26.2.07


Gabriel Kaufmann e Joana Mocarzel opinam sobre o final mais aguardado de 'Páginas da Vida'
Quem não gostaria de levar essas duas crianças fofas para casa? Não é por acaso que Francisco (Gabriel Kaufmann) e Clara (Joana Mocarzel) são disputados a tapa por tanta gente em ‘Páginas da Vida’. Mas o drama dos irmãos fictícios chega ao fim nesta semana, para alegria de uns e tristeza de outros. Até o autor Manoel Carlos anda sofrendo para colocar um ponto final na história dos dois.



“Pedi à juiza que nos assiste na novela, e que elabora todos os pareceres jurídicos, que lavrasse duas sentenças: uma dando a guarda das crianças a uma parte e outra dando à outra”, diz o autor, que só decidirá qual dos desfechos irá ao ar na sexta-feira. “Essas cenas serão gravadas na quinta. Só me decidirei na sexta de manhã. Tive que fazer isso porque eu não estou bastante seguro da solução”, confessa.

Em um dos desfechos reservados por Manoel Carlos, as crianças ficam com quem as criou. Alex (Marcos Caruso) permanece com Francisco e Helena (Regina Duarte), com Clara. Esse seria o final escolhido pelo ator mirim Gabriel: “Acho que o Francisco tem que ficar com o avô. O pai dele abandonou a mãe quando ela estava grávida, não merece ficar com o filho. O Léo (Thiago Rodrigues) não foi legal”.

Em um outro possível final, as crianças ficam com o pai, mas tudo na mais perfeita paz. Alex e Helena teriam trânsito livre para vê-las quando bem entendessem. Esse seria o final perfeito para Caruso. “Acho que filho sempre tem que ficar com pai e mãe, não se deve separar sangue. As crianças não conheceram o pai até os 5 anos, é preciso ter cuidado para não haver traumas, a adaptação na casa do pai tem que ser lentamente”, acredita o ator. “Mas defendo que Alex e Helena tenham liberdade para visitá-los quando quisessem”, acrescenta.

“Clara tem que ficar com Helena”, diz Joana Mocarzel. A mãe da pequena atriz, Letícia Santos, concorda com o desfecho e acredita que a menina deva continuar com a mãe adotiva, enquanto Francisco teria que ficar sob os cuidados do pai. “Apesar de ele ter todo um envolvimento emocional com o avô, a relação dele naquela casa é muito nociva por causa da Marta (Lilia Cabral). Clara teria que continuar com a Helena porque ela foi criada em um núcleo familiar, de muito amor, que é bastante confortável para ela. Acho que deveria haver uma guarda compartilhada, onde o pai pudesse ver a filha quando quisesse e o avô pudesse visitar o neto a qualquer hora também”, diz Letícia, compartilhando da mesma opinião de Regina Duarte:

“Helena tem que ficar com a Clarinha de qualquer maneira, pois ela realmente ama essa criança. Além disso, proporciona uma qualidade de vida excelente para a filha. Ela se preocupa, educa, cuida, ama, cerca a menina de todos os cuidados. Acho que isso é que torna o ser humano feliz”, esclarece a atriz. “Mais do que conviver com pessoas do mesmo sangue, acho que a qualidade da educação de quem adota é que importa”, reforça.

Na briga pela guarda dos filhos na trama, Thiago Rodrigues destoa do personagem. “Francisco deveria permanecer com o avô, Clara com Helena e Léo teria que participar da educação dos dois. Mal ou bem ele tem que pagar pelo que fez. Não pode haver uma ruptura, porque esse menino vai sentir falta do avô, seria uma grosseria tirá-lo da casa dele”, acredita.

O final, portanto, será guardado a sete chaves até o último momento. “Tenho pareceres jurídicos de vários magistrados, com uma divisão bastante grande de opiniões”, comenta o autor, que faz um balanço do seu trabalho. “Foi um dos mais gratificantes que fiz na TV. Fiquei feliz com tudo, mas sempre acho que poderia ter feito melhor, usado melhor alguns atores. Peço desculpas a quem eu não consegui dar o papel que merecia”, comenta ele. “Sem dúvida o núcleo da Constância e Thelma foi surpreendente, graças à atriz maravilhosa que é a Walderez de Barros e a uma estreante que ainda vai ser uma estrela, a Grazi”, destaca.



Muitos casais terão final feliz em ‘Páginas da Vida’.
Como costuma fazer, Manoel Carlos reserva um casamento para o último capítulo.
Apaixonado por Thelminha (Grazielli Massafera), Jorge (Thiago Lacerda) vai à fazenda buscar a sua amada e impedir que ela seja obrigada a se casar com Dorival (André Frateschi). Depois de ter a aprovação do pai da moça e de Tide (Tarcísio Meira), o casal se unirá na capela da mansão.

O Romance de Olívia (Ana Paula Arósio) e Léo será abençoado com o nascimento de filhos gêmeos. O casal apaixonado aparecerá com as crianças após a passagem de tempo de dois anos. Porém, Olívia e Léo podem reconstruir a vida deles em Londres, onde o rapaz morava. “Existe total possibilidade de isso acontecer”, diz Maneco. O ex-marido
da moça, Silvio (Edson Celulari), também estará em boa companhia, ao lado de Márcia (Helena Ranaldi).

Após anos de solidão, Tide se entrega ao amor de Tônia (Sônia Braga) e assume o romance para a família. A artista plástica é bem aceita por todos e será pedida em casamento no casarão. Tide não se importará de saber que sua futura esposa foi o pivô da separação de Olívia com Sílvio.

Finalmente Isabel (Vivianne Pasmanter) se rende à tentação de Renato (Caco Ciocler) e os dois ficam juntos. Lívia (Anna Furtado) terá uma conversa com a rival e dirá que prefere ficar sozinha do que com um homem que ama outra. Entre os casais que ficarão juntos estão Sabrina (Leandra Leal) e Sérgio (Max Fercondini), que vão morar em Amsterdã;
e Fred (Duda Nagle) e Kelly (Sthefany Brito), que deixará de ser patricinha e criará o filho sem luxo. Recuperado, Bira (Eduardo Lago) ficará com sua ex-terapeuta.

Uma tragédia envolvendo Angélica (Cláudia Mauro) será a forma encontrada pelo autor de fazer referência a um caso de violência da vida real.
A cena vai recriar o atentado realizado a ônibus da Viação Itapemirim, no Rio, em dezembro do ano passado, no qual 19 pessoas morreram. Angélica morrerá queimada no ônibus, quando ela e a filha Gabi estiverem indo do Rio para Juiz de Fora. Bandidos botam fogo no ônibus e só Gabi consegue fugir. Ela será criada por Selma (Elisa Lucinda) e acaba aprendendo a gostar dela.

Apesar de ter aprontado muito com as finanças da AMA, Greg (José Mayer) não terminará atrás das grades. Porém,Carmem (Natália do Vale) o trocará pelo jardineiro e Sandra (Danielle Winits) se casa com o porteiro do flat, que fica milionário depois de ganhar na Mega-Sena.

Nenhum comentário: