9.11.06

Não dê presentes para os pretês (ou pelo menos não dê os caros)


Mulher adora presentear. Presente pra tia-avó, pro caixa do banco, pro filho da colega do escritório, pra recepcionista da firma, enfim, qualquer data é motivo pra gastar dinheiro numa lembrancinha. Quando o presenteado é um pretê então, nem se fala. Não importa que vocês só tenham ficado duas vezes, nada disso é empecilho pra você comprar um cd importado pra ele. Ou um livro ótimo, que é a cara do mocinho. E que você teve que parcelar porque era meio caro.

O problema é que nem sempre o investimento vale à pena. Quer dizer, nunca vale à pena. Porque eles nunca dão presentes de volta. Às vezes até dão, mas sempre custa menos do que o seu. Mas o pior é quando eles esnobam o presente. Uma vez tive que ouvir o seguinte comentário: `Outro presente?´. Ai, que raiva. Acabei dando a lembrancinha (que graças a Deus tinha custado só R$10) pra um amigo. Que obviamente não sabe da história.

Mas como não conseguimos controlar essa compulsão presenteadora, o jeito é tentar não gastar muito. Comprar coisas mais baratas sempre vai valer a pena, porque se o pretê não vale, pelo menos você tem o consolo de não ter gastado muito.

As lojas de R$1,90 são uma ótima opção. Também nunca parcele. Uma vez acabei um namoro e ainda tinha um cheque pré para o mês seguinte. Ou seja, além da dor de cotovelo, ainda tive que aturar uma parcela de um presente caríssimo. Devia ter pedido o presente de volta, com o argumento de não ter acabado de quitar.

Dar um tempo de carência antes de dar o primeiro presente também é essencial. O ideal é esperar até ele dar um, mas como provavelmente isso não vai acontecer - a menos que o Natal seja na semana seguinte - espere um mínimo de dois meses.

Ah, também vale fazer um estoque dos presentes que você ganha e que ficam encalhados. É uma ótima oportunidade para despachar aquela caixa de sabonetes do amigo-secreto da firma, o par de meia soquete da sua avó ou a echarpe da sua tia. Se bem que a echarpe não é uma boa idéia.

Bom, se mesmo diante de todas esses argumentos você ainda acha que o seu pretendente é diferente e está valendo o investimento, vá fundo. Mas depois não vá querer reembolso.

Nenhum comentário: