9.08









Chuva pode cair na região norte de MT nesta terça-feira
Nesta segunda-feira o ar quente e seco volta a ganhar força sobre o Centro-Oeste do Brasil. O sol aparece forte e volta a fazer calor na Região. Durante a tarde as nuvens aumentam no extremo norte de Mato Grosso e ocorrem pancadas de chuva.

Previsão para Juara

TER - 09/09/2008
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 36°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm





Período chuvoso vai atrasar este ano em Mato Grosso
Termômetro registrará temperatura acima do normal nos próximos meses.


O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê para os próximos três meses (setembro, outubro e novembro) que as temperaturas deverão continuar acima da média nos estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre principalmente durante o mês de setembro.

Durante este mês também podem ocorrer eventos de friagem. Segundo o órgão, as chuvas deverão ficar abaixo do normal nos três estados, com atraso do início do período chuvoso. A umidade relativa do ar deve começar a se elevar gradativamente ao longo desses meses em Rondônia e Mato Grosso.

Os dados estão no Boletim Climático da Amazônia, elaborado mensalmente pelos meteorologistas dos três centro técnicos do Sipam (Porto Velho, Belém e Manaus). Todos os meses, os meteorologistas realizam a reunião climática da Amazônia, quando se faz o prognóstico do clima para os próximos três meses.

Na reunião, os profissionais analisam as previsões dos modelos climáticos gerados por supercomputadores e interpretam outros dados, como chuvas, radiação solar, temperaturas da superfície do mar, termoclina e outros.

Segundo o Sipam, estão ocorrendo águas mais quentes no pacífico leste, próximo à costa do Peru, e este aquecimento associado à circulação atmosférica favoreceu o tempo seco, com temperaturas acima da média em agosto, fazendo com que uma intensa massa de ar seco predominasse por muito mais tempo.

A massa seca perderá força gradativamente, no entanto, as condições atmosféricas e oceânicas deverão persistir para os próximos meses, resultando em temperaturas mais altas que o normal e chuvas abaixo da normalidade.









Comissão do Senado vota hoje projeto mudando horário de Mato Grosso


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) reúne-se hoje, às 10h, para discutir e votar uma pauta com 14 projetos, entre eles o que altera o fuso horário de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para que eles fiquem com a mesma hora oficial de Brasília, que tem atualmente uma hora a menos. O relator da matéria é o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que ainda não apresentou seu voto.

Hoje, só seis estados não acompanham a hora oficial de Brasília - Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Roraima e Rondônia. A ilha de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco, também tem fuso horário diferente do resto do país, mas, nesse caso, os relógios ficam adiantados uma hora em relação a Brasília.

Há pouco tempo, o Congresso aprovou projeto do senador Tião Viana (PT-AC), já transformado em lei (11.662/08), que acabou com o quarto fuso horário brasileiro, até então aplicado ao estado do Acre, eliminando uma das duas horas de diferença em relação ao horário de Brasília.

Nenhum comentário: