11.12.09


Quer ele vá passar o Natal com a sua família ou não, a época natalícia é sinónimo de amor, saídas românticas e, claro, um presente especial, vinda directamente da sua “Mãe Natal” pessoal. Está sem ideias sobre o que oferecer ao seu namorado neste Natal? Aceite as nossas sugestões e surpreenda-o.

1. Tratamento spa. Sabia que actualmente cerca de 30% das pessoas que frequentam spas são homens? É verdade, por isso, se o seu homem ainda não está contemplado nesta percentagem, certamente que gostaria de passar a pertencer! Os spas de hoje estão cada vez mais preparados para receber clientes masculinos, com programas e tratamentos especificamente pensados para os mimar dos pés à cabeça. Dê-lhe essa oportunidade!
2. Cartões personalizados. Ele é um homem de negócios de sucesso? Está a pensar abrir a sua própria empresa? Então porque não oferecer-lhe cartões-de-visita personalizados, com o seu nome e contactos pessoais gravados num papel elegante, com um tipo de letra que dá nas vistas? Uma vez impressos, adquira um bonito porta-cartões, embrulhe e descanse: ele vai adorar.
3. Voucher experiências. As experiências aventura em terra, na água ou no ar estão na moda: desde conduzir um Ferrari, Lamborghini ou carro de Fórmula 1, passando por um passeio de helicóptero, de balão quente ou de iate, a um voo acrobático tipo Red Bull ou Bridge Jumping, surpreenda-o com algo completamente inesperado e muito original! Inspire-se em A Vida é Bela, Smartbox, Não Há Tectos…
4. Um relógio. A maioria dos homens adora relógios, sendo, no fundo, o seu acessório mais fashion. Antes de escolher um modelo ou comprar o primeiro que gostar – que neste campo os homens podem ser muito exigentes – arranje maneira de irem passear e ver umas montras em conjunto para perceber melhor o seu estilo em termos relojoeiros. Para tornar essa prenda ainda mais especial, mande gravar uma mensagem inesquecível no verso do relógio.
# Uma máquina de barbear. Se há alguma coisa que os homens adoram são gadgets e se há algum gadget que podem passar meses ou até anos a namorar e nunca comprar, é uma máquina de barbear! Está à espera de quê? Adeus gillettes, espuma e pincel de barbear, olá máquina de barbear de várias rotações e sistema auto-limpeza! Perfeita para as manhãs apressadas, as viagens de negócio, os fins-de-semana passados fora… e uma pele deliciosa ao toque.
# Assinatura de uma revista ou jornal. Esta é uma excelente ideia para o homem que tem tudo! A sua cara-metade terá certamente alguma área de interesse especial que possa justificar a assinatura anual de uma revista da área. Em alternativa, pode sempre optar por uma revista masculina generalista ou, se ele é daqueles que gosta de tomar o pequeno-almoço e ler o jornal do dia antes de sair de casa todas as manhãs, faça-lhe a vontade!
# Auscultadores sem fios. O seu mundo dos jogos no computador e na Playstation, dos programas desportivos na televisão e dos filmes de acção em surround sound, vá passar a ser ainda mais dele com a oferta de uns auscultadores sem fios. Pense na felicidade dele em receber este gadget topo de gama… e no sossego que você ganhará!
# Botões de punho. Se existe alguma coisa que um homem dificilmente compra para ele próprio é um par de botões de punho. Símbolo de elegância masculina, mesmo que sejam usados meia dúzia de vezes por ano, este é um acessório que todos os homens devem ter e que uma vez recebidos, dificilmente esquecerão quem os ofereceu.
# Dois bilhetes para uma prova desportiva. O desporto está inexplicavelmente ligado aos homens que adoram tudo desde futebol e rugby, a basquetebol, ténis e provas de natação ou automobilismo. Compre dois bilhetes para uma prova desportiva que sabe que ele vai adorar ver na companhia do seu melhor amigo, por exemplo, e ofereça-os escondidos dentro de uma caixa gigante. Prepare-se para receber muitos beijinhos…
# Um bonsai. Se os homens oferecem flores à mulher, as mulheres podem oferecer um bonsai aos homens! Símbolo de arte, natureza e de um estado de espírito que cultiva a paciência e a tranquilidade, este pode ser exactamente o hobby que o seu companheiro possa estar a precisar. Pode ainda revelar-se um projecto especial para tratarem a dois…







As luzes brilham, os pinheiros enfeitados fazem-nos companhia, o frio aperta, a lareira aquece, o Natal está à porta e o amor está no ar. Aproveite uma das mais bonitas épocas do ano para dedicar algum tempo especial à sua cara-metade e apaixonem-se por estas ideias românticas para fazer a dois.

Duo decorativo. Montar e decorar o pinheiro a solo pode ser visto como uma tarefa que é mais um dever do que um prazer, por isso, envolva o seu mais que tudo nas decorações de Natal. Divirtam-se com este projecto a dois, recordem os Natais da vossa infância e, porque não, pensem nos futuros!

Jantar de Natal. Se não vão passar o Natal juntos, antecipem a noite de Consoada com o vosso próprio jantar natalício a dois. Não necessitam de um banquete igualzinho àquele que a sua mãe passa o dia inteiro a confeccionar, mas algo dentro dos sabores da quadra: um bacalhau com natas, um bom vinho e rabanadas ou uma fatia de pão-de-ló como sobremesa, sem esquecer as velas, a música de Natal a tocar baixinho e uma indumentária à altura. Aproveitem para trocar as vossas prendas e façam desta a noite mais romântica do ano.

A cidade das luzes. Depois do jantar, agasalhem-se e passeiem a pé de mãos dadas pelas ruas da cidade iluminadas e enfeitadas, espreitem as montras, sussurram a vossa lista de Natal no ouvido um do outro, riem e namorem num banco de jardim. Ao chegar a casa aqueçam com uma chávena de chocolate quente e mais qualquer coisa…

Um doce encontro. Marquem encontro na cozinha e percam-se entre a farinha, o açúcar e o chocolate para juntos confeccionarem um delicioso doce de Natal. Não interessa se sai do forno um pão-de-ló requintado ou umas simples bolachas natalícias, o mais importante é passarem tempo de qualidade a dois, que se divirtam num cenário menos comum e quiçá adocicar a relação!

Noite de cinema. Preparem uma noite de cinema com um filme de Natal romântico – entre os clássicos e os contemporâneos, existem muitas opções por onde escolher – para assegurar um serão tranquilo, recheado de espírito natalício e, claro, muito amor. Não se esqueçam das pipocas ou então os doces que confeccionaram juntos!

Agenda de Natal. Saiam e descubram aqueles locais encantadores que só abrem portas uma vez por ano: as feiras de Natal, os presépios ao vivo, os concertos de música natalícia, um clássico como o ballet “O Quebra Nozes” ou “O Lago dos Cisnes” – vivam, a som e a cores, toda a magia da época, sempre muito abraçadinhos!

Um fim-de-semana na neve. Programem uma escapadela longe de tudo e de todos, antes do stress natalício apertar! Escolham um destino frio e aproveitem para brincar na neve, desfrutar das paisagens naturais e depois enroscarem-se em frente a uma lareira, enquanto o jantar é servido no quarto.

Carrinho de compras. Fazer as compras de Natal nem sempre é tarefa fácil, por isso, juntem o útil ao agradável e, munidos das vossas listas (aproveitem para darem ideias um ao outro!) enfrentem as multidões de compradores. Esteja atenta às coisas que lhe chamam a atenção, pode ser uma excelente ajuda se ainda não comprou a prenda dele! Em alternativa, tirem um dia de férias para tratar dos presentes e, porque não, para namorarem também…

Preparar as prendas. Um serão em casa, frente à lareira, com música de Natal a animar, é o cenário ideal para embrulharem juntos as vossas prendas, mostrando um ao outro o que compraram para os vossos pais, irmãos e amigos. Aproveitem para conversarem e, para completar o encontro, guarde os temas mais românticos para o fim, desligue as luzes e dancem agarradinhos em frente ao pinheiro iluminado.




Se a melhor prenda que o Pai Natal lhe pode trazer é a companhia do seu namorado à mesa do jantar de Consoada e em frente ao pinheiro com a lareira a aquecer-vos os pés, juntamente com toda a família, saiba como fazer-lhe um convite irrecusável.

Apalpar o terreno. Se tudo isto é novidade na vossa relação, convém abordar o assunto como quem não quer a coisa: aproveite um anúncio de Natal ou um passeio a ver montras decoradas para questionar-lhe sobre as suas tradições familiares e se já tem planos para esta quadra. Tente perceber se seria compatível ele estar presente em parte das suas celebrações, sem esquecer os pais dele. No entanto, não tente pintar-lhe um quadro irrealista sobre o quão maravilhoso é o Natal na casa dos seus pais e que lindo que é todos irem à Missa do Galo juntos. Para já só precisa de reunir informação importante e que facilite na hora de fazer o convite.

Preparação prévia. Se está a pensar convidar o seu namorado para passar o Natal lá em casa com os pais, avós, tios, primos e amigos da família, certifique-se que ele conheça o maior número de familiares possível antes da noite de Consoada. Juntar os dois seria tudo menos “útil e agradável” e o coitado do rapaz pode não aguentar tanta pressão. Aproveite um fim-de-semana ou até um dos muitos feriados que antecedem a quadra natalícia para organizar um almoço ou até um lanche informal. Feitas as apresentações e no caso de ele aceitar o convite, já não haverá gelo a quebrar, podem passar directamente aos brindes!

Faça planos, mas seja flexível. Fale com os seus familiares, explique-lhes que está a pensar convidar o seu namorado para passar o Natal convosco, o que acham e se é possível. Reveja questões importantes como o horário das refeições e de outras actividades ou tradições, bem como se ele terá de se deslocar muito longe e se necessita de pernoitar. Assim, quando lhe fizer o convite e ele lhe lançar algumas dúvidas e questões, estará preparada para responder a tudo e mais alguma coisa. No entanto, seja flexível – tanto com a sua família, como com o seu namorado.

Convide com carinho. Todo o trabalho prévio já está feito: já sabe os horários e actividades mais importantes de ambas as famílias, assegurou alojamento no caso do seu namorado querer ficar a dormir em casa dos seus pais, ele já conheceu uma boa parte da sua família e até se dá muito bem com a maioria. Agora, só resta fazer a grande pergunta. Se quiser, organize um romântico encontro a dois e… vá lá, força, não tem nada a perder!

Esteja preparada para ouvir um não. Tem 50% de probabilidade de ouvir um “sim” e outro tanto para ouvir um “não”, por isso, esteja preparada para a resposta negativa. Os motivos podem ser muitos: não ser possível devido à distância entre a sua casa e a dos pais dele, pode ter um familiar doente ou então simplesmente não se sentir à vontade para ir. Se ouvir um “não”, aceite e respeite essa decisão, não faça deste um motivo de escândalo, de discussão fervorosa ou pior, o fim da relação. Haverão, certamente, muitas outras oportunidades e festas, por isso, controle-se: o seu comportamento hoje pode influenciar a reposta do seu namorado quando lhe fizer o próximo convite, que até pode ser para a Passagem de Ano ou Páscoa. Será difícil enfrentar esta situação sem exercer alguma pressão e/ou esperar, desde logo, que ele aceite (afinal, nunca teria feito o convite se soubesse desde logo que ele nunca iria!), mas lidar com o desapontamento de uma forma elegante será mais fácil para ambos. Boa sorte! Se ele não aceitar, pode ser que lhe faça o convite a si!




Iria acontecer, mais tarde ou mais cedo: um convite feito por parte da família do seu companheiro para passarem juntos o Natal. Muito lisonjeada e cheia de vontade de passar a Consoada com o seu mais que tudo aceitou sem pensar duas vezes. Mas agora… o que levar? Fazer? Dizer? Relaxe e saiba como lidar com a família dele para uma quadra natalícia memorável, sem arruinar a vossa relação.

Apresentações antecipadas. Se ainda não conhece a família dele, não será má ideia organizarem um almoço ou jantar prévio ao Natal para se conhecerem. Conhecer toda a família de uma só vez e ainda por cima durante as festas pode ser muita coisa para digerir de uma só vez. Tente conhecer o máximo de familiares possível antes da noite ou dia de Natal: para além de lhe facilitar o “quebrar do gelo” nesses dias, não estará tão nervosa com o aproximar das festividades. Pode até ser um bom incentivo!

Assuntos tabus. Faça uma sessão de brainstorming com o seu namorado sobre os temas que se podem ou não abordar em família – há sempre assuntos tabus! Não vá você dizer que adorou conhecer a prima Patrícia da França que esteve cá nas férias de Verão, quando mais ninguém soube que ela tinha vindo! Mais vale não dizer nada do que dizer a coisa errada e criar um ambiente tenso ou desconfortável.

Oferta de paz. Tratando-se do Natal e tendo em conta que é uma convidada, não apareça na casa dos pais dele de mãos a abanar! Um arranjo floral, uma caixa de chocolates, uma sobremesa, uma garrafa de vinho ou uma caixa de charutos são prendas “seguras”, que normalmente todos apreciam. Se tiver muitas dúvidas sobre o que oferecer ou queira presentear os anfitriões com algo mais pessoal, peça ajuda ao seu namorado. Saiba ainda quem mais vai estar presente e se deve ou não levar uma lembrança para cada pessoa.

Pontualidade. Ora, pontualidade no sentido de chegar à hora marcada é uma coisa; pontualidade na casa dos pais dele em pleno Natal é outra – não vai chegar à hora de jantar e simplesmente sentar-se para comer! O ideal é ir mais cedo para poder ajudar naquilo que for preciso: pôr a mesa, lavar loiça, fritar as rabanadas ou ir comprar algo que possa faltar. Se não se sentir confortável em aparecer lá muito cedo, telefone antes e combine com a mãe dele a melhor hora, aproveitando para oferecer a sua ajuda. O mais provável é ela declinar a sua oferta, mas fica sempre bem.

Onde vou dormir? Se vai pernoitar na casa dos pais do seu namorado, mentalize-se que terá de respeitar o “regime de alojamento” que estes decidirem. O facto de estar habituada a dormir abraçada ao seu “amorzinho” (e os seus pais saberem!) não quer dizer que possa contar com o mesmo cenário na casa da família. Podem não se importar… mas também podem não querer: ou por questões logísticas (no caso de terem vários convidados) ou simplesmente porque não querem “brincadeira” debaixo do seu tecto! Se quiser voltar a ser convidada e evitar momentos matinais embaraçosos, siga à risca o regime de alojamento proposto!

Mala prevenida. Apesar de ser uma hóspede na casa dos seus possíveis futuros sogros, isso não quer dizer que está a fazer o check-in num hotel de cinco estrelas! Vá prevenida com tudo o que possa precisar para a sua estadia – champô, gel de banho, pasta de dentes, uma toalha (poupe trabalho de lavar e engomar à mãe dele e ganhe pontos extra!) – para evitar ter de pedir que lhe disponibilizam tudo e mais alguma coisa.

Etiqueta básica. Seja educada e cordial, não namorisque com os primos giros que vieram do estrangeiro, não ignore a avó só porque ouve mal, não discuta com o seu namorado, beba com moderação, não coma uma caixa de Ferrero Rocher de uma só assentada. Dê nas vistas pelos melhores motivos, não os piores.

Respeite as tradições. Cada família tem as suas próprias tradições e, como convidada na sua casa, é essencial que as respeite. Pode não estar habituada a ver vídeos de família de Natais passados depois do jantar ou de ter de esperar pela manhã do dia 25 para abrir as prendas, mas se é assim na casa do seu namorado, há que aceitar e envolver-se! Não fique sentada num canto a observar toda a família a divertir-se: junte-se a eles, experimente coisas novas e desfrute!

Retribua. Na hora da despedida, não se esqueça de agradecer o convite e de elogiar a forma como foi recebida e tratada. Passada a quadra natalícia, procure retribuir com a impressão de algumas fotografias que possa ter tirado na noite de Natal e dispostas num bonito álbum ou então um convite para jantar em sua casa. As famílias são para sempre, por isso, nutre boas relações desde a primeira hora.

Comemore. Em privado, comemore com o seu namorado um Natal bem passado! Troquem impressões, aceite os seus comentários e/ou críticas (afinal a família é dele), planeiem a forma como vão retribuir e aproveite para convidá-lo a passar o próximo Natal com os seus familiares. Boa sorte e boas festas!



Eles estão aí à espreita, prontos para sabotar a época mais alegre e festiva do ano. Tenha cuidado com os 7 pecados mortais da quadra natalícia e salve-se a tempo, senão corre o risco do Pai Natal não lhe trazer aquela bolsa Prada ou aqueles botins Christian Louboutin!

Orgulho. Este ano, para a festa de Natal da empresa, levou, com pompa e circunstância, os seus famosos queques de abóbora com nozes. Para o seu espanto, no final da noite vê que ninguém os provou – de lágrima no canto do olho e com o orgulho gravemente ferido, apetece-lhe enfiar-se no seu escritório até ao fim do ano. Antes de deitar as culpas para aquela maldita receita, pare para pensar: se calhar ninguém os comeu porque estavam escondidos por de trás do centro de mesa ou então quando foram avistados já ninguém conseguia comer mais nada. Não é o seu sabor que está em questão, se estivesse, haveria restos de queques espalhados por toda a sala! Como quem não quer a coisa, volte a metê-los no saco e convoque as suas amigas para um chã amanhã à tarde!

Inveja. A casa da sua futura cunhada parece ter sido das páginas de uma revista de decoração – é um verdadeiro paraíso natalício e você não consegue disfarçar o aspecto esverdeado que a sua pele começou de repente a evidenciar. Não vai manchar a sua beleza e simpatia só porque a irmã do seu namorado é a Martha Stewart portuguesa, pois não? Em vez disso, pense que ninguém lhe bate no que toca a encontrar a prenda perfeita para cada pessoa ou a confeccionar os melhores doces tradicionais da época. Não chega? Pense no tempo e no dinheiro que poupou ao optar por uma decoração de Natal minimalista.

Ira. Os convidados chegam dali a uma hora, ainda falta pôr a mesa, escolher o vinho, embrulhar os presentes, arrumar a casa de banho e o seu namorado está esticado no sofá a ver um jogo de futebol como se nada fosse! Em vez de começar a mandar-lhe ornamentos à cabeça ou pegar fogo à árvore de Natal, conte até dez e explique-lhe, calmamente, o que os seus olhos estão a ter dificuldade em ver. Não se esqueça, Natal é tempo de paz e compreensão. Peça ajuda e pergunte-lhe o que prefere fazer: pôr a mesa ou arrumar a casa de banho? Se mesmo assim ele disser que não pode perder nem um segundo da partida, não perca a frieza e ponha-o a embrulhar presentes… sempre pode fazê-lo em frente à televisão.

Preguiça. A sua lista de afazeres já preenche várias folhas A4 e na sua agenda não há espaço para escrever sequer o seu nome, mas só de pensar em ir para o shopping ou descer à garagem para ir buscar as decorações de Natal, é o suficiente para encetar uma crise de enxaquecas. A procrastinação é a resposta natural quando nos sentimos assoberbadas, por isso, temos apenas uma palavra para resolver todos os seus problemas natalícios: organização. Diga não ao stress típico desta época ao repartir as diversas tarefas que tem para concretizar ao longo de vários dias e, se preciso, peça ajuda. A preguiça não combina com esta época que, afinal, surge apenas uma vez no ano. Entregue-se e, não tarda nada, será invadida pelo maravilhoso espírito do Natal.

Avareza. Imersa em compras de Natal e com imensas prendas para adquirir ainda, o seu coração pára, dá dois saltos mortíferos e volta a bater aceleradamente – acabou de ver o casaco mais lindo de toda a colecção Outono/Inverno e tem de o comprar… os presentes que ainda faltam comprar terão de ser muito mais baratos. Azar. Meninas, estamos na época mais solidária do ano, onde dar é mais importante do que receber! Em vez de cair em tentação, deixe isso para outra pessoa (como a sua mãe ou namorado) ao dar a entender que já sabe o que quer que o Pai Natal lhe traga este ano. Em alternativa, faça um esforço e pense: daqui a duas semanas vai estar tudo em saldos, por isso, vai poder comprar o casaco e se calhar aqueles jeans fabulosos também.

Gula. Tem convites para as melhores festas do ano e, uma vez no local, não consegue resistir a tantas guloseimas e mimos para o estômago, sem esquecer as caixas de bombons que tem recebido ao longo dos últimos dias, despachando uma por noite em frente à televisão. Tem de desapertar as calças antes de sair de cada jantar e beber 2 Alka Seltzers mal chega a casa. Lá se foi a dieta. Redima-se antes que seja tarde demais: esteja ou não numa festa, faça as refeições todas iguais, escolhendo apenas uma guloseima para degustar com todo o prazer. Potencie o seu programa de exercício físico e siga um regime de carnes magras e muitos vegetais para manter o metabolismo em alta e assim evitar os exageros alimentares. Com uma dose de bom senso e alguma força de vontade, é possível manter o peso durante o Natal.

Luxúria. O Natal é tempo de família, de rever primos afastados e velhos amigos dos seus pais que não se cansam de perguntar: “então quando é que te casas”… enquanto você conta desesperadamente os minutos para voltar a aconchegar-se no sofá com o seu namorado! Longe de idílicas, as reuniões familiares fazem tão parte da tradição como o bacalhau cozido e o bolo-rei, mas isso não quer dizer que não possa passar tempo de qualidade a solo com o seu mais do que tudo. Com tantas ideias para fazer a dois na época do Natal, planeiam encontros românticos e informem as respectivas famílias com tempo!




Parece uma contradição inaceitável juntar as palavras stress e Natal na mesma frase, mas a verdade é que a época mais festiva do ano é também sinónima de grande ansiedade e até de tristeza para muitas pessoas. É claro que não tem, nem deve ser assim, por isso, saiba como combater o stress natalício e aproveitar o melhor que esta quadra tem para nos oferecer.

Expectativas realistas. Chega o Natal e queremos ter a casa mais bem decorada, oferecer as prendas mais originais, conseguir os embrulhos mais perfeitos, confeccionar os melhores pratos e as sobremesas mais decadentes. Queremos ser a Martha Stewart ou a Super Mãe Natal mas… não somos! Nem devíamos querer ser, muito menos estarmos constantemente a comparar-nos com a vizinha, a prima ou a irmã. Expectativas muito altas estão geralmente acompanhadas de níveis de frustração igualmente altos… e na noite de Consoada vai querer estar deslumbrante ou com olheiras até ao chão? Nesta quadra, faça menos e desfruta mais.

Planear com antecedência. Se apenas começa a pensar no Natal quando as montras já estão todas decoradas e as filas nas lojas chamam a sua atenção, então, já vai tarde! Antecipe a correria de última hora para assegurar a sua sanidade mental: comece a comprar presentes nos saldos de Verão, a escrever os postais no primeiro fim-de-semana chuvoso do Outono, a decorar a casa nos vários feriados que antecipam a quadra natalícia. Para tornar o planeamento mais fácil, distribua uma ou duas tarefas por semana na sua agenda a partir de Setembro ou Outubro. Assim, terá o mês inteiro de Dezembro para desfrutar da magia do Natal e aceitar todos os convites que quiser!
Ajudar quem mais precisa. Não há nada melhor para combater o stress natalício e pensar naquilo que realmente interessa nesta quadra, do que ajudar quem mais precisa. Ser voluntária numa associação de caridade, num banco alimentar ou simplesmente contribuir para as muitas causas que surgem nesta época (doação de presentes, vestuário, alimentos…) pode ser a melhor prenda que alguém (e que você!) possa receber este ano.

A tradição já não é o que era. Nos tempos que correm precisamos de formas práticas de concretizar os nossos mil e um afazeres, só assim é que conseguimos alguma tranquilidade na vida. Em vez de confeccionar os habituais 5 bolos que leva para casa dos seus pais, faça apenas um, de certeza que não vão faltar doces. Em vez de se preocupar com as prendas para cada um dos seus 4 irmãos e respectivos parceiros, porque não combinarem doar o valor de todos os presentes para uma instituição de caridade? Este ano o almoço de Natal é em sua casa? Em vez de uma refeição sentada porque não um buffet? Peça aos convidados para trazerem uma especialidade gastronómica ou uma garrafa de vinho em vez de uma prenda. Um Natal diferente nunca fez mal a ninguém, antes pelo contrário.

Estabeleça novas tradições. Parece que quanto mais velhas ficamos, menos graça tem o Natal. É nesta altura que recordamos, com grande nostalgia, os natais da nossa infância – que alegria, que tempos encantadores! Volte a viver o Natal com o mesmo entusiasmo infantil, ao declarar uma nova tradição natalícia, algo que, todos os anos, lhe traga de novo aquele brilhozinho aos olhos só de saber que o mês de Dezembro está próximo: pode ser a aquisição de um novo ornamento para a árvore de Natal; uma reunião com amigas que vivem longe; fazer voluntariado numa instituição de caridade diferente cada ano; adquirir parte das suas prendas ou postais na UNICEF. Pequenos gestos para um grande Natal.

Gastar menos dinheiro. Se o dinheiro é, por si só, uma fonte natural de preocupação, durante a época natalícia pode tornar-se verdadeiramente stressante. A solução? Gaste menos dinheiro. Existem inúmeras formas de poupar durante o Natal, sem pôr em causa a sua beleza e festividade: aprenda a economizar, de forma inteligente, nas decorações, nas prendas, no papel de embrulho e até nos postais de Natal.

Evite as horas de ponta. Na hora de comprar presentes, evite as horas de ponta, ou seja, hora de almoço ou final da tarde, optando antes (e se possível) pelos horários em que possa ser das primeiras a entrar nas lojas ou das últimas a sair. Porque não tirar um dia de férias a meio da semana para, enquanto toda a gente trabalha, despachar a sua lista de afazeres natalícios de uma só vez? Em alternativa, se ainda não descobriu, está na altura de descobrir o prazer e o sossego de fazer compras online. A partir do conforto do seu sofá, navegue entre milhares, se não milhões de possíveis opções, descubra presentes originais, dê ordem de compra e relaxe… vem tudo ter direitinho à sua porta!

Não tenha medo de dizer que não. Se se sentir sobrecarregada durante a época festiva e já não resta um único espaço branco na sua agenda, não tenha receio de recusar este ou aquele convite. Desde que o faça com a devida antecedência, os seus anfitriões vão certamente compreender e, claro, perdoá-la! Vai a um jantar e ficou de levar uma sobremesa caseira, mas não tem tempo nem paciência para ir para a cozinha? Compense e compre um doce invulgar ou verdadeiramente decadente. Mas saiba também dizer que sim, ou seja, em momentos de maior aperto, peça ajuda… afinal não é esta a quadra da amizade, entreajuda e boa vontade?

Cuide de si. É muito fácil esquecermo-nos de nós próprias durante a quadra natalícia, altura em que estamos mais preocupadas em cuidar de e passar tempo com os nossos familiares e amigos. Não se esqueça, porém, que para poder cuidar dos outros temos de estar cuidada, ou seja, em plena forma. Não salte refeições porque passou a hora do almoço às compras no shopping; não deixe de dormir porque tem 500 presentes para embrulhar ou porque tem jantares de Natal programados todas as noites; descanse, mas procure também manter a sua rotina de exercício físico para assegurar umas festas felizes, repletas de energia e sem stress.
Desfrute e crie memórias especiais. Uma vez controlado todo o frenesim, faça questão de passar tempo de qualidade sozinha e com as pessoas que mais ama. Saborear uma chávena de chocolate quente à lareira enquanto conversa com os seus pais, enfeitar a árvore, ler contos de Natal aos seus sobrinhos ou aos filhos das suas amigas, ouvir música natalícia, confeccionar aquele bolo que a sua tia fazia todos os anos quando era miúda, levar a sua avó à missa do galo, passear pela cidade só para ver as iluminações…







Festas e mais festas, recheadas com chocolates, bolos, guloseimas e receitas típicas e irresistíveis, o Natal também é sinónimo de uma boa mesa, o que pode não ser muito bom para a linha. Saiba como saborear todas as delícias desta quadra, sem prejudicar a silhueta.

Não salte refeições. A pior coisa que pode fazer antes de uma festa de Natal é passar o dia inteiro sem comer só para que possa “desfrutar” do jantar de logo à noite. Sabe o que vai acontecer? Vai chegar à casa dos amigos tão esfomeada que vai comer tudo o que estiver à sua frente, principalmente as bombas calóricas! Aliás, deve fazer o contrário, ou seja, antes de sair de casa deve comer um pequeno snack, como uma peça de fruta e uma fatia de queijo, um iogurte e algumas bolachas Maria para saciar esses desejos que, mais tarde, podem levar a sentimentos de culpa desnecessários.

Semana saudável. As festas de Natal para as quais somos convidadas, normalmente decorrem ao fim-de-semana e acredite que não é um jantar buffet ou um almoço natalício de domingo que vão arruinar a sua silhueta. Basta manter uma dieta alimentar saudável durante toda a semana, para depois “descansar” um pouco no fim-de-semana… afinal de contas, é Natal e você também merece um miminho.

Escolhas acertadas. Os almoços, jantares e convívios da quadra natalícia são marcados por mesas cheias e, como nos deparamos com doces e pratos que só temos oportunidade de saborear uma vez por ano, apetece-nos comer de tudo! Faça escolhas inteligentes, ou seja, em vez de comer meia caixa de bombons do supermercado, delicie-se com o pão-de-ló caseiro feito pela avó da amiga. Uma maior satisfação é igual a um menor apetite.

Bebidas traiçoeiras. Nunca troque a comida pela bebida, até porque a maioria dos líquidos que consumimos estão recheados de calorias indesejadas – refrigerantes, sumos variados, cocktails, champanhe e outras bebidas alcoólicas podem contribuir para uns quilitos a mais, sem se aperceber! Cuidado com o que bebe, até porque o álcool normalmente estimula o apetite – entretenha-se com um copo de água, guarnecido com rodelas de limão para ser menos boring ou então um copo de bom vinho tinto. Tchim-tchim!

Opções saudáveis. Se procurar bem, qualquer convívio tem sempre opções alimentares saudáveis – saladas, carne grelhada, camarão salteado, salada de fruta – e, embora não seja o ideal face a tantas coisas boas para provar, ao fazer uma refeição de calorias baixas, não terá de se privar das sobremesas ou de outras tentações. Em alternativa, prove de tudo, em porções minúsculas de uma ou duas dentadas apenas, ou seja, vai satisfazer a vontade, sem comprometer a linha.

Concentre-se na conversa. Sabe qual a melhor forma de evitar as delícias que chamam insistentemente por si da mesa de buffet? Concentrar-se na animação que decorre à sua volta! Faça as rondas e ponha a conversa em dia com todos, ajude os anfitriões, faça um flirt com o amigo da prima ou brinque com as crianças. Mantenha-se ocupada – nem que seja com um copo não mão – em vez de colada à mesa dos doces.

Mantenha-se activa. Se há uma altura no ano em que é crucial manter o plano de exercício físico, é nesta! Apesar de uma agenda recheada com festas e tardes às compras, não descure a ida ao ginásio duas vezes por semana; se não for possível, faça questão de fazer uma caminhada diária de 15 a 30 minutos para assegurar que o seu peso não flutue. Assim, não terá de privar-se de todas as guloseimas de Natal.

Entregar-se. É comum nesta altura do ano chegarmos a um ponto em que desistimos dos bons hábitos alimentares – afinal de contas, só este fim-de-semana foram duas festas, cozinhadas com muitas tentações às quais não conseguimos resistir. Em retrospectiva pensa: “perdida por cem, perdida por mil”, mas há uma diferença enorme entre cem calorias e mil calorias, por isso, não deite a toalha ao chão! Abusou? No(s) dia(s) seguinte(s) siga uma dieta hiper-saudável e faça uma sessão extra de Pilates. Vai sentir-se muito melhor…

Descanso absoluto. Parece um contra-senso descansar numa das épocas mais agitadas do ano, mas é crucial, não só porque andará naturalmente mais cansada e até um pouco stressada, mas também porque a falta de sono não só afecta a sua beleza, como pode aumentar o apetite e o desejo por alimentos altamente calóricos. Em adição, vai tirar-lhe a energia e a vontade de ir para o ginásio… convencidas?

Nenhum comentário: