16.12.09




O que deve fazer quando lhe é oferecido um emprego. Embora as condições lhe pareçam fantásticas, não deve aceitar de imediato.

Acabam de lhe propor um emprego fantástico? Faça-se difícil, como se de uma nova conquista se tratasse.

Não diga imediatamente que que aceita a proposta, mesmo que já tenha decidido que vai dizer sim.

Agradeça ao seu potencial patrão (demonstrando algum entusiasmo) e explique-lhe que necessita de algum tempo para ponderar no assunto, tendo uma resposta para lhe dar nas próximas 24 horas (mais do que isso não ou arrisca-se a que o emprego seja oferecido a outro candidato).

Depois de ter aceite a proposta que lhe foi feita, clarifique quais são as suas responsabilidades, esclareça as dúvidas que tem em relação ao cargo, horário, dias de férias a que terá direito, etc.

Por fim, se acha que o salário é demasiado baixo tendo em conta a função que vai executar, esta é a altura certa para tentar negociá-lo. Mas só após ter abordado as outras questões.






Dicas para poupar na quadra natalícia. Vai ver que este ano a sua carteira vai sofrer muito menos com o Natal.


+ Compre cartões de boas-festas para o ano seguinte imediatamente após esta quadra. Conseguirá economizar 50% ou mais. Se fizer os seus próprios cartões, comece a fazê-los em Setembro.

+ Compre os presentes ao longo do ano e aproveite os saldos. Os de Inverno são bons para comprar esquis, snowboards e outros artigos de desportos de Inverno. Aproveite os saldos de livros. As roupas dos saldos de Verão são óptimas para quem, no Inverno, vai de férias para o Brasil.

+ Faça uso dos cartões de desconto e de outras ofertas.

+ Faça tricô, croché ou costure - poupa dinheiro, e uma coisa feita à mão é sempre apreciada. Se tem jeito para as artes - pintura, escultura ou caligrafia -, use os seus talentos para fazer os presentes. Emoldure uma fotografia de que goste e faça um embrulho.

+ O melhor presente é aquele que só lhe custa tempo e imaginação: limpezas, uma massagem, oferecer o seu ombro amigo a alguém necessitado, ler um livro em voz alta para um familiar acamado. Fazer um «vale-presente» em que se compromete a fazer algo de útil por um amigo.

+ Recolha materiais naturais para as decorações de Natal: pequenos ramos de árvore, liquenes, musgo ou outras plantas com que poderá fazer lindas coroas e muitas outras decorações.

+ Faça as suas próprias velas. Faça um curso para aprender.

+ Cozinhe os seus pratos de Natal com os seus amigos: comprar quantidades grandes e partilhá-las sai mais barato. Além disso, cozinhar com amigos é mais divertido. Muitas famílias juntam uma quantidade enorme de comida para as férias de Natal, embora a quadra de Natal só dure três dias. Reduza para metade a quantidade de bebidas alcoólicas que vai comprar.

+ Reúna os seus vizinhos e compre as árvores de Natal por grosso. Muito provavelmente, poderá negociar um preço melhor e ainda consegue que as árvores sejam entregues em casa por uma ninharia.

+ Os livros em segunda mão são um tesouro quando se destinam a amantes de livros. Se se trata de um amigo íntimo, pode, inclusivamente, dar-lhe algo que era seu e que sabe que lhe dará prazer.

+ Se gosta de deambular por antiquários e lojas de velharias ao longo do ano, porque não comprar ai os seus presentes? Muitas pessoas coleccionam pratos, canetas, jarras, um sem-fim de objectos. Presentes únicos apenas a uma fracção do preço de uma peça nova.

+ Se nenhuma destas sugestões parece ajudá-lo, é sempre boa ideia fazer um orçamento para o Natal e segui-lo à risca. Pode fazer economias durante todo o ano pondo regularmente de parte uma pequena quantia numa conta separada ou na lata das bolachas.

Nenhum comentário: