17.10.12






João Emanuel se inspira em Agatha Christie para o 'quem matou Max?'

Nem Cervantes nem Eça de Queiroz. Depois de fazer referências a esses e a outros autores de clássicos da literatura, João Emanuel Carneiro conta que se inspirou em "Assassinato no Expresso do Oriente", de Agatha Christie, para seu "quem matou Max?" em "Avenida Brasil". No famoso romance policial inglês, um homem morre após ser apunhalado 12 vezes durante uma viagem de trem. O detetive Hercule Poirot desvenda o mistério: ele descobre que várias pessoas deram facadas na vítima.
Na novela, João garante, algo parecido vai acontecer. Mas, no final, ficará bem claro que houve um único responsável pela morte do malandro:
- Todos os suspeitos terão um motivo para cometer o crime. Mas só um terá dado o golpe fatal - adianta o autor do folhetim.

Em 'Avenida Brasil', ninguém é ficha limpa. Veja a pena para crimes

Poucos são os personagens criados por João Emanuel Carneiro que chegarão ao fim de "Avenida Brasil" com a ficha limpa. A pedido do blog, o advogado criminalista Ary Bergher listou os crimes que os principais personagens da trama cometeram e quais são as penas previstas para eles no Código Penal Brasileiro.
Só pela tentativa de afundar o barco de Max, por exemplo, Carminha (Adriana Esteves) poderia pegar uma pena de 12 a 30 anos. Mas a cadeia para ela é bem mais longa que isso. Nina (Débora Falabella) também não escaparia do xadrez. Nem muitos outros.
Veja abaixo os crimes cometidos pelos personagens de 'Avenida Brasil' e suas respectivas penas:

CARMINHA (Adriana Esteves):
- Quando tentou afundar o barco de Max, personagem de Marcello Novaes: tentativa de homicídio, duplamente qualificada por motivo torpe e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido. Pena de 12 a 30 anos.
- Quando amarrou Nina, colocou-a na mala do carro e deixou-a numa cova rasa: cárcere privado (pena que varia de 1 a 3 anos), com ameaça (pena que varia de 1 a 6 meses ou multa) e lesão corporal leve (pena de 3 meses a 1 anos).
- Quando deixou o filho Jorginho (Cauã Reymond/Bernardo Simões) no lixão: abandono de incapaz, duplamente qualificado, uma vez que ela é ascendente (mãe) e o deixou em local ermo. Pena de 6 meses a 3 anos, com aumento de 1/3.
- Quando deixou Rita (Débora Falabella/ Mel Maia) no lixão: abandono de incapaz. qualificado por ser em local ermo. Pena de 6 meses a 3 anos, com aumento de 1/3.
-  Quando tentou levar sutiãs de uma loja sem pagar: tentativa de furto,  punível com pena de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa.
- Quando planejou o roubo da herança de Nina, recém-sacada do banco: mandante do crime de roubo, com aumento de pena já que houve emprego de arma de fogo. Crime punível com pena que varia de 4 a 10 anos, com aumento de pena de 1/3 até 1/2.

NINA (Débora Falabella):
- Quando pegou parte do dinheiro que Tufão (Murilo Benício) deu para pagar o resgate de Carminha: Furto, crime punível com pena que varia de 1 a 4 anos e multa.
- Quando escondeu Lúcio (Emiliano D'Avilla) em seu quarto: Partícipe de violação de domicílio com tentativa de furto. Em relação ao crime de violação de domicílio a pena é de 1 a 3 meses ou multa; No furto tentado a pena é de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa.
- Quando convenceu Betânia (Biana Comparato) a se passar por Rita e Carminha lhe deu R$ 40 mil para ela sair do Rio: estelionato, crime cuja pena varia de 1 a 5 anos e multa.
- Quando entrou na chácara de Max e o fotografou na cama com Carminha: crime de violação de domicílio, com pena é de 1 a 3 meses ou multa.
- Quando cortou e pintou o cabelo de Carminha: Lesão corporal, crime com pena que varia de 3 meses a 1 ano.

NILO (José de Abreu):
- Quando colocava os menores para catar lixo para ele: exploração de trabalho infantil. Mas Ary Bergher destaca: "vale uma ressalva aqui sobre o fato de que a Constituição, em seu art. 7º, XXXIII, veda o trabalho infantil, salvo na condição de aprendiz. Assim, no caso da novela, os crimes cometidos são os de redução a condição análoga à de escravo, com pena que varia de 2 a 8 anos; aumentada a pena pela metade por ser contra criança ou adolescente. E ainda o crime de maus-tratos, pena que varia de 2 meses a 1 ano, ou multa, com a possibilidade de aumento caso a vítima seja menor de 14 anos".
- Quando fazia que Carminha e Nina lhe dessem dinheiro e objetos de valor para que ele não contasse o que sabia sobre elas: extorsão, com pena 4 a 10 anos.

LÚCIO (Emiliano D'Avilla):
- Quando quebrou as janelas do barco de Max para afogá-lo: tentativa de homicídio duplamente qualificada por motivo torpe e mediante recurso que tornou impossível a defesa do ofendido. O crime é punível com pena de 12 a 30 anos.
- Quando invadiu a mansão de Tufão para roubar joias do cofre da família: violação de domicílio (pena de 1 a 3 meses ou multa) com tentativa de furto (pena de 1 a 4 anos, diminuída de 1 a 2/3 em razão da tentativa).
- Quando trancou a mãe, Janaína (Claudia Missura), no banheiro depois que ela viu que era o filho quem estava invadindo a casa: cárcere privado, com pena que varia de 1 a 3 anos, mas pode aumentada, uma vez que o crime foi cometido contra ascendente (mãe).
- Quando tomou a mochila com dinheiro de Nina, recém-sacado do banco: roubo, com pena que varia de 4 a 10 anos, mas aumentada em razão do emprego de arma de fogo.
- Quando amarrou Nina, colocou-a na mala do carro e deixou-a numa cova rasa: cárcere privado (pena que varia de 1 a 3 anos), com ameaça (pena que varia de 1 a 6 meses ou multa) e lesão corporal leve (pena de 3 meses a 1 anos).

BETÂNIA (Bianca Comparato): 

-
 Quando, a pedido de Nina, se fez passar por Rita e Carminha lhe deu R$ 40 mil para ela sair do Rio: estelionato, crime punível com pena de 1 a 5 anos e multa.

SANTIAGO (Juca de Oliveira):
- Se for confirmado que ele concorreu de alguma forma para o roubo das joias que depois e vende num leilão: roubo, com pena de 4 a 10 anos, variável de acordo com sua culpabilidade.

NEIDE (Cláudia Assumpção):
- Por tirar proveito da prostituição, participando diretamente de seus lucros: rufianismo, com pena de 1 a 4 anos e multa.
O advogado ressalva, entretanto, que é tudo ficção:
 - É importante frisar que tratam-se de fatos narrados em uma obra de ficção. Na vida real, cada acontecimento seria analisado com base nas provas produzidas nos autos - ressalta Bergher, acrescentando que as penas poderiam variar de acordo com forma como o crime foi cometido, a existência de possíveis situações agravantes, atenuantes etc.


Emiliano D'Avila sobre cenas do espancamento de Lúcio: 'Barra pesada'

Emiliano D'Avila, o Lúcio de "Avenida Brasil", falou  sobre as cenas eletrizantes dos capítulos finais da novela de João Emanuel Carneiro. Esta noite (17 de outubro), o personagem será espancado por capangas de Santiago (Juca de Oliveira). Isso acontecerá depois que o ex de Lucinda (Vera Holtz) descobrir que Carminha (Adriana Esteves) foi pedir ajudar ao comparsa.
- Gravei essas cenas na semana passada. Elas foram barra pesada de fazer - disse ele.
Para o ator, o personagem não terá uma redenção no final da trama. Emiliano acredita que Lúcio já teve chances de mudar. Desperdiçou todas as oportunidades:
- É muito pouco tempo para uma mudança tão radical. Talvez ele vá preso ou morra. Não sei. Procuro não criar expectativas, pois gosto de ser surpreendido. E todas as surpresas que tive durante a novela foram muito boas.
O ator contou ainda que o público ficou dividido quando o filho de Janaína (Claudia Missura) começou a ter um caso com a vilã.
- Carminha é vilã, mas tem muito carisma. As pessoas se apaixonam por ela. Por isso, muita gente gostou do caso. Nenhum personagem é totalmente bom. Todos têm suas vilanias e é isso que atrai o espectador.



Débora Falabella e Murilo Benício gravaram durante toda a segunda-feira as cenas em que Nina ronda o cativeiro de Tufão em "Avenida Brasil" atrás de informações sobre o ex-jogador num mercadinho e num posto de gasolina. Para se manter acordado, Murilo abusou do cafezinho — ele chegou à locação, em Curicica, às 7h. O ator gravou dentro de um sítio, onde Tufão será mantido preso pelos capangas de Santiago (Juca de Oliveira).
Já Débora circulou bastante. Além de peregrinar por Curicica, a atriz se meteu na mata que cerca a casa para tentar achar Tufão. É nesse momento que o grupo captura a mocinha da novela e ela passa a ser refém do sequestro com Tufão. Adriana Esteves também estava no sítio. Na cena da fuga dos bandidos do cativeiro, Carminha, Tufão e Nina são colocados à força no carro de Santiago, que parte rumo ao aeroporto. Cauã Reymond também apareceu lá com Marcos Caruso. Os dois gravaram cenas de Jorginho e Leleco dentro do carro procurando por Nina e Tufão.






Afastada das novelas desde o fim de "Paraíso tropical", em que interpretou as gêmeas Paula e Taís, Alessandra Negrini volta aos folhetins para viver a vilã Catarina em "Lado a lado". "Depois do trabalho duplo, eu tinha que dar uma parada, descansar, cuidar da vida pessoal. A ideia não era ficar tanto tempo longe da televisão, mas acabei emendando as férias em outros trabalhos fora da TV", diz Alessandra.A atriz, que começou a gravar na segunda-feira, estava radiante com a volta: "Já estava com saudade da televisão. O público também cobrava minha volta e eu ficava bastante lisonjeada".
Na trama, Catarina é uma ex-namorada de Edgar (Thiago Fragoso) que aparece na vida dele com uma filha à tiracolo. Filha, aliás, que ela vai maltratar porque perdeu a voz durante o parto. Teria Catarina um quê de Carminha? "É uma novela das seis, nada pode ser tão agressivo. Acho que Catarina se comporta de maneira infantil com a filha, talvez não tenha muito talento para a maternidade, o que ela quer mesmo é cantar", opina Alessandra, que entra no ar dia 1 .
Alessandra afirma ainda que Catarina vai acabar com a paz no relacionamento de Edgar e Laura (Marjorie Estiano). "Catarina quer um lugar ao sol, ser reconhecida de alguma maneira por esse homem, mas não sei se gosta dele de verdade, não me parece... Ela quer voltar a cantar, isso sim. Com o nascimento da filha, ela perdeu a voz e isso está sendo bastante difícil... Mas não esperem boas intenções de Catarina", brinca a morena

Cristiano Araújo com novo clipe

Estrelado pelo próprio cantor e pela atriz Brendha Haddad, o novo clipe de Cristiano Araújo estreou ontem (terça-feira) no youtube. O video do single “Você Mudou” foi filmado no Rio de Janeiro e tem direção do ator Rafael Almeida. A temática da produção é romântica como a canção. O clipe mostra uma história de amor antiga do intérprete que, mesmo com o sucesso alcançado na carreira e o assédio de belas mulheres, não consegue tirar da cabeça sua primeira namorada.



Marília Gabriela entrevista Eduardo Costa

Transmitido pelo SBT, o programa De Frente com Gabi receberá nesta quarta-feira (dia 17) o cantor Eduardo Costa. Já gravada, a atração será exibida a partir das 23h30, logo após o programa Cante se Puder. Num clima bastante descontraído, o artista sertanejo contou um pouco de sua trajetória profissional e fez revelações inéditas de sua vida pessoal à apresentadora Marília Gabriela.

Nenhum comentário: