28.11.06

Perder a paciência


Dá para perder a paciência e manter a classe? Tarefa um pouco difícil. Entre ter vontade de descer do salto, rodar a baiana e armar um barraco e resolver diplomaticamente a questão, há uma diferença muito grande.

Acredito que antes de tomar uma atitude dessas você deve respirar fundo, contar até dez mil e pensar nas conseqüências que esse ato pode gerar.

Por mais que a atitude da outra pessoa tenha sido mal educada e deselegante, procure manter a linha.

Você está numa festa e um bêbado derrama um copo de vinho tinto na sua saia branca, o que fazer? Não adianta gritar e espernear, o sujeito está bêbado mesmo e não vai lhe dar atenção. Consiga um cubo de gelo, corra para o toalete e tente amenizar o problema.

Aquela moça da mesa ao lado da sua está encarando seu namorado ou marido, tire de letra, coloque seu mais belo sorriso no rosto e cumprimente-a. Tenho certeza de que isso vai desmontá-la.

Você está há um tempão na fila do caixa do banco e um engraçadinho que acabou de chegar passa na frente de todos num claro sinal de desrespeito. Não adianta gritar. Chame o segurança, o Gerente e faça valer seus direitos na maior classe.

Nada pior do que aquelas pessoas que 'se acham' e tem o péssimo hábito de usar o famoso 'sabe com quem está falando'. Numa situação dessas o melhor é responder com toda a calma 'sei, com alguém sem nenhuma educação', mas sempre com aquele sorriso.

Em resumo, nosso dia a dia está cheio de situações como essas, que testam nossa capacidade de manter a calma e a cabeça fria. Podemos fazer valer nossos direitos, mas mantendo a classe e a educação. Agindo assim fica muito mais fácil resolver qualquer tipo de problema.

Nenhum comentário: