27.2.08


Quero tingir! E agora?


Respire fundo e tome coragem para mudar. Basta ficar de olho nas dicas abaixo para não errar a mão!

No salão
O melhor lugar para tingir o cabelo é no salão. Lá você pode conversar longamente com o cabeleireiro, escolher a cor com calma, ver as possibilidades de mudança.

O processo dura uns 40 minutos e custa de R$100 a R$200. O retoque tem que ser feito de 15 dias a um mês, dependendo da cor natural dos seus fios e do ritmo de crescimento do seu cabelo. É caro, não vou negar, mas alguns salões deixam que você leve sua própria tinta - daí o custo é o da aplicação e isso você negocia com o profissional.

Em casa
Se você quiser pode, sim, fazer a aplicação da tinta em casa e pedir pra sua mãe ou uma amiga ajudar. O ideal é que você teste ao produto em uma mecha para ver se a cor escolhida foi a certa. E tome cuidado para espalhar a tinta uniformemente para evitar manchas - cabelo de dálmata ninguém merece.

Depois da tintura
Cabelo com química tende a ressecar. Assim, além do dinheiro gasto com a tintura, você terá que investir em hidratações e no uso de produtos específicos para cabelos tingidos.

Regras básicas
Em casa ou no salão, vale a combinação cor de pele + tons de cabelo. Tudo bem, você pode ousar, mas pense que terá que segurar o estilão.

- Pele branca rosada: quase todas as cores combinam, só preste tome cuidado com o preto azulado que pode apagar seu rosto

- Pele branca amarelada: tons de castanho e mel. Loiros devem ser usados com moderação.

- Pele morena e negra: tons avermelhados, cobre e marrons, como chocolate e café.


Dicas que vão jogar sua auto-estima lá em cima

Se dar um upgrade na auto-estima não entrou na sua lista de resoluções para 2008, pode começar a rever suas prioridades. Gostar de si mesma é a base da felicidade, da alegria de viver e do sucesso nas conquistas.
1) Enumere suas qualidades
Vale perguntar para a sua melhor amiga. E não se esqueça nem daquelas que parecem bobas, do tipo “ter sempre um caso interessante para cobrir silêncios constrangedores”. São traços particulares que fazem com que você seja única.

2) Mude só o mudável
Pensamentos do tipo “eu queria ter nascido japonesa” não levam a nada e só empacam a sua auto-estima. Faça planos que estejam ao seu alcance, como estudar até tirar 10 nas provas de matemática ou fazer mais 5 amigos até o fim do ano. Correr atrás de objetivos (realizáveis!) dá sentido à vida e faz com que gostemos mais de nós mesmas!

3) Lembre-se das suas conquistas
Mesmo as do tipo “me declarei para aquele garoto, que me dispensou”. Você quis algo, foi lá e tentou. Quer algo mais digno de valorizar do que isso?

4) Envolva-se
Com o colégio, com suas amizades, com sua família, com a vida. Dê valor ao que tem e procure aproveitar mesmo as oportunidades mais simples de ser feliz.

5) Ajude os outros
Você vai subir no seu conceito ao perceber como pode ser útil para as outras pessoas, seja doando roupas que não usa mais, seja dando boas-vindas à garota que acabou de entrar no colégio.

6) Aprenda
Idiomas, artesanato, origami, xadrez ou até mesmo fazer escova no seu cabelo: aprender coisas novas dá a sensação de que somos capazes e, além do mais, pode ser muito prazeroso!

7) Vire-se sozinha
É ótimo ter amigos e melhor ainda quando não dependemos deles para viver. Aprenda a ocupar seu tempo sozinha e, da próxima vez que sua amiga desmarcar o cinema, em vez de reclamar, tente ir sem ela. Você vai se surpreender como é bom ver um filme com você mesma.

8) Mude
O cabelo, o jeito de se vestir, a foto do orkut, a decoração do seu quarto. Pense no que gostaria que fosse diferente e faça. Mudar dá um gás novo ao nosso ânimo!

9) Sorria
Para as pessoas de sempre, para desconhecidos e para você. Renova o astral e a deixa de bem com você mesma e com a vida. Nada de fechar a cara, menina!

10) Defenda seu gosto
Todo mundo está usando a roupa tal, mas você não curte? Todos criticam a banda X, mas você ama? Posicione-se quanto ao seu gosto, sem vergonha e sem dar justificativas. Se zoarem você, zoe junto. Não peça desculpas por ser quem você é!

Nenhum comentário: