23.4.09
Foi-se o tempo em que um suquinho de maracujá servia apenas para acalmar os ânimos. Além de ser uma excelente fonte vitaminas A, B, C e minerais como ferro, cálcio e fósforo, o maracujá mostra-se uma arma poderosa para o emagrecimento.
A explicação está na pectina, uma fibra solúvel encontrada principalmente naquela parte branquinha da casca. Acredita-se que a substância forme uma espécie de barreira protetora nas paredes estomacais. Isso a torna um bloqueador natural de gordura, além de diminuir a velocidade com que os carboidratos são absorvidos, baixando os níveis de açúcar no sangue e nos deixando sem fome e saciadas por mais tempo. De quebra, ainda ajuda a baixar os níveis de colesterol, além de ser uma excelente opção para diabéticos.
A farinha da casca é facilmente encontrada à venda nas farmácias ou em lojas de produtos naturais. A porção indicada é uma a duas colheres de sopa antes das três refeições principais do dia. Você pode misturá-la na água, no suco, no iogurte, em vitaminas ou até numa sopa.
Para surtir realmente efeito, é preciso usá-la todos os dias. Mas não pense que ela vai fazer milagres. Se você continuar comendo massas gordurosas e doces sem parar, não vai adiantar nada. O ideal é usar a farinha como um coadjuvante do seu programa de dieta e exercícios.
Quem quiser, também pode fazer a farinha em casa:
Escolha preferencialmente maracujás orgânicos, livres de agrotóxicos. Lembre-se que você vai apenas utilizar sua casca, justamente onde todas as substâncias químicas se concentram.
Lave bem as frutas, corte-as no meio e retire toda a polpa.
Corte as cascas em tiras finas ou em pedaços pequenos.
Asse-as em forno médio por aproximadamente meia hora, ou até que fiquem bem secas.
Depois de esfriar, bata tudo no liquidificador ou em um processador até formar uma farinha. Peneire e guarde.
Apesar dos preços cada vez mais altos, a metragem média dos imóveis é cada vez menor. Na prática, isso resulta em lares obrigatoriamente aconchegantes. E nos força a um exercício incrível de criatividade para tirar o máximo de proveito de cada espaço.
Separamos algumas dicas para organizar e decorar essas casinhas.
1 – Transforme as paredes em móveis de armazenagem. Abuse das estantes e prateleiras e, se possível, instale modelos que cheguem até o teto. Lá em cima, deixe os objetos, pastas ou outros itens menos utilizados no dia-a-dia.
2 – Escadas altas são excelentes estantes (inusitadas também). Se deixá-la na sala, use os degraus para acomodar livros. Ou, no quarto, acomode seus sapatos e botas sobre os degraus. Aproveite as laterais para pendurar lenços e cachecóis.
3 – Não é porque o banheiro é pequeno que você vai ter que diminuir sua lista de cosméticos, cremes e sabonetes especiais. Instale prateleiras nas paredes, espelho com armário e cabides retráteis ou móveis. Com eles você libera espaço no chão e amplia as possibilidades de armazenagem. No mercado, há modelos cromados, em vidro e madeira que ainda enchem de graça o ambiente. É só escolher o estilo.
4 – Se tiver que comprar ou mandar fazer uma cama, escolha os modelos altos e aproveito o espaço embaixo delas para guardar seus sapatos, roupa de cama, cobertores ou objetos pessoais. Você pode guardar esses objetos em gavetões construídos sob medida ou encontrados facilmente em lojas de decoração; ou também em caixas de papel, plástico, juta ou tecido, opções que são bem mais baratas.
5 – Aproveite as portas. Instale ganchos ou cabideiros e acomode seus chapéus, lenços e cachecóis. Prateleiras estreitas podem acomodar objetos leves de escritórios ou mesmo o porta-chaves.
6 – As portas dos armários da cozinha ou do guarda-roupa também podem se transformar em espaços extras de armazenagem. Na cozinha, instale placas furadas de aço galvanizado, madeirite ou placas vazadas de alumínio e use-as para pendurar acessórios gourmet como raladores, descascadores de legumes, cortadores de queijo, abridores de garrafa, descanso de panelas, pequenos potes de tempero e panos de prato. No guarda-roupa, instale porta-gravatas, ganchinhos estreitos para acomodar os cintos ou saquinhos de pano com meias-calças.
7 – Aproveite a moda das cozinhas gourmets e instale um suporte do tipo varão no teto, compre ganchinhos em lojas especializadas em decoração ou utilidades domésticas e pendure suas panelas.
8 – Caixas em couro, plástico, tecido e fibras naturais são fáceis de encontrar e acomodam muito bem fotos, documentos, revistas e objetos delicados ou pouco usados. Como são bonitas, elas ainda podem ser empilhadas ao lado do sofá ou da cama e servirem como mesinhas de apoio.
Se o conceito do feng shui tocou você, que tal começar a implementar os preceitos dessa tradição chinesa na peça mais social da casa? Com tanto entra-e-sai de energias e pessoas, talvez ela precise mesmo de um pouco de harmonia…
A seguir, as regras mais importantes.
Orientação
A porta de entrada deve levar diretamente a esse ambiente.
Cores
Elas vão criar a base de equilibrio da casa, já que para os orientais cada cor tem uma vibração diferente. Por exemplo, os tons de verde são relaxantes e trazem boa saúde para as pessoas que habitam o imóvel.
Na sala, que se espera ser um ambiente de convívio e integração entre familiares e amigos, os tons de verde são excelente, assim como o lilás claro, o azul, o creme e o branco. Se você prefere as paredes brancas, inclua essas cores em objetos, móveis a tapetes. Apenas evite a monocromia.
Aberturas
As janelas grandes trazem claridade e boa ventilação para o ambiente e atraem o chi. Como elas são canais de entrada de energia, cuide bem da aparência delas, mantendo-as sempre limpas. Troque vidros quebrados ou trincados, se for o caso.
Sofás e poltronas
É aconselhável ter poucos móveis e que essas poucas peças não tenham quinas salientes ou ângulos muito agudos : elas fazem a energia se voltar bruscamente contra você.
Os sofás, poltronas e cadeiras ideais são arredondados e devem ser distribuídos em torno de um ponto central, que pode ser uma mesa baixa. Sobre essa mesa, apoie vasos com flores, plantas verdes ou cristais e mantenha-a sempre limpa e organizada. Tente formar figuras geométricas com esses móveis. Por exemplo, distribuindo-os em forma circular, quadrada ou retangular.
Jamais volte as costas dos sofás, poltronas e cadeiras para a porta de entrada e posicione-os tendo em vista o espaço livre de circulação.
Enfeites e bibelôs
Prefira as peças de forma retangular e as altas, finas e verticais, em materiais naturais como madeira, marfim, palha, bambo, papel. Vidros, cristais e espelhos aceleram o fluxo de energia e a redistribuem pela casa. Por isso, posicione essas peças nos cantos. Figuras de animais em madeira trazem mais vitalidade ao ambiente.
Iluminação
A sala precisa de claridade natural e também de iluminação direta em pontos sombrios, como os cantos. Para banir a energia ruim e trazer harmonia, a iluminação artificial deve ser direcionada para o teto. Prefira as lâmpadas arredondadas. Os abajures podem ter a cúpula em papel. Use espelhos para refletir a luz natural e aumentar a claridade do espaço (só lembre-se que eles não podem refletir a porta de entrada).
Plantas
Elas favorecem a circulação de energia e trazem harmonia ao ambiente. As mais favoráveis são as flores e as plantas verdes. As espécies cujas folhas são arredondadas e grandes são as mais indicadas. Evite plantas cheias de espinhos, como os cactus e bromélias. Jacintos e violetas são associadas ao elemento fogo e ajudam a trazer reconhecimento e boas relações.
Água
Associada à vida, ela deve ser usada na decoração da sala. Uma pequena fonte ou um aquário são suficientes para melhorar o feng shui. Posicione o aquário à leste ou sudeste para garantir boas vibrações e prosperidade. Mantenha-o sempre limpo. A quantidade de peixes não importa desde que totalizem um número ímpar.
Fogo
A lareira, assim como o sol, pode concentrar e difundir o calor. Ela favorece a paixão, o entusiamo, a espontaneidade e a vivacidade. A posição ideal para instalar uma lareira é na face nordeste de uma casa, ou de uma peça.
TV
Disperse a energia negativa do aparelho de tevê acomodando plantas e flores em torno dele.
Sabe aqueles quilinhos a mais que insistem em não ir embora? Eles podem ser resultado de um pequeno erro no cálculo na sua dieta. Para conseguir chegar ao seu peso ideal algumas mudanças de comportamento a mesa podem ser cruciais. E isso não tem nada a ver com fechar a boca, e sim com escolher melhor os seus alimentos.
Por isso antes de reclamar da balança, pergunte-se.
- como é o seu metabolismo? Não adianta, se você engorda fácil precisa fugir de doces e alimentos gordurosos. Já quem tem o metabolismo mais acelerado, pode se dar ao luxo de se deliciar com algumas gostosuras, mas só de vez em quando.
- quantas frutas você come por dia? Os nutricionistas recomendam pelo menos quatro. Mas se você acha esta tarefa muito árdua escolha pelo menos uma com vitamina C, pode ser laranja, kiwi, goiaba, etc.
- a salada faz parte de seu prato? O almoço é um bom momento para incluir verduras e legumes em sua refeição. Para se ter uma dieta saudável é preciso consumir as hortaliças ricas em vitamina A, como cenoura, espinafre, brócolis e escarola.
- você muda sua alimentação no fim de semana? Não é porque a sua folga chegou que você precisa se jogar em um prato de comida. Tente respeitar ao máximo os horários das refeições e as porções.
- você varia seu cardápio? A saúde de seus músculos e ossos depende da variedade de proteína que você ingere. Por isso, alterne carnes brancas, vermelhas, queijos e ovos.
- o refrigerante faz parte de sua lista de compras? Tudo que tem açúcar se transforma em gordura se não for queimado rapidamente. Por isso é que refrigerante engorda.
- quantos copos de água você toma por dia? O ideal é pelo menos oito, mas o principal é abusar de qualquer liquido que não seja alcoólico e que não contenha açúcar.
- qual alimento integral faz parte da sua alimentação? Pão ou arroz: escolha um destes integrais para colocar em sua vida.
- onde você faz suas refeições? Quem come em frente à televisão não saboreia a comida e tem mais chances de engordar. Por isso, faça da hora das refeições um momento prazeroso e divirta-se.
Cremes, maquiagens e pincéis podem abrigar uma colônia de fungos e bactérias se não forem bem conservados e higienizados. Uma sujeirinha pode alterar a eficácia do produto, ou pior, pode ser a responsável por alergias e coceiras na pele.
Para evitar surpresas desagradáveis, comece pela data de validade. Antes de comprar, procure pelas letras miúdas. Geralmente existem duas. Uma que indica até quando ele ficará conservado, sem perder as propriedades, e outra que limita o tempo de uso a partir do momento em que você abre a embalagem. “No Brasil as indústrias colocam data de fabricação e o prazo de validade enquanto na Europa, por exemplo, os cosméticos sem prazo de validade descrito sobre a embalagem tem uma durabilidade de três anos a partir da data de fabricação e, após abertos, devem ser usados no tempo estipulado pelo fabricante” explica a farmacêutica Maria Helena Rocha dos Santos.
Depois de usá-los, veja se estão bem fechados. A umidade que entra por aquela frestinha acelera a proliferação de fungos. É por causa dela que o banheiro não é lugar para deixar seus utensílios de beleza. O ambiente ideal deve ser fresco, arejado e com temperaturas entre 20 e 25 graus. Nunca deixe-os expostos à luz solar. A cor, a textura e o cheiro podem mudar completamente.
Segundo Maria Helena, qualquer nova substância que entre em contato com seu cosmético pode alterar a fórmula. Por isso, receitinhas para aumentar a durabilidade devem ser abolidas. “Não é recomendável adicionar água ou outras substancias para fazê-los durar mais pois assim corre-se o risco de contaminar o produto e alterar a sua estabilidade o que provavelmente afetará a sua performance".
Quem recorre aos pincéis para aplicar blush, sombra, base e o pó compacto precisa incluir estes instrumentos na listas dos itens que precisam de limpeza. Hoje em dia existem produtos especiais para a lavagem das cerdas. Senão, utilize um xampu suave e misture com água. É importante que estejam bem secos antes de serem guardados. Caso contrário, eles vão ser um convite aos fungos.
Para não errar, tire o excesso e água com uma toalha e deixe secar sobre uma folha de papel absorvente, nunca o use o secador de cabelos. Quem usa os pincéis todos os dias, deve repetir a operação mensalmente. “Além de prevenir o crescimento e a instalação de fungos e bactérias conservar os pincéis limpos permite um melhor resultado da maquiagem”, conclui a farmacêutica.
Aninha descobre namoro de Otávio e Maria Rosa
A jovem fica arrasada ao saber que o carioca e a filha do prefeito estão juntos Como se já não bastasse o fora que levou de Otávio, Aninha fica ainda mais ressentida quando descobre que o carioca e a filha do prefeito estão namorando. Quem conta a novidade para a jovem são as “regateiras” da cidade, que veem os dois se beijando no estúdio da rádio.
Irritada, Aninha coloca Nina e Cleusinha para fora da pensão. “Eu sô memo uma boba! Eu sô memo uma boba!”, choraminga a “caipira”, arrasada.
A jovem nem imagina que tem outro carioca de olho nela: Ricardo está caidinho por Aninha! Mas será que ela vai conseguir tirar Otávio da cabeça?
As cenas devem ser exibidas na sexta-feira, dia 24.
Eleutério pede a Zefa para ficar
Ele revela que só não está com ela por respeito à memória do falecido Desde que Eleutério descobriu seu segredo, Zefa prometeu ir embora da fazenda. A mãe de Rosinha está só esperando Zeca ficar curado de vez para arrumar suas coisas e sumir pelo mundo com sua filha.
Preocupado, Eleutério tenta convencê-la a ficar, mas Zefa fica indignada e avisa que ele não pode prendê-la ali. O fazendeiro, porém, tem um forte argumento: ele fez de Rosinha sua herdeira e Zefa não pode estragar o futuro da jovem, levando-a embora de Paraíso.
Eleutério se declara
Mesmo surpresa com a revelação, Zefa diz que não está interessada no dinheiro do patrão, ao que Eleutério reage, pegando-a pelos ombros. “Eu gosto d’ocê, diacho! Eu gosto d’ocê, inté mais do que eu devia!”, declara, deixando Zefa encabulada.
O problema é que Eleutério prometeu ao falecido marido de Zefa que cuidaria bem dela. E agora? Será que ele vai respeitar a memória de Mané Corrupio?
Não perca as cenas, que devem ser exibidas no sábado, dia 25.
Diabinho aparece vestido de santo!
Eleutério leva um susto e quer saber quem fez essa brincadeira com seu capetinha Tanto Zefa reclama do diabinho da garrafa, que Eleutério resolve dar um fim nele. Não que o fazendeiro acredite que o cramulhão possa ter causado algum mal em sua vida, mas ele quer apenas agradar a mãe de Rosinha e impedir que ela vá embora da fazenda.
Porém, quando abre seu baú, Eleutério tem uma tremenda surpresa: o diabinho da garrafa está ali, mas parece bem diferente. Por incrível que parece, o capetinha está vestido de São Benedito.
Brincadeira de mau gosto
“Que diacho é isso?”, indaga Eleutério, nervoso. Ele começa a gritar, chamando por Zefa, que aparece ao lado de Tobi e Rosinha. Os três juram que não sabem de nada e Rosinha até faz piada com a história. Mas o fazendeiro não está achando graça nenhuma...
Quem será que fez essa estranha brincadeira com seu diabinho?!
A vida de Gabriel (Malvino Salvador) vira de cabeça para baixo mesmo. Primeiro, Socorro (Elizabeth Savalla) o convence que Bianca (Isabelle Drummond) é sua filha. Em seguida, Dafne (Flávia Alessandra) garante que a menina é fruto de seu relacionamento com Vicente (Henri Castelli).
Bianca, então, lhe pede para fazer o exame de DNA. Gabriel concorda, mas... a emenda sai pior do que o soneto. Dafne revela à filha que Gabriel sabia da gravidez e, mesmo assim, a abandonou. Dirce (Dhu Moraes) confirma a história e a patricinha, magoadíssima, jura que não quer mais saber do pai.
Maya (Juliana Paes) e Duda (Tânia Khalill) dão à luz meninos no mesmo dia. Enquanto a indiana faz tudo para que a família Ananda não descubra seu segredo, a brasileira toma uma resolução: reconquistar Raj (Rodrigo Lombardi). "Esperei o bebê nascer para ter certeza, mas minha decisão está tomada, Chiara (Vera Fischer), eu não vou desistir do Raj!", avisa à amiga.
Chiara tenta fazer com que Duda desista dessa ideia estapafúrdia, mas de nada adianta. A moça fica sabendo que Raj virá ao Brasil cuidar de negócios e arma seu bote. E tem sorte. É que o indiano chega para uma importante reunião na empresa Cadore e dá de cara com Bahuan (Márcio Garcia), com quem troca insultos pesadíssimos.
De mau humor, Raj vai para a danceteria se distrair e encontra Duda. Papo vem, papo vai... Os dois não resistem e caem nos braços um do outro. Como Duda não conta ao amado que teve um filho dele – pois não quer que volte para ela por causa disso –, Raj retorna à Índia decidido a sustentar seu casamento com Maya. Mas não se mantém distante por muito tempo. Logo, ele descobre a traição da esposa, se separa e volta a buscar consolo nos braços de Duda.
Cheio de saudade e preocupado com Maria Rita (Nathalia Dill), Zeca (Eriberto Leão) pede a Eleutério (Reginaldo Faria) que leve a Santinha para vê-lo outra vez. O pai, então, vai até a fazenda de Antero (Mauro Mendonça) buscar a menina, mas Maria Rita avisa a Mariana (Cássia Kiss) que não quer mais ver e nem rezar pelo peão, deixando a beata bem desconfiada.
Com a recusa de Maria Rita em reencontrá-lo, Zeca solicita a Eleutério que o acompanhe até a propriedade de Antero, no entanto, o pai o convence a esperar um pouco mais.
Nesse meio tempo, Eleutério volta a conversar com Antero e comenta com ele que Zeca vai pedir a mão de Maria Rita assim que estiver curado pelo milagre realizado por seu amor. Mais do que depressa, o fazendeiro conta a novidade a Mariana, deixando-a revoltada. Os dias passam, o peão procura um médico e constata que recuperou totalmente o movimento das pernas. Sabendo disso, Maria Rita decide cumprir sua promessa e dedicar-se integralmente à vocação religiosa, para desespero do apaixonado Zeca.
Em uma entrevista exclusiva à tititi, o cantor Luciano Camargo, da dupla com Zezé, abriu o coração. E falou abertamente, pela primeira vez, sobre a doença que o fez passar mal durante um show recente, o levou a ganhar peso e que tanto preocupou fãs, amigos e familiares. Isso ficou mais evidente na apresentação dos astros na final do Big Brother Brasil 9.
Esta reportagem foi feita depois da gravação do programa de Hebe Camargo, no dia 13 de abril, no qual os cantores comemoravam 18 anos de carreira. Nos bastidores, em clima de descontração e alto-astral, Luciano se sentiu à vontade para falar sobre o distúrbio. Acompanhe aqui o depoimento do artista:
"No começo do ano tive um probleminha no intestino, que me levou a uma cirurgia. Em março passei pela segunda intervenção e posso dizer que minha recuperação foi barra. Agora, faz 15 dias que fui operado pela terceira vez. Na verdade, primeiro sofri com uma hérnia umbilical que gerou uma distensão muscular. Depois, descobri que tenho sete metros a mais de intestino. Haja intestino! (risos). Por isso, tive que fazer essas três pequenas cirurgias para fugir de uma grande operação no final do ano. Se Deus quiser, todo o trabalho que está sendo feito pelos médicos dará certo e eu não precisarei enfrentar essa maior."
Quem está acompanhando Luciano nesse processo rumo à solução total do caso são os padrinhos de casamento dele, Ana Helena Patrus e Leonard Bannet, da Clínica Santé, de São Paulo. "Foram eles que me fizeram uma lipo há uns dez anos e são de minha total confiança", diz o ídolo, admitindo sem problemas que realizará quantas plásticas precisar. Com uma ressalva: "No rosto eu nunca vou mexer".
A rotina do cantor, certamente, também o ajudará a ficar novinho em folha bem rápido. Ele não bebe, não fuma e sempre zelou pela saúde. "Não tomo refrigerante, não como carne, frituras e mesmo assim fui parar no hospital. Até comentei com o Zezé: 'Caramba! Imagine se eu não tivesse cuidado com a saúde. Acho que a essa hora eu já estava morto' (risos)."
E raça é o que não falta para Luciano. Tanto que, apesar das cirurgias e do tratamento, seus shows com o maninho Zezé continuam a mil. "A diferença é que no palco fico mais contido por causa dos pontos. Também estou inchado devido ao tratamento com corticóide. Mas tudo está bem e ficará melhor ainda", revelou, cheio de motivação.
Durante o papo com tititi, Luciano lembrou ainda as muitas alegrias conquistadas nesses 18 anos de trajetória ao lado do irmão. O primeiro Disco de Ouro e o tão sonhado filme 2 Filhos de Francisco, por exemplo.
Sobre ser pai, ele declarou: "Tenho três filhos e sonho com mais uma menininha, minha filha com a Fau (apelido da mulher, Flávia Fonseca Camargo). Já até escolhemos o nome: será Isabella. Era para ser encomendada por meio de inseminação artificial, no começo do ano. Mas, por causa dos meus problemas de saúde, ela vai esperar mais um pouquinho, pois quero participar de todos os momentos intensamente. Ela tem quarto e até roupinhas guardadas! Já é muito querida!".
Uma troca de bebês vai garantir que Maya (Juliana Paes) continue enganando o marido, Raj (Rodrigo Lombardi), que vai criar o filho de Bahuan (Márcio Garcia) como se fosse seu. Quem providencia a troca das crianças é Kochi (Nívea Maria), para evitar que a filha seja abandonada ao vento pela família do esposo.
Tudo acontece quando Maya volta para a casa dos pais a fim de ter o bebê, conforme os costumes indianos. Kochi avisa a jovem que no dia seguinte partirão em segredo para a vila de seus parentes. Nervosa, Maya acompanha a mãe, que se recusa a contar seus planos. Assim que chegam ao lugar, Maya, que está com nove meses de gravidez (todos pensam que ela está de sete), entra em trabalho de parto e o nenê, um menininho cheio de saúde, vem ao mundo pelas mãos de uma enfermeira do local, contratada por Kochi.
Mais do que depressa, a avó realiza os rituais tradicionais para a chegada do neto e, em seguida, ela própria arranca o bebê dos braços da filha e o entrega à enfermeira. Maya grita para que não levem seu filho, mas sua mãe não se comove nem um pouco.
Naquele mesmo dia, Raj vai visitar Maya na casa dos sogros e, como ela não está lá, acaba viajando para a vila com Manu (Osmar Prado) atrás da esposa. E se depara com Maya aos prantos, desesperada pela falta do filho. Raj exige saber onde está seu herdeiro, quando Kochi entra segurando outro bebê, um recém-nascido prematuro. No momento em que Maya percebe que a mãe trocou as crianças, fica em estado de choque e desmaia. Quando se recupera, porém, não consegue acabar com a farsa e revelar a verdade a Raj. Até porque Opash (Tony Ramos) e Indira (Eliane Giardini) chegam a seguir. O comerciante de tecidos fica encantado com o "falso neto", deixando Maya sem coragem de esclarecer a cruel situação.
Ao ficar a sós com a filha, Kochi se recusa a devolver o bebê dela e a avisa: ela só o verá de novo quando voltarem para o seu lar. Maya, enfim, aprova a ideia e aceita amamentar o bebê que não é seu, já que ele salvou a vida de seu nenê com Bahuan. Muitos dias depois, antes de retornar à sua residência, Maya, finalmente, destroca as crianças e recupera seu filhinho. Chegando lá, claro, todos da família Ananda, inclusive Raj, estranham como o bebê cresceu e se desenvolveu em tão poucos dias. Eles também estranham os traços fisionômicos do pequenino, agora diferentes de quando o viram ao nascer. Kochi, entretanto, mais uma vez engana todo mundo argumentando que o neto foi muito bem cuidado enquanto esteve na vila de sua família. E que é por isso que ele está tão grande e lindo.
Raj engole a história, presenteia Maya com uma linda joia e assume estar totalmente apaixonado por ela. Opash também não se cansa de paparicar o neto, sem imaginar que embala um dalit, filho de seu inimigo Bahuan.
Antes de começar a gravar qualquer cena como o peão Terêncio, de “Paraíso”, Alexandre Nero tem que passar quase uma hora na sala de maquiagem. Tudo para esconder as duas tatuagens que o ator tem no braço — e que não condizem com o perfil de um homem do campo.
— Eu era a alegria das maquiadoras no início das gravações, no Pantanal — diz Alexandre: — Como só havia atores homens por lá, elas não tinham ninguém para maquiar. Então eu ficava com as três só para mim.
Não são apenas as tatuagens, porém, que diferem o ator de seu personagem.
— Sou um cara muito urbano, criado em São Paulo. Gosto de música eletrônica, de rock and roll — diz Alexandre, que é casado com a atriz Fabíula Nascimento, no ar em “Força-tarefa”.
Mas o universo rural não é de todo distante para ele. Antes de optar pela carreira artística, Alexandre queria ser veterinário e fez um curso técnico em agropecuária.
— Isso era uma grande piada na minha vida, porque me tornei ator e o diploma ficou na gaveta. Mas eis que surge Benedito Ruy Barbosa (o autor) e me reapresenta esse mundo, que vivi intensamente por três anos — lembra ele, que também é cantor, mas não vai mostrar esse lado na trama: — Senão enfraquece o papel do Daniel. Cantar é o principal motivo de ele estar ali.
Marcus Menna estava sentindo falta de mais guitarras em sua vida. Depois de um longo processo de recuperação (há cinco anos, o ex-vocalista do LS Jack sofreu uma parada cardiorrespiratória seguida de coma, por causa de uma lipoaspiração), Menna ensaia sua volta aos palcos num clima mais rock‘n’roll e se prepara para ser pai pela segunda vez.
— É menina e vai se chamar Mariah — adianta o cantor, que, no ano passado, compôs a canção “Uma nova inspiração” para a namorada, a agora grávida Priscila Dias: — E corre o risco de o bebê nascer no dia do meu aniversário (1/08). Agora vou ter que fazer uma música para ela também, né? Fiz para a primeira... (Luana, filha de Marcus com a arquiteta Carla Capeletti, a musa inspiradora do hit “Carla”).
Se o CD “É preciso saber viver” fazia a linha acústica e não chegou aos palcos, agora Menna quer fazer diferente. Acompanhado de uma banda $por amigos, o cantor ensaiou num estúdio em Botafogo canções como “Tempos modernos”, de Lulu Santos, e outras dos tempos do LS Jack, como “Uma carta”. A ideia é finalmente voltar às apresentações com uma pegada um pouquinho mais pesada, mais agitada.
— Já estava sentindo falta das guitarras! Gosto mesmo é de rock — diz Menna.
Airan Pinheiro, amigo do cantor e produtor do CD lançado no ano passado, entrega logo: Menna era um dos mais empolgados no show do Iron Maiden, que rolou em março deste ano, na Praça da Apoteose.
— Vocês precisavam ver. Ele parecia até criança, não parava de pular! — conta.
Na época de “Casa dos artistas”, do SBT, ninguém imaginaria que a vencedora teria espaço, algum dia, no horário nobre da Globo. Demorou, foram quase nove anos, mas aconteceu. Bárbara Paz já tem papel garantido em “Viver a vida”, próxima novela das oito. E, antes disso, vive uma ladra numa participação especial na série “Força-tarefa”.
- Não é porque ganhei um reality show que não teria chance como atriz. O que conta é o talento. Mas aprendi que não adianta ter notoriedade sem credibilidade - afirma.
Bárbara teve muito paciência. Da vitória na “Casa dos artistas” até sua grande chance na Globo, ela fez dez peças, protagonizou duas novelas no SBT e posou nua na revista “Playboy”:
- Essa chance não era para ter chegado antes, a vida se encaminha. Trabalhei muito, aprendi a fazer TV e hoje estou preparada para esse desafio.
Para “Força-tarefa”, a atriz precisou aprender a mexer em armas e mudou o visual, inspirado na androide de Daryl Hannah no filme “Blade Runner”, sucesso de 1982. Já para interpretar Renata em “Viver a vida”, ela vai precisar emagrecer. Na trama, Bárbara será uma jovem que bebe para não engordar e acaba desenvolvendo anorexia alcoólica:
- Manoel Carlos (o autor) me fez o convite. Tínhamos um “namoro” há algum tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário