7.4.08



Vinte e Uma Crenças sobre Emagrecimento
Saiba as que são verdadeiras e as que não passam de um mito, criados pela imaginação popular
1. Comer duas fatias de abacaxi depois das refeições ajuda na digestão de gorduras e ainda joga boa parte delas fora?
Mito: Assim como todos os alimentos ácidos, o abacaxi ajuda na digestão, porém, não interfere na absorção das gorduras. ou seja: não emagrece!

2. Dormir depoir de comer engorda?
Mito: Recentemente, ficou comprovado que repousar 20 minutos após as refeições ajuda na absorção de nutrientes. O que engorda não é dormir, é comer em excesso!

3. Azeite de oliva é uma excelente alternativa à manteiga. Mas é calórico e pode engordar?
Verdade: Cada ml de azeite possui 9 calorias como qualquer outra gordura. Mas, o azeite é uma gordura de excelente qualidade que pode e deve ser ingerida como alternativa para a manteiga ou margarina.

4. Tomar cerveja dá barriga?
Verdade: Cerveja em excesso dilata o estômago e facilita o aparecimento da temida barriga.

5. Forrar o estômago com um copo de vinagre antes das refeições impede que a pessoa engorde com aquilo que vai consumir?
Mito: Além de ser uma mentira, fazer isso pode causar uma irritação no estômago e, com o tempo, se transformar em uma úlcera, pois o vinagre é muito ácido.

6. Um copo de água gelada em jejum emagrece?
Verdade: Não só em jejum. A água gelada queima calorias, pois, para o controle da termogênese, o corpo precisa elevar a temperatura da água até 36,7 graus e, para isso, ele gasta uma boa quantidade de calorias.

7. Chupar gelo durante duas horas por dia ajuda a perder peso?
Verdade: Assim como a água gelada, como falamos no item anterior, ajuda a emagrecer, sim. Mas, não precisam ser duas horas seguidas. Bastam alguns minutos por dia (digamos, de 5 a 10, alternados).

8. Passar três dias tomando uma sopa bem ralinha emagrece?
Mito: A pessoa perderá líquido e peso, porém, não eliminará gordura, o que, de fato, seria o mais importante. Além disso, pode deixar o organismo perigosamente fraco.

9. Café de máquina é mais calórico do que o preparado no coador?
Mito: O café é o mesmo em qualquer ocasião. O que pode mudar é a quantidade de açúcar que você coloca nele. E isso, sim, vai fazer com que um ou outro fique mais calórico. No entanto, os cafés expresso ou turco possuem duas substâncias (cafesol e kaheol) que aumentam os níveis de colesterol total e do LDL (mau colesterol). As substâncias surgem no café quando ele tem contato com a água fervida e ficam presas ao filtro de papel ou pano. Como estes tipos de café não são filtrados, contêm vários níveis elevados dessas substâncias. Logo, quem tem colesterol alto, deve tomar a bebida coada.

10. Chá verde emagrece?
Verdade: Esse chá auxilia no incremento do metabolismo, facilitando assim a queima de alguns quilinhos.

11. Beber água durante as refeições engorda?
Mito: Não engorda, pois água não tem calorias.

12. Comer carboidratos à noite engorda mais do que consumi-los no almoço?
Mito: Carboidrato é carboidrato a qualquer hora do dia. Sempre vai ter o mesmo número de calorias (4 por grama). O ideal é consumi-lo com moderação no decorrer do dia. Na verdade, o metabolismo é mais lento à noite, mas isso vale para qualquer alimento, não só carboidratos.

13. A dieta vegetariana cria uma lacuna de proteína animal que pode ser fatal?
Mito: O vegetariano, se estiver bem instruído, pode encontrar todos os nutrientes mesmo sem comer carne.

14. As proteínas de origem animal engordam mais do que as vegetais?
Mito: Ambas possuem 4 calorias por grama.

15. Se você comer só um tipo de fruta por dia (nunca dois ou mais), perderá peso já na primeira semana?
Mito: O ideal é que se consuma, além de todos os alimentos, de 3 a 4 porções de frutas variadas diariamente, para auxiliar na boa saúde e perda de peso.

16. O tomate tem lipocopeno, que previne o câncer de próstata. E, em boa quantidade, é um poderoso emagrecedor?
Mito: Infelizmente, o tomate não emagrece. Mas é um excelente alimento.

17. Iogurte light ajuda a perder peso porque estimula o intestino?
Mito: Auxilixar no fincionamento não quer dizer que vá emagrecer. Não se iluda!

18. Pessoas que nascem com tendência para engordar jamais serão magras?
Mito: Qualquer indivíduo que tenha uma alimentação e um estilo de vida saudáveis pode, sim, ter um corpo esguio e manter o peso correto para ela.

19. Comer dois dentes de alho depois das refeições auxilia na diminuição de absorção de gorduras pelo organismo?
Mito: As propriedades do alho não estão ligadas a emagrecimento.

20. Água morna com limão em jejum ajuda a detonar uns quilinhos?
Mito: Água morda pode soltar o intestino e limão em jejum pode levar a uma irritação no estômago.

21. Tomar pílulas anticoncepcionais engorda?
Mito: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso que acontece. Na verdade, algumas dessas pílulas acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, não passa de aparência, já que não há aumento de gordura no corpo.





Maçã: a fruta que cuida do nosso sangue

Você sabia que as doenças causadas pela má circulação sanguínea são uma das principais causas de morte no Brasil? A boa notícia é que a alimentação funcional pode ajudar, e muito, a controlar este mal. Certos alimentos auxiliam na prevenção de várias doenças, inclusive as cardiovasculares, e um deles é a maçã.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, a maçã é fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo, os seja, a fruta atua como um antioxidante natural. “Por causa da pectina, o consumo regular da maçã é ótimo para atuar como antídoto contra o colesterol”, explica a especialista.

A maçã também é fonte das vitaminas B1, B2, B3 e C, ferro, fósforo e fibras solúveis o que a torna importantíssima para a saúde do organismo como um todo. “Uma dieta que contém maçã, pode, também, reduzir os riscos de doenças pulmonares, cardíacas, asma, diabetes e o desenvolvimento de câncer, além de ajudar na perda de peso, já que a maçã é uma fruta que satisfaz o apetite e tem, em média, apenas 100 calorias”, garante Daniela.

O consumo recomendado para a obtenção destes benefícios é de uma maçã ao dia. Como a fruta costuma conter muitos agrotóxicos, prefira as opções orgânicas e, mesmo assim, lave bem antes de comer. Quem não gosta da fruta pode consumi-la em sucos ou vitaminas com banana, mamão e leite, por exemplo, ou em saladas, cortadas em cubinhos.

Conheça os nutrientes da maçã
- Vitamina B1: também chamada de tiamina, melhora a circulação e é de extrema importância para o crescimento e o aprendizado de crianças. Nos adultos, a tiamina também atua na tonificação dos músculos dos intestinos, do estômago e do coração;

- Vitamina B2: conhecida também como riboflavina, é necessária para a formação das hemácias, a produção de anticorpos, a respiração celular e o crescimento. É, também, uma vitamina importante para a saúde dos olhos, já que sua presença no organismo alivia a vista cansada e ajuda a prevenir a catarata;

- Vitamina B3: mais conhecida por niacina, é necessária para o funcionamento do sistema circulatório e para a manutenção de uma pele saudável;

- Vitamina C: muito conhecida por ajudar o organismo a combater infecções e o estresse, é importante também para o crescimento e a manutenção da saúde de ossos, dentes, gengivas, ligamentos e vasos sangüíneos;

- Ferro: é um nutriente essencial para a vida porque atua na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para as células do corpo;

- Fósforo: previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes;

- Fibras solúveis: além de ajudarem no funcionamento do intestino, influem na redução do colesterol. “As fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol no intestino delgado e a absorção dos lipídeos”, explica Daniela Jobst.



Brasileiro come mal. E você, faz parte das estatísticas?


Apesar do bombardeio constante de informações sobre dieta saudável, atividades físicas e hábitos saudáveis, o brasileiro tem se mostrado um pouco desleixado com a saúde. É que segundo um estudo do Ministério da Saúde com 54 mil pessoas acima de 18 anos, 43,4% da população adulta está com excesso de peso com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima ou igual a 25.

Cuiabá é onde as pessoas estão com maior sobrepeso - 49,7% da população, sendo 57% dos homens e 42% das mulheres. Já Palmas é uma cidade de gente mais saudável com apenas 33,4% da população com excesso de peso. O cruzamento entre excesso de peso, grau de escolaridade e gênero revela que entre homens o maior número de indivíduos acima do peso está entre os de maior escolaridade, já entre mulheres o aumento do peso ocorre quanto menor a escolaridade.

E se é para falar de casos mais graves, de obesidade (IMC maior ou igual a 30), o Brasil tem 13% de obesos, sendo 16% deles em Macapá, seguido de Campo Grande com 15%. A menor quantidade de obesos está em Palmas, novamente, com 8,8%.

E nada disso é de se estranhar, já que a pesquisa concluiu que o consumo de frutas, hortaliças e verduras é baixo. Apenas 17,7% da população atende as recomendações da Organização Mundial da Saúde de comer cinco porções diárias destes alimentos, ou 400gramas. Desta vez, São Paulo saiu na frente e mostrou que 23% de seus moradores têm este hábito. O papelão foi desempenhado por Porto Velho, com 10%.

Se o consumo de frutas é baixo, o de carne “gordas”, aquelas com gordura aparente, é bem maior, 32,8% da população. Campo Grande é a campeã com 45% das pessoas com pelo menos um bife na mesa.. A capital baiana é o local onde os entrevistados se alimentam menos desta carne, 23%.

Já na hora de encher o copo, 21% dos nascidos em Acaracju consomem refrigerante cinco ou mais dias da semana. Já em Macapá, o número chega a 38%, mas com menor regularidade. No país todo 26,7% dos entrevistados bebem refrigerantes.

No quesito alcoólicos, considerando cinco doses para homens e quatro para mulheres em uma mesma ocasião, nos últimos 30 dias, o número variou entre 13,4%, em São Paulo; e 23%, em São Luís (ingestão com mais regularidade). A freqüência nacional foi de 17,5%. Na maioria das cidades, a ingestão abusiva foi três vezes maior entre os homens (27,2%) e 9,3% nas mulheres. O maior consumo entre os homens, nos últimos 30 dias, se deu em São Luis (39% da amostra) e o menor em São Paulo (21% da amostra). Entre mulheres, Salvador é a capital onde há maior consumo (14% das entrevistadas) e Curitiba o menor (5% da amostra). A partir dos 45 anos de idade a ingestão de álcool declina progressivamente.

E para compensar esta alimentação ruim, será que o brasileiro pratica atividades físicas? Bom segundo esta mesma pesquisa, são poucos os adultos que praticam atividade física suficiente no lazer (30 minutos diários de intensidade leve ou moderada em cinco ou mais dias da semana), a freqüência varia entre 11,3% em São Paulo e 20,5% dos entrevistados em Vitória. No país inteiro, a prática regular foi de 15,5%.








Comer ovo pode ajudar a perder pesoAcabei de ler uma notícia bem interessante, ela diz assim “Coma ovo e fique magrinha!”.

Eu já sabia que a clara de ovo (cozida) ajuda quem esta de regime, agora, que comer ovo pode ajudar a perder quilinhos, essa é nova para mim!

Mas, para quem já gosta de ovo e tem tempo para prepara-lo e manhã vale a pena tentar




Segue um trecho da matéria:

Pesquisadores da Wane State University , nos Estados Unidos garantem que consumir ovo no café-da-manhã deixa você com menos fome durante todo odia. Ou seja, você consome menos calorias e emagrece! Além disso, o ovo traz benefícios como prolongar a juventude e melhorar a memória.

Aprecie com moderação! rs



As mulheres costumam cuidar mais deles, as vezes não com a atenção merecida, mas já os homens… rs

Estou falando dos lábios.



Esse post serve para homens e mulheres!



Muitos só se preocupam com os lábios no inverno quando eles costuma ficar machucados e rachados por causa do frio, mas é muito importando dar uma atenção para a nossa “boquinha” diariamente.

Existem pessoas como eu que tem lábios sensíveis, qualquer mudança de tempo fica rachado, não aceita todos os tipos de batom ou gloss, etc.

Para evitar problemas e deixar a boca com a aparência saudável você pode seguir algumas dicas.

Cuidado!
A mucosa fina e delicada da boca fica detonada com o ar extremamente seco, responsável por retirar a umidade natural da pele. O hábito de passar a língua constantemente para eliminar o ressecamento da área piora ainda mais a situação. “Por ser ácida, a saliva provoca irritação, deixando os lábios e a pele ao redor vermelhos e muitas vezes rachados ou sangrando, com pelinhas soltando”, aponta a dermatologista Carolina Ferolla.

Leve exfoliação
Para aliviar a descamação, faça um peeling. Passe um creme hidratante e, em seguida, uma tolha seca em movimentos de vaivém. Se preferir, utilize exfoliantes especiais para essa área. Mas atenção: não lance mão do artifício se os seus lábios estiverem machucados. Antes de dormir, aplique vaselina, silicone líquido ou uma gota de azeite de oliva para lubrificar e proteger. Outra dica é usar um hidratante labial composto de cera de abelhas, vitamina E, manteiga de cacau ou karité.

Nenhum comentário: