16.2.07

Cozinhar é uma arte morta


Você sabe o que quer dizer um refogado? E grelhar? Bater claras em neve?

Pois é. Hoje em dia, quem sabe fritar um ovo sem estourar a gema já é encarado como uma espécie de mestre-cuca. Sim, uma verdadeira chefe de cozinha, que sabe quebrar um ovo sem fazer uma cagada no fogão. Ah, e que se realmente fizer uma meleca no fogão, vai saber como limpar.

Sim, vivemos em um lugar onde as comidas congeladas estão em todas as partes e os nuggets, pizzas prontas e sanduíches formaram uma espécie de império da alimentação.
Mas é incrível, como as pessoas que sabem cozinhar, são olhadas como seres superiores e diferentes. E não como.pessoas que sabem cozinhar.

Uma vez, chamei meu pretê pra jantar em casa. Como estava no começo da pretendência, resolvi caprichar. Fiz estrogonofe de frango, arroz e batata frita. Ele adorou. E no final, comentou: "Boa essa comida congelada que você compra.". Quando eu falei que eu é que tinha cozinhado, ele não acreditou. Precisei mostrar as panelas sujar, uma espécie de prova da receita.

Pois acho que as pessoas devem descobrir o prazer de cozinhar! Isso mesmo. Um papo meio Ofélia. Cozinhar é legal pra caramba. E não tem nada demais. Basta ler uma receita e copiar o que ela diz. Geralmente dá certo. E sai uma comida no final de tudo. Além de sair muito mais barato do que sair pra comer fora.

Por isso, queridas leitoras, vou dar uma receita de como fazer arroz. E não é arroz em saquinhos, não! É um verdadeiro arroz soltinho.



Ingredientes:

1 xícara de arroz

3 xícaras de água

1 alho

1 colher de sal

1 colher de óleo


Modo de fazer:
Lave o arroz naquele negócio de lavar arroz. Depois, frite o alho (espremido) numa colher de óleo. Quando estiver dourado, jogue o arroz. Frite um pouco. Depois jogue três xícaras de água, uma colherzinha de sal e abaixe o fogo. Quando o arroz estiver seco (veja se o fundo da panela estiver sem água), é que está bom. Desligue o fogo, espere cinco minutos e pode comer.

E parabéns! Você sabe cozinhar!

 

Nenhum comentário: