24.9.08
Bodas (Aniversário de Casamento)
A palavra Boda, que significa comemoração, (pronuncia-se "bôda"), é designada para comemorar aniversário de casamento em determinados anos. Aqui no Brasil. é costume dizer Bodas no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade com trocas de presentes e programa a dois, as bodas maiores (a partir das bodas de prata) assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.
Lista de Bodas:
01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão
22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala
25º - Bodas de Prata
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá
Truques antigordura
Quando for comer uma batata assada, acrescente um recheio de frango e requeijão light. Apesar do número de calorias aumentar, o frango (proteína) e o requeijão (gordura) vão retardar a transformação da batata (carboidrato) em açúcar na corrente sanguínea, mantendo a produção de insulina equilibrada. Caso não dê para resistir ao chocolate, volte a comê-lo de maneira moderada. E prefira aqueles acompanhados de amêndoas, que diminuem o índice glicêmico do chocolate. Outra combinação do bem: presunto magro ou amêndoa com melão. As frutas são consideradas carboidrato e, por isso, aumentam drasticamente a quantidade de açúcar no sangue. O peito de peru (proteína) e a amêndoa (gordura) desaceleram esse processo. Bebidas alcoólicas têm alto índice glicêmico. Além de substituir o açúcar por adoçante, nos coquetéis e na caipirinha, procure consumi-los acompanhados de alimentos protéicos, como carpaccio e rosbife.
Maracujá (o bloqueador natural de gordura)
A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação!
Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.
Gordura na mira
Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.
Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Modo de usar
O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado!
Faça em casa
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer.
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
Pequenos atos, grandes soluções
Confira alguns detalhes que são essenciais para salvar uma vida a dois
1. Demonstre interesse pelos projetos do parceiro. Assim ele saiba que pode contar sempre com você.
2. Sugira programas e atividades juntos – só o casal ou chamando os amigos.
3. Preserve a liberdade. É importantíssimo manter os próprios amigos e interesses pessoais.
4. Tire férias conjugais, para sentir saudade e repensar a relação. Geralmente, isso recupera, em você, o que já sentiu pela pessoa antes. “Vale separar as camas, os amigos e os programas. Fazer uma viagem e se refazer, se sintonizar novamente como ser individual”, completa a terapeuta conjugal e sexual Cláudya Toledo.
5. Saia para jantar fora, surpreenda com presentes, vá a motéis, proponha novidades no sexo, viaje, vá ao cinema. É fundamental traçar uma história juntos, a partir das experiências pelas quais passarem.
6. Demonstre seu desejo. Se ao menos um tomar essa iniciativa, já ajuda a apimentar esse aspecto da relação.
7. Mantenha a admiração. Como conviver com uma pessoa que você não admira?
8. Lembre-se: cuidados com a aparência são essenciais. Claro que a guarda fica mais baixa depois de um tempo, mas não vale relaxar geral.
Veja como "domesticar" namorados e maridos
Se existisse um curso para domesticar homens, pode ter certeza que as vagas já estariam preenchidas até 2015. Como tal serviço ainda se encontra indisponível no mercado, tentamos ajudá-la nessa missão quase impossível. No entanto, antes de mais nada, você precisa saber que sem a cooperação do seu amado, pouca coisa irá mudar.
"Qualquer tipo de manipulação é péssimo para o relacionamento", afirma a psicóloga Renata Soifer. Na opinião da especialista, tentar mudar o outro é uma agressão, mesmo que a intenção da mudança seja positiva.
Segundo Renata, a saída é mostrar para o parceiro porque você ficou irritada com determinada situação ou mania. "Se ele compreender e entender que isso vai ajudar na relação, vocês terão um acordo", esclarece.
Uma forma de fazê-lo compreender a necessidade de certas tarefas domésticas é sendo sincera. "Se você quer que ele lave a louça, faça um pedido honesto, explique que está cansada e que naquele dia ele poderia fazer tal serviço. Mas se você exigir que ele lave a louça, ou seja, se fizer disso um exercício de poder, não vai funcionar", exemplifica a psicóloga Silvana Martani.
E quando a cena se repete dia após dia? Um exemplo clássico são as roupas (incluindo as cuecas) jogadas no chão. "A mulher tem que entender porque o homem possui tal atitude. Não ache nada, pergunte. Às vezes nem é intenção dele irritá-la", explica Silvana.
Para a psicóloga, não é eficaz a atitude de "fingir que não está vendo e esperar por uma ação do parceiro". "Isso não funciona, é imaturidade e conspira contra a própria pessoa, pois a mulher ficará mais irritada e, se 'estourar', pode colocar a relação a perder", diz Silvana.
Mais uma vez, a solução é a conversa. E se mesmo depois de um diálogo franco nada funcionar, a profissional dá a dica: "Coloque na balança as atitudes dele. Se equilibrar é porque você está com um homem que vale a pena. Caso contrário, caia fora".
Os opostos se afastam
Aquela história de que "os opostos se atraem" é coisa do passado. Segundo a psicoterapeuta Suely Molitérno, o casal tem que compartilhar, tem que ter projetos em comum. "Não temos tempo de viver duas vidas", diz Suely. E ela explica: "A mulher já tem pouco tempo livre, se tiver que fazer o que o outro gosta e não os programas que ela deseja, a relação dificilmente será mantida". Portanto, de acordo com a psicoterapeuta, o casal deve ter preferências semelhantes. Assim, ambos se desgastam menos e não têm o desejo por mudanças.
Ninguém é perfeito
Se engana quem pensa que vai conseguir fazê-lo parar de fumar, beber, sair com amigos, jogar futebol toda sexta à noite, enfim, qualquer que seja o "vício" do amado. "O outro só irá mudar quando o hábito passar a incomodá-lo", explica Silvana. Portanto, só a vontade da companheira não é suficiente.
O segredo é escolher bem para não reclamar depois que você foi vítima da propaganda enganosa. "Apenas cerca de 5% dos casais têm uma ligação afetiva, que provoca a mudança permanente. Esses parceiros mudam para agradar ao outro e para melhorar a relação, não é preciso cobranças", afirma Suely.
Se você se assustou com esse percentual tão baixo, calma. Aí é que está o centro da questão. "Podemos reverter isso para 95%, basta melhorar na busca. Mas para tanto, a mulher precisa, primeiro, se conhecer e ter a auto-estima elevada", esclarece a psicoterapeuta.
No mundo da lua
Se o problema do seu namorado for apenas esquecimento ou dificuldade em estar na hora certa no local esperado, simples táticas podem ajudá-la. Veja a seguir:
- Coloque alarmes na agenda do celular dele para recordá-lo de datas especiais;
- Ligue para ele meia hora antes de se arrumar para sair. Dessa forma irá lembrá-lo do encontro e, ao mesmo tempo, você tem uma perspectiva mais exata sobre a hora que ele irá passar para pegá-la;
- Se o caso for grave, vale a pena marcar compromissos sempre com uns minutinhos de antecedência. Por exemplo, se pretende chegar a uma festa às 21 horas, combine com ele às 20h30.
Frases perigosas na vida a dois
Mais atenção às palavras ou elas podem se transformar em sentenças de morte para o seu relacionamento!
Tudo bem se não convidarmos sua mãe?
Uma pesquisa inglesa aponta que 60% das crises familiares ocorrem entre sogra e nora. "É a mais complexa das relações", diz a psicóloga Terri Apter, autora do estudo. Esqueça a idéia de segregá-la - isso só a consolidará como vítima. Se o assunto for a mãe dele, opine quando questionada ou não tiver outra alternativa
Se não sou eu para sustentar a casa...
Caso ele não tenha ultrapassado os limites da tolerância no quesito comodismo, nunca jogue na cara do parceiro que a "chefe de família" é você. Desde a pré-história, o homem garante a sobrevivência dos seus e, milhares de anos depois, ainda se acha responsável pelo sustento da família. Lembre-se: companheirismo também significa cuidar do outro - em mais de um sentido.
Bem que minha mãe disse...
Como assim? Sua mãe sabe mais sobre ele do que você? Ninguém quer ficar com uma pessoa incapaz de tomar decisões, dependente de palpites alheios e, pior, com reações supernegativas a cada pisada de bola.
Tal sentença deixa claro ao parceiro que a opinião dos outros importa mais do que as ações dele. Não interessa se ele agiu como sua mãe descreveu. Esse é um assunto de vocês.
Os muito grandes também são ruins...
Não importa se foi o próprio parceiro quem a questionou sobre o tamanho do pênis dele, a resposta para essa pergunta deve ser sempre algo do gênero "gosto dele desse jeito" ou "não entendo essa preocupação masculina". Porque, mesmo sem entendermos muito bem o motivo de tanta inquietação entre os homens, ela existe - e numa proporção que até eles próprios desconhecem!
Não sei como confia nesse vagabundo!
O "vagabundo", no caso, é o melhor amigo do seu amado. Agora, vamos fazer o inverso: pense na sua reação quando difamam uma pessoa da qual você gosta muito. Indignação? Raiva? Pois bem, com o gato funciona de modo igual. Mesmo conhecendo os defeitos do colega, ele não aprecia quando alguém afirma que o rapaz não presta. Solução: controle-se e espere seu parceiro perceber, no tempo dele, o caráter do moço ou, ainda, dê uma chance ao "vagabundo". De repente, o moço se torna seu amigão também.
Por que estou com você mesmo?
Existe algo pior num relacionamento do que passar dia e noite insegura quanto aos sentimentos do outro? Você até pode se sentir dessa forma, mas o parceiro não tem nada a ver com isso. Suas dúvidas e incertezas devem ser trabalhadas internamente. Só as compartilhe com o gato quando julgar a participação dele fundamental para resolver um problema envolvendo os dois. Ameaçá-lo com um possível abandono só para o moço fazer suas vontades é uma atitude bastante imatura - para não dizer egoísta!
Ou eu ou o futebol!
"Você tem alguma dúvida que ele escolherá a segunda opção?", alfineta o especialista em relacionamentos Marcelo Puglia, autor de Manual de Instruções dos Homens (Ed. Matrix). E o rapaz está certo! Pedir para qualquer pessoa decidir entre duas paixões beira a crueldade. Alguns homens, de fato, extrapolam e abandonam suas companheiras - sem dó - por causa de uma pelada (o jogo de futebol). Nesses casos, vale conversar sobre o assunto e expor seus sentimentos. Mas lembre-se que ele, provavelmente, já tinha tal paixão quando vocês se conheceram...
11 coisas que todo homem deveria fazer por sua mulher
Acredite: alguns hábitos tidos como banais podem fazê-la muito mais feliz e melhorar a relação
1. Ir mais devagar no sexo.
2. Abaixar a tampa do vaso do banheiro.
Enviar flores vez ou outra para a esposa é certeza de agradá-la e esquentar a vida a dois
3. Comprar seu absorvente sem reclamar.
4. Memorizar seu manequim - não há nada pior do que ganhar algo que não serve.
5. Deixar de lado o ciúme de brinquedos sexuais, como vibradores e outros.
6. Enviar um enorme buquê de flores no seu trabalho.
7. Cozinhar especialmente para você algo que tenha mais ingredientes do que macarrão e molho.
8. E, depois de tudo isso, lavar a louça.
9. Memorizar esse mantra: “Se eu for me atrasar, devo ligar!”
10. Olhar no fundo dos seus olhos nos momentos de felicidade, nas declarações de amor e no sexo.
11. Fazer o necessário para se desculpar depois de agir feito um idiota.
Acabe com a bagunça do quarto dos filhos
Alguns truques práticos podem garantir o que você achava impossível: o quarto do seu filho totalmente em ordem
Sim, os jovens de hoje são mais bagunceiros do que os de antigamente. Mas nem tudo é culpa deles. Atualmente, a quantidade de itens que um adolescente possui é muito maior do que no passado. Aparelhos eletrônicos, artigos esportivos, roupas, sapatos, CDs, revistas... Haja organização para guardar tudo no lugar! As mães devem, claro, insistir para que seus filhos sejam mais ordeiros. Mas pode também ajudá-los a ter um quarto mais fácil de arrumar por meio de algumas mudanças simples. Confira!
:: Isto é roupa suja?
O problema: as peças de roupa ficam espalhadas por todos os lados. Você nunca sabe se estão limpas ou sujas...
A desculpa é: "Os banheiros ou a área de serviço estão muito longe".
A solução: coloque um cesto de roupas sujas dentro do quarto do seu filho. Essa não é certamente a solução mais agradável aos olhos, mas garante que todas as peças que devem ser lavadas sejam colocadas no mesmo lugar. Escolha modelos sem tampa, para não dificultar na hora de colocar a roupa dentro deles.
:: Para o cabide
O problema: as roupas nunca são dobradas antes de serem guardadas.
A desculpa é: "Dá muito trabalho esticar, dobrar... Sempre fica torto e as dobras nunca dão certo."
A solução: faça-o pendurar a maioria das peças em cabides, incluindo calças jeans e camisetas. Assim, fica bem mais fácil manter o guarda-roupas organizado.
:: Mesa cheia?
O problema: livros, lápis e cadernos ficam todos espalhados sobre a escrivaninha.
A desculpa é: "Eu uso este material todo dia, não vale a pena guardar num lugar difícil".
A solução: coloque na primeira gaveta da escrivaninha um separador de talheres. Assim, o material escolar fica todo organizado. Separe a primeira prateleira para os livros do dia-a-dia.
:: Lençol amassado
O problema: a cama está sempre desarrumada.
A desculpa é: "Não consigo esticar o lençol".
A solução: opte por edredons em vez de colchas. Eles são bem mais fáceis de serem colocados. No caso de beliches, elimine a colcha. Escolha lençóis elásticos que fiquem bem ajustados ao colchão. Prefira os modelos com 100% de algodão e 180 fios. Eles amassam menos e recobrem a estampa do colchão.
:: Tudo espalhado
O problema: brinquedos (para as crianças) e objetos ficam jogados pelo chão, prateleiras e escrivaninha.
A desculpa é: "Vou usá-los daqui a pouco, por que tenho que guardar?"
A solução: coloque caixas sob a cama para colocar objetos soltos. Existem alguns modelos com rodinhas que facilitam na hora de arrastá-las para fora.
Dicas Domésticas úteis
EM CASA:
Para limpar os vidros - Use cera automotiva, assim, além do brilho, as gotas de chuva escorrerão, não secando no vidro e não deixando manchas.
Para tirar lâmpadas partidas com rosca - Encaixe uma batata no que restou da lâmpada e desenrosque-a.
Para gavetas difíceis de puxar - Esfregue uma vela onde corre a gaveta.
Para limpar abre-latas - Deixe-o uma noite de molho no vinagre e depois esfregue-o com sabão.
Para desentupir canos - No ralo, deite uma chávena (xícara) de sal e uma de bicarbonato de sódio, depois deite bastante água quente.
Use o pó de café - Para lavar galheteiros e garrafas de azeite; para espantar formigas; lavar as mãos após limpezas.
NA COZINHA:
Para saber se o fermento está bom - Em meio copo de água morna, coloque uma colher rasa do fermento e mexa. Se o fermento ferver e crescer está bom para uso.
Para amaciar frango - Coloque uma pitada de fermento em pó ou bicabornato de sódio, junto ao tempero ou na cozedura.
Para preservar nutrientes do frango congelado - Descongele-o sozinho dentro de uma vasilha e use essa água para cozedura.
Para deixar peixe macio e saboroso - Se for fresco, antes de temperá-lo deixe-o em molho em leite por alguns minutos. Se for congelado, descongele-o diretamente no leite.
Para não transbordar o leite ao ferver - Coloque uma colher ou um pires no fundo da leiteira antes de levá-la ao fogo.
Para lavar verduras - Deixe-as de molho durante 10 minutos em água com um pouco de sal e vinagre, assim a sujidade subirá a superfície e facilitará a lavagem.
Para tirar a casca do tomate - Espete-os com um garfo e passe-o na chama do fogão.
Para descascar cebolas - Faça-o sob água corrente, assim não irritarão os olhos. Para tirar o cheiro das mãos, esfregue-as com sal e enxágüe em água corrente.
Para limpar tábua de carne - Esfregue com uma esponja grossa com amoníaco misturado com limão. Lave em água abundante
Dicas de Pintura para sua casa
Para encurtar seu ambiente: aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos/ retangulares.
Para alongar seu ambiente: aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.
Para disfarçar objetos: pinte a parede com cores próximas à do objeto.
Para valorizar objetos: pinte a parede com cores contrastantes à do objeto.
Para rebaixar o teto: você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.
Para elevar o teto: você deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no teto.
Para alargar o corredor: você deve pintar as paredes menores e o teto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.
Para alongar a parede: você deve aplicar duas cores numa mesma parede, com a divisa à meia altura. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.
Para encurtar a parede: você deve aplicar duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior.
Limpe a casa com vinagre
Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos
Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo? Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco. Ele pode ser aplicado na faxina da casa. Reunimos algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas. Além de ficar livre de produtos tóxicos, você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade. E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.
PAREDES: faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais. Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes. Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.
ARMÁRIOS: para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.
Para deixar a panela limpa, ferva água e vinagre antes de lavá-la
ODORES DE ANIMAIS: para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos. Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
BANHEIRO: remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
LAVANDERIA: coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco. Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.
COZINHA: esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.
. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
. para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.
Cozinha inteligente
Dicas fantásticas para construir ou reformar esse ambiente
Em vez de armários brancos, que sujam muito, escolha outros tons, como o areia
Seja você boa quituteira ou não, a cozinha é uma área da casa que pede muita praticidade. Algumas dicas infalíveis fazem a diferença na hora de construir ou reformar esse espaço do lar, tão freqüentado por todos. Fique atenta na hora de escolher móveis e eletrodomésticos, para não prejudicar a circulação do espaço. Confira!
. Na altura certa
Os móveis da cozinha deverão ficar ao seu alcance.
. Economia e tempo livre
Calcule quantos armários precisa. Com menos marcenaria, o projeto é mais barato e o ambiente fica arejado e iluminado.
. Quantidade certa de rejunte no piso
Muito rejunte significa limpeza dobrada. Se não abre mão de pastilhas de vidro ou cerâmica, facilite seu trabalho com massa de rejunte impermeabilizada e de uma cor escura. Se deseja algo prático, opte por granito ou porcelanato. Como as placas bem ficam juntas, evitam o acúmulo de sujeira nos vãos.
. Priorize a boa circulação
Faça um desenho da disposição dos eletrodomésticos para melhorar o arranjo do espaço. Deixe a geladeira numa parede e a pia e o fogão em outra.
. Praticidade na limpeza
Por que armários brancos, se ficam sujos facilmente? Pias de granito e cubas de aço ficam limpas com pano úmido e detergente.
Ganchos são perfeitos para organizar a casa. Confira os modelosdisponíveis e escolha um que deixe suas coisas no lugar
Plástico
A vantagem é a fácil aplicação. O gancho é preso por adesivo, o que dispensa furos na parede. Facilmente removível, não deixa resíduos e nem marcas. Disponível em vários tamanhos, está à venda nas redes de material de construção e nos hipermercados.
Metal
Você encontra em diversas cores, formatos e tamanhos. Uma boa idéia é, em vez de colocar apenas um na parede, comprar uma placa de madeira ou MDF e prender vários ganchos em toda a sua extensão. Escolha seu modelo nas lojas de material de construção.
Madeira
Este é o tipo mais caro, mas também o mais sofisticado. É vendido em lojas de utensílios domésticos, mas você pode fazer o seu com um pedaço de madeira ou MDF (base) e pontas de cabos de vassoura (ganchos). Coloque um prego na base e martele o gancho.
Parafuso
O parafuso do tipo gancho é o mais barato dos modelos. Basta fazer um furo no local e girar a peça até que fique firme. Por suportar apenas objetos leves, invista apenas como forma de decoração. É vendido em lojas de material de construção e supermercados.
Madeira e sol não combinam
Não é apenas na pele que o sol causa estragos. Móveis de madeira são as principais vítimas dos raios UVA e UVB. Se estiverem pintados ou envernizados, o problema se torna ainda maior, já que o risco de a tinta se soltar e a peça desbotar é grande. Caso não tenha como manter o móvel longe da janela, use cortinas ou persianas que barram a entrada da luz. Outra alternativa é apostar nas peças de materiais sintéticos ou de fibras. É garantia de que a peça não irá desbotar por causa dos raios solares. Além disso, confira de acordo com o acabamento do móvel de madeira como limpá-lo corretamente:
■ Resinado: use um pano macio e úmido. Para renovar o brilho, aplique cera automotiva.
■ Encerado: utilize uma flanela seca ou um pano macio. Use cera lustra-móveis ou de abelha para deixar a peça brilhando.
■ Poliuretano: delicado, deve ser limpo com uma flanela seca. O móvel está manchado? Use um pano levemente embebido com água e pouco sabão neutro.
Xô, parafina!
Quem não se derrete por um jantar à luz de velas? O problema é quando não apenas nós, mas também a vela derrete e a parafina pinga na mesa ou mesmo no carpete. O saldo da noite romântica é uma bela mancha! Mas, calma! Não é preciso se desesperar e descontar no pretendente! Primeiro, raspe o que for possível com uma colher, faca pequena ou lâmina, tomando muito cuidado para não riscar o local. Depois, ponha uma superfície absorvente, como jornal, papel higiênico ou papel- toalha, em cima do restante da parafina e passe um ferro de passar roupa na temperatura morna sobre o papel absorvente, até que a parafina derreta e seja absorvida. Troque o papel na medida que houver necessidade. Não é recomendado usar produtos químicos ou abrasivos que podem danificar as superfícies ou fibras. A parafina é um derivado do petróleo; por isso, caso haja absorção em algum móvel, será necessário utilizar um removedor de tintas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário