6.12.06

Lavando louça com glamour


Tá certo, isso não existe. Não há milagre que faça limpar pratos com restos de comida (feijão petrificado, lazanha seca com molho branco, eca!!!)ter algum glamour nesta vida. Mas dá para transformar a tarefa ingrata (uma das minhas preferidas do lar, aliás) em algo com um mínimo de dignidade. (Lavar sua própria louça já é digno pra caramba!)

1- Estabeleça limites da pilha de louça
Não precisa ser ingênua e achar que vai lavar cada copo que usar. Isso é impossível e se você tiver isto como meta, logo vai escorregar na sua meta e isso será a desculpa ideal para louça de dez dias nojenta na sua casa. Tenha uma meta de 24 horas, algo razoável para você, pessoa sem tempo.
P.S.: Mas não se esqueça de, pelo menos, deixar panelas de molho e tirar as comidas nojentas dos pratos!

2- Organize a louça
Panelas e pratos nojentos também merecem uma ordenação básica. Arrumar os pratos por tamanho e empilhados antes de começar os trabalhos é excelente. Principalmente porque, assim, parece que existe menos louça

3 -Organize o escorredor de pratos
Nada mais irritante do que começar a lavar louça e não ter onde colocar as panelas e talheres. Faça aquela limpa no escorredor, guardando as coisas no armário. Sim, isso é um saco! A gente sabe! Mas é pro seu bem!

4- Use luvas
As luvas são a maior dádiva da lavagem de louça. Principalmente para os que acham a tarefa nojenta. Ninguém vai ficar com nojinho de passar a mãozona no prato com restos de macarrão. Eca!

5- Som na caixa, DJ!
Dizem que música eletrônica é óótima para faxinas em geral

6- Aproveite para cozinhar na véspera da visita da diarista
Fazer comida de verdade é ótimo. Mas tem a louça. E não vá se empolgando na cozinha se você não está com saco de lavar panelas. Se o jantar for grande, com convidados, chiquerê, programe-se. Receba na véspera da diarista. Mas cuidado, diaristas dão bolos!

7- Tenha produtos bacanas
O supermercado é cheio de produtos de limpeza meio clubbers. Juntando com a tal da música eletrônica e a espuma... suas luvas verdes... é praticamente uma rave!

8-Compre apetrechos
Mulherzinha que é mulherzinha sempre encontra em qualquer coisa motivo para COMPRAR. Sim, é feio e consumista. Mas e daí? Compre produtinhos como escovas com cabos coloridos, parangoletes para raspar panelas sem arranhar, etc.

9 - (e mais importante) Esteja preparada para o pior
Entre as coisas mais ergath que podem acontecer: você cozinhar algo gordurento, a água não escoar direito e ficar tipo um Piscinão de Ramos na sua pia, com os pratos mergulhados naquele líquido gorduroso. E na hora de você tentar lavar, tudo ficar meio rançoso e nojento. Ecaaaaa! Água quente, rápido!

E parabéns, você já é uma menina (meio) crescidinha!

Nenhum comentário: