22.6.11

Estudos quentíssimos comprovam, por a + b, que alguns alimentos funcionam para valer na hora de afinar a cintura. Palavra da ciência. Saiba tudo aqui!


Por Thaís Cavalheiro 


1 - Aposte no vinagre e enxugue medidas


POR QUE FAZ PERDER PESO – O produto que resulta da fermentação do vinho, de frutas ou cereais está sendo aclamado como agente exterminador de gordura.E isso vale para todos os tipos. A autora do estudo, Carol S. Johnston, professora americana de nutrição na Universidade do Estado do Arizona, vive há dez anos em busca de alimentos com poder de queimar calorias e saciar a fome. Em sua pesquisa, os voluntários que ingeriram, durante quatro semanas, diariamente duas colheres grandes de vinagre, daquelas usadas para servir a comida, perderam em média 1 quilo no período, enquanto o grupo-controle, que consumiu um suco com gosto similar, não emagreceu nada. “O ácido acético, o principal componente do vinagre, é que age na dissolução da gordura, mas sua atuação ainda não
foi totalmente esclarecida”, declarou a especialista em entrevista à BOA FORMA. Uma das hipóteses é que a substância altere o depósito de glicose nos tecidos. Isso evita o aumento da produção de insulina – com o hormônio regularizado, o risco de estocar gordura é menor.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “O ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, a comida fica mais tempo no estômago”, explica Carol. “Quanto mais lenta a digestão, mais demora para a fome aparecer. Sem contar que a substância contribui para reduzir o índice glicêmico dos alimentos, o que também está relacionado à diminuição do apetite.” Mas atenção: não extrapole a dose. O ácido acético é capaz de agredir as mucosas da parede estomacal. Em excesso, pode provocar gastrite ou úlcera. Já nas versões maçã e balsâmico, a acidez é um pouco menor. O que não significa sinal verde para exageros.



2 - Aprecie queijo e vinho e durma bem


POR QUE FAZ PERDER PESO – Não é segredo que os quilos extras às vezes estão relacionados ao estado emocional, caso da ansiedade. “Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, chegaram à conclusão de que a gordura do queijo ajuda a relaxar, proporcionando uma noite de sono melhor”, conta Tanise Amon, nutricionista clínica do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Quando você dorme bem, o corpo regula os níveis dos hormônios leptina, que dá saciedade, e grelina, que induz a fome. E agora sabe-se que não só os efeitos etílicos do vinho (uma taça só!) afastam a insônia. Essa ebida, descobriram cientistas da Universidade de Milão, na Itália, produz a mesma benesse. É que ela contém melatonina, hormônio que também é produzido pela glândula pineal, no cérebro, para regular o sono.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “A gordura do queijo retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando saciedade prolongada”, explica Tanise. “Daí, o cérebro envia comandos de sono identificando que a barriga está cheia.” Bastam – olha lá – duas fatias finas de qualquer tipo.



3 - Vá de amido resistente no café da manhã e no almoço


POR QUE FAZ PERDER PESO – Esse carboidrato complexo está no pão e no macarrão integrais, na cevada, na banana (principalmente a verde), na batata, no feijão-branco, na lentilha e até na pipoca. Ele age como uma fibra, mas tem a vantagem de retardar ainda mais o esvaziamento do estômago e a absorção de glicose. Um estudo da University of Surrey e do Imperial College London, ambos na Inglaterra, mostra que o consumo de 48 gramas de amido resistente corta a resposta de insulina após as refeições, o que ajuda a gerenciar o peso, conta Daniela Jobst, nutricionista funcional de São Paulo. A quantidade diária recomendada equivale a um pãozinho integral (o amido se concentra na casca), uma batata pequena ou um pegador de macarrão integral.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “O amido resistente é liberado lentamente, o que retarda a digestão e dá saciedade por mais tempo. Ingerido no café da manhã e no almoço, reduz em 10% as calorias consumidas nas próximas 24 horas”, diz Daniela. Dicas para aumentar a concentração do amido resistente: dê um banho de água fria na massa logo após o cozimento. No caso da batata, o carboidrato torna-se mais eficiente no processo de congelamento logo após o preparo. O mesmo acontece com o descongelamento do tubérculo. O choque térmico torna o amido ainda mais resistente, o que colabora para o corpo absorver menos carboidratos. A nutricionista Thaís Arthur, do Hospital das Clínicas de São Paulo, assina embaixo: “Outro ponto a favor do amido resistente é que, assim como os carboidratos integrais, aumenta a sensação de saciedade”.



4 - Ponha cúrcuma no prato


POR QUE FAZ PERDER PESO – A curcumina, pigmento que dá a cor amarelada à cúrcuma (condimento muito utilizado na culinária indiana), tem ação anti-inflamatória. Assim, seu poder de fogo contra a gordura corporal é considerável. Prova disso está em um estudo do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a pesquisa, a ingestão insuficiente de compostos bioativos presentes nos vegetais e na curcumina contribui para o consumo extra de calorias e de gorduras totais e saturadas.

POR QUE DÁ SACIEDADE – Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, aponta outra razão para incluir a cúrcuma, fácil de encontrar em qualquer supermercado, em suas receitas: o processo inflamatório leva à compulsão alimentar. “Então, recorrer ao tempero diminui os episódios de gula e fica mais difícil ultrapassar o limite calórico diário.” Ela recomenda polvilhar uma colher de café ao final da preparação do alimento nas principais refeições. O arroz, além de ganhar um gostinho especial, fica lindo!



5 - Coma frutas vermelhas


POR QUE FAZEM PERDER PESO – A gordura corporal, já se sabe, é um processo inflamatório. A boa notícia é que dá para combatê-la com prazer. As armas, que delícia, são as frutas vermelhas, como morango, cereja, amora, framboesa, açaí e ameixa vermelha. “Elas ajudam a reduzir a gordura total e a abdominal”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista funcional no Rio de Janeiro. Duas pesquisas recentes, publicadas nas revistas americanas Journal of Nutrition e Journal of Medicinal Food, mostraram que o consumo de cerejas e blueberries atenua a inflamação do organismo. O mérito é todo das antocianinas, pigmentos arroxeados visíveis na casca. Além das propriedades antioxidantes, esses compostos eliminam o excesso de gordura no sangue. Como bônus, as artérias ficam
tinindo. O coração e o cérebro agradecem.

POR QUE DÃO SACIEDADE – As frutas vermelhas são ricas em fibras solúveis, principalmente pectina. Elas absorvem boa quantidade de água e formam uma espécie de gel, permanecendo mais tempo no estômago. E aí o hipotálamo, estrutura do cérebro que, entre outras funções, controla o apetite, recebe a seguinte mensagem: chega de comida.



6 - Corte carboidrato à noite


POR QUE FAZ PERDER PESO – Ok,a recomendação é controversa, mas agora ganhou o aval de uma pesquisa conduzida por especialistas de respeitáveis centros de pesquisa americanos. O National Weight Control Registry, fundado por médicos do Brown Alpert Medical School, do The Miriam Hospital e do The Weight Control & Diabetes Research Center, estudou mais de cinco mil pessoas que perderam, em média, 30 quilos em 5 anos, e não voltaram a engordar nesse período. Em comum, grande parte dos novos magros adotou uma dieta pobre em gorduras e rica em carboidratos. Esse grupo de nutrientes, no entanto, foi banido após as 5 da tarde. No lugar de pão, arroz, batata ou cereais, entraram peixes, carnes magras, frutas, vegetais e laticínios.

POR QUE DÁ SACIEDADE – “Restringir carboidrato,sobretudo à noite, quando o metabolismo desacelera, ajuda a controlar os níveis de insulina”, concorda Fernanda Frare Zanetti, nutricionista de São Paulo. Não custa repetir que o carboidrato é metabolizado em glicose e isso estimula o pâncreas a liberar insulina para o sangue, o que favorece o depósito de gordura nas células. A expert, porém, faz uma ressalva: “Ninguém precisa ser radical. À noite, apenas substituir alimentos de alto índice glicêmico por outros com baixo teor já ajuda a enxugar gordurinhas”. Veja algumas trocas espertas: em vez da sopa de feijão, tome sopa de tomate; no lugar do purê de batata, vá de salada de lentilha; e substitua a melancia por maçã ou pera. Entre os que conseguiram perder (e manter) o peso, 75% sobem na balança pelo menos uma vez na semana. Essa monitoração, de acordo com os especialistas, funciona como um sistema de alarme. “E aí, quando o ponteiro começa a subir, dá para corrigir a tempo o desvio de rota alimentar que estava levando ao aumento de peso”, endossa Fernanda Zanetti.



7 - Adote castanhas, quinua e soja

POR QUE FAZEM PERDER PESO – Um estudo recente, liderado por cientistas americanos da Universidade do Texas A & M e financiado pela American Heart Association, comprova: esses alimentos podem favorecer a queima de gordura corporal. Falta elucidar os mecanismos por trás desse efeito antiobesidade, mas já se sabe que a arginina tem papel substancial nessa história conforme trabalho americano publicado no Journal of Nutrition. A hipótese é que a argenina,
matéria-prima para a produção do hormônio masculino testosterona e presente nesses alimentos, contribua para o aumento da massa muscular. E, como você sabe, quanto mais músculos, mais energia o organismo despende para mantê-los, aumentando a queima calórica. Os estudos ainda são pré-clínicos, isto é, foram feitos com cobaias, mas já animam os especialistas.

POR QUE DÃO SACIEDADE – Castanhas em geral fornecem gorduras monoinsaturadas, conhecidas por aplacar o apetite, entre outros benefícios. Como elas evitam os picos de açúcar circulante, a produção de insulina – sempre ela! – se mantém estável. “Com esse hormônio sob controle, o processo digestivo torna-se mais lento. Isso afasta o efeito rebote da digestão rápida, que faz a fome voltar num piscar de olhos”, explica Michele Trindade, nutricionista de São Paulo. Quanto à quinua e à soja, o segredo da saciedade, para além das fibras, atende pelo nome de proteína de alto valor biológico. “Esse nutriente dá mais trabalho para ser digerido”, completa a nutricionista. Quanto consumir de cada um desses itens por dia? “Recomendo três castanhas-do-pará ou quatro colheres de sopa de quinua ou duas colheres de sopa de soja”, indica Daniela Jobst.


Fonte: Revista BOA FORMA






Nem sempre no inverno a gente engorda! Siga estas dicas e comprove que você pode chegar até o fim da estação com o mesmo peso ou até mais magra

Por Mariana Viktor



O inverno lembra fondue, queijos, vinho quente, brigadeiro... tudo que engorda e que dá a-que-la sensação de um calor gostoso por dentro. Além dessa associação cruel, há o agravante de que, no frio, o metabolismo fica um pouco mais acelerado para manter a temperatura corporal. "E as necessidades energéticas aumentam: sentimos mais fome", explica Renata Pepe, nutricionista da Clínica Alfredo Halpern, São Paulo.

A quantidade necessária para a compensação térmica do organismo deve estar entre 150 e 200 calorias diárias, o equivalente a duas bananas. Portanto, nada de usar o frio como desculpa para comer 500, 600 calorias extras todo dia. "Nesse ritmo, você chegará ao fim do inverno com 4 ou 5 quilos a mais, fora o peso na consciência, que costuma ser bem maior", lembra a nutricionista Cristine Hering, da loja Casa da Dieta, em Blumenau, SC. O lance, diz a nutricionista Márcia Dal Medico, do SPA São Pedro, é... fazer exercícios, consumir alimentos quentes e... seguir essas dicas:

1. Não deixe que o frio seja uma desculpa para suspender os exercícios. Eles aquecem o corpo e ajudam a queimar calorias, além de aumentar a disposição e jogar a auto-estima lá em cima...

2. Nesse friozinho, nada como ficar debaixo do edredom assistindo a um bom filme e comendo, não é? Cuidado: o pacote de amendoim japonês tem 470 calorias. O pacote de batata frita varia de 150 a 500 calorias. A melhor opção é a pipoca mesmo: uma xícara (chá) tem 55 calorias. Só uma! Sem manteiga e com pouco sal!

3. Bateu uma vontade atroz de comer mais uma fatia de bolo? Respire fundo e troque a próxima fatia por um capuccino light, que vai aquecer seu corpo, adocicar sua alma e diminuir a vontade de pecar.

4. Para aquecer, nada como sopas e caldos de legumes. Tome um prato antes das refeições principais naqueles dias em que você não está a fim de enganar o estômago com folhas verdes. Mas lembre de usar ingredientes light, como carnes magras ou frango sem pele, no caso das canjas. Experimente receitas diferentes, como caldo de brócolis, de abobrinha, de palmito...

5. Nem pense duas vezes: como sobremesa, prefira frutas com caldas quentes (feitas com gelatina ou com o suco da própria fruta e adoçante - cada colher (sopa) contém, em média, 20 calorias) e passe longe de doces com chantilly:1 colher (sopa) tem 56 calorias; creme de leite, 38 calorias por colher (sopa), ou marshmallow (158 calorias por colher (sopa).

6. Um copo pequeno de vinho quente na versão light tem 189 calorias. É muito. Mas você pode tomar um copinho se maneirar nos outros alimentos naquele dia. Ele aquece, ajuda a espantar o frio e também a vontade de comer outras coisas, que talvez sejam até mais calóricas.

7. Se, com o frio, você torce o nariz para as saladas diárias, ao menos não deixe de substituí-las por legumes e verduras cozidos em água ou no vapor. Vegetais são ricos em fibras e ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

8. Chegou em casa "morta de fome" depois do trabalho? Antes de cair em tentações hipercalóricas, experimente tomar um chá ou uma xícara de leite desnatado, quentes: qualquer um dos dois aquece, faz volume no estômago e ajuda a acalmar o "impulso suicida" de atacar lasanhas e similares.

9. Nada pode ser mais adequado para aquecer o inverno (e espantar a fome) do que tomar várias xícaras de chá ao longo do dia. Mas inove: não fique nos mesmos sabores de sempre, para não enjoar. A raiz de gengibre, por exemplo, dá um chá picante delicioso e ainda ajuda a acelerar o metabolismo. Evite apenas chás estimulantes (mate e preto), que aumentam a ansiedade e a irritabilidade.

10. Fruta gelada no inverno, ninguém merece! Mas imagine uma banana assada com canela, uma maçã assada com calda de maracujá e adoçante, uma pêra cozida com calda de hortelã... quentinhas, deliciosas e bem magrinhas!

11. O truque de fracionar as refeições continua valendo para manter seu metabolismo ativo e a fome sob controle. Além das três principais, faça dois lanches diários, mesmo que não sinta fome entre as refeições.

12. Também no frio continue bebendo água para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento das funções metabólicas. Um jeito gostoso de fazer isso é aromatizar a água com frutas. Adicione casca de limão ou de laranja na jarra e, em algumas horinhas, a água ficará com o sabor suave da fruta.

13. Mesmo roxa de fome, coma devagar, mastigue bem os alimentos para ganhar tempo: 20 minutos depois da primeira garfada, o nosso cérebro registra o estímulo de saciedade. Portanto, quanto mais devagar você comer, menos comerá.

14. Inverno também tem cara de cantina. Vá e peça um prato de massa ao sugo sem medo! Ele tem apenas 280 calorias. Se for macarrão à bolonhesa a contabilidade salta para 480 calorias. Caso não abra mão do queijo ralado, use também de moderação, pois cada colher (chá) rasa equivale a 20 calorias.

15. Adicione às sopas farelo de trigo ou de aveia. Assim você terá uma refeição quentinha e rica em fibras. Elas ajudam a regular a função intestinal, manter o colesterol em níveis normais e a aumentar a sensação de saciedade.

16. Trocar pães por bolachas, achando que engordam menos, é uma ilusão. Enquanto 1 pãozinho de 50 g tem 110 calorias, 6 bolachas cream craker (40 g) possuem 160 calorias!

17. Feijoada pode sim, desde que você evite as carnes de porco e o bacon da couve, que são os itens mais calóricos. Uma feijoada light feita com carne-seca de origem bovina e lingüiça de frango fica deliciosa também!










Dieta rápida

A tarefa “emagrecer para o verão” não é das mais fáceis, principalmente quando a gente deixa essa missão para a vespéra de entrar no biquíni. Ok, você sabe que o ideal é emagrecer aos poucos. Mas a boa notícia é que dá para enxugar os pneuzinhos – e ganhar um contorno mais esguio – num tempo curto.

Se faltam 1 ou 2 quilos para atingir sua meta, nossa dieta de 900 calorias vai ajudá-la a chegar lá em apenas 48 horas de maneira segura e sem neura.

Este cardápio tem itens com o poder de acelerar o metabolismo, como o gengibre, a pimenta e o chá verde. Combine as opções de refeição como preferir.



Café da manhãOpção 1 
• 1 copo (250 ml) de leite de soja light batido com 1 banana e 1 col. (sopa) de semente de linhaça

Opção 2 
• 1 copo (250 ml) de leite de soja light batido com 1 polpa congelada de frutas vermelhas (morango, amora ou framboesa)
• 2 biscoitos água e sal integrais

Lanche da manhã
Opção 1 

• ½ papaia com suco de ½ limão

Opção 2 
• 1 kiwi 30 minutos antes do almoço
• 1 xíc. (chá) de chá emagrecedor

Almoço

Opção 1 

• Salada verde (alface, agrião, acelga, rúcula, escarola)
• 2 col. (sopa) de cenoura ralada
• 2 col. (sopa) de arroz (integral, de preferência)
• 1 filé grande (150 g) de peixe grelhado com cebola, tomate e 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada*

Opção 2 
• Salada verde
• ½ batata-doce média e 2 col. (sopa) de abóbora assadas com ervas (alecrim, pimenta dedo-de-moça, orégano e 1 fio de azeite)
• 1 filé grande (150 g) de frango grelhado

Lanche da tarde 1

Opção 1 

• 1 castanha-do-pará

Opção 2 
• 4 amêndoas sem sal

Lanche da tarde 2
Opção 1 

• 1 copo (250 ml) de suco de melancia batido com gengibre

Opção 2 
• 1 copo (250 ml) de suco verde: 1 laranja (sem casca e sem semente) batida com 1 folha de couve e 1 pedaço pequeno (3 cm) de gengibre (sem casca) e água gelada 30 minutos antes do jantar
• 1 xíc. (chá) de chá emagrecedor

Jantar
Opção 1 

• Salada verde
• 2 col. (sopa) de brócolis no vapor
• Omelete (4 claras e 2 gemas) com 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada

Opção 2 
• Salada verde
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes (evite batata, mandioquinha e caldo industrializado) com 1 pedaço (3 cm) de pimenta dedo-de-moça amassada

Ceia
Opção 1 

• 1 copo (250 ml) de água-de-coco

Opção 2 
• Carpaccio de abacaxi: 3 fatias finas de abacaxi, suco de ½ limão e raspas de gengibre


Fonte: Revista BOA FORMA




Com essa dieta  você pode emagrecer cerca de 3 a 5 Kg nesses 5 dias. Não deve ser mantido por mais de uma semana.

Dieta extremamente rápida, ainda se associada com exercícios físicos, caminha, aeróbica, hidroginástica e outros. Existem casos de muita fraqueza nos primeiros dias, neste caso acrescente 1 fruta de sobremesa.

O essencial nesta dieta é a força de vontade, que tem que ser muita.

Beba bastante líquido, entre eles dê preferência aos chás verde, Branco, Hibisco, Frutas vermelhas, mas todos sem adição de açúcar.

Segunda-feira

Café:

1 torrada integral

Café com adoçante

Lanche (De manhã e à tarde):

Chá ou café com adoçante

Almoço e Jantar:

alface com pepino à vontade

2 ovos cozidos



Terça-feira

Café:

2 biscoitos água e sal

Café com adoçante


Lanche (De manhã e à tarde):

Chá ou café com adoçante


Almoço e Jantar:

1 bife grande com salada de agrião e presunto



Quarta-feira

Café:

Café com adoçante

1 torrada de pão integral


Lanche (De manhã e à tarde):

Chá ou café com adoçante


Almoço e Jantar:

salada de vagem e presunto

2 ovos cozidos


Quinta-feira

Café:

Café com adoçante

2 biscoitos água e sal


Lanche (De manhã e à tarde):

Chá ou café com adoçante


Almoço e Jantar:

Frango grelhado

alface e cenoura ralada



Sexta-feira

Café:

Café com adoçante

1 torrada de pão integral


Lanche (De manhã e à tarde):

Chá ou café com adoçante


Almoço e Jantar:

Filé de peixe com tomate à vontade


Na hora do jogo, na ida ao cinema ou mesmo uma ida na pracinha, a pipoca pode ser encontrada em qualquer lugar e é um lanche prático e fácil. Muitos podem não acreditar, mas a pipoca pode ajudar e muito a saciar a fome e ainda melhor o intestino e até no controle de glicose no sangue.


Fibras amigas

Ela é rica em fibras e quando feita sem manteiga ou gorduras torna-se de baixas calorias. Seu teor de fibras pode ser até 5 vezes maior do que a mesma quantidade de uma bela salada de folhas, entre alface couve.
Quando se fala em pipoca, conciliamos sempre um refrigerante como companheiro, mas de agora em diante, prefira chás e sucos zeros, H2O ou até suco natural, pois o refrigerante pode tirar um pouco do efeito positivo no intestino.
Além da ajuda ao intestino, a pipoca pode ajudar no controle de glicêmico, o que ajuda e muito a saciar a fome e assim torna-se um grande aliado da dieta.
A pipoca quando já está no estado branquinho se torna um “amido resistente”. Esse carboidrato “duro na queda” passa intacto (ou quase) pelo aparelho digestivo e assim não provoca altas repentinas nos níveis de glicose. O que favorece o controle glicêmico e não deixa que as gordurinhas se acumulem.

Escolha bem sua pipoca

Infelizmente temos que ser bem realistas, aquela pipoca feita na entrada o cinema não é das mais saudáveis, pois um pacote grande de cerca de 170 gramas pode der cerca de 850 calorias, se for feita no óleo comum. Já os pocotinhos prontos, para microondas tem cerca de 400 calorias. Já a pipoca feita em caso pode ter cerca de 230 calorias para cada 150 gramas de milho de pipoca sem estourar, o que depois de pronto fica na mesma.
No supermercado, observe o formato e a cor dos grãos, que devem estar arredondados, feito pérolas, e com a coloração uniforme. Manchas esfumaçadas denunciam que o amido está mole, o que empobrece o alimento. Se optar pela pipoca para microondas pronta, prefira as livres de gorduras trans e com menos sódio. as lights são sempre ótimas opções.

Que tal preparar um lanche fácil.

Pegue 100 gramas de milho de pipoca, tempere-o com tempero completo ou um pouco de sazon e se quiser doce, use o pó do suco Clight, depois de temperado, coloque em um saquinho de pão, dobre a boca do saquinho ou feche com uma borrachinha. Depois coloque no microondas por 2 ou 3 minutos, depende da potência de seu microondas. Se já tem costume de fazer as de saquinho prontos, use o mesmo tempo.
Se não tem microondas, faça na panela em fogo bem baixo, mas sem usar óleo ou nenhum tipo de gordura.
E pronto, está pronto um lanche que rende muito e pode ser dividido em vários momentos de seu dia e que não passa de 160 calorias.
Estar de dieta não precisa ser tortura. Basta ser criativa!






Adotar hábitos saudáveis e encarar uma dieta são tarefas difíceis e que nem todo mundo consegue cumprir. Para quem trabalha fora e precisa levar marmita ou almoçar em restaurantes por quilo, o desafio fica ainda maior. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão ajudar você a manter a linha à mesa, mesmo longe de casa.

• Não comece o dia em jejum. Assim, você não corre o risco de exagerar nas outras refeições. Aproveite a hora do café da manhã para consumir frutas, cereais integrais e proteínas magras.
• Nunca deixe o almoço para depois. Para manter a linha, o ideal é fazer cinco refeições diárias e nos horários certos.
• Evite comer em frente ao computador. Você perde a noção da quantidade que está consumindo.
• Pode tomar cafezinho durante o dia, mas não vale exagerar: tente consumir até três xícaras por dia e sempre use adoçante.


Almoço saudável no restaurante por quilo

A hora do almoço é sempre complicada para quem está de dieta. A fome vem com tudo e, cair em tentação é fácil, fácil. Para fugir dessa armadilha, a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Clínica Equilibrium, em São Paulo, montou um cardápio que vai ajudar você a ficar longe das bombas calóricas do quilo e montar um prato saudável e saboroso. Confira!

Como à vontade:
. Folhas
. Cenoura ralada
. Tomate-cereja
. Pepino em cubinhos
. Repolho em tiras
. Legumes cozidos ao vapor, grelhados, refogados ou até assados

Escolha 1 alimento de cada grupo:

Proteína
• 1 filé grande de peixe
• 1 filé médio de frango grelhado
• 1 sobrecoxa + coxa assadas
• 1 col. (servir) de carne moída ou picadinha
• 1 filé pequeno de carne vermelha magra
• 1 quadrado pequeno de quibe
• 2 col. (servir) de proteína de soja
• 2 col. (servir) de ovo mexido
• 1 omelete com 2 ovos

Carboidrato
• 1 col. (servir) de arroz integral ou branco
• 1 col. (servir) de batata cozida (sauté)
• 1 col. (servir) de purê de batata
• 1 col. (servir) de macarrão
• 1 disco de panqueca

Grão
• 1 col. (servir) de feijão
• Lentilha, grão-de-bico ou ervilha

Sobremesa
• 1 gelatina com frutas picadas
• 1 fatia de abacaxi
• ½ papaia
• 1 picolé de frutas

Bebida
• 1 copo de suco de fruta com adoçante (como maracujá, limão, morango)
• 1 copo de água com rodela de limão







Confira três táticas fáceis, mas superpoderosas, para vencer a luta contra abalança

Por Carla Conte

Entra ano, sai ano e você continua com a mesma queixa: não consegue enxugar aqueles quilinhos que insistem em mascarar suas curvas. Tentativas não faltaram, pelo contrário: a lista das dietas que entraram na sua vida vai de A a Z, mas mesmo assim a balança não se rendeu. Se essa novela parece familiar, chegou a hora de mudar o roteiro.

Agora, o final da história será diferente. Para ajudá-la a reverter o cenário, consultamos os maiores especialistas no assunto no país — o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo e criador da Dieta dos Pontos, o colega Walmir Coutinho, coordenador da Força-Tarefa Latino Americana de Obesidade, a diretora do grupo Vigilantes do Peso de São Paulo, Cleide Guimarães, a empresária Lucília Diniz, que eliminou 60 quilos da sua silhueta, e a nutricionista Ana Herb, do Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade (Creeo).

Com eles, escolhemos a dedo três poderosíssimas estratégias para ajudá-la a fazer as pazes com o espelho. A seguir, o resultado. Tudo ao seu alcance!
Passos para enxugar as medidas sem sacrifício

1. Corte 50% do doce

A maioria de nós não resiste aos encantos açucarados e se rende principalmente ao chocolate quase todos os dias — e em doses exageradas. Ops, hora de mudar. “Quem quer conquistar um corpo cheio de curvas tem de reduzir a cota de guloseimas pelo menos pela metade”, diz o endocrinologista Alfredo Halpern.

Se o açúcar representa o paraíso na terra cada vez que passa pela nossa boca, o doce também é cruel e impiedoso com a nossa silhueta. Então, por que permitir 50%? “Estudos comprovam que, quando se restringe demais o cardápio, cortando radicalmente os ingredientes mais amados, o risco de um ataque à geladeira aumenta potencialmente”, diz a nutricionista Ana Herb.

Para as formiguinhas de plantão, há duas maneiras de manter o projeto musa. Se a necessidade de degustar um docinho for diária, tudo bem. Mas a dose terá de ser pequenina. Vale comer todo dia, por exemplo, um bombom Alpino ou Sonho de Valsa, uma banana passa com chocolate, dois cookies de chocolate, dois biscoitos recheados, dois brigadeiros pequenos (tamanho de festa), uma minibarrinha (15 gramas) de chocolate, daquelas que vêm em caixa com miniaturas da Lacta ou da Nestlé, ou dois Bis.

Outra opção, mais recomendada: o regalo fica liberado só uma vez por semana e, nesse caso, a dose aumenta: uma taça com duas bolas de sorvete diet com cobertura diet, uma fatia de bolo ou de torta de frutas, um quadrado de brownie, uma fatia de pudim de leite, uma taça de musse ou uma barra de 50 gramas (tipo Suflair) de chocolate. Mas atenção: não misture dois doces em um só, como a tradicional dupla torta ou bolo com sorvete. E procure optar por doces que levem fruta, como musse de maracujá, torta de maçã, bolo de laranja, em vez daqueles que são chocolate puro.

Assim, você reduz o teor de gordura da sobremesa e minimiza as calorias. E por último: quando for impossível resistir ao doce que mais ama, divida com uma amiga. Assim, as duas saboreiam a delícia sem sair da linha.

2. Diga sim ao carboidrato camarada

Descarte de uma vez por todas aquela velha estratégia de cortar pão, massa e arroz para tentar um emagrecimento a jato. Várias pesquisas já provaram que reduzir drasticamente a cota de carboidrato do menu pode provocar queda no rendimento intelectual, cansaço e até mesmo depressão. “E quem adota regimes radicais está fadado a engordar tudo de novo”, diz o endocrinologista Walmir Coutinho.

Mas como mantê-los no cardápio e perder peso? Você precisa saber escolher o carboidrato do bem. O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo libera rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle.

E esse processo manda o apetite para as alturas. Além disso, alimentos como esses — que liberam altos índices de açúcar no sangue — são um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2, que pode ser evitado adotando hábitos alimentares saudáveis. “Para despistar a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais”, diz Cleide Guimarães, do Vigilantes. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão francês ou o pão de fôrma tradicional. Opte por cereal matinal integral tipo Nesfit ou All Bran ou até mesmo aveia no lugar do tradicional Sucrilhos — altamente refinado e rico em açúcar. Se a pedida for macarrão, você encontra a versão integral em vários supermercados e lojas de produtos naturais.

Quando quiser se deliciar com uma torta ou uma pizza e não tiver a chance de escolher as integrais, escolha um recheio de verdura ou legume, como brócolis, escarola e rúcula. Combinados com os carboidratos, eles ajudam a domar a sua fome.

3. Eleja seu Mc Dia Feliz

Hambúrguer, batata frita, sundae, milkshake... Qual de nós não vai à loucura por causa dessas guloseimas tentadoras? Mas o fim da história todas sabemos: arrependimento e ponteiro da balança em alta. As maravilhas do mundo da lanchonete se revelam entre os piores inimigos da dieta por ser carregadas de muita gordura — e conseqüentemente lotadas de calorias. Por isso, ou você passa a limitar a junk food no seu menu ou então vai estar fadada a viver reclamando das curvas.

Mas o melhor vem agora: dá para fazer um acordo de paz com a balança sem ter que abandonar essas veneradas guloseimas. Ainda bem, porque a gente já está cansada de saber que isso é quase impossível. Tem dias que nada no mundo pode aplacar a gula a não ser um sanduíche caprichado ou um sundae daqueles. Por isso, pode incluí-los no cardápio, mas com sabedoria. “Um dos segredos é selecionar as combinações”, diz a empresária Lucília Diniz. Quando estiver na lanchonete, por exemplo, evite um menu explosivo. Se quiser um sanduíche mais reforçado, tipo Big Mac, dispense a batata frita e sobremesa. Quando quiser mais acompanhamentos, fique então com um lanchinho mais leve — por exemplo, um hambúrguer simples, uma batata pequena e um sorvete de casquinha. Se a vontade for detonar um sundae ou milkshake, permita só um sanduíche ou batata frita — e em doses pequenas. Nesse caso, o ideal é dividir o regalo salgado com uma amiga para saborear o doce sem peso na consciência. Quem adotar esse tipo de estratégia pode incluir um fast food no cardápio a cada 20 dias.

Mas, se um dia sua vontade de devorar um lanche completo chegar às alturas, ok, vá em frente. Com duas condições. Primeira: maneirar no garfo nas outras refeições do dia, elegendo apenas pratos ultraleves. Segundo: esse tipo de farra gastronômica na lanchonete não pode virar rotina — sua cota é, no máximo, uma vez por mês.





Dúvidas de como usar blush? Aprenda a aplicar o make e deixá-lo bem natural de acordo com seu formato de rosto

Triangular
Juliana Paes
Dicas para mulheres de rosto triangular, como o de Juliana Paes
Foto: Getty Images


Aplique bem no centro da maçã e vá para a têmpora. Contorne testa e queixo com uma cor mais escura que o blush das maçãs para tirar o comprimento.

Quadrado
Katie Holmes
Truques para afinar rosto quadrado, como o de Katie Holmes
Foto: Getty Images

Vá da têmpora para a boca. “E use um tom bronze na testa e na mandíbula para afinar”, ensina Itamar Bethancourt, maquiador da Koloss.

Redondo
Fernanda Vasconcellos
O blush é um aliado das mulheres de rosto redondo, como o de Fernanda Vasconcellos
Foto: Divulgação/ Rede Globo

Trace da têmpora para a boca, esfumando em círculos. Se tiver muita bochecha, use nela tons escuros. Assim, as áreas claras se destacam.

Oval
Ana Hickmann

Mulheres com rosto oval, como Ana Hickmann, não precisam de correção
Foto: AgNews

Passe nas maçãs e espalhe na diagonal indo para as têmporas. Neste tipo de face, não é preciso corrigir nenhum aspecto.

Coração
Reese Whiterspoon
Seu formato de rosto é de coração, como Reese Whiterspoon? Veja dicas!
Foto: Getty Images

Aplique na parte inferior da maçã e puxe para a têmpora. "Para ampliar a parte inferior do rosto, use pó iluminador nas bochechas", ensina Itamar.






Sucesso na Europa, a Dieta Dukan promete emagrecer rápido e acabar com o efeito ioiô. Se isso é pouco, inspire-se nas curvas enxutas de Jennifer Lopez. O cardápio francês está por trás daquele corpão

Por Eliane Contreras


Como funciona?
Mais do que emagrecer rapidamente, a dieta do momento na Europa promete manutenção do peso por toda a vida. E vem acompanhada da frase mágica "comer sem restrição". Em parte, é verdade: você pode se fartar de proteína - nutriente principal (e praticamente único) da fase de ataque, a primeira do programa composto de mais três etapas (transição, consolidação e estabilização). Mas, antes de achar que a Dieta Dukan é mais um regime passageiro, saiba que o livro vendeu 3,5 milhões de cópias na França em 2008 e, agora, está bombando na Inglaterra. O médico e nutrólogo Pierre Dukan espera fazer o mesmo sucesso nos Estados Unidos, onde a publicação acaba de ser lançada. No Brasil, a versão de bolso (Emagreça sem Sacrifícios, editora Ediouro) colocada nas livrarias este mês também tem tudo para fazer barulho, principalmente depois da notícia de que o método francês ajudou Jennifer Lopez a emagrecer. O resultado é inspirador: a cantora e atriz parece até mais magra que dois anos atrás, antes de ficar grávida de gêmeos!

Dieta de fases

Curiosa para saber como funciona? Na primeira fase da dieta, que pode durar de um a cinco dias (você escolhe), dá para enxugar até 2 quilos comendo carne magra, frango e peixe à vontade, além de porções moderadas de ovo e queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. E água, muita água! Depois, você recebe sinal verde para verduras e legumes (menos batata), e continua emagrecendo - mais lentamente, é claro. Mas dá para ficar nessa etapa até atingir seu objetivo na balança. A terceira fase libera fruta e porções controladas de pães e massas integrais. Os carboidratos refinados (pães, massas e biscoitos feitos com farinha branca, pobre em fibras) ficam de fora. "Eles têm alto índice glicêmico - no processo digestivo viram açúcar muito rápido, prejudicando o trabalho da insulina, o hormônio que cuida de levar a glicose para dentro das células. Com isso, sobra açúcar na circulação e esse extra é estocado na forma de gordura", explica o nutrólogo Alexandre Merheb, do Espaço Merheb, no Rio de Janeiro. Assim como o médico francês, Alexandre defende iniciar a dieta comendo apenas proteína - o objetivo é restabelecer a função da insulina e facilitar aperda de peso. Na quarta e última etapa, o cardápio volta a ter de tudo. Mas, para não engordar novamente, existe um segredo (você vai descobrir adiante).

Complicado? Nem tanto! Nós explicamos a seguir como funciona em detalhes cada fase da dieta. E, para facilitar, a nutricionista Telma Akemi Hatanda, também do Espaço Merheb, montou cardápios baseados na Dieta Dukan, só que com alimentos acessíveis e mais próximos ao paladar das brasileiras. E você está convidada a colocá-los em prática.

O Atkins francês

Não dá para negar. O programa de emagrecimento de Dukan é uma releitura da famosa Dieta de Atkins, criada nos anos 1960. A versão americana foi recriminada por médicos e nutricionistas por permitir o consumo indiscriminado de bacon e carnes gordas - um verdadeiro atentado ao coração. A proposta de Dukan é mais saudável, pois sugere o consumo de proteínas vindas das carnes magras (sem gordura embutida), frango e peixes. Ele também teve o cuidado de indicar apenas as gorduras boas - consideradas amigas do peito. E, mesmo assim, só no fim da dieta, na fase da estabilização do peso. Antes disso, o uso de óleo é liberado em doses mínimas, apenas o suficiente para você grelhar ou refogar um alimento.

Fase 1: ataque
É a etapa mais radical e curta: você pode escolher segui-la de um a cinco dias. O objetivo é preparar o organismo para responder melhor à dieta. Carne, peixe e ave podem ser consumidos à vontade. Mas, se quiser sugestões de quantidade, acompanhe os nossos cardápios:

CAFÉ DA MANHÃ
opção 1
• 1 pote de iogurte natural (ou com fruta) 0% de gordura
• 3 fatias de peito de peru light
• 1 xíc. de chá verde

opção 2
• 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura
• 3 fatias de presunto magro (ou presunto de frango)
• 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado (use adoçante)

opção 3
• Omelete (1 gema e 2 claras)
• 1 taça de gelatina diet
• 1 copo (200 ml) de água de coco

LANCHE DA MANHÃ
opção 1
• 2 fatias de ricota (ou 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura)

opção 2
• 3 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)

opção 3
• 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro e 2 fatias de mussarela light)

ALMOÇO
opção 1
• 1 filé de peito de frango com 2 fatias de mussarela light
• 1 ovo mexido

opção 2
• 1 filé de carne magra acebolado • 3 col. (sopa) de queijo cottage 0% gordura

opção 3
• 2 postas de peixe (namorado, badejo) assado
• 1 ovo cozido com 1 fio de azeite e orégano

LANCHE DA TARDE
opção 1
* 1 fatia média de queijo minas frescal 0% gordura
• 1 taça de gelatina diet
• 1 xíc. de chá branco

opção 2
• 2 col. (sopa) de queijo cottage 0% gordura
• 2 fatias de peito de peru light
• 1 copo (200 ml) de água de coco

opção 3
• 1 pote de iogurte natural (ou de fruta) 0% gordura
• 2 fatias de presunto magro
• 1 xíc. de chá de camomila

JANTAR
opção 1
• 5 col. (sopa) de camarão no bafo (ou refogado com alho e 1 fio de azeite) ou 1 filé de peixe salmão, st. peter) assado
• 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura

opção 2
• 4 pedaços médios de carne de panela
• 3 fatias médias de tofu (queijo de soja)

opção 3
• 4 coxas médias de frango assadas sem pele (ou 5 col./ sopa de carne moída refogada)
• 3 fatias de presunto magro (ou presunto de frango)

Alimentos liberados

.Na primeira fase, você pode variar o cardápio com oito categorias de alimentos:
. Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas.
. Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho.
. Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos.
. Miúdos: fígado, rim e língua de vitela. Frutos do mar: camarão, lula e marisco.
. Frios: presunto magro, presunto de frango e peito de peru light.
. Laticínios: queijo e iogurte 0% gordura e leite desnatado. (duas porções por dia, no máximo).
. Ovo: dois por dia, no máximo.

Água é importante: ela facilita o funcionamento dos rins e evitar que fiquem sobrecarregados com a proteína. Beba de 2 a 3 litros por dia. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar).

Temperos: você pode usar ervas, alho, cebola e alho para preparar a comida e o mínimo de gordura (azeite, de preferência) para refoga

Fase 2: transição
Nesta etapa você pode pôr verduras e legumes à vontade no prato, mas em dias alternados. Ou seja: um dia segue o cardápio da fase 2 e no outro da fase 1, só com proteína. Mantenha essa alternância até chegar ao peso desejado.

CAFÉ DA MANHÃ
opção 1
• Omelete (1 gema e 2 claras) com mussarela light, presunto magro, tomate e orégano
• Café (use adoçante)

opção 2
• 1 pote de iogurte natural (ou de fruta) 0% gordura
• 1 taça de gelatina diet
• 1 xíc. de chá de hortelã

opção 3
• 3 fatias médias de queijo minas frescal 0% gordura
• 3 fatias de presunto de frango
• 1 xíc. de chá-mate com limão (use adoçante)

LANCHE DA MANHÃ
opção 1
• 1 pepino em palito

opção 2
• 2 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)

opção 3
• 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura

ALMOÇO
opção 1
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes (alface, agrião, rúcula, escarola) e tomate
• 3 pedaços de frango assado sem pele
• 3 col. (sopa) de berinjela assada com cebola, alho, pimentão e 1 fio de azeite

opção 2
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes e cogumelo
• 1 filé de peixe (salmão atum) grelhado com shoyu
• 3 col. (sopa) de escarola refogada

opção 3
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes e cenoura ralada
• 1 filé de carne magra grelhada
• 2 col. (sopa) de tofu refogado com cebola, alho e shoyu
• 3 col. (sopa) de abóbora refogada com cebola e salsinha

LANCHE DA TARDE
opção 1
• 1 queijinho fundido light
• 1 taça de gelatina diet

opção 2
• 3 fatias de peito de peru light
• 2 fatias de mussarela light

opção 3
• 1 pote de iogurte natural (ou de fruta) 0% gordura
• 2 fatias de presunto magro

JANTAR
opção 1
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes, pepino e talos de erva-doce
• 1 fatia de pernil de vitela assado (ou 1 sobrecoxa de frango assada sem pele)
• 3 col. (sopa) de abobrinha refogada com tomate e cebola

opção 2
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes e broto de feijão
• 4 col. (sopa) de picadinho de carne com pimentão
• 3 col. (sopa) de brócolis refogados com alho

opção 3
• 1 prato (raso) de salada de folhas verdes e palmito
• 1 filé de peixe (salmão, atum, badejo) assado
• 3 col. (sopa) de vagem no vapor com azeitona

CEIA
opção 1
• 1 taça de gelatina diet

opção 2
• 2 fatias de queijo minas frescal 0% gordura

opção 3
• 2 fatias de presunto magro (ou chester defumado)

Fase 3: consolidação
Se você emagreceu tudo o que queria está pronta para começar a fase 3. Ela é calculada em função do peso perdido: 10 dias para cada quilo que se foi. Exemplo: se você perdeu 5 quilos, deve seguir essa fase por 5 vezes 10 dias, ou seja, 50 dias. Proteínas e vegetais continuam sendo prioridade, sem a necessidade de alternância.

*Introduza as frutas e duas fatias de pães uma vez ao dia. Tubérculos e cereais integrais podem ser consumidos em duas refeições na semana. Abaixo, 3 opções de cardápios. Nas demais refeições, sega como indicado nos cardápios da fase 2.

CAFÉ DA MANHÃ
opção 1
• 2 torradas integrais com requeijão light + 1 manga média em pedaços + 1 copo de leite de soja light

opção 2
• 5 col. (sopa) de granola diet + 1 taça de salada de frutas + 1 xícara de chá verde (com ou sem adoçante)

opção 3
• 2 fatias de pão integral light com 1 fatia de queijo minas e 1 fatia de peito de peru + ½ papaia + 1 xícara de café (com ou sem adoçante)

LANCHE DA MANHÃ
opção 1
• 1 pote de iogurte light de morango.

Opção 2
• 3 fatias de peito de peru

Opção 3
• 3 fatias• de chester defumado

ALMOÇO
opção 1
• 1 filé de peixe com molho de tomate + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de salada de grão-de-bico + 1 prato (raso) de salada de alface americana e chicória

opção 2
• 3 pedaços médios de frango refogado + 3 col. (sopa) de arroz integral + 2 col. (sopa) de feijão branco (ou pode ser o tipo de feijão que desejar) + 1 prato (raso) de salada de beterraba ralada e espinafre

opção 3
• 3 col. (sopa) de carne seca acebolada + 3 pedaços pequenos de mandioca cozida + 2 col. (sopa) de lentilha + 1 prato (raso) de salada de agrião e tomate

LANCHE DA TARDE
opção 1
• 2 fatias de queijo minas light + 2 fatias de presunto magro

opção 2
•1 fatia de queijo cottage + 2 col. (sopa) de atum em conserva

opção 3
• 1 pote de iogurte natural + 2 fatias de peito de presunto de frango

JANTAR
opção 1
• 1 fatia grande de carne assada + 3 col. (sopa) de abobrinha refogada com tomate + 1 prato raso de salada de rúcula com palmito

opção 2
• 1 filé de peixe grelhado + 3 col. (sopa) de abóbora refogada + 1 prato raso de salada de alface e cenoura ralada

opção 3
• 1 prato (fundo) de sopa de legumes com 4 col. (sopa) de peito de frango refogado e desfiado + 1 prato (raso) de alface e 2 col. (sopa) de cenoura ralada

CEIA
opção 1
• 2 fatias de chester defumado

opção 2
• 2 fatias de queijo minas light

opção 3
• 1 pote de iogurte light

Agora, você também tem direito a:

• 1 porção de fruta (exceto banana, abacate, cereja e castanha) por dia: considere porção uma unidade para frutas de tamanho médio como maçã, pera, laranja, pêssego ou nectarina. Para as frutas maiores e menores, a porção é uma taça de morangos, uma fatia de melão ou de mamão, dois kiwis, dois
damascos, uma manga pequena ou metade de uma grande.

• 2 fatias de pão integral por dia: se quiser, pode espalhar um pouco de margarina ou manteiga light.

• 1 porção (40 gramas) de queijo: prato, emmenthal, guyère e provolone - eles passam pelo processo de cozimento e têm menos gordura que os fermentados, como gorgonzola, camembert e brie. Queijos brancos são liberados, desde que não contenham mais de 20% de gordura.

• 2 porções de carboidratos complexos por semana, priorizando a seguinte ordem: massa integral ou grano duro (1 escumadeira); polenta (1 fatia média), lentilha, feijão, ervilha seca ou grão-de-bico (4 colheres de sopa); arroz integral e batata (3 colheres de sopa).

• Esta fase também dá direito a duas refeições semanais "de gala", quando é possível consumir qualquer tipo de alimento, com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas. Intercale ao menos uma refeição entre essas duas de gala. E, por medida de segurança, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase 1.

Fase 4: estabilização
Pronto, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis - indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas.

Fonte: Boa Forma Abril



Técnica baseada na medicina chinesa ensina que, na temperatura certa, a água morna equilibra as energias do organismo, fazendo você secar de vez




Todo mundo sabe: a água faz maravilhas à saúde. Não é à toa que os médicos nos aconselham a tomar, em média, dois litros dela por dia. Afinal, ajuda a controlar a pressão, transportar nutrientes, hidratar as células, eliminar toxinas, melhorar a função intestinal e... enxugar a silhueta!

Sim, a água, principalmente morna, auxilia no processo de emagrecimento. Quem defende essa teoria é a tradicional medicina chinesa. "A água tem o poder de gerar saciedade", explica o especialista Mauro Perini. Sem fome, você come menos e seca!

Nesta matéria, aprenda o que fazer para perder até 2 kg em sete dias associando o consumo de água morna a uma dieta equilibrada.

De bem com a balança

"Tomar água morna facilita a digestão", avisa Ana Paula Souza, nutricionista especializada em fisiologia humana. Por quê? De forma geral, o organismo passa a trabalhar melhor, transformando os nutrientes ingeridos - que virariamgordura - em energia a ser queimada.

Tanto equilíbrio também atua no controle do apetite, pois o corpo recupera a capacidade de enviar ao cérebro a mensagem de que está saciado e não precisa comer além do necessário.

Como ingerir

Beba 300 ml de água morna (entre 29º c a 36º c ) em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, 15 minutos antes do almoço e 15 minutos antes do jantar.

Quem não pode

Pacientes que fazem hemodiálise não devem seguir a dieta.

Medicina chinesa

Conceito

A milenar forma de tratamento energético baseia-se no equilíbrio das forças Yin (todas as energias frias) e Yang (todas as energias quentes) e, de acordo com o médico Mauro Perini, é graças a esse equilíbrio que existe vida em nosso planeta.

Influência no seu peso

Assim como na natureza, nosso corpo também precisa harmonizar o frio e o calor para viver melhor. Porém, alguns organismos desenvolvem obesidade do tipo Yin; enquanto outros, a do tipo Yang. Surge, então, a necessidade da ingestão de água morna para recuperar o equilíbrio. Veja como isso funciona na prática:

PESSOAS TIPO YIN

Quem são: indivíduos calmos que comem pouco e concentram gordura nas pernas e nos quadris.

Engordam porque... possuem excesso de frio no estômago, que demora mais para esvaziar após as refeições. Conclusão: o metabolismo fica lento. "Tais pessoas sentem menos fome, mas retêm mais líquido", diz Mauro.

A água morna... ajuda a suprir a ausência de calor do organismo, melhorando sua digestão.

PESSOAS TIPO YANG

Quem são: pessoas muito agitadas, que adoram comer, falam sem parar e reservam mais gordura na parte alta do corpo.

Engordam porque... têm calor acumulado no estômago. Assim, o esvaziamento gástrico ocorre rápido demais. Consequência: elas sentem mais fome e comem muito.

A água morna... acalma o estômago e torna o processo de esvaziá-lo mais lento. O resultado? Diminuição do apetite.
Seque 2 kg em 7 dias

Cardápio de 1300 calorias feito com alimentos termogênicos, que auxiliam no processo de emagrecimento.

Café da manhã

· 15 minutos antes de comer, beba 300 ml de água morna
· 1 fatia de pão integral
· 1 colher (chá) cheia de requeijão ou manteiga
· 1 xícara (chá) de chá verde

Lanche da manhã

· 1 banana-nanica média
· 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Almoço

· 15 minutos antes do almoço, tome 200 ml de água morna com 10 gotas de limão
· 4 colheres (sopa) de arroz integral
· 1 concha pequena de feijão
· 110 g de carne grelhada
· 1 prato (sobremesa) de folhas verdes variadas (alface, rúcula, agrião...) temperadas com fio de azeite e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
· 1 fatia de abacaxi

Lanche da tarde

· 150 ml de iogurte de frutas
· 1 colher (sobremesa) linhaça dourada

Jantar

· 15 minutos antes do jantar, ingira 200 ml de água morna
· 110 g de frango grelhado
· 3 colheres (sopa) de arroz
· 1 prato (sobremesa) de salada (alface, tomate, agrião...)
· 2 colheres (sopa) de chuchu cozido com cheiro-verde

Ceia

· 1 fatia fina de queijo frescal ou 1 iogurte de bandeja
Dicas infalíveis para emagrecer ainda mais


Mexa-se

Três ou quatro horas de caminhada semanal podem ajudar a entrar em forma. "Caminhar acelera o metabolismo e auxilia na redução da ansiedade. consequentemente, faz com que a pessoa coma menos", ensina a nutricionista Ana Paula Souza.

Misturas poderosas

Beber água morna pura não a agrada? Melhore a receita: misture 250 ml de água aquecida com o suco de 1 limão. Outra opção: em 250 ml de água morna, mergulhe 3 rodelas de 1 cm de berinjela descascada. As fibra solúveis ajudam a reduzir a absorção de gorduras. Nos dois casos, a forma de ingestão e resultados são os mesmos apontados na matéria.

Potencialize a digestão

A nutricionista Ana Paula ensina um segredinho para melhorar seu processo digestivo. Sempre depois do almoço, misture os ingredientes abaixo e tome em seguida:

· 1 colher (sobremesa) de mel
· 1 colher (sobremesa) de vinagre de maçã
· 100 ml de água natural


Fonte: M de Mulher






A Moda agora é Bolsa de Moletom.


Não importa a cor ou o tamanho, a moda agora é bolsa de moletom!
Desde as mais esportes até as mais finas confiram:















Qual foi a sua preferida?



Batida de coco



Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
200ml de vodka
gelo a vontade

Coloque tudo no liquidificador, e sirva e para dar um toque especial a dica é povilhar canela em pó.








Pipoca junina!!Para 


Ingredientes:

1 xícara de milho de pipoca
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 colheres de sopa de açúcar refinado
1 colher de chá de chocolate em pó (ou achocolatado)
canela a gosto

Modo de preparo:
Pegue as duas colheres de açúcar, coloque em um bowl e misture com o chocolate em pó. Misture bem até que fique homogêneo e reserve. Com a pipoquiera Art Cozinha, espalhe o óleo no fundo. Coloque um úníco grão de milho de pipoca e espere este pipocar. Depois que o primeiro grão estourar coloque o resto todo e, mexa até que outro milho pipoque. Assim que o segundo milho pipocar despeje a mistura de açúcar com chocolate e continue misturando até que outro milho pipoque. Continue misturando, até que todos os milhos tenham estourado. Se queimar algum grão é por que você misturou, pouco. Coloque uma pitada de canela sobre as pipocas e está pronto para servir!!!











De acordo com o "Daily Mail", a irmã de Kate Middleton está cada vez mais próxima do irmão do príncipe William

Pippa Middleton estaria cada vez mais próxima do príncipe Harry desde o fim de seu namoro com Alex Loudon, informou nesta terça-feira (21) o jornal britânico "Daily Mail". 

De acordo com a publicação, a dupla tem se encontrado com muita frequência desde o casamento dos irmãos e já trocaram apelidos íntimos.

Segundo com uma fonte do tablóide, enquanto Pippa chama Harry de "Capitão", em referência à sua patente militar, o príncipe chama a irmã de Kate Middleton de "Commando", - expressão inglesa usada quando uma mulher não usa roupas íntimas - em uma referência aos rumores que surgiram na Inglaterra de que Pippa estaria sem calcinha durante o casamento de sua irmã com o príncipe William, em abril.

"Eles falam ao telefone o tempo todo e se encontraram pelo menos cinco vezes desde o casamento. Um desses encontros foi um chá no apartamento de Harry na Clarence House. Pippa acha que ele tem um senso de humor muito atrevido", afirmou a fonte.

"Ela recentemente saiu de um relacionamento, é claro. Harry vem tentando animar Pippa", afirmou uma fonte, fazendo referência ao fim recente do relacionamento da irmã de Kate Middleton.(site da globo/QUEM ).

Confesso que estou na maior torcida,acho que os dois deveriam ficar juntos.Pelo pouco que sabemos deles, parecem que combinam, rsrsrs.

Imagina, se isso virar um casamento real, como o da Kate e do William???

Que Linda história de conto de fadas: DUAS IRMÃS PRINCESAS, CASADAS COM DOIS IRMÃOS PRÍNCIPES!!!!!





Com tantos esmaltes de cores, brilhos e texturas diferentes por aí, você já deve ter parado para pensar: será que é preciso combinar a cor do esmalte com a roupa? A dúvida pode até ser cruel, mas a resposta é relativamente simples: não precisa, mas pode. No entanto, trocar de esmalte todos os dias pode prejudicar as suas unhas - e você não precisa passar a semana toda indo trabalhar monocromática somente para combinar com o esmalte, certo? Certo.
O ideal nessa hora, se você faz questão de combinar esmalte com roupas, é pensar emcores complementares, que não brigam entre si e podem formar um conjunto harmonioso. Vermelhos, especialmente os escuros, costumam combinar com todas as roupas, conferindo um toque mais elegante ou mesmo moderno. Os tons mais sóbrios, aliás, são os ideais para quem pensa em combinações. Verdes, azuis, pretos e nudes são ótimos e tem a cara do inverno. Os metalizados e perolados da moda também – é só tomar cuidado com os acessórios para não parecer exagerada.
No entanto, cores mais abertas ou vibrantes não precisam ser esquecidas. Um belo esmalte bem colorido funciona como uma boa maquiagem: pode fazer toda a diferença no seu figurino. Faça suas misturas e aproveite.




CHRISTIAN LOUBOUTIN! FALL 2011

A campanha publicitária de Outono 2011 de Christian Louboutin esta lindíssima, em parceria com Peter Lippmann, o lookbook foi todo inspirado em obras de arte classicas! Pinturas como “Magdalene and the Flame” de Georges de la Tour até retratos de Jean-Marc Nattier!
Uma forma muito criativa e contemporânea de homenagear obras de arte!














Perfume Vintage by Kate Moss



A inspiração da nova essência é o amor de Kate por peças vintage, gosto que não tem uma origem exatamente glamurosa, segundo ela: “Eu realmente não tinha dinheiro pra roupas de grife quando era jovem, então só ia a lojas de segunda mão. E, quando eu tinha 15 anos, não era chamado de vintage, mas de ‘segunda mão”.  Imaginem isso meninas... como são as coisas, a vida cheia de surpresa!!!


“Não é só colocar seu nome em algo; tem a ver com estar muito envolvida com ela.”



Vintage é um floriental frutal, com notas de pimenta rosa, frésia branca, mandarim, heliotrópio, jasmim, flor de amêndoa, tonka bean, baunilha e almíscar. A fragrância foi criada pelo perfumista Oliver Polge e o frasco é em estilo retrô, lembrando como o próprio nome do perfume diz: os anos 20.



Os Batons do Inverno!



Os tons marcantes de batom para este inverno e que estarão em alta serão as tons nude, roxo e lilás que já viraram queridinhos nas bocas femininas, nesta mesma lista segue em alta e com grande estilo o vermelho e o rosa.
Anota a dica: Se for usar batom vermelho e nude, aposte em um olhar mais marcado. Agora, se for usar o roxo e o pink aposte nas cores mais suaves e sóbrias para que o batom seja o destaque principal!
Os tons roxo e lilás prometem deixar os lábios mais divertidos e elegantes.
Aposte em:
1-      Batom Hidralip – Lilas Magestic – Make B
2-      Lavender Whip – MAC
Os tons vermelhos além de deixarem sua boca super sexy e um visual charmoso, abuse  dos tons mais cremosos e foscos!
Aposte em:
1-      Batom Russian Red – MAC
2-      Batom Vermelho 2 – Natura Uma
nude continua super em alta. Aposte nele quando os olhos estiverem esfumados de preto.
Aposte em:
1-  Batom Cremoso – Mary Kay
2-  Nude – MAC
rosa ou pink, como preferir, além de super feminino deixa o look super jovial, aposte nas cores: chiclete, fúcsia, pink ou rosa-pálido, todos estarão em alta!
Aposte em:
1-  Batom rosa chiclete – Koloss Mate
2-  Snob – MAC




Rodrigo Santoro e Débora Falabella: especial de fim de ano da Globo


 
Débora Falabella e Rodrigo Santoro encerraram esta semana, em Porto Alegre, as filmagens de “Homens de bem”, um telefilme de 70 minutos que será exibida na Globo (com coprodução com a Casa de Cinema) como especial de fim de ano.  A produção será do núcleo de Guel Arraes e escrita e dirigida por Jorge Furtado. 
Embora previsto para dezembro, “Homens de bem” — um thriller envolvendo um araponga e políticos corruptos — foi produzido com muita antecedência por causa da agenda de Santoro.  Muitos na Globo já defendiam este formato — 70 minutos —, bem mais confortável para se contar uma história. É, portanto, uma boa notícia, já que nos últimos tempos os programas têm sido curtos demais.
A última aparição do ator na emissora foi também num especial  de fim de ano. Ao lado de Regina Casé, ele gravou "Papai Noel existe?", em 2010, ano também que atuou na série "Afinal, o que querem as mulheres?", de Luiz Fernando Carvalho.





Sueli não aceitará namoro de Eduardo com Hugo: 'Filho gay, não'


 
Apesar de ser dona de um quiosque que é point gay, Sueli vai reagir de forma negativa ao saber que seu filho, Eduardo (Rodrigo Andrade), está namorando Hugo (Marcos Damigo, foto abaixo) em "Insensato coração".
- Você está proibido de ver o Hugo. Não vou deixar ele te levar para esse caminho - dirá Sueli. - Filho gay eu não admito.
Mais tarde, Hugo irá ao quiosque e ouvirá desaforos de Sueli. Ele pedirá que ele se afaste de seu filho. Hugo ficará indignado.
- Eu esperava esta reação de qualquer mãe, menos de você. É o pior tipo de homofobia. Você nos suporta enquanto nós gastamos nosso dinheiro aqui, mas dentro da sua casa nem pensar, né?
Quem também não aceitará a posição de Sueli será Xicão (Wendell Bendelack), que pedirá demissão do quiosque.
Abaixo, o professor Hugo




Fubá será baleado e terá a identidade revelada em 'Cordel encantado'

O segredo de Doralice (Nathalia Dill) está perto de ser descoberto em "Cordel encantado". Em cenas que prometem muita emoção, a verdadeira identidade de Fubá será revelada depois que ele tomar um tiro, numa das investidas do bando de Jesuíno (Cauã Reymond).
A confusão começará com mais um plano de Timóteo (Bruno Gagliasso). Disposto a revelar que é o seu rival quem comanda o bando da Alvorada, ele irá sequestrar Açucena (Bianca Bin), pois sabe que Jesuíno irá atrás dela.
O coronelzinho armará uma emboscada junto coma polícia para flagrar a ação do bando. Para resgatar Açucena, o grupo de Jesuíno terá o reforço de Fubá e também de Felipe (Jayme Matarazzo). Com o intuito de proteger Dora, o príncipe irá se disfarçar de Faísca e aderir ao grupo.
Quando o bando chegar ao cativeiro de Açucena, haverá uam troca de tiros com a polícia e Fubá acabará baleado. A princípio, Felipe vai socorrê-lo mas Jesuíno voltará ao local para ajudar o companheiro. Até então ele ainda não saberá que Fubá é, na verdade, Dora.
A revelação virá quando eles chegarem ao posto médico de Vila da Cruz. Ferida e à beira da morte, Dora abrirá seu coração para Jesuíno. Ela lhe dirá que nem se incomoda a morrer pois, ao conviver com ele, conheceu o verdadeiro amor. E lhe fará um último pedido.
- Um dia eu te roubei um beijo, Jesuíno. E não quero ir embora sem um beijo seu, de verdade - dirá Dora.
Perturbado diante de tudo o que aconteceu, Jesuíno cederá aos apelos de Dora. E, depois de lhe pedir desesperado para que ela não morra, lhe dará um beijo.
Açucena verá a cena de longe. Certa de que os dois têm um caso, ela decidirá ir para Seráfia com o pai. Será?



Mateus Solano corta o cabelo e tira os óculos. Conheça o novo Ícaro

João Miguel Júnior
Mateus Solano aparecerá com um visual mais moderno nos próximos capítulos de "Morde & assopra". Isso porque Ícaro, o cientista que o ator interpreta na novela das 19h, tomará um banho de loja para agradar Naomi (Flávia Alessandra, com ele na foto abaixo). Na nova fase, Ícaro vai abandonar os óculos e fará um corte de cabelo mais moderno. Ele também passará a se vestir melhor.
Aprovou a mudança?

Nenhum comentário: