5.2.08



7 Dicas para um verão saudável!




Recebi no meu outlook hoje um e-mail muito útil (o que é raro). O nutrólogo Valter Makoto dá dicas bem pontuais sobre como entrar em forma para o verão. Nada de mágica, nada de formas revolucionárias... Tudo muito lúcido e real. Chupa essa melancia aí, então!

1. Faça escolhas mais saudáveis
Não compareça a churrascos ou festas de barriga vazia. Faça uma refeição leve antes de sair de casa, para diminuir a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos. No preparo dos alimentos, evite ao máximo usar óleo, pois é gorduroso e não agrega nenhum valor nutricional aos alimentos. Para se ter uma idéia, carboidratos e proteínas têm em torno de 4 calorias por grama, enquanto gorduras têm mais do que o dobro (9 calorias por grama).

2. Mexa-se
Aproveite o calorzinho do verão e acorde mais cedo para uma caminhada na praia ou parque. Alongue-se e comece a caminhada com alguns minutos por dia e aumente gradativamente. Além de queimar calorias, você deixa o stress de lado e fica com o bronzeado em dia. Lembre-se: não existe milagre para perder peso. Queimar o excesso de gordura do corpo depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas nas atividades físicas.

3. Beba água
A água é uma grande aliada para perda de peso. A água tem zero de calorias e ainda hidrata – deixando a pele e cabelo mais viçosos e bonitos. Recomenda-se beber de 1 a 2 litros por dia.

4. Coma pequenas quantidades ao longo do dia
Seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

5. Cuidado com medicamentos para perda de peso
Às vezes o uso de remédios pode ser útil, mas o abuso dessas substâncias é perigoso. Desconfie de fórmulas milagrosas e só tome remédios com orientação médica. De uma forma geral, existem medicamentos de ação central que agem inibindo o apetite ou aumentando a saciedade e medicamentos de ação local no intestino, os inibidores de absorção de gorduras que impedem a absorção de 30% da gordura ingerida.

6. Diga não aos refrigerantes
Refrigerantes são bombas de calorias e açúcar, portanto fique longe deles. Prefira sucos naturais, mas caso não seja possível, sucos light de caixinha são melhores saídas para uma alimentação mais saudável.

7. Alimentos para viagem
Normalmente nas férias as estradas ficam muito congestionadas e uma rápida viagem pode se transformar em longas horas de espera no carro. Mantenha a calma e leve consigo uma nécessaire com frutas para beliscar durante o trajeto. Assim você evita as calorias dos amendoins ou salgadinhos vendidos nas estradas. Uma maçã ou mini-cenouras vão bem em qualquer lugar.





Seu namorado deu uma p* mancada com você? Sua mãe está enchendo seu saco absurdo? Você tem coisas demais para fazer e tempo de menos disponível? Você está com vontade de matar o filho da p* que ligou pra acordar você de madrugada? Traíram sua confiança? Anda desestimulada? Superdeprê?

Muitos problemas que parecem não ter solução?

Não vou dar dicas para resolvê-los. Hoje vou apontar apenas algumas maneiras diferentes para se acalmar e esquecer por um momento esse monte de m* que não deixa você em paz (deu pra perceber que eu também estou p da vida né?!).

Simbora...

• Deite-se em algum lugar confortável, onde não esteja completamente escuro, pegue um saquinho com alguns cubos de gelo e coloque sobre a testa. Os vasos do seu rosto vão contrair e isso vai evitar que você fique roxa de raiva. É gostoso e acalma!

• Continuando na linha dos “gelados”, prepare sua bebida gelada favorita. Suco de maracujá, milk shake, chá, refri. Pode ser psicológico, mas comigo funciona. Um suco geladinho apaga um pouco as chamas do nervosismo.

• Mesmo que você seja metaleira, deve haver algum tipo de música calma que lhe agrade. No meu caso, o que pega é Norah Jones.

• Deixe um pouco de lado essa história de se abrir. “Ah, quando você divide com alguém, parece que fica mais leve”. Mentira, nem sempre é assim. Quanto mais você conta, mais você lembra. E nossa intenção é esquecer um pouco o assunto. Quer conversar? Fale de outras coisas. Pelo menos até a raiva inicial passar. É legal que alguém de sua confiança saiba do seu problema pra tentar ajudar, mas não se exponha demais.

• Espere algum tempo para tentar achar uma solução. Mesmo vendo que certamente o assunto acabará de forma desagradável, aguarde uns dias para finalizá-lo.

• Gosta de cachorro? Gosta de criança? Vá brincar. Gosta de esporte? Vá praticar. Gosta de sexo? Vá fazer. Gosta de dar porrada? Bata no travesseiro. Essas coisas que liberam hormônios são sempre boas para distrair.

• Escreva! Um post, uma carta, uma página de diário... Escreva tudo o que está sentindo. Ninguém precisa ler. Parece mágica, acalma mesmo!

• Melhor dica: durma. É a forma mais eficiente de se acalmar. O problema ainda vai existir quando você acordar, mas você estará mais calma.

Take it easy e boa sorte!





"Eu mato essa vagabunda!" - Dicas para não morrer de ciúme!



Como é bom estar apaixonada! Tudo é lindo... rosa... doce! Porém existe um jeito muito simples de azedar toda essa doçura: o ciúme. E, se você é do tipo ciumenta de plantão, não é preciso nem motivo real para fazer um escândalo e se descabelar de ciúme.

Uma ex, uma festa, um e-mail, um scrap, uma mensagem, um comentário... Não precisa ser nada concreto, nem correspondido pelo seu namorado. Veja aqui um exemplo:

Ele diz:
-Você conhece a Paula Silva, da sua faculdade?
Ela diz:
-Não, por quê? Qual o motivo de você estar falando dela?
Ele:
-Ah, ela me mandou um e-mail pedindo ajuda com o tcc. Conheci a garota há um tempo... É uma loira, alta... Vi umas duas vezes...
Ela:
-Como assim loira alta? Vou achar essa vaca e acabar com a raça dela! Quem ela pensa que é? E você? Respondeu? Aposto que ela é uma das muitas com quem você se corresponde, né? Cachorro... Não fale mais comigo!

Simples assim. O ciumento cria em sua cabeça uma situação que provavelmente nem existiu. A louca do diálogo acima certamente já imaginou o namorado e a loira conversando, trocando e-mails, marcando encontros... Sendo que possivelmente a guria só queria mesmo uma ajuda com o trabalho de conclusão de curso.

E essa reação independe da confiança que ela tem no namorado. Ela pode ter certeza que ele a ama, só tem olhos pra ela, blah blah blah... De nada adianta quando o ciúme bate à porta.

Doentes ou não, as ciumentas estão por aí. E se você é uma delas, preste atenção nessas dicas preciosas de como não colocar tudo a perder com seu despeito amoroso!

• Quando estiver na iminência de uma crise de ciúme, como nossa amiga do diálogo acima, coloque-se no lugar do garoto. Não é comum um conhecido pedir ajuda pra um trabalho de escola? E mais, seu namorado não contaria a você algo realmente comprometedor...

• Não fale. Não xingue. Com o ciúme correndo solto pelas suas veias, as chances de você se precipitar e falar m... são muuuuito grandes. “Cachorro” “Te odeio!” “Nunca confiei em você mesmo” “Bem que minha mãe falou que você não prestava”... Não diga nada! Ele não é um cachorro só porque foi tomar cerveja com os amigos e encontrou a ex lá, sem querer. Take it easy, girl.

• Respire. Pense que mais uma crise de ciúme pode ser a gota d’água. Seu namorado pode se encher de você. Não são poucas as pessoas que terminam tudo porque não agüentam mais serem controladas e acusadas injustamente. Pense o que seu chilique está colocando em jogo.

• Não fuce no orkut, no celular, no e-mail, no histórico do msn... Ou você confia no rapaz ou não namore. Ele precisa de privacidade. E mexendo nas coisas dele, é possível que você ache muita matéria-prima para o seu ciúme. E se não achar, é provável que qualquer ponto se transforme numa vírgula em sua cabeça.

• Assuma pra si mesma que você tem um problema: sentir ciúme de qualquer coisa. No momento em que a raiva vier, concentre-se para não tomar nenhuma atitude. Não se mova.

• Tente separar quais fatos são ou não merecedores do seu ciúme. Quando o cara realmente pisar na bola, der um motivo válido de ciúme, não grite. Converse numa boa, dê a chance dele se explicar e depois resolva se perdoa ou não. Sua fama de ficar com ciúme a toa já é um ponto negativo pra você. Mantenha a calma para não parecer uma louca temperamental e dar a entender que a culpada da história é você: “Olha aquela menina dando um barraco com aquele mocinho, coitado! Que descontrolada!” .




O namoro pode ter uma semana ou um ano... Quem nunca se pegou totalmente confusa em relação a ele? Tem horas que a gente já não sabe se gosta ou se não gosta, se faz questão da companhia ou se está acostumada, se precisa ou se já não faz mais questão. Hoje eu vou dar dicas de como agir quando vem aquela dúvida: continuar ou não continuar?

• Pondere os prós e os contras. Veja se o saldo é positivo ou negativo.

• Nunca peça conselhos a amigos que você e o seu namorado têm em comum. Conselhos são legais, mas procure alguém que veja a situação de fora e não tome partido.

• Não é necessário pedir “um tempo”. Seja mulher o suficiente para tomar decisões e arcar com as conseqüências. Não fique enrolando o garoto.

• Não se desespere. Evite o uso de entorpecentes.

• Procure um lugar calmo para pensar no que precisa ser mudado. Veja o que está fazendo mal a você e analise se tem solução.

• Não tome decisões de cabeça quente. Espere por momentos de calma.

• Não vá ter aquela conversa com o garoto enquanto ainda estiver confusa. Espere as idéias se assentarem e pense no que realmente vale a pena ser dito. Não se precipite para não se arrepender.

• Sem ele saber, se imagine solteira e veja se é isso que você quer.

• Se não chegar a nenhuma conclusão dê tempo ao tempo. Espere para ver o rumo que as coisas tomam. Talvez piore ai você acaba logo com isso. Mas talvez o seu lugar seja ao lado dele... Ruim com ele, pior sem ele!





Dicas para se dar bem com a sua sogra!

O ideal é que as pessoas gostem da gente do jeito que nós somos. Mas quando se trata de relacionamento é melhor deixar esse “sacrifício” só pelo seu namorado! Ele tem que gostar de você como você é, mas a sua sogra nem sempre pode estar disposta a se dar bem com a nova mulher da vida do filho dela. Hoje o blog traz dicas de como se dar bem com a mãe dele!

• Quando for conversar com sua sogra, passe a impressão de que você quer aprender sobre ele e não mostrar que você sabe mais, o que é um fato. A conversa não pode ser uma disputa para saber quem faz mais pontos acerca do guri! Evite contar coisas que ela não saiba, tipo como ele se comporta nas festas ou particularidades que só você sabe! Ela vai ficar com ciúmes.

• Se ele tiver irmãos, procure ficar amiga deles. Sua sogra vai adorar que você seja unanimidade entre os filhos, e assim será mais difícil dela criar caso com você.

• Quando for conversar com ela, procure assuntos que vocês tenham em comum, como livros, filme, profissão (dela!), problemas domésticos ou até a novela. Não fique falando só do seu namorado.

• Nunca chame de tia!

• Se ela for mais conservadora e de mais idade, trate por “Senhora”. Se ela for daquelas que gosta de parecer jovem e continua “jovem”, trate por “você” , ela vai adorar!

• Quando for conhecê-la, procure não falar muito, mas mantenha sempre um sorriso no rosto, como quem está bem à vontade. Evite aquele clima chato de conversa de elevador, tipo: “tempo louco esse, não?”

• Quando for a casa dela, use uma roupa discreta. Não importa se ela é fashionista ou ministra da eucaristia.

• Limite-se adar presentes só no aniversário e o no Natal. Nada de puxar o saco!

• Espere um bom tempo até começar a falar sobre problemas seus e da sua família. Seja agradável.

• Evite beijar ou agarrar o seu namorado de forma impetuosa na frente dela. Limite-se a ficar de mãos dadas, e olhe lá!

• Se ela começar a falar mal dele, seja diplomata e nunca tome partido. Não fique do lado de ninguém e só balance a cabeça!

Nenhum comentário: