14.2.08



Manual anticaspa
Guia rápido para você saber tudo o que precisa sobre a descamação que ataca a cabeça e até o corpo
Para acabar com todas suas dúvidas sobre esse tormento, conversamos com Aparecida Machado de Moraes, professora de dermatologia da Universidade Estadual de Campinas (SP), que responde tudo sobre o assunto:

O que é: trata-se de uma descamação no couro cabeludo. Pode ser fina e esbranquiçada ou mais grossa, amarelada e gordurosa. Ocorre porque, sob alguma condição, a camada mais superficial da pele tornar-se espessa ou passa a ser eliminada mais rapidamente.

Vítimas: pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo e atinge ambos os sexos de forma semelhante. Nos recém-nascidos, faz parte de um quadro conhecido como eczema infantil. Depois dessa fase, torna-se mais freqüente na puberdade, podendo permanecer na idade adulta.

Causa: na maioria das vezes, o indivíduo sofre de dermatite seborréica do couro cabeludo, ou seja, uma inflamação crônica da pele em pessoas geneticamente predispostas. Entretanto, as detestáveis casquinhas brancas também podem surgir por algum fator irritante, como uso de químicos cáusticos (presentes em alisamentos à base de formol) e substâncias encontradas na composição de processos de clareamento de cabelos.

Inverno e verão: a caspa fica evidente no inverno, pois a descamação seca é mais visível nos climas frios e secos. Entretanto, se fizer parte do quadro de dermatite seborréica associada à oleosidade do couro cabeludo, pode piorar no verão devido ao calor.

Outros fatores: estresse, depressão, ansiedade... Enfim, qualquer alteração no equilíbrio do organismo modifica o ritmo da eliminação das células da epiderme, provocando a descamação. Alguns medicamentos, como antidepressivos, também podem piorar a situação, sobretudo naqueles que já são seborréicos.

Dieta: não há estudos que comprovem a influência da qualidade da alimentação no aparecimento da caspa. No entanto, é importante ressaltar: períodos de estresse físico somados a irregularidades alimentares podem agravar o quadro.

No corpo: quando se manifesta sob a forma de seborréia, pode ocorrer na face, nas pregas do nariz, nas sobrancelhas, nas pálpebras e nas orelhas, além das regiões da virilha, embaixo das mamas e no centro do peito.

Coceira e queda: a danada pode provocar coceira, mas não está relacionada à queda dos fios.

Cuidados: há vários tratamentos disponíveis e a escolha depende de grau, áreas afetadas, idade e sintoma associados. Em geral, são utilizados desde xampus até medicamentos via oral. Todas as formas são tratáveis e pode-se esperar controle ou desaparecimento das alterações. Porém, é necessário exame médico cauteloso.



Mitos e verdades

:: A caspa não tem relação com falta de asseio.
:: O problema não é contagioso.
:: Se eliminada pelos tratamentos oferecidos, a caspa não retornará, necessariamente, mais espessa e rebelde.
:: Secador em temperatura alta resseca o couro cabeludo e pode causar descamação.
:: Dormir com os cabelos molhados não é sinônimo de seborréia.





Sílvia enlouquece e planeja matar Renato
Duas Caras
A vilã não se conforma em dividir espaço com o menino nem com a proximidade entre o noivo e sua ex-mulher
A viagem a Teresópolis de Sílvia (Alinne Moraes), Ferraço (Dalton Vigh) e Renato (Gabriel Sequeira) só serve para acirrar ainda mais os ânimos. Secretamente, o menino declara guerra à futura madrasta, fazendo tudo para irritá-la. E consegue.

Ela põe fim ao passeio antes do tempo e, durante a volta, deixa claro que não suporta o contato com o filho do noivo. O pior de tudo é que Ferraço começa a se irritar com o comportamento da moça. Mal chegam em casa, Renato apronta outra. Ele pede para o pai deixá-lo comemorar o aniversário na mansão.

Diante da concordância de Ferraço, ele vai além: exige que a mãe seja a organizadora do evento. Sem saída, o milionário topa. É a gota d’água. Sílvia sai de si e grita: “Que ódio! Eu vou matar aquele garoto!” Ferraço, no entanto, não lhe dá ouvidos. E, em breve, se arrependerá. Sílvia vai se mostrar cada vez mais louca e planejará a morte do enteado. Como sabe que o menino não aprendeu a nadar, ela o jogará na piscina e verá Renato se debater, sem fazer nada. Um horror!







Os primeiros dias de Zezé Di Camargo
A operação na garganta foi um sucesso e o ídolo já está gravando, com Lucianim o CD que será lançado em abril
O cantor Zezé Di Camargo se recupera bem de uma cirurgia para a retirada de nódulos vocais, os chamados calos nas cordas vocais. A intervenção ocorreu poucos dias antes do Carnaval no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo informou um amigo do artista, e que prefere não se identificar, Zezé permaneceu três dias internado. "Foi um procedimento simples", disse.

No site do hospital há uma explicação técnica para casos deste tipo. Segundo consta, a microcirurgia exige anestesia geral e auxílio de microscópio. As pregas vocais são expostas, o que permite a observação e a manipulação das lesões.

Depois da operação, o ídolo viajou com a família para Florianópolis (SC), e passou o Carnaval na praia de Jurerê Internacional, onde seu genro, Marcus Buaiz, tem um restaurante. Na quinta, 7, voltou a São Paulo e continua descansando em sua mansão.

Zezé terá tempo de sobra para se restabelecer e provavelmente viaje de férias para sua fazenda em Goiás. Os shows da dupla só recomeçam em março, mas o disco que será lançado em abril, já está sendo gravado. Na última sexta-feira Zezé foi ao estúdio colocar a voz na nona música do CD. "Zezé está cantando bem e feliz porque a cirurgia foi um sucesso", contou o produtor do disco César Augusto Abdala, do Mosh Studios, na capital paulistana.

O astro sertanejo, que há nove meses fazia sessões com a fonoaudióloga Janaína Pimenta de Oliveira, da clínica Espaço da Voz, em Belo Horizonte (MG), voltou à terapia, agora com um profissional de São Paulo. Continuar é importante, segundo especialistas, pois a cirurgia não dipensa a fonoterapia, útil para evitar a recorrência de nódulos.




Bomba! Ferraço e Antena são irmãos
Duas Caras
A descoberta acirrará o ódio que um tem pelo outro e poderá gerar até morte
Por essa ninguém esperava! Na reta final de Duas Caras uma revelação surpreendente provocará uma reviravolta na vida de Ferraço (Dalton Vigh) e Juvenal (Antonio Fagundes). Isso porque, ainda que pareça incrível demais, os dois inimigos ferrenhos descobrirão que são irmãos por parte de pai. O mundo, claro, vai desabar na cabeça deles.

Em vez de aproximar o líder da Portelinha e o empresário picareta, a notícia bombástica fará com que a raiva que um sente pelo outro se torne infinitamente maior. E é bem possível que esse ódio termine ao estilo de Caim e Abel, ou seja, um dos irmãos matando o outro.

:: A chave do mistério ::

Em breve, a partir de suas investigações, Marconi confirmará que quem mandou embargar a obra de sua fábrica ao lado da comunidade foi justamente Juvenal Antena. Furioso, o empreiteiro tentará descobrir todos os podres do líder da favela para se vingar e destruí-lo de vez. E será numa dessas investidas que o empresário do mal ficará sabendo que Antena é o filho primogênito de seu pai com a primeira esposa. E que Juvenal, 15 anos mais velho que Marconi, foi levado de Pernambuco para o Rio de Janeiro ainda menino pela própria mãe quando o pai tentou vendê-lo. Os dois escaparam do sujeito, mas Ferraço, cujo nome verdadeiro é Juvenaldo, não teve a mesma sorte. Ele caiu nas garras de Hermógenes (Tarcísio Meira), o estelionatário que o comprou, passou a chamá-lo de Adalberto Rangel e lhe ensinou tudo sobre o mundo da bandidagem. Marconi, que tem muita mágoa por causa de seu passado, se revoltará ainda mais com Antena. Sobretudo porque, aparentemente, Juvenal venceu por conta própria, sem precisar dar grandes golpes em ninguém.

Nenhum comentário: