7.12.09



Prepare uma refeição sem sujar a cozinha



Quando for preparar as refeições, mantenha em suas mãos um pano úmido com algumas gotas de detergente. Vá limpando tudo o que sujar: porta de geladeira, porta dos armários, tampa do forno .
Quando você vai fazer uma refeição em primeiro lugar separe os ingredientes que serão usados na receita:
Carnes: Tempere (se for o caso) e coloque na geladeira, dentro de uma vasilha funda tampada. Deixe a pia limpa.



Verduras de folha: Lave em bastante água corrente uma a uma as folhas que você vai usar na comida. Depois ponha de molho em água sanitária dissolvida em água pura na proporção de 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho por 30 minutos. Escorrer bem a água, não enxaguar, leve ao secador de salada antes de temperar ou arrumar na travessa. Deixe de molho em um canto da pia que deve estar bem limpa


Legumes: Ao descascá-los, jogue as cascas imediatamente no lixo, para não dar aquele aspecto feio de sujeira na pia.

Temperos, condimentos e molhos: Coloque dentro de vasilhas pequenas.
Óleo, vinagre, vinho e tudo o que estiver em garrafas ou bisnagas: Coloque em cima de uma bandeja.

Se usar algum ingrediente que está na lata de mantimento, pegue-a com a mão limpa, passe um paninho e guarde imediatamente no local correto.
Utensílios que serão usados

Separe os utensílios necessários ao preparo do prato.

• Panelas: Use apenas as necessárias. Lembre-se que depois terá de lavá-las. Procure usar sempre as mesmas panelas. Por exemplo: se cozinhar legumes, retire-os e aproveite a mesma panela para refogá-los; se usar frigideira passe uma esponja limpa e use-a novamente.

• Panelas antiaderentes: Não coloque no fogo para esquentar por mais de 4 minutos, pois a alta temperatura estraga o revestimento. Nestas panelas só podemos usar colheres de pau, de plástico ou de borracha. Formas de bolo e assadeiras desse material devem ser untadas com um pouco de óleo, facilitando a retirada do assado.

Sua cozinha deve estar limpa. Só travessas, pratos e talheres que estão sendo usados na mesa serão lavados depois.

As panelas, usadas no preparo da refeição, devem ser raspadas com uma colher de borracha e deixadas cheias de água quente com um pingo de detergente. Estas também serão lavadas após a refeição.




Se sujar, vá limpando.
Refeição pronta, cozinha limpa!








Nos próximos capítulos de "Viver a vida", Miguel (Mateus Solano) vai ficar zangado e profundamente decepcionado com Ingrid (Natália do Vale). Isso acontecerá porque ela pedirá ao filho médico que interceda pelo fim do namoro de Jorge (Mateus Solano) com Luciana (Alinne Moraes). A fotógrafa não terá limites e argumentará: essa é a única maneira de "salvar seu irmão de um casamento fadado ao fracasso". Miguel vai mostrar que tem caráter e dará uma lição de moral exemplar na mãe. Veja o duro diálogo dos dois:

Ingrid:

- Você deveria alertar o Jorge para o caminho sem escolha que ele vai seguir insistindo em levar uma vida ao lado de uma mulher condenada.

Miguel:

- Já disse para você não falar assim. A Luciana não está condenada, nem inválida como você gosta de repetir. Ela está se recuperando e os dois se amam.

Ingrid:

- Mas ela nunca vai poder dar filhos ao Jorge. Antes disso, nunca vai fazer o Jorge feliz. Nunca vai poder ser mulher de verdade para ele.

Miguel (irritado):

- Tem certeza que você está com enxaqueca mesmo? (Ingrid havia reclamado de dor de cabeça)

Ingrid:

- Estou sim senhor mas isso não me faz deixar pensar no futuro que o Jorge terá. Meu filho, você é a única pessoa capaz de fazer o Jorge mudar de ideia. Explica para ele, com seu bom senso de médico, diz a verdade sem romantismo. Ele está diante de um abismo.
Miguel:

- Mãe, não foi nada disso que eu aprendi com você e com o papai. Será que você perdeu a ternura? Ou a maternidade cega mesmo as pessoas? Se fosse o Jorge que estivesse naquela cama de hospital e a Luciana estivesse desfilando cheia de sonhos, você diria para ela se afastar do seu filho? Diria para ela procurar a felicidade em outro homem, porque daquele aleijado não viria nada?

Miguel encerra a conversa zangado.





Gustavo (Marcello Airoldi) finalmente vai conseguir deixar o namorado de Malu (Camila Morgado), o fortão Marcelão (Hugo Rezende), numa saia justa. Durante um jantar em sua casa, oferecido para a prima Betina (Letícia Spiller), Malu contará que o namorado cozinha muito bem e que o prato que será servido, uma paella, foi feitopor ele. Para atrapalhar os dotes culinários do rapaz, Gustavo colocará um pote de sal dentro da panela , sem que nignuém veja, estragando a paella e o jantar de todos. Marcelão ficará intrigado: como errou no sal daquela maneira? Mas Betina perceberá que tudo não passou de uma armação de Gustavo.

Veja os diálogos de mais uma cena engraçada entre Malu e Gustavo.

Gustavo (que já jogou o sal sem que ninguém visse):

- Estrou doido para provar a paella do Marcelão.

Malu:

- Vocês vão amar. É de comer rezando.

Marcelão:

- Modéstia à parte, desta vez eu caprichei.

Gustavo:

- Nossa quanta modéstia mesmo, vamos provar essa delícia.

Só que na primeira garfada, Malu fará uma careta por causa do excesso de sal.

Malu:

- Mas isso está uma pedra de sal, meu amor.

Betina (já tomando um copo d'água desesperada):

- É, acho que você errou a mão...

Sorridente, Gustavo vira-se para Marcelão, que estará arrasado, e falará.:

- Calma, meu amigo. Isso acontece nas melhores famílias. Vem cá, gente, vamos pedir uma pizza? Chega rapidinho.











Depois de terminar seu namoro com Ricardo (Max Fercondini) em "Viver a vida", por causa de Isabel (Adriana Birolli), Ellen (Daniele Suzuki) não ficará com dor de cotovelo por muito tempo. Ela começará a ser paquerada pelo fisiatra Alexandre (Caetano O'Maihlan). Veja o diálogo da primeira cantada do moço.
Alexandre:

- O que houve entre você e o Ricardo? Brigaram?

Ellen:

- Não, nós deixamos isso para os casais normais. Nós terminamos mesmo.

Alexandre:

- Mas ele gosta tanto de você, vivia falando de casamento, filhos...

Ellen:

- Esse tipo de plano você transfere facilmente para outra pessoa.

Alexandre:

- Você está me parecendo muito conformada. Vai atrás dele.

Ellen:

- Não acho que seja o caso. Já estávamos sozinhos mesmo estando juntos, sabe como é?

Alexandre:

- Sei bem. Solidão a dois é a pior de todas. Passei por isso agora também. Mas olha, não quer ir comigo ao show de um amigo? Ele tem uma banda, acho que você vai gostar.

Ellen:
- Estou precisando mesmo sair, cantar, dançar, ver gente... Mas vamos deixar para outro dia. Essa semana está muito puxada para mim.

Alexandre:

- Ah, mas eu vou cobrar hein!

Ellen (sorrindo, feliz com investida):

- Pode cobrar!






Mais uma reviravolta na vida de Helena (Taís Araújo) nos próximos capítulos de "Viver a vida". A modelo, que acaba de reatar o casamento com Marcos (José Mayer) mas está na mira de Bruno (Thiago Lacerda), vai perder o bebê que está esperando.

Inicialmente, Helena teria um filho homem, enquanto Dora (Giovanna Antonelli) terá uma menina, também de Marcos. Agora, com esta mudança, Maneco pretende investir no triângulo Helena-Marcos-Bruno. Sem a gravidez, a união da modelo com o empresário contará com um compromisso a menos. E ela poderá se envolver seriamente com o fotógrafo. Quem conta é o próprio autor:

- Optei pelo aborto natural da Helena - revela ele. - A gravidez dela é de oito semanas e ela abortará espontaneamente, sem maiores consequências e sem tragédia também, que a que temos, com a Luciana (Alinne Moraes), é suficiente e já está de bom tamanho.

Nenhum comentário: